Avaliações online: como essa técnica impacta na estratégia de SEO

Copiar e colar avaliações online de terceiros pode impactar na sua estratégia de SEO? Confira nosso conteúdo e entenda mais sobre o assunto!

avaliacoes-online

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Uma nova semana com mais novidades. O mundo do marketing não para e o que eu preparei hoje é um autêntico exemplo de SEO, a força homeopática dos detalhes, pois uma simples troca de mensagens via Twitter possibilitou conhecer uma informação sobre os algoritmos de busca. Isso faz uma grande diferença para quem quer estar nas primeiras posições do Google.

O assunto é o seguinte: fóruns vs conteúdo duplicado. Os implacáveis bots não somente são eficientes como também misteriosos, parte do seu excelente desempenho é fruto de suas mudanças constantes, dessa forma, ele consegue impedir que “pegadinhas” sejam feitas na hora de posicionar a página.

Recentemente, apareceu uma nova informação. Para os desavisados pode não ser significativa, contudo, para uma estratégia de SEO pode ser comparada a uma pedra preciosa!

Sobre o Yelp

Os sites de fóruns são muito populares, são plataformas especializadas nas quais o conteúdo é criado pelos usuários em uma modalidade chamada “fórum de revisão multitudinário”. Neste tipo de site, os clientes deixam a sua opinião sobre a sua experiência pessoal com determinado serviço ou produto. Portanto, são plataformas de influência.

Yelp é uma das principais, um serviço de busca local disponível para todo o público e, como não poderia ser diferente, possui uma capacidade enorme para formar opiniões e marcar tendências.

Avaliações online realmente impacta no SEO

Vamos definir o problema: se estamos aplicando uma estratégia de conteúdos e usamos os fóruns de alguma plataforma especializada, feita por algum cliente sobre o nosso negócio, como acontece por exemplo, no Yelp ou GoogleMaps, este poderia ser considerado um conteúdo duplicado?

No caso que a resposta fosse sim, isto significaria a perda de posições nos motores de busca, pois eles aplicariam penalidades às réplicas, impedindo, desta forma, que os profissionais de SEO fizessem uso de fóruns. Assim, a estratégia não seria afetada. O que implica em uma injustiça, pois impede utilizar uma avaliação positiva feito por um cliente sobre o seu negócio. Mas, felizmente, temos ao John!

Pergunte ao John

Um SEO chamado Ryan Batlett, decidido a terminar com esta dúvida, enviou uma mensagem via Twitter ao John Mueller, um analista de tendência da web do Google. A sua sorte foi tanta que obteve a resposta rapidamente. A troca de mensagens foi a seguinte. Você pode ver o conteúdo original do Tweet clicando aqui.

print twitter

Ryan Batlett:

@JohnMu Em primeiro lugar, obrigada por todo o valor que você agrega na nossa comunidade. Pergunta: Google desvaloriza uma página se copia/cola as avaliações do GoogleMaps, Google meu Negócio ou Yelp e as adiciona na página principal do seu site? (entre 500 e 700 palavras, aproximadamente). Isto poderia ser considerado como conteúdo duplicado em certa medida?

John Mueller:

Do ponto de vista de SEO do Google, não vejo nenhum problema nisso. Eu imagino que é mais provável que o original tenha uma posição para esse texto, mas se a avaliação é usado para proporcionar contexto, está tudo certo (embora não deveria estar marcada com dados estruturados). Talvez um iframe/embed também funcionasse?

Conclusão

Portanto, a resposta é bem clara. Agora, você já sabe, pode usar, sem problemas, as avaliações de terceiros no seu próprio domínio. Mas, isso deve ser feito sem manipular as tags que descrevem o conteúdo, próprias do site original. Esses comentários terão um caráter neutro e não oferecerão nem vantagens nem desvantagens na hora de ocupar posições nas buscas.

Espero que esta informação tenha sido útil, ela recém saiu do forno! Sem dúvidas, ela ajudará a ampliar as possibilidades da sua estratégia de conteúdos.

Se você deseja saber tudo sobre SEO, baixe o nosso material “SEO: O Guia Definitivo”.

Guia do SEO 2.0

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.