Por Raphael Pires

Publicado em 22 de janeiro de 2020. | Atualizado em 28 de fevereiro de 2020


Com o avanço da tecnologia, é possível abrir ainda mais portas para a sua agência. Isso porque já existem diversas ferramentas que facilitam desde a execução das tarefas até o atendimento ao cliente. Continue lendo o post e veja como a tecnologia pode aumentar sua competitividade no mercado!

ilustração sobre o avanço da tecnologia
Sua agência se adequou aos avanços da tecnologia?

O avanço da tecnologia tem impactado muitos mercados. Com a área de publicidade não seria diferente, uma vez que cada vez mais surgem novas ferramentas e recursos que contribuem positivamente para o bom funcionamento das agências de comunicação.

Quem atua no ambiente publicitário já pode contar com novidades que ajudam a otimizar suas atividades e impulsionar seus resultados. Combinada com a criatividade humana, a tecnologia pode agregar valor ao negócio, possibilitando entregas mais eficientes.

Ficou curioso? Descubra, a seguir, que tecnologias já estão sendo usadas nas agências e quais são os benefícios que elas oferecem!

Quais são as ferramentas que não podem faltar nas agências de comunicação?

Desde para a coleta de informações até para uma melhor organização dos arquivos internos, há diversas ferramentas tecnológicas que facilitam o dia a dia nas agências de publicidade. Veja quais são elas abaixo!

Big Data

O Big Data permite a transferência de anotações em papéis para o ambiente virtual, possibilitando que a empresa guarde informações de uma maneira mais organizada, padronizada e automatizada. Além disso, também é possível fazer o cruzamento dos dados coletados para realizar análises que ajudam a desenvolver novas soluções.

Marketing de geolocalização

A partir do conhecimento do público-alvo, a estratégia de marketing de geolocalização viabiliza a interação com os clientes em potencial por meio de mensagens apropriadas, em momentos oportunos, visando engajá-los com a sua marca.

Cloud Computing

Trata-se de uma das tecnologias mais adotadas pelas agências, visto que facilita o armazenamento e o compartilhamento de dados e informações no ambiente digital, de forma mais segura e prática.

Além de reduzir os custos com servidores, também permite que os projetos sejam acessados a qualquer momento de qualquer dispositivo. Assim, tecnologia e produtividade andam de mãos dadas.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) pode ser usada de diferentes formas dentro das agências. Na automação de marketing, por exemplo, pode-se utilizar sensores para mapear quando, onde e como os produtos das marcas são consumidos, o que diminui os custos com pesquisas de mercado para o desenvolvimento de novos produtos.

Ainda é possível introduzir a IoT para monitorar as máquinas, de modo a apontar desgastes em componentes e necessidade de manutenção. Assim, sua equipe não corre o risco de ficar sem ferramentas importantes para a realização das tarefas.

Sistema de gestão

Sem dúvidas, essa é um avanço da tecnologia imprescindível para as agências de comunicação. Afinal, um sistema de gestão é capaz de alavancar seu desempenho e sua organização, haja vista que possibilita a integração e a coordenação de todos os setores da empresa em um único software.

Com esse recurso você pode acompanhar a administração de RH, o fluxo de caixa, o controle de estoque, as métricas de cobrança, a performance e produtividade dos colaboradores, entre outras facilidades. Essa é uma das melhores dicas para melhorar a gestão, pois simplifica todos os processos internos.

Quais são os benefícios do avanço da tecnologia nas agências de comunicação?

Na atualidade, é impossível negligenciar a importância da tecnologia para qualquer empresa. Para o setor de publicidade, ela traz muito mais praticidade, proporcionando maior controle do ambiente interno, além de potencializar os resultados dos seus projetos. Na sequência, acompanhe as principais vantagens da tecnologia para a sua agência.

Padroniza os processos

Com as ferramentas tecnológicas, como o software de gestão, é possível padronizar os processos internos, o que significa normatizar e organizar os fluxos de trabalho. Desse modo, as atividades podem ser desenvolvidas do jeito certo e no prazo estipulado, o que evita desgastes com o cliente.

Também é possível controlar todos os aspectos do funcionamento da agência, em tempo real. Isso ajuda na identificação de eventuais gargalos que necessitam de melhorias.

Reduz custos

Ao aplicar uma gestão mais eficiente por meio da tecnologia, a empresa tem mais facilidade para identificar e eliminar gastos desnecessários.

Sem falar que, com a adoção de softwares integrados, não há a necessidade de investir na aquisição e manutenção de vários softwares. E o uso do cloud computing reduz as despesas com a impressão de materiais. 

Proporciona segurança nas informações

A perda de informações sigilosas pode ser um grande desastre para uma agência de comunicação, inclusive, compromete a sua imagem no mercado. O uso da tecnologia para o armazenamento de dados minimiza a manipulação de informações importantes, gerando mais segurança para todas as etapas do negócio.

Facilita a mensuração e o rastreio dos processos produtivos

Quando bem aplicada, a tecnologia possibilita que as agências façam uma espécie de engenharia reversa, chegando a dados básicos sobre os investimentos e esforços despendidos para a execução de cada projeto.

Tal acompanhamento ajuda a orientar melhor os investimentos feitos pela empresa, evitando que ocorram desperdícios de tempo e dinheiro.

Otimiza o relacionamento com o cliente

Zelar pelo bom relacionamento com o cliente é fundamental para manter o seu público satisfeito e fiel aos seus serviços. A boa notícia é que com oa avanço da tecnologia há diversos recursos que facilitam a construção de um relacionamento mais duradouro com a sua clientela.

Algumas das tendências no atendimento ao cliente são: redes sociais, softwares de telefonia e gestão de clientes. Todos esses recursos trazem a oportunidade de estar mais próximo dos seus clientes, o que faz com que as agências compreendam melhor e de forma mais precisa as necessidades e os objetivos de quem procura pelos seus serviços.

Diante disso, erros, falhas ou reclamações podem ser percebidos e solucionados imediatamente, garantindo um atendimento de excelência e a preservação de uma imagem positiva no mercado.

Automatiza os canais de comunicação

A demora na transmissão de informações sobre um projeto, por exemplo, pode ocasionar atrasos que prejudicam o fluxo de trabalho de todas as equipes da agência.

Levando isso em consideração, saiba que a tecnologia já conta com ferramentas que agilizam a comunicação, como os chats online, os quais os times podem utilizar para trabalhar juntos na execução de uma tarefa.

Outra vantagem com relação à comunicação são os chatbots, que podem ser disponibilizados aos clientes como uma forma prática e eficiente para atender e tirar dúvidas. 

É notório que o avanço da tecnologia tem contribuído significativamente para as agências de comunicação. A adoção das ferramentas tecnológicas impacta todas as áreas do seu negócio, auxiliando desde a otimização dos processos até a fidelização dos clientes. O resultado final disso é maior qualidade nos seus serviços e lucratividade para o seu caixa.

Quer se adequar aos avanços da tecnologia, mas ainda não tem um software de gestão? Use gratuitamente o iClips e descubra como o nosso sistema pode revolucionar a sua agência!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *