Avinash Kaushik: conheça o mestre do Web Analytics e a sua importância para o Marketing Digital

Avinash Kaushik

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você já acompanha o blog, sabe o quanto batemos na tecla de que para ter uma estratégia de marketing digital bem-sucedida é importante acompanhar resultados.

Sem esse acompanhamento é simplesmente impossível ter a visão correta do trabalho realizado, o que dificulta muito na hora de resolver problemas e diminui as chances de fazer o planejamento dar certo.

Pensando nisso, aprender com quem é referência no assunto é uma das melhores formas de se preparar para colocar em ação as melhores práticas da análise de métricas.

Poucas pessoas são tão indicadas quanto Avinash Kaushik. Ainda não sabe quem ele é? Então, conheça tudo sobre esse mestre do web analytics e veja o que pode aprender com ele!

Quem é Avinash Kaushik?

avinash-kaushik
Imagem: Quartz

Quando minha mãe me pergunta o que eu faço, eu digo a ela que ajudo a mudar a mente das pessoas.

Essa frase nos dá uma noção da forte presença de Avinash Kaushik como empreendedor e profissional de marketing. De forma mais específica, o próprio Avinash se descreve usando 3 itens:

  • autor: ele publicou dois best-sellers, traduzidos para vários idiomas;
  • blogueiro: o blog Occam’s Razor é parte importante de sua carreira, abrindo portas para várias oportunidades profissionais;
  • evangelista de marketing digital: esse é o título que ele carrega no Google, empresa onde trabalha resolvendo complexos problemas.

Mas nem sempre foi assim. Avinash cresceu como uma criança pobre na Índia. Desde os 10 anos, ele aprendeu a valorizar o trabalho por trabalhar (e viver) na modesta fábrica de seu pai.

Da formação do pai, que era engenheiro mecânico, veio também a motivação para perseguir a mesma formação na universidade anos depois.

Essa escolha transformaria para sempre a vida de Avinash. Logo, ele percebeu que o seu interesse estava mais em fazer negócios que na profissão de engenheiro.

Como resultado, ele se mudou para a Arábia Saudita a fim de ganhar dinheiro suficiente e fazer MBA nos Estados Unidos.

Com dinheiro para 4 meses e um programa de 2 anos pela frente, Avinash chegou aos EUA e hoje trabalha em uma das empresas mais valiosas do planeta.

Um currículo de dar inveja

Uma das formas de avaliar a capacitação de um profissional é a análise de seu currículo. Ele nos ajuda a entender melhor o perfil do candidato e observar suas qualificações e realizações.

Que tal fazer um breve exercício e observar o “currículo” de Avinash para conhecer um pouco melhor a sua carreira?

É raro encontrar profissionais tão completos e com um histórico tão impressionante como o de Avinash Kaushik, pois ele é:

Profissional premiado

De maneira geral, Avinash é um profissional muito renomado e premiado em seu campo de atuação, que hoje não se resume apenas a análise de métricas, mas com certeza se concentra bastante nela.

Ele recebeu diversos prêmios, como o contribuidor mais influente da indústria pela Web Analytics Association, em 2011 e estrela em ascensão da Direct Marketing Educational Foundation, em 2010.

Palestrante

Quantas pessoas podem dizer que já palestraram para gigantes como IBM, Unilever, AOL, Time Warner, Toyota e Google? Pois é, o Sr. Kaushik pode!

Além disso, ele já palestrou em diversas convenções ao redor do mundo (e continua fazendo isso até hoje), bem como em algumas das principais universidades do mundo, como Stanford.

Conselheiro

Outra característica de Avinash é sua longa experiência como conselheiro em diferentes organizações, incluindo a Web Analytics Association.

Atualmente, ele está no conselho de diferentes instituições de ensino, entre elas a Universidade de Toronto.

Somando isso ao seu papel como consultor para algumas das principais marcas do mundo, Avinash possui vasta experiência como conselheiro, principalmente em projetos voltados para a educação.

Influenciador digital

O blog Occam’s Razor é um dos principais sobre web analytics no mundo e isso faz com que Avinash seja considerado um dos principais influenciadores digitais na área.

Além disso, seus perfis no Twitter (183 mil seguidores) e Facebook (43 mil curtidas na página) mostram o alcance que a sua mensagem possui, especialmente levando em conta um assunto tão específico quando métricas digitais.

Googler

Atualmente, Avinash dedica boa parte do seu tempo ao marketing digital trabalhando dentro do Googleplex, a sede da empresa em Mountain View.

Inicialmente, o seu papel era principalmente voltado ao uso de dados, mas com o passar do tempo Avinash percebeu que o problema das pessoas nem sempre é com os dados, mas com as decisões estratégicas.

Por conta disso, ele ampliou a sua atuação para resolver problemas mais amplos.

E, como ele mesmo diz, a palavra “evangelista” no título de sua função (evangelista de marketing digital) é só para que ele possa fazer o que quiser.

Empreendedor

Como o interesse de Avinash sempre esteve em decisões estratégicas e em como um negócio é gerenciado, nada mais natural que ele se aventurasse pelo caminho no empreendedorismo.

Assim, ele fundou a Market Motive, uma startup de educação sobre marketing digital sob demanda. O negócio fez tanto sucesso que ele acabou vendendo a empresa por 10 milhões de dólares recentemente.

Por que Avinash Kaushik é um mestre do web analytics

Já deu para ver que Avinash Kaushik tem um currículo e tanto, muito em função do seu trabalho com web analytics. Mas essa não é a única razão para chamá-lo de mestre do web analytics.

O cara tem não um, mas dois best-sellers sobre o tema! Vamos nos aprofundar um pouco em cada um deles.

Assim, podemos perceber como Avinash pensa o assunto e, principalmente, o que podemos aprender com ele:

Web Analytics  —  uma hora por dia

O primeiro best-seller de Avinash oferece algo que todo empreendedor e profissional de marketing digital busca: um guia passo a passo para criar uma estratégia de análise de sucesso.

O livro original incluía até um CD com mais de 5 horas de apresentações, apresentações de Powerpoint e outros recursos.

Web Analytics 2.0

O segundo livro de Avinash sobre o tema também foi um enorme sucesso, e a ideia que ele aborda parte do princípio de que web analytics 2.0 se resume a 3 coisas:

  1. a análise quantitativa e qualitativa de dados do seu site e dos competidores;
  2. conduzir uma melhora contínua na experiência digital de seus clientes e prospects;
  3. traduzir essa experiência positiva deles na realização dos seus objetivos (on e offline).

Vale muito a pena ler o que ele tem a dizer sobre o assunto. Ele aborda cada um desses pontos em detalhe e ainda aponta estratégias específicas que você pode usar para se tornar um verdadeiro ninja da análise de dados.

Você pode aprender mais sobre esse assunto baixando nosso ebook Marketing de Conteúdos e Dados!

5 lições que podemos aprender com Avinash Kaushik

Não é só a respeito de análise de métricas que você pode aprender com o Sr. Kaushik. A própria trajetória dele nos ensina lições valiosas sobre marketing, empreendedorismo e até para a vida!

Separamos 5 delas, mas com certeza você poderá pensar em mais se pesquisar mais a fundo a jornada dele:

Especialização não precisa ser um “gesso”

Avinash se especializou em web analytics, que é uma área muito útil para qualquer negócio digital.

Mas nem quando chegou ao auge da carreira, trabalhando em uma das empresas mais incríveis do mundo, ele deixou que isso o limitasse.

Ao contrário, ele ampliou sua visão para além da especialização e passou a atuar mais amplamente na área de marketing e empreendedorismo.

Aprender nunca é demais

Desde criança, Avinash sempre se disse inquieto e fascinado por como as coisas funcionam.

Isso o levou a tomar caminhos diferentes em toda a sua carreira, que o tornaram um dos profissionais mais respeitados do mundo na sua especialidade.

A lição é clara: ninguém aprende demais. Não existe um ponto em que não existe mais nada de útil para aprender. É preciso se manter sedento por informações e por formas novas de aplicá-las.

O medo pode ser um poderoso motivador

A infância pobre e o tempo que passou sem dinheiro enquanto fazia seu MBA nos Estados Unidos deixaram uma marca em Avinash.

O medo de voltar a passar por esse tipo de dificuldade faz com que ele se mantenha motivado para fazer um trabalho cada vez melhor e jamais desistir.

Experiências difíceis também podem ser aproveitadas

Durante o tempo em que trabalhou na Arábia Saudita, Avinash enfrentou todo tipo de discriminação possível, mas considerou esse tipo de situação complicada como uma lição de humildade.

Além disso, todas as dificuldades pelas quais passou o fizeram se esforçar para alcançar novos caminhos e trabalhasse de forma inovadora para alcançar seus objetivos.

É importante criar uma marca pessoal

O blog Occam’s Razor serviu como ponto de partida para diversas oportunidades e experiências positivas na vida de Avinash.

Por exemplo, foi a partir do blog que ele recebeu o convite para publicar seu primeiro livro, que o elevou a um estado de autoridade no assunto.

Isso ajudou nas suas palestras, entrevistas e aparições em eventos, o que chamou a atenção do Google.

A verdade é que nunca foi tão importante acompanhar métricas quanto hoje em dia, e Avinash Kaushik é um dos principais nomes do web analytics. Por isso, vale a pena acompanhar o seu trabalho e ficar por dentro das principais tendências e boas práticas sobre o tema.

Falando nisso, você provavelmente usa o Google Analytics, certo? Veja como você pode tirar a certificação do Google e melhorar ainda mais suas habilidades de medir resultados!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.