Por Paulino Sulz

Estrategista de Marca na Rock Content.

Publicado em 3 de abril de 2019. | Atualizado em 12 de dezembro de 2019


Usar de backlinks nas redes sociais pode ser o principal diferencial da sua estratégia SEO em relação aos seus concorrentes. Veja 19 oportunidades de linkar seus domínios nas redes sociais!

Já se foi o tempo em que podíamos desconsiderar as redes sociais em uma estratégia de Marketing Digital.

Cada vez mais, elas são parte essencial do posicionamento online de uma empresa, mas elas podem trazer também outros tipos de resultados.

Essas plataformas podem ajudar também sua estratégia de SEO, e fazer com que você atinja posições ainda mais altas no Google.

E isso é mais simples do que você imagina: basta colocar os backlinks certos, em lugares estratégicos de suas redes.

Com o alcance que as redes sociais tem, os links que você escolher podem levar seus seguidores a descobrirem seu site, novas ofertas e até mesmo seus produtos. Além de ser um ótimo sinalizador para o Google da relevância do seu domínio.

Por isso, você não pode desperdiçar o potencial que backlinks em redes sociais podem ter, não só de trazer tráfego, mas de alcançar um público que você pode ainda não ter trazido para mais perto de sua empresa.

Para que você saia daqui com sua estratégia já muito mais forte, vou passar os melhores backlinks que você pode colocar em suas redes sociais.

Continue comigo.!

Backlinks no Instagram

1. O link em sua bio

Em sua bio no Instagram você consegue colocar apenas um link e, como em suas publicações você não consegue fazer isso, esse lugar se torna ainda mais estratégico.

Esse é um dos principais backlinks que você pode ter, principalmente por se tratar do Instagram.

Essa rede social que é a mais importante do momento e a que provavelmente concentra o maior número de seguidores de sua empresa.

Não se contente em colocar apenas o link para o seu site ali, afinal, você precisa pensar na experiência de vários tipos de usuários, seja ele um seguidor novo, seja de alguém que já te acompanha.

Eles estão procurando por coisas distintas, então você precisa ser capaz de atender a ambas as necessidades.

Plataformas como o linktree permitem direcionar seu usuário para mais de um lugar. Assim como o exemplo da confeitaria O Granulado.

Aproveitando de plataformas como essa, você consegue levar diferentes tipos de usuários para lugares distintos, que vão fazer sentido para o momento de contato com sua marca que ele estiver.

2. Links em seus stories

Nem todas as contas possuem acesso a links de “ver mais” nos stories. Geralmente esse recurso é liberado em contas com mais de 10.000 usuários.

Para aqueles que possuem, esse é um ótimo momento para divulgar blogposts e trazer seus seguidores para seu site.

Assim como fizemos para divulgar uma de nossas vagas. O botão “ver mais” levava o usuário para a página daquela vaga.

3. Produtos em sua loja

O Instagram também permite que você exponha seus produtos na função de loja.

Esse é um dos momentos mais estratégicos para se utilizar de links que levarão os seguidores diretamente para o momento de decisão de compra.

Como mostrado nas figuras da conta da Kate Spade NY, o link aparece primeiro como tag em sua postagem, para depois expor com mais precisão seu produto e então, fazer um call to action para acesso o site.

Backlinks no Facebook

4. Sua conta pessoal

Não é só a conta de sua empresa que pode trazer relevância para seu site, mas sua conta pessoal também.

Para pessoas públicas importantes e mais conhecidas de sua empresa é uma boa estratégia linkar seu site nesses perfis.

Além de linkar a página do próprio perfil do Facebook como local de emprego, você também pode colocar links para o seu site, como no canto superior direito da imagem.

5. Postagens estratégicas

Sim, você pode colocar links em qualquer publicação do Facebook e, inclusive, fazer com que eles sejam o principal foco de sua postagem — assim como quando divulgamos blog posts.

No entanto, precisamos pensar além disso: em quais momentos você poderia adicionar backlinks e continuar a promover seu site e garantir mais usuários em seu domínio?

Marcas estão cada vez mais investindo em branded content e esse tipo de conteúdo é um ótimo momento para mostrar seu site, uma vez que o seguidor que se interessou pela postagem já tem algum grau de interesse em sua marca.

6. Na página sobre de sua conta

A seção sobre de seu perfil do Facebook é um dos lugares nos quais seus seguidores e possíveis interessados em sua empresa vão para saber mais sobre ela.

Nesse momento, não incentivar esse público qualificado — visto que estão procurando saber mais sobre sua marca — a dar o próximo passo visitando seu site é um erro que vai te fazer perder muitas oportunidades.

7. Botão da home

Logo no topo do perfil de sua página, uma das partes que mais chama atenção dos usuários é esse botão:

Aqui é um dos principais pontos onde você deve colocar o que acredita ser mais estratégico para seus objetivos.

A plataforma permite que você escolha qual tipo de call to action utilizará.

Você pode escolher para onde levar seu seguidor — lembre-se que essa escolha precisa estar atrelada a seus KPI’s e objetivos de seguidores nas redes sociais.

8. Foto de capa e perfil

Sua foto de capa e perfil do Facebook também podem conter backlinks relevantes para sua estratégia, e não só aqueles que levam para a home de seu site.

Esse links podem ser ainda mais estratégicos.

Em nossa foto de capa convidamos nossos seguidores a darem o próximo passo e conversarem com um de nossos consultores.

9. Descrição de grupos

Grupos no Facebook cada vez mais se tornam uma das partes mais importantes de se fazer marketing, e por isso, são cada vez mais comuns.

Além de serem esses lugares para se criar verdadeiras comunidades, a descrição desses grupos também são uma ótima oportunidade para colocar links para o site.

Backlinks no Twitter

10. No campo de site em seu perfil

Em seu perfil você vai ter a oportunidade de colocar um link para o seu site, então, não deixe isso de lado.

11. Em sua bio

No Twitter você também poderá utilizar links em sua bio. Como você pode ver na imagem acima, os links ficam próximos um do outro. Por isso, pense bem em como um link pode complementar o outro.

Os links em nossa bio chamam para o nosso site e nosso blog: dois dos links mais importantes para nossa estratégia.

12. Postagens em imagem ou vídeo

Imagens e vídeos geralmente geram bastante engajamento no Twitter, e por isso, tem boas chances de atingir muitas pessoas.

Com um grande alcance, você não pode perder a oportunidade de ter um link em um tweet viralizado por aí. 

Backlinks no LinkedIn

13. Em seu perfil de contato

Assim como nos perfis de outras redes sociais, no LinkedIn você também consegue colocar um link importante para seu site na seção “sobre”.

Especialmente nessa plataforma, é importante entender que seu público é diferenciado e as oportunidades podem ser ainda mais qualificadas do que em outras redes.

Por isso, você pode testar até mesmo links para formulário de “converse com um consultor” já levando o usuário para uma landing page, na qual você tem mais controle sobre suas chances de conversão.

14. Botão na home

Um dos pontos de destaque de seu perfil é o botão de “visitar site” que é uma ótima oportunidade de levar quem está visitando seu LinkedIn para seu site.

É importante pensar que não necessariamente você precisa redirecionar sempre para a home de sua página.

Entendendo a intenção, e como seus seguidores interagem com suas redes sociais, é possível identificar se é mais interessante levá-la a página “sobre” de seu site ou até mesmo para um “fale com um consultor”.

Backlinks no Youtube

15. Na parte “sobre” de seu perfil

O Youtube é uma grande plataforma e vem crescendo cada vez mais junto com o grande boom de vídeos na internet.

Por isso, seu canal nessa rede social se torna um local em que potenciais consumidores podem encontrar sua empresa, e obviamente, você quer levá-los para o seu site.

16. Descrições de vídeo

Com uma estratégia de Youtube bem consolidada, seus vídeos provavelmente estão alcançando muitas pessoas.

E, como essa plataforma tem a característica de ser usada como mecanismo de busca, seus vídeos antigos ainda podem estar gerando um número considerável de visualizações.

Nesse sentido, os vídeos de seus canais tem um tempo de vida maior do que em outras redes sociais.

Utilizar, então, das descrições para levar esse grande número de pessoas para outros pontos de contato da sua marca é essencial.

Uma ótima estratégia é criar templates de links para colocar em todos os vídeos, assim como fizemos na imagem acima, em que convidamos o usuário a nos acompanhar mais de perto em nossas redes sociais e blog.

Backlinks no WhatsApp

17. Em seu status

Se você tem uma conta empresarial no WhatsApp é extremamente valioso colocar o link para o seu site em seu status.

Sim, isso é possível e pode ajudar seus consumidores que estão ali prontos para conversar com você a entender mais sobre sua empresa e sua marca.

Backlinks no Pinterest

18. O link em seu perfil

Como em qualquer rede social, a bio do Pinterest funciona como vitrine para sua empresa. Ela é o primeiro ponto de contato do seguidor com aquele perfil.

Uma descrição base de sua empresa e um call to action para conhecer mais com link para o seu site são essenciais.

19. Em todas suas postagens

Uma das principais ideias do Pinterest é funcionar como uma vitrine e um portfólio de ideias, referências e projetos, mas sempre com a intenção de fazer com que o seguidor vá para o seu site e saiba mais.

Não deixe nunca de colocar links em todas suas publicações, mesmo que eles redirecionem simplesmente para a página inicial de seu site.

Esses 19 backlinks são extremamente simples de se aplicar e podem ser o diferencial da sua estratégia de SEO em relação a seus concorrentes. Você pode começar agora mesmo a subir posições no Google com essas dicas.

Já que estamos falando sobre uma estratégia avançada de redes sociais, não podemos deixar de entender o panorama desse ambiente digital em 2019. Separamos as tendências das principais plataformas sociais ainda nesse ano. Confira e continue a potencializar seus resultados!



100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *