Passo a passo de como baixar vídeos do Instagram

Baixar vídeos do Instagram é algo que a rede social ainda não disponibiliza, mas há ferramentas que ajudam com isso. Além do download, elas permitem também repostar conteúdos do feed ou até mesmo dos stories.

Passo a passo de como baixar vídeos do Instagram

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Usuários da web que consomem conteúdos de redes sociais estão sempre em busca de saber como baixar vídeos do Instagram.

Há muita coisa interessante acontecendo por lá, afinal, a plataforma é uma das mais acessadas do mundo e muita gente a usa — dos seus amigos às empresas das quais você é cliente.

O que poucos usuários sabem é que, mesmo que o Instagram não disponibilize essa função, é possível fazer o download dos arquivos de vídeo postados pelos usuários.

Essa é uma grande chance de ter esses conteúdos no seu acervo, seja para estudos sobre campanha, seja apenas para coleção própria.

Neste artigo, mostraremos como fazer isso por meio de alguns aplicativos e ferramentas para usar também na versão web. Por isso, continue a leitura!

O crescimento do Instagram e seu impacto na comunicação

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram é um verdadeiro fenômeno entre as redes sociais. Sua abordagem dinâmica, moderna e totalmente visual são apenas alguns dos pontos que jogam a favor dessa rede, que em perspectiva, pode crescer mais de 60% só em 2019.

Na prática, o Instagram é um ambiente para todos: perfis pessoais, influenciadores e empresas. Absolutamente todo tipo de conteúdo é gerado por lá, e é justamente isso que faz com que ele seja tão impactante.

No início, o foco dessa rede social eram as fotos e, como elas são comprovadamente mais atraentes do que texto, o sucesso foi quase que imediato.

A evolução foi rápida e, então, o Instagram passou a aceitar vídeos na linha do tempo. A novidade por si só era muito interessante e foi a primeira das mudanças que trouxeram mais competitividade para a rede social.

No entanto, o grande “boom” aconteceu em 2016: o surgimento do Instagram Stories, função que permitia publicar fotos e vídeos por apenas 24 horas.

As mudanças que o Stories proporcionou

À parte da linha do tempo, o Stories foi um recurso a mais de conteúdo, mas sem que isso interferisse no volume de publicações, afinal, o overposting sempre foi uma questão. Usuários comuns e empresas buscavam soluções para se fazer presente, mas sem exagerar, o que os Stories permitiram.

Em números, fica muito claro o impacto dessa função e como ela foi um acerto para o Instagram: são mais de 250 milhões de pessoas e empresas registrando seus cotidianos diariamente!

Pouco mais de 1 ano após o lançamento da função, mais de 200 milhões de novos usuários se registraram na rede social.

Hoje, não há dúvidas sobre como o Instagram é uma plataforma prioritária na produção e divulgação de conteúdos, especialmente em vídeos.

Recentemente, o lançamento do IGTV foi mais uma forma de captar ainda mais usuários e estimular empresas e influenciadores a seguirem produzindo material para a plataforma. Mais do que uma rede social, o Instagram é hoje uma ferramenta de marketing.

O impacto sobre as narrativas

O Instagram e sua receptividade aos diferentes formatos de vídeo é hoje um prato cheio para que empresas trabalhem em uma das principais estratégias de engajamento para campanhas: o storytelling.

Mais do que produções milionárias e premiadas, o importante é que a narrativa por trás de cada ação tenha real impacto no público, e esse foi o assunto no evento South by Southwest (SXSW), em 2017.

Na ocasião, especialistas reforçaram o quanto uma boa história é capaz de gerar conversões dentro das campanhas. Mais do que bons conteúdos e excelentes produções, é preciso propor narrativas que se comuniquem bem com o público, ou seja, consigam servir como gatilho para despertar uma decisão de compra, por exemplo.

Nesse contexto, outro elemento importante é o orçamento para produzir esses conteúdos. O Instagram é uma plataforma capaz de dar grande visibilidade a projetos muito bons e eficientes, embora baratos, desde que eles sejam construídos em bases sólidas de storytelling.

As ferramentas usadas para baixar vídeos do Instagram

Você pode baixar vídeos do Instagram sempre que quiser! Seja do seu artista preferido, seja dos seus amigos, e guardar como recordação.

Essa é uma função muito buscada, mas que a plataforma ainda não possibilita. No entanto, com apps é possível.

A seguir, confira quais ferramentas trazem essa função e saiba mais sobre cada uma delas.

Insta Download

O Insta Download é uma ferramenta online simples e muito prática que permite que vídeos e fotos do Instagram sejam baixados diretamente no seu computador. A home do site é muito simples e objetiva, e por lá você encontrará um local em que pode colar o link do vídeo que quer baixar.

Simples assim, e rapidamente você terá o conteúdo que escolheu salvo no seu computador. Além de conteúdos da linha do tempo, também é possível baixar vídeos dos Stories. Para cada um desses conteúdos, faça da seguinte forma:

  • em conteúdos na linha do tempo, clique no ícone de três pontos no canto superior direito e selecione “copiar link”. Após isso, cole o endereço no espaço indicado no Insta Download;
  • nos Stories, basta ir no perfil desejado, clicar no mesmo ícone indicado acima e selecionar “Copiar URL do perfil”. Em seguida, cole o endereço no local indicado.

Instawload

Outra boa opção para download em desktop, o Instawnload é também um site que pode ser acessado a partir de qualquer navegador, com um esquema simples para baixar qualquer vídeo a partir do Instagram. Ele também funciona com o link sendo inserido na sua home, a partir de um perfil qualquer.

O conteúdo será reproduzido na tela e, entre as opções do player, há o ícone de download (seta para baixo). Basta clicar nesse botão para que o vídeo seja baixado para o seu computador.

EasyDownloader

O nome já diz tudo: o Easy Downloader, disponível para Android, é uma das ferramentas mais fáceis de usar para baixar vídeos do Instagram. A ferramenta é bem leve e conduz esse processo de download de vídeos de um modo bem simples.

Ao abrir o aplicativo no seu celular, a própria interface dele redireciona para a sua linha do tempo. A partir disso, basta escolher o vídeo e copiar a URL dele.

Após isso, automaticamente o conteúdo será baixado no seu celular, sem nem mesmo precisar colar o endereço no aplicativo. É isso que o torna uma alternativa bastante leve e eficaz, sem ocupar tanto espaço de armazenamento e processamento no aparelho.

SwiftSave

Uma alternativa extremamente simples e prática para usuários do Android. O SwiftSave é um aplicativo que funciona basicamente como um Instagram paralelo, com o foco voltado para downloads diretos dos vídeos. Após baixar o aplicativo, basta logar com sua conta do próprio Instagram.

Assim que o abrir pela primeira vez, você verá a sua linha do tempo dentro do SwiftSave. Basta escolher o vídeo que deseja e então clicar no ícone de download (seta apontando para baixo). Pronto! De maneira simples e muito conveniente você consegue baixar o conteúdo que quiser.

FastSave for Instagram

O FastSave é um aplicativo ótimo que foi disponibilizado inicialmente para o Android e agora também está disponível no iOS. O app cumpre com a promessa do seu nome e é uma solução bastante ágil para quem quer baixar vídeos do Instragram.

Isso acontece graças à opção de “auto save” que, se ativada, faz o download automático dos conteúdos assim que o usuário clica em “copiar URL”.

Entretanto, você precisa se atentar a um detalhe importante: só é possível baixar vídeos de perfis que não sejam privados! Ainda que você tenha o link do conteúdo que quer baixar, não será possível se a pessoa tiver restringido o acesso ao perfil apenas a quem a segue.

Repost Story for Instagram

O Repost Story for Instagram é um app fundamental para quem está sempre em busca de baixar conteúdos postados nos stories de outras contas. Exclusivo para usuários de iOS, ele funciona de maneira muito simples.

Na interface do app, basta digitar o nome do usuário e então você poderá visualizar todos os stories postados. Ao clicar em cada um deles, é possível fazer o download dos vídeos. Tudo funciona de maneira muito intuitiva e sem nenhuma complicação!

Story Reposter for Instagram

O Story Reposter não é muito diferente do exemplo anterior. Disponível somente para iOS, ele dá o suporte necessário para baixar vídeos dos stories e respostar em seguida, fazendo isso de maneira simples.

Basta acessar o aplicativo, logar com sua conta do Instagram, buscar o usuário e então acessar seus stories. A partir daí, basta selecionar as opções que você deseja.

Nos stories e no feed, há sempre muita coisa interessante que você pode repostar nas suas contas ou simplesmente baixar. Essas opções de ferramentas ajudam a criar uma boa coletânea de campanhas para se inspirar e produzir algo futuramente, por exemplo.

Baixar vídeos do Instagram é uma possibilidade real! Escolha a melhor opção entre as ferramentas disponíveis e comece agora mesmo a criar a sua coleção pessoal.

Já que esse é o assunto, vamos ajudar você a conquistar grandes resultados com o uso de vídeos no Instagram. Confira 10 dicas valiosas para ter campanhas de sucesso e que impactem seu público-alvo da melhor maneira!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.