Banco de horas: 5 erros da gestão de empresas que impactam nas horas trabalhadas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Grande parte do sucesso de uma empresa se dá por meio de uma boa gestão. Esse é um processo essencial, pois identifica a tempo muitas ações que não estão dando certo e determina quais estratégias o seu negócio deve seguir para se destacar.

Uma gestão efetiva pressupõe a coleta constante de dados sobre o que acontece no dia a dia da organização, possibilitando uma melhoria contínua nos processos — além de requerer também um bom alinhamento dos gestores nas diversas áreas a fim de atingir um melhor desempenho global.

Essas informações podem ser extraídas no cotidiano da empresa por meio de indicadores simples e gerar benefícios como a diminuição de custos, o aumento do lucro, uma equipe mais motivada, a redução de estresse etc.

Na maioria das vezes, todos esse fatores estão ligados à qualidade da equipe e à capacidade dos gestores de administrar o capital humano da empresa. Muitos erros são cometidos no momento de liderar, e uma boa saída para amenizá-los é fazer uma análise real do banco de horas da corporação.

Confira abaixo 5 conclusões que você pode chegar após a sua avaliação!

1. É preciso aumentar a equipe

Por meio do banco de horas é possível comparar a carga horária dos seus funcionários com o grau de resolução das tarefas. Isto é, se todos eles estiverem cumprindo adequadamente o quadro de horas e ainda assim a entrega dos trabalhos estiver atrasada, pode ser que você precise contratar mais funcionários.

Mas antes de tomar essa decisão, é importante que você descarte a próxima conclusão possível: falta de disciplina.

2. A falta de disciplina dos seus funcionários está sendo prejudicial

É papel indispensável do gestor saber como fazer uma boa gestão de recursos humanos e criar um bom clima organizacional. A falta de disciplina e de comprometimento da sua equipe é um indicador grave de uma fraca cultura interna, e isso certamente afetará a sua taxa de lucratividade.

3. Sua equipe está tendo sobrecarga de trabalho

Se você considera que tem uma forte cultura organizacional e uma equipe motivada, engajada e comprometida, é recomendável que você analise se isso se mantém ao longo de determinado período. Se o desempenho dos seus funcionários vier caindo consideravelmente, um dos motivos pode ser o estresse.

A sobrecarga de trabalho pode dar início a conflitos internos e a quedas na produtividade. É sempre aconselhável trabalhar com o melhor potencial que os seus colaboradores podem desempenhar.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba porque o WordPress é a plataforma adequada para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

4. É preciso criar um regime de horas extras

Se a necessidade dos seus colabores ficarem além do experiente para entregar tarefas indispensáveis for frequente, é preciso acordar um regime de horas extras. Essa será uma conversa prévia, com o consentimento de todos, sobre a possibilidade de se realizar mais horas no trabalho.

O Acordo Coletivo de Trabalho pode ser de compensação aberta ou fechada. Na primeira, o funcionário acumula horas mas não sabe quando vai tirar sua folga, já no segundo modelo esses dias são previamente estabelecidos.

5. Não existe o reconhecimento do bom trabalho de um funcionário

Outra possibilidade no momento de análise do banco de horas é identificar que determinado colaborador se destaca por ser exemplar no desempenho de suas funções — e que isso deveria ser reconhecido por meio de estratégias de bonificação e de certificados.

Não deixe de analisar seu banco de horas e retirar as melhores informações possíveis para suas estratégias. Isso pode fazer uma grande diferença na sua empresa a partir da identificação de gargalos simples.

Ainda nesse âmbito, é importante saber o que são metas SMART e como elas podem ajudar a sua equipe. Boa leitura!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.