Por Raissa Serique

Freelancer da Rock Content.

Publicado em 15 de abril de 2019. | Atualizado em 21 de fevereiro de 2020


Os conteúdos interativos são uma categoria do Marketing de Conteúdo que, apesar de não ser exatamente nova, somente agora está começando a ser mais aplicado por empresas e marcas, trazendo ótimos resultados para quem os está experimentando. Entenda quais os benefícios dessa estratégia!

A estratégias interativas interativo estão se tornando uma forma que as empresas encontraram de chamar a atenção para o que elas querem comunicar, dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem produzida.

Na busca pela atenção das pessoas, procurar formas de envolvê-las é a principal saída para conseguir se destacar dentre a multidão digital que produz conteúdo diariamente.

Para se ter uma ideia do volume de informações produzidos a todo instante — e que cresce cada vez mais — estima-se que neste ano, cada pessoa vai gerar 1,7 MB de dados por segundo.

Entenda melhor como aplicar os conteúdos interativos e por que usá-los no seu plano de marketing, neste artigo, onde vamos passar pelos seguintes pontos:

Interessou? Continue acompanhando!

O que é uma estratégia interativa?

Uma estratégia interativa parte de qualquer forma de conteúdo em que é usado algum tipo de elemento de interatividade, que permita que a pessoa que o veja possa também participar desse conteúdo, retirando para si algum resultado ou resposta único.

Essa interação, claro, precisa ser útil para quem está interagindo e por isso, focada em solucionar algum problema e também ao que se propõe a fazer.

Conteúdos interativos precisam ser antes de mais nada, voltados mais para os clientes e menos nas empresas. Isso quer dizer que não é recomendável ter aquela “cara de propaganda”, sabe?

Eles precisam se entreter e se divertir, percebendo que o conteúdo interativo é feito por uma empresa, depois. Notar que o conteúdo é de uma empresa logo, pode fazer com que a interação não seja total e inclusive, bloqueie a abertura que poderia existir por quem está vendo.

Por isso, é importante que no momento do planejamento e elaboração do conteúdo interativo, leve-se em consideração que as métricas devem ser, por exemplo, tempo de duração de sessão ou compartilhamentos, em vez de métricas mais “agressivas”, como taxas de cliques, número de cadastros, vendas etc.

Entregar valor para a audiência por meio de conteúdos interativos requer cuidados maiores com relação a essa questão.

Para quem está pensando em começar a usá-los em um funil de vendas, os conteúdos interativos podem ficam melhor se posicionados no topo do funil, para que os leads gerados por eles não se deparem com cartas de vendas ou táticas mais fortes voltadas para a conversão.

Até mesmo solicitações como “insira seu email”, pop-ups, sugestão de outros materiais ou outros CTAs, devem ser evitadas ou feitas com muito critério, para que a audiência não se afaste e pare de interagir.

Essa questão não é unanimidade entre os profissionais do marketing. Por isso, vamos comentar novamente em um próximo tópico.

Conteúdos InterativosPowered by Rock Convert

Por que fazer uma estratégia interativa?

Apesar desse critério que falamos no tópico anterior, investir em estratégias e peças interativas traz uma série de vantagens.

Em primeiro lugar, existe a questão da atenção do público, que é cativada rapidamente com conteúdos deste tipo. Isso acontece porque as pessoas adoram saber mais sobre elas mesmas.

Peças interativas dão a oportunidade para quem trabalha no marketing de uma empresa, de ter uma conversa velada com os prospectos e clientes, descobrindo melhor o que eles realmente pensam e esperam, muito mais do que em outras técnicas, como pesquisas e entrevistas, por exemplo.

A relação entre empresas e pessoas deixa de ser um monólogo, onde apenas a empresa cria a comunicação e escolhe o que falar, para um real diálogo, onde todas as partes podem se expressar.

Porém, a principal razão para criar conteúdos interativos está na coleta de dados, que devem ser estudados e transformados em novos materiais, ajudando a compreender melhor a persona e suas dores e sonhos.

É nessa conversa que as empresas têm a possibilidade de entender melhor o seu público. Entretanto, é importante ressaltar que apenas recolher dados e analisá-los, é jogar fora uma expectativa de melhora na qualidade dos materiais e do plano de marketing. Para que isso não aconteça, é necessário transformar esses dados em discussões internas e posteriormente, mudanças.

Este formato ajuda a construir melhores estratégias de Marketing de Conteúdo e Marketing Digital, por permitir que as empresas compreendam melhor seus prospectos e clientes. Inclusive, até os custos de marketing podem reduzir por meio da melhoria da estratégia de marketing.

Vamos abordar melhor as vantagens que usar conteúdo interativo na sua empresa pode trazer, no próximo tópico. 

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 4 tipos de conteúdos interativos para fase de consideração
👉 Tipos de conteúdo interativo: veja 5 tipos altamente atrativos
👉 Como gerar receita com conteúdo interativo
👉 Gere mais leads usando uma estratégia de conteúdos interativos

Quais são os benefícios de fazer conteúdos interativos?

Existem inúmeros benefícios para quem decide apostar em conteúdos interativos. Para facilitar, vamos abordar alguns dos principais. São eles:

Se destacar da multidão

Hoje em dia, qualquer pessoa pode se tornar produtora de conteúdo. A facilidade do uso da internet e a tecnologia dos smartphones fazem com que as empresas disputem a atenção do seu público com várias outras distrações.

Usar conteúdos interativos torna a experiência da audiência única para cada um, forçando-os a prestar atenção na marca. Ou seja: em terra de produção de conteúdo, quem proporciona experiências é rei.

Interfere positivamente na jornada de compra

Em um estudo de 2018 sobre os efeitos que o conteúdo tem sobre a jornada de compra, a Ion Interactive detectou que para 96% dos profissionais de marketing que participaram da pesquisa, conteúdos interativos impactam positivamente na decisão de compra

A quase unanimidade sobre a questão já não existe quando, na mesma pesquisa, os profissionais foram perguntados sobre em qual momento da jornada de compra o conteúdo interativo é melhor.

Para 46%, o melhor estágio é no início do processo, quando as pessoas ainda estão se abrindo para a descoberta do seu problema. Para 40%, a melhor fase é no meio do funil, quando a audiência está fazendo considerações e comparações. Apenas 14% consideram que o último estágio — fundo do funil — é o melhor para implementar este formato.

A análise de dados ganha vida

Já se sabe há algum tempo que é preciso mais do que o Google Analytics para entender melhor o público quando se trata de recolher dados.

Com os conteúdos interativos, o casamento com o Analytics tem tudo para dar certo, já que é possível captar dados mais relevantes e complementá-los com o comportamento do consumidor, que eram detectados mas muitas vezes de difícil entendimento sobre qual era o real desejo do consumidor.   

Melhora o storytelling da marca

O impacto que a análise de dados e transformação deles em outras áreas também chega ao storytelling da marca, pois a melhor compreensão do público permite ajustes neste ponto tão relevante para a construção de um relacionamento, interferindo na forma com que o público enxerga a marca.

Melhor persuasão e confiança na marca

Os conteúdos interativos permite que o consumidor veja primeiro o que a empresa pode oferecer, antes de ser afetado com propagandas da mesma.

Assim, o processo de decisão torna-se mais rápido no momento da compra, já que os leads estão altamente engajados com a marca.

Um exemplo são calculadoras, como por exemplo, esta da Wholesale Solar. A confiança do público é conquistada com a interação com a calculadora, que fornece dados relevantes para o consumidor.

As pessoas estão se cansando de propagandas e de perfeição

Com a transformação digital e a imensa quantidade de conteúdos produzidos o tempo todo na internet, as pessoas já não querem mais ver propagandas claras e promessas de mundos perfeitos.

Isso pode ser visto inclusive nas redes sociais. Atualmente, as pessoas estão preferindo ver fotos menos produzidas ou que pelo menos, aparentem ser menos produzidas.

O Insta Repeat foi criado para expor que as pessoas não estão sendo autênticas e estão procurando a perfeição o tempo todo nas redes sociais, além de mostrar a necessidade de criar conteúdos únicos.

Os conteúdos interativos são um alívio para quem é bombardeado por propagandas, que até podem sê-las, de algum produto ou serviço, mas de uma forma mais criativa.

A HBO, para promover a série Game of Thrones, disponibilizou um quizz no BuzzFeed, chamado “Quem você gostaria que morresse em Game of Thrones”. Uma divulgação da série que era uma propaganda, mas não tão direta.

Reaproveitamento do conteúdo

Como dito no item anterior, as pessoas estão cansadas de ver as mesmas fórmulas repetidas à exaustão e já estão deixando claro isso. O Insta Repeat é uma prova disso.

A solução é encontrar novas formas de passar uma mensagem. Os dados captados via conteúdos interativos são uma excelente maneira de solucionar isso. Um quizz pode fornecer material suficiente para se transformar em um ebook ou um vídeo da marca, por exemplo.

É da natureza humana

Seres humanos são sociáveis e sentem necessidade de interagir naturalmente. Já é provado que as pessoas aprendem melhor ao ensinar ou fazer algo, muito mais do que simplesmente escutar.

Ao se sentirem integrados e ouvidos por uma empresa, tornam-se consumidores fiéis de uma marca.

Como aplicá-los em estratégias de Marketing Digital?

Existem algumas formas de conteúdos interativos que podem ser utilizados em estratégias de marketing de conteúdo. Brincadeiras e jogos são os mais utilizados.

Os Quizz são uma excelente forma de conhecer melhor o público e de fazer propaganda de produtos. Para promover sua linha de planners 2020, a Ilustralle lançou um quizz onde se descobria “Qual planner combina com a sua personalidade?”

Outras formas de conteúdos interativos são aplicativos para celular, infográficos, ebooks, calculadoras e galerias de fotos ou portfólios.

E aí, gostou de conhecer mais sobre os conteúdos interativos e os seus benefícios? Então confira o nosso case de sucesso completo da estratégia interativa da DHL!

https://materiais.rockcontent.com/webinar-conteudo-interativoPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *