Como programas de afiliados podem beneficiar sua agência digital

Como programas de afiliados podem beneficiar sua agência digital

Os programas de afiliados podem trazer diversos benefícios para sua agência de marketing digital. Entenda quais são essas vantagens e quais os tipos de programa disponíveis.

Como você já sabe, para manter-se competitivo no mercado de agências de marketing digital, é necessário oferecer os melhores serviços possíveis, sempre buscando cobrir as necessidades de seus clientes.

Entretanto, as agências digitais não são responsáveis por oferecer todas as plataformas disponíveis para aumentar as chances de sucesso dos clientes, como sistemas CRM, ferramentas de chat online, entre outros recursos.

Mas isso não quer dizer que você não possa indicar outras empresas que trabalham com essas soluções e, ainda por cima, ter um retorno disso.

Ao tornar-se um afiliado de empresas que oferecem serviços e produtos que atingem o mesmo público-alvo da sua agência, você poderá aproveitar diversas oportunidades para apresentar soluções adicionais à seus clientes.

Estamos falando do mercado de afiliados. Mas, afinal, quais são seus benefícios e por que sua agência deveria conhecer mais a respeito?

Neste conteúdo vamos ajudá-lo a entender como tudo isso funciona, de forma que seja capaz de identificar como os programas de afiliados podem beneficiar sua agência digital.

O que é um programa de afiliados?

Antes de mais nada, é importante garantir que estamos no mesmo barco em relação ao conceito por trás dos programas de afiliados, comumente referenciado também como marketing de afiliados.

Este modelo de parceria envolve dois elementos distintos: de um lado temos a empresa que oferece o programa de afiliados, tendo como objetivo principal promover seu produto e atrair novos clientes.

Do outro lado temos o afiliado, pessoa física ou jurídica com o potencial de levar este produto para seu próprio grupo de clientes ou contatos.

Normalmente, este trabalho é feito por meio de uma plataforma de afiliação, assim como um link de afiliado, gerado exclusivamente para que você seja identificado como o responsável pelos resultados alcançados.

Por que entrar no mercado de afiliados?

Para entender melhor o poder do mercado de afiliados, podemos observar algumas estatísticas apresentadas pela Awin, um dos maiores nomes do mercado de afiliados no território nacional, sendo inclusive uma das entidades patrocinadoras do Afiliados Brasil, que é o maior evento para afiliados em nosso país.

De acordo com os mesmos, o marketing de afiliados gera 16% de todos os pedidos realizados online, podendo ser comparado às buscas orgânicas, gerando 21%, enquanto os anúncios pagos resultam em 20% das compras.

Além destes dados, o Hosting Tribunal apresenta em seu infográfico que, em 2017, o mercado de afiliados movimentou 12 bilhões de dólares ao redor do mundo inteiro, o que representa um crescimento anual de 27% em relação à 2016.

O mesmo infográfico aponta ainda que serviços online se posicionam em terceiro lugar entre as principais categorias promovidas no mercado de afiliados, representando 29.88% em relação à preferência dos anunciantes, contra o primeiro lugar sendo eletrônicos e computadores com 41.04% e em segundo roupas e acessórios com 39.84%.

Principais benefícios para sua agência de marketing digital

Os benefícios dos programas de afiliados para as empresas anunciantes podem ser facilmente identificados: atrair mais clientes, vender mais e aumentar sua abrangência no mercado.

Mas, como o marketing de afiliados pode beneficiar sua agência digital?

De acordo com o E-commerce Brasil, os principais benefícios dos programas de afiliados estão na possibilidade de gerar renda sem necessariamente ter seu próprio produto digital, assim como a flexibilidade do trabalho.

Além disso, eles apontam também para outros fatores muito atraentes: o afiliado não precisa pagar para participar destes programas e é isento dos custos com vendas e entregas. Esses investimentos, por sua vez, são responsabilidade da própria empresa anunciante.

Porém, esses não são os únicos benefícios do marketing de afiliados. Veja mais a seguir!

Abre a porta para novas parcerias

Os programas de afiliados servem como uma excelente porta de entrada para encontrar novos parceiros em seu nicho de mercado.

O que se inicia como uma afiliação, pode eventualmente tornar-se uma parceria de co-marketing, assim como outros trabalhos em conjunto, como a própria troca de conteúdo entre os blogs de sua agência e a empresas envolvida, por exemplo.

Inclusive, este modelo de troca de conteúdo é uma das melhores formas de divulgar seu link de afiliado, além de também servir o propósito de ajudar a educar o mercado, chamando atenção para a ferramenta, serviço ou produto que está sendo promovido.

Orientado a resultados

Outra grande vantagem dos programas de afiliados é que eles são, normalmente, inteiramente baseados em desempenho e apresentam baixos riscos para ambos lados.

Isso significa que o retorno adquirido pelo afiliado depende inteiramente de seus próprios esforços e resultados.

Por outro lado, isso também implica que, caso o afiliado não consiga gerar resultados de acordo com o modelo de afiliação empregado — tratados logo em seguida —, ele não terá qualquer lucro resultante desta parceria.

Renda passiva e baixo custo de manutenção

Um dos principais atrativos dos programas de afiliados é a oportunidade de gerar renda passiva e recorrente. Além disso, a responsabilidade da manutenção dos clientes indicados é da própria empresa anunciante.

Isso permite que o afiliado direcione todos seus esforços para atrair novos clientes. Inclusive, é comum que as empresas anunciantes ofereçam apoio aos seus afiliados, disponibilizando material de marketing para campanhas de e-mail, publicações nas redes sociais, entre outros.

Conheça os principais modelos de afiliação

Podemos encontrar diferentes modelos de afiliação no mercado. Cada empresa trabalha com aquele que melhor se adequa ao seu nicho, de acordo com suas próprias necessidades.

É importante salientar que não existe um modelo de afiliação ideal para sua agência. Tudo vai depender de sua estratégia, assim como a disponibilidade de exibir ads dos anunciantes em sua própria página, trabalhar com anúncios pagos, entre outros aspectos.

De acordo com os serviços prestados por sua agência de marketing digital, avalie os principais modelos de afiliação.

Custo por lead (CPL)

Leads são, essencialmente, visitantes que tomaram alguma ação que indicam seu interesse nos produtos ou serviços da empresa, tornando-se clientes em potencial.

No modelo CPL, o afiliado recebe sua comissão sempre que um novo lead for gerado, seja por meio do preenchimento de formulários, cadastros, ou até mesmo assinaturas para campanhas de e-mail marketing.

Vale alertar que, neste modelo, as comissões são geradas apenas para leads confirmados pelos sistemas do próprio anunciante. Ou seja, e-mails inválidos e outros fatores desqualificadores podem afetar os resultados esperados.

Custo por clique (CPC)

O CPC normalmente é empregado utilizando como base os ads. Essencialmente, o afiliado receberá sua comissão sempre que um novo visitante ou cliente clicar em um anúncio da empresa parceira disponível em sua página, conteúdo no blog, publicação nas redes sociais, entre outros canais.

Custo por mil impressões (CPM)

Diferentemente do CPC, neste modelo o afiliado recebe sua comissão sempre que um anúncio ou conteúdo seja visualizado mil vezes, não sendo necessário que o visitante tome qualquer ação ou clique no mesmo.

Este modelo é comumente empregado em ads para aplicativos mobile, por exemplo. Além disso, o CPM funciona melhor para uma estratégia no topo do funil, onde o objetivo é aumentar o reconhecimento e visibilidade da marca.

Custo por ação (CPA)

No modelo CPA, o afiliado recebe sua comissão sempre que um novo cliente executar uma ação específica. Esta pode ser o preenchimento de uma pesquisa de satisfação, uma compra, ou essencialmente qualquer outra ação determinada pela empresa, de acordo com sua própria estratégia.

De acordo com o Mobidea, o modelo CPM traz o menor custo para o anunciante, mas também apresenta comissões menores para o afiliado.

Por outro lado, o estudo aponta que o CPA é o modelo mais caro, mas também mais lucrativo, sendo comumente empregado por grandes marcas.

Custo por Instalação (CPI)

Também muito comum no ambiente mobile, o CPI gera uma comissão para o afiliado sempre que um novo cliente realizar a instalação de algum recurso, aplicativo ou solução oferecida pela empresa anunciante.

Custo por Venda (CPV)

Como o próprio nome já indica, a comissão do CPV é gerada sempre que uma venda é efetuada. Este modelo varia de acordo com a natureza de cada negócio.

Marketplaces como a Amazon, por exemplo, oferecem um programa de afiliados no modelo CPV, calculando a comissão como uma porcentagem sobre o valor final da compra do cliente indicado.

O CPV também apresenta a oportunidade de receber comissões recorrentes, especialmente de empresas que oferecem SaaS (Software Como Serviço) e cobram assinaturas de seus clientes para que continuem utilizando suas soluções.

Neste âmbito, o afiliado normalmente recebe uma porcentagem sobre o valor pago mensalmente pelo cliente indicado, enquanto ele estiver ativo.

Conclusão

Como você pôde acompanhar, o mercado de afiliados está crescendo anualmente e, de acordo com as próprias pesquisas mencionadas, o esperado é que continue assim para 2019 e os anos seguintes.

As agências de marketing digital apresentam uma excelente plataforma para oferecer soluções que ressoem com os serviços prestados e sirvam para complementá-los.

Isso serve, não apenas para conquistar clientes para as empresas anunciantes e ganhar comissões, mas também para aumentar a satisfação de seus próprios clientes ao trabalhar em parceria com este tipo de solução.

Que tal começar no marketing de afiliados oferecendo uma solução de chat online para seus clientes? Conheça o programa do JivoChat, solução de atendimento para e-commerces e empresas digitais, que paga 30% em comissões recorrentes.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo