Veja 16 formas diferentes de como transformar seu blog em uma máquina de gerar leads

Independentemente do seu tipo de negócio, os blogs podem trazer muito resultado para quem aposta neles para fazer o Marketing de Conteúdo. Gerar leads com blog, ou seja, transformar os visitantes em leads é uma das etapas fundamentais para o resultado dessa estratégia.

blog gerar leads

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Gerar leads com blog é uma consequência de uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem feita, em que não apenas o conteúdo é importante, mas também as técnicas aplicadas para passar confiança para o leitor.

O número de informações que são jogadas a cada segundo na internet aumentou a disputa por atenção do público. Para se destacar, é preciso fazer mais do que o básico.

Usar técnicas combinadas, além da persistência em manter a estratégia funcionando, podem transformar o seu blog em uma máquina de gerar leads. Por isso, separamos as 16 melhores ideias para que você possa aplicá-las no seu blog e ter sucesso!

Acompanhe nosso artigo, em que vamos abordar cada uma dessas dicas:

  1. Use Call-to-Actions (CTA)
  2. Tenha uma caixa para assinatura (Newsletter)
  3. Posicione banners no blog
  4. Invista em design
  5. Crie uma estratégia de conteúdo
  6. Promova os posts em redes sociais
  7. Acompanhe os comentários dos posts antigos
  8. Seja o mais consistente possível
  9. Escreva guest posts
  10. Crie links internos para outros posts
  11. Invista em SEO
  12. Convide para guest post em seu blog
  13. Crie estratégias para compartilhamento orgânico
  14. Avalie o marketing de influência
  15. Faça remarketing
  16. Pesquise novas ferramentas

Se interessou? Continue lendo!


1. Use Call-to-Actions (CTA)

Quem produz conteúdo há algum tempo pode achar essa primeira dica básica demais, mas quem está pensando em como criar um blog, precisa se atentar para esse ponto.

Independentemente do estágio em que se encontra o seu blog, a verdade é que colocar uma CTA é imprescindível para gerar leads. O CTA direciona o leitor a fazer uma ação, que pode ser baixar um ebook ou acessar outro artigo, inserindo o leitor no funil de vendas.

Veja um exemplo de CTA no Blog da Rock:

2. Tenha uma caixa para assinatura (Newsletter)

O box de assinaturas para newsletter, que também pode ser usado para baixar arquivos ou para outras estratégias, é uma técnica empregada nos blogs para direcionar o visitante a se inscrever e se tornar um lead.

Ela pode estar localizada em vários pontos da tela, mas geralmente fica logo acima, na lateral, no meio do post ou no fim do artigo. Alguns blogs optam por usá-lo das 4 formas, enquanto outros em um ou mais jeitos. O ideal é fazer um teste para verificar qual deles traz mais resultado

Os pop-ups, que aparecem na tela pedindo uma ação, também são box de assinatura, mas seu uso é controverso. Ele é considerada invasiva e irritante por alguns leitores e pode causar um efeito contrário ao desejado, que é fazê-lo se cadastrar.

3. Posicione banners no blog

No chamado marketing de interrupção, os banners são usados para fazer propagandas sobre o produto ou serviço. Em blogs, os banners podem ser usados para direcionar o leitor a fazer uma ação, que, no nosso caso, é se cadastrar e se tornar um lead.

A geração de leads pode ser potencializada com o uso dos banners em blogs, mas precisa ser feita com cuidado, ou seja, deve ser feito de forma que o leitor não sinta ruídos na comunicação e acabe saindo. Veja um exemplo abaixo:

4. Invista em design

Aqui, o orçamento é o menos importante. Já existem muitos templates para blogs, até mesmo gratuitos, que conseguem deixar as informações organizadas de forma bonita, atraindo o visitante e até mesmo fazendo ele ficar por mais tempo.

A poluição, com o uso de banner, box de assinaturas, pop-ups e outras formas de interrupção visual, pode afastar o visitante. Por isso, é também importante focar no design do blog, para que todos os elementos conversem entre si e não gerem distrações ao leitor

A Rock Content, por meio do Stage, também tem versões gratuitas de templates, que podem casar com diferentes estratégias e nichos de mercado.

5. Crie uma estratégia de conteúdo

Como dissemos, fazer o básico pode até funcionar no começo, mas não sustenta o sucesso de um blog. É preciso criar conteúdo para diferentes etapas do funil, investindo em estratégias de conteúdo com materiais relevantes, exclusivos para o mercado e para o público.

Os resultados podem não vir a curto prazo, mas boas estratégias de conteúdo trazem muitos resultados. Recentemente, em uma pesquisa com seus clientes, a Hubspot identificou que empresas com blogs têm 126% mais leads do que empresas que não os têm. 

Alguns conteúdos de meio e fundo de funil podem ser entregues pedindo o email dos visitantes, fazendo que aumente o número de leads interessados no seu negócio, ao entregar materiais mais específicos e profundos.

6. Promova os posts em redes sociais

Os posts de blogs, promovidos em redes sociais, são boas oportunidades de entender melhor o seu público e gerar mais leads. Separar pequenos pedaços do material para divulgar em diferentes plataformas dá a sensação de multiplicar o conteúdo e enriquecê-lo, além de gerar diversas perspectivas do mesmo assunto.

A simples promoção do post nas redes sociais podem não envolver o público e inclusive, desvalorizar a postagem. Aliar uma boa estratégia de conteúdo com o Marketing Digital aumenta as chances de atrair bons leads e fazer o blog trabalhar a seu favor.

7. Acompanhe os comentários dos posts antigos

Se um leitor faz algum tipo de comentário no fim dos posts, principalmente aqueles que acrescentam novas informações ou pontos de vista e essas participações não são estimuladas, monitoradas e muitos menos comentadas, é muito provável que você esteja perdendo incontáveis leads e oportunidades de crescer seu negócio.

Nem sempre virão opiniões que agradem e pode até ser que apareça alguns haters, mas a seção de comentários do blog é uma boa forma de criar engajamento com os visitantes por meio do conteúdo e transformá-los em leads.

O Neil Patel sabe fazer isso muito bem em seu blog, criando no leitor a sensação de que ele realmente se preocupa com cada visitante. Observe este exemplo:

8. Seja o mais consistente possível

Apesar de isso estar subentendido em um dos tópicos anteriores, em que comentamos sobre a necessidade de criar uma boa estratégia de conteúdo, achamos necessário explicitar mais sobre a questão da consistência neste tópico.

Quanto mais consistente, melhor. Isso claro, sem perder a qualidade do conteúdo. Não adianta fazer mais de um post por dia, se nenhum deles acrescentar novas informações aos leitores.

Para quem está começando, isso é ainda mais importante para a geração de leads. Verificar quantos posts é possível fazer em determinado tempo para ter consistência e bons materiais, faz parte de uma boa estratégia de Marketing Digital e que pode gerar consequentemente, boas vendas.

Uma pesquisa da Orbit Media deixou isso bem claro: quanto maior a frequência de postagens, melhores são os resultados de um blog. Mas há um limite para isso. Quem posta diariamente tem melhores resultados, até mesmo em comparação com quem faz mais de um post diário.

O motivo não foi estudado na pesquisa, mas provavelmente o público encara mais de um post por dia como overposting e passa a não se interessar tanto. Veja o gráfico da pesquisa da Orbit Media:

9. Escreva Guest Posts

Ter conteúdos postados em outros blogs pode atrair um público semelhante ao seu e que esteja procurando novas maneiras de ver algum assunto. Além de conseguir backlinks respeitados para o seu blog e contribuir para o seu SEO, fazer guest posts aumenta a exposição da sua marca e aumenta a autoridade do seu negócio.

Uma ótima ideia para quem quer transformar o blog em uma máquina de gerar leads, atraindo tráfego para o site.

10. Crie links internos para outros posts

À medida que os posts são publicados, colocar links internos induzindo o leitor a ver outros artigos não é só uma estratégia de SEO efetiva, como também uma forma de aumentar a autoridade e, claro, gerar leads para o seu blog.

11. Invista em SEO

O uso dessa técnica de forma efetiva faz com que as ferramentas de pesquisa, como o Google, entendam que os post do seu blog são bons e, por isso, mostrem para mais pessoas.

O SEO tem a ver também com a experiência do leitor ao entrar no site. Algumas dicas nesse sentido é ter um conteúdo escaneável, ou seja, de fácil leitura e assimilação. Colocar índices no início dos artigos, como fizemos no começo deste, também é uma forma de contribuir para a boa leitura. 

12. Convide para guest post em seu blog

Convidar empresas respeitadas, e que tenham nichos relacionados ao seu, para escrever em seu blog também é uma ótima estratégia. Os artigos de guest post precisam conversar com o que já foi postador por você e trazer informações valiosas que sejam de interesse dos seus leads.

Ainda falando em SEO, ter links para outros sites que o Google reconhece como bons aumenta a autoridade do seu site, fazendo com que ele apareça para mais pessoas em pesquisas.

O Blog da Rock convida constantemente outras empresas para que possam acrescentar novas informações aos seus leitores. Inclusive, os guest posts estão destacados na página inicial do Blog da Rock. Veja:

13. Crie estratégias para compartilhamento orgânico

Você já reparou que alguns blog têm pequenas listas de redes sociais na lateral das suas páginas?

Elas servem para que o leitor possa compartilhar de forma rápida os bons conteúdos que encontrar no site. A recomendação dos amigos também é uma maneira de aumentar o leads de um blog.

Veja esse exemplo abaixo:

14. Avalie o marketing de influência para o seu negócio

Usar influenciadores está se tornando uma boa estratégia para quem deseja utilizar o blog como ferramentas para gerar leads novos.

Entretanto, é importante destacar que é necessário fazer uma estratégia de marketing para que isso funcione com sucesso. É preciso pensar em quem associar à sua marca e como isso deve ser feito.

Estratégias bem pensadas podem gerar muito efeito no seu negócio. A Groove testou e conseguiu 1000 novos leads em 24h usando essa técnica.

15. Faça remarketing

Ao instalar um pixel no seu site, é possível fazer anúncios customizados para quem já conhece o seu conteúdo e gerar vendas. A Wordstream testou essa técnica por 18 meses e conseguiu 300% mais engajamento e um aumento de 51% na geração de leads.

16. Pesquise novas ferramentas

Para transformar seu blog em uma máquina de gerar leads, é fundamental estar sempre pensando, estudando, analisando, aplicando e monitorando novas ferramentas e novas técnicas.

Fazer e analisar testes A/B, mapas de calor do blog e claro, usar o Analytics ou outra ferramenta de monitoramento são boas maneiras de estudar o público e ter novas ideias sobre o que os clientes esperam do seu negócio, gerando um ciclo virtuoso de crescimento de visitantes e leads.

Agora que você aprendeu como gerar leads com blog, pode explorar outras técnicas que se encontram nos materiais do Blog da Rock.

Um dos mais completos é o nosso ebook sobre como gerar 10 mil leads com potencial de compra, que é um estudo de caso da Rock Content. Confira e saiba como aplicar essa estratégia no seu negócio!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.