Descubra a importância de um blog para quem é MEI

Blog é um dos principais canais do Marketing Digital voltado para gerar novas oportunidades de negócio, isso inclui quem é MEI. Para que você saiba como microempreendedores individuais podem ter sucesso a partir dele, produzimos este artigo.

blog mei

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você já pensou em ter um blog MEI? Esse canal simples e de baixo investimento pode ser uma grande ferramenta para empreendedores individuais que buscam mais leads, ao mesmo tempo que dão visibilidade e uma identidade para sua marca.

Quer saber exatamente o que isso significa? Como começar e o que você ganha com um blog de qualidade para o seu negócio. Neste artigo completo, vamos responder todas suas dúvidas para você começar hoje mesmo. Acompanhe!

O que é um blog?

Ok, então vamos começar pelo começo. Um blog geralmente é definido por uma estrutura editorial, ou seja, um site que é atualizado frequentemente com artigos de conteúdo opinativo e/ou informativo.

O blog nasceu como ferramentas de diários pessoais compartilhados, em que usuários colocavam suas ideias em uma plataforma simples e direta para consumo do conteúdo. Mas não demorou muito para que empresas também descobrissem o poder do formato como canal de comunicação com o público.

Destacar-se hoje na internet passa por três pontos: visibilidade, confiança e identidade. Entre tantas opções, o seu negócio precisa ser aquele que busca relacionamentos mais significativos com seus clientes — atuais e futuros. O blog pode ser a melhor ferramenta para alcançar esse status.

Por que investir em um blog MEI?

Vamos começar a nos aprofundar no assunto pegando o gancho dos pontos principais que citamos ali em cima. Quando entendemos melhor o que o blog MEI pode oferecer de positivo para o negócio, passamos exatamente por essas características. Confira os benefícios.

Educação e conhecimento do mercado

Um dos desafios de empresas que se jogam em novos mercados, principalmente quando apostam em ideias disruptivas, é demonstrar esse diferencial para o público de forma que ele perceba o valor no que você oferece.

Um blog é uma ferramenta perfeita para isso. Com uma escolha editorial que explique e destaque as partes mais interessantes desse nicho ou modelo de entrega que você propõe, seu futuro cliente entende melhor a proposta e compra a ideia mais fácil.

Consolidação de autoridade da marca

E se é você que está educando o público, imediatamente cria-se uma aura de autoridade para a sua empresa. Ter autoridade significa saber do que está falando.

Uma das ideias por trás de um blog corporativo é demonstrar ao visitante, mesmo que ele não esteja querendo comprar nada, que sua marca sabe do que está falando e por isso é uma referência no assunto.

Esse tipo de informação gruda na nossa mente. Quando esse lead estiver pronto para seguir a jornada para conversão, a primeira empresa que ele vai lembrar será aquela que já demonstrou conhecimento e interesse em compartilhá-lo.

Visibilidade para o negócio

Como já dissemos, é difícil se destacar na internet com tantas opções a um clique de distância. Mas existe um tipo de visibilidade que não falha: as primeiras posições em mecanismos de busca.

Quando uma palavra-chave relevante para seu negócio é pesquisada e sua marca está entre os primeiros resultados, seu negócio já está muito à frente dos concorrentes.

E a melhor forma de conseguir isso é com uma estratégia de blog, mais precisamente de marketing de conteúdo. Como o Google valoriza em suas buscas os resultados com informações relevantes, o formato de blog (atualizado constantemente com conteúdo rico) é muito poderoso para alcançar essa posição de destaque.

Identidade de marca

Outra característica fantástica de blogs é que eles conseguem se tornar mais intimistas por natureza, menos impessoais. Assim, com um trabalho constante de linguagem e escolha de conteúdos relevantes, você pode dar uma identidade única à sua marca.

Em um meio digital no qual o seu perfil importa tanto, o blog é o lugar perfeito para lapidar essas características e personalizar a sua mensagem.

Como o blog pode ajudar na expansão do seu negócio?

No último tópico, falamos sobre o que um blog faz pelo MEI em questões como visibilidade e identidade de marca. Mas não é apenas em questões de imagem que ele ajuda.

O blog é uma ferramenta de expansão de negócios também! Veja como isso funciona na prática a seguir.

Captação de leads com menos custo

Captar leads na internet muitas vezes exige um investimento maior em campanhas de marketing digital, mas será que não dá para você, por conta própria, atrair mais?

O blog é uma solução nesse sentido, porque potencializa muito o tráfego orgânico para ele mesmo e suas outras páginas. Tudo isso está atrelado ao bom posicionamento no Google e táticas de captação de leads.

Se pessoas interessadas em produtos ou serviços que você oferece buscam sobre o assunto e caem no seu blog, mesmo que aquele conteúdo não ofereça diretamente um link para a compra, ele já se tornou uma oportunidade de conversão.

O Custo de Aquisição de Cliente (CAC), portanto, é bem menor que no marketing ativo. Você gasta pouco em um blog e ele atrai pessoas já interessadas, prontas para seguir no funil.

Identificação com nichos

Outro ponto interessante é que o blog é uma plataforma mais adequada para investir em nichos. Você consegue focar sua mensagem e trabalhar perfis específicos dentro de um público maior.

Atualmente, essa é uma grande estratégia. Cobrir nichos antes que o mercado descubra a mesma oportunidade é muito mais eficiente para o crescimento do que tentar falar para todo mundo.

Ganhos em engajamento

Isso acontece principalmente pelo engajamento na internet. Quando sua mensagem é mais focada, ela gera comunidades em torno delas — leads com interesses em comum e que gostam de participar da construção da marca.

Os blogs são lugares onde isso acontece, essa troca. Dali, seu público parte para se tornar um divulgador espontâneo e defensor da sua empresa.

O que considerar antes de criar um blog?

Não há muitas dúvidas: com essas vantagens que listamos, o blog para MEI é uma solução tanto para a percepção da sua marca quanto em ações práticas de engajamento e conversão.

Como, então, começar o seu? Terminamos essa conversa com os pontos principais a serem considerados para o planejamento da sua estratégia de conteúdo. Veja os passos.

Nicho e persona

Antes mesmo da primeira palavra escrita no seu blog, você vai precisar ter certeza para quem está falando. A primeira etapa nesse planejamento é definir suas buyer personas.

Personas são perfis fictícios que personalizam seu público. Não apenas idade, sexo e profissão, mas o que gostam de fazer no tempo livre, como buscam informações, quais suas ambições e seus desejos.

O ideal é ter poucas dessas, de preferência orbitando o nicho escolhido para atacar. O foco na sua mensagem vai dar mais clareza na comunicação e mais engajamento com pessoas que vão se identificar muito com o que sua marca tem para falar.

Orçamento

A segunda parte, claro, é definir quanto dinheiro você vai ter para gastar no seu blog. Inicialmente, é preciso investir no CMS (falaremos mais sobre ele).

Os gastos seguintes vão depender de:

  • quem vai produzir o conteúdo (internamente ou terceirizado)
  • quem vai monitorar resultados;
  • se vai haver ou não divulgação paga;
  • quem vai manter o contato com a comunidade criada em torno do blog, entre outros.

O investimento em um blog é muito baixo inicialmente, por isso é tão utilizado por MEIs. Mas é preciso definir esse escopo do seu projeto para poder monitorar e definir o ROI no futuro.

Calendário editorial

Frequência e continuidade são características importantes quando falamos em como fazer um blog post. Seu blog precisa ter conteúdo pelo menos algumas vezes por semana, tratando de momentos variados da jornada do consumidor e com uma qualidade consistente ao longo de seus artigos.

Como um MEI não tem muito pessoal nem recursos no começo de seu negócio, um bom planejamento editorial pode impedir que você se enrole e acabe desistindo de uma ferramenta tão poderosa por falta de tempo.

SEO

O SEO (Search Engine Optmization) é definido por ferramentas e práticas que ajudam a colocar seu site no topo das pesquisas mais relevantes para seu negócio.

Em um blog, isso é até mais fácil de conseguir do que em uma página institucional, por que você está sempre trabalhando com conteúdo.

Portanto, faça o planejamento do SEO no início:

  • quais palavras-chave focar;
  • qual a frequência ideal de postagem;
  • quais títulos serão mais atrativos;
  • que tipo de imagens podem ser interessantes;
  • qual o formato de leitura mais atraente para a sua persona.

CMS

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo, comumente conhecidos pela sigla CMS, são serviços que simplificam e automatizam a criação e a manutenção de um blog.

Para um MEI, que não tem equipe para isso, qualquer ajuda tecnológica é uma mão na roda. Por isso, pesquise também antes de começar quais são os melhores CMS — o WordPress é o exemplo mais conhecido de plataformas gratuitas para blog.

Plugins e ferramentas

Uma vantagem dos CMS, como o WordPress, é permitir a instalação de plugins e ferramentas adicionais que simplificam ainda mais o trabalho de produzir para um blog.

São funcionalidades principalmente de automação, como cadastrar e enviar newsletters, agendar artigos, moderar comentários, a lista é enorme!

Entendendo e planejando o trabalho que você terá para manter os artigos sempre sendo publicados, dá para encontrar vários desses plugins que vão facilitar a sua vida.

Canais de divulgação

Tudo isso considerado e blog planejado, você precisa ir além do SEO: quais serão os canais que podem amplificar o seu conteúdo?

Perfis em redes sociais são uma forma bem eficiente de fazer isso. Parcerias com outros blogs e páginas de empresas complementares à sua no mercado também ajudam a dar esse impulso inicial.

E seguindo todas essas etapas, com muito planejamento, conhecimento do seu público e cuidado com seu conteúdo, um blog MEI tem tudo para conseguir as vantagens que listamos aqui. Visibilidade, autoridade, identidade: são pilares incríveis para sustentar sua marca a longo prazo.

Quer começar a criar seu blog na prática? Então, aprenda a criar um com quem entende do assunto!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.