9 características que tornam seu blog memorável (a última você não esperava)

letras formando a palavra blog

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Tornar seu nome conhecido, se tornar autoridade em determinado tipo de assunto, ter sua marca como algo confiável para os usuários da internet…. isso tudo é algo que muitas empresas buscam.

As plataformas que te oferecem formas de criar seu blog e colocar seu conteúdo no ar são as mais diversas. Mas fazer isso de maneira memorável é um diferencial que nem todos conseguem alcançar.

Pensando nisso, nosso post de hoje traz algumas dicas para quem deseja iniciar esta árdua tarefa de levar informações e soluções para as pessoas através de seus blogs e ter seu lugar ao sol entre os melhores.

Acompanhe!

1. Pense de maneira ampla

Pense em seus blogs favoritos. Por que eles são tão bons?

Com certeza em função do estilo interessante de escrita que apresentam, por seu conteúdo realmente relevante e por apresentarem autoridade na abordagem dos assuntos.

Um blog de sucesso começa rompendo com os clichês e dando aos leitores algo que eles não podem obter em qualquer outro lugar. Conteúdo criativo não só intriga a audiência e os atrai para o seu site, mas cria lealdade dos leitores ao blog, possibilitando com que eles voltem sempre.

Em vez de seguir tudo o que os outros blogueiros lá fora estão fazendo, coloque sua própria identidade em sua proposta e ofereça algo diferente.

2. Destaque seus pontos fortes

Você é do tipo criativo que tem um talento especial para apresentar soluções inteligentes de design de interiores, por exemplo?

Talvez você seja um escritor fantástico que é capaz de adicionar a quantidade certa de sarcasmo – ou outra forma atraente de manter os leitores entretidos – falando a respeito do assunto que você domina, que tal?

Não importa qual é seu ponto forte: procure utilizá-lo a seu favor! Você é a única pessoa com o seu conjunto de habilidades que consegue enxergar as coisas de acordo com sua perspectiva.

Mas tem dificuldades em identificar seus pontos fortes?

Reflita sobre realizações passadas, relembre atividades ou hobbies que você fez com autoridade e confiança. Mas ainda não sabe como aliar isso a um blog? Pense nisso como uma chance de ser criativo. Dos problemas é que nascem as melhores soluções.  

3. Desenvolva seu tom de voz

Você não tem que ter um estilo de escrita irreverente para que o seu blog tenha um tom marcante de comunicação. Todo blogueiro tem um tom de voz, mas nem sempre isso é feito de forma intencional.

Pense em qual é o leitor ideal (sua persona) que você deseja atrair. Como você falaria com estes leitores em uma conversa pessoal?

Pense se o seu tom deve ser instrutivo, sarcástico, universal, ou todas as anteriores. Considere as palavras e frases que você deve ficar longe e os termos mais apropriados para sua audiência.

Leia suas mensagens em voz alta antes de você clicar em “publicar” para se certificar de que seu tom está realmente adequado. Gramática, formação de frases, variação de palavras, ritmo. Tudo isso contribui para o tom de seu blog.

Aqui na Rock Content, por exemplo, definimos nosso tom de voz através do nosso Guia de Estilo, que você pode conferir aqui.

4. Mantenha-se confiável

Confiabilidade é a chave.

Ela constrói uma relação de credibilidade e permite que os seus leitores definam suas expectativas quanto ao seu blog. Isso pode ser proveniente de muitos fatores, como sua agenda de publicações, a qualidade do seu conteúdo, o design de suas imagens, a coesão do branding, tempos de respostas rápidos para comentários, etc.

Se você quer ser memorável, você tem que ser grande no que você faz. E um dos pré-requisitos para isso é transmitir esta consistência parecendo confiável, ou, no mínimo, presente e acessível.

5. Invista tempo em seu blog

Construir um blog de qualidade leva um bom tempo.

A fim de criar uma página que é verdadeiramente memorável, é extremamente necessário investir tempo em pesquisas, informações sobre inovações, desejos do seu público alvo, etc.  

Isso fará toda a diferença nos seus resultados. Além disso, passará a ser uma rotina mais fácil de lidar no decorrer de seu dia a dia.

6. Construa uma identidade forte

Além do tom de escrita, o design é algo extremamente importante na construção de um blog memorável.

Cores, disposição dos itens, fontes, as introduções, o call to action… tudo isso faz parte de algo passível de ser lembrado pelos leitores posteriormente.

Invista parte do tempo também em visitar os blogs que você imagina serem concorrentes, de forma a verificar o que tem dado certo e procurar fazer algo ainda melhor.

Esta dica parece até um clichê.

Mas saiba que grande parte dos blogueiros perdem a oportunidade de se tornarem autoridades no assunto e aumentarem o seu tráfego orgânico justamente por confiarem demais em seu conteúdo, não se atentando para a parte de mexer com as emoções da audiência através de “paisagens” visuais impactantes.

7. Pense em slogans e taglines

Slogans e taglines são pequenos textos que chamam a atenção do leitor e contribuem para a criação de uma identidade para seu blog que seja facilmente identificada por quem conhece sua marca. 

Seja em comentários em redes sociais, panfletos, espaços em blogs parceiros – ou qualquer outro lugar que você escolher divulgar seu blog – as pessoas saberão que sua marca está ali presente, caso vejam uma frase ou uma imagem de impacto que remetem ao endereço do seu blog.

Mas isso não é uma tarefa tão simples quanto parece.

Você deve fazer muitos testes para saber quais palavras se encaixam na mensagem que você quer passar – sabe quais são as opções mais certeiras são ações fundamentais para que seu blog atinja o máximo de potencial de alcance através desta forma de divulgação.

8. Atraia tráfego

Seu blog pode ter todos os diferenciais necessários para que seja algo memorável, mas você nunca atingirá seu potencial se não for facilmente encontrado nas pesquisas do Google.

Para isso, invista em conhecimento. São inúmeras as ferramentas presentes na internet que possibilitam que seus conteúdos estejam nas primeiras posições nos principais motores de buscas, como o Google Adwords e estratégias de SEO.

Outra alternativa é variar a forma de divulgação.

Produção de conteúdo para e-mail marketing, divulgação de sua fan page no Facebook, horários melhores para publicação nas redes sociais, enfim… produzir conteúdo relevante, ter um visual matador e potencializar sua marca para que ela seja forte é apenas o começo para quem quer fazer a diferença no universo dos blogueiros que procuram seu lugar ao sol.

9. Aprenda a tomar café

Que raios de blogueiro você pretende ser se não sabe apreciar um bom café?

Esta é com certeza a bebida preferida deste tipo de profissional, pois mantém sua atenção focada e é um baita auxílio para a memória.

Brincadeiras à parte: estude, vá atrás das informações, procure evoluir a cada dia, mas não descuide da sua saúde. Procure refrescar a mente com caminhadas e momentos com os amigos para colocar os assuntos em dia, e é claro, um bom café.

Gostou do nosso artigo de hoje? Então aproveite os comentários e compartilhe conosco as suas dúvidas e experiências a respeito do assunto. Será um enorme prazer conversar com vocês. Um abraço!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.