A importância do blog para e-commerce

Qual a importância do blog para e-commerce? Descubra aqui porque é tão importante criar um blog para sua loja virtual. 

Blog para e-commerce

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Não é surpresa nenhuma dizer que grande parte dos e-commerce que existem por aí nem mesmo possuem um blog corporativo.

Embora hoje encontremos inúmeros motivos na internet a respeito do porquê as empresas devem investir na criação de um blog, o e-commerce ainda parece ser ignorado por muitos empreendedores e gestores.

Mas saiba que esse é um ponto imprescindível para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais competitivo!

As empresas que estão antenadas no mercado sabem muito bem qual é a importância do blog, principalmente no que diz respeito ao aumento do tráfego e o aumento na geração de leads.

No entanto, inúmeros outros benefícios ainda estão a favor de quem investe nessa poderosa ferramenta de marketing, especialmente para o comércio eletrônico.

O importante é pensar que, uma vez que grande parte dos concorrentes não investe em blogs, essa é uma enorme vantagem competitiva para você, já que será possível destacar sua empresa das restantes.

Se você ainda não está convencido e não sabe se esse trabalho vale a pena, o post de hoje dará as principais razões a respeito do porquê um blog é tão importante para o e-commerce.

Vamos lá?

O blog atrai tráfego para a loja online

Sim, é verdade.

Uma vez que você investe em uma boa produção de conteúdo para o blog da empresa, ele ajudará a chamar a atenção das pessoas para a sua loja online.

Tudo dependerá de uma boa estratégia de SEO.

A ciência por trás dessa estratégia é simples.

À medida que você escreve novos posts para o blog, novas páginas serão adicionadas ao site, construindo assim uma boa relação com os buscadores (Google, Yahoo, Bing e etc).

De tempos em tempos o Google verificará o site, a fim de classificá-lo nas pesquisas.

Mas não pense que basta você escrever um post sem periodicidade alguma.

O Marketing de Conteúdo precisa ser constante e sempre com posts que ajudem os leitores de alguma forma, ou seja, é uma tarefa que traz um ótimo retorno a médio/longo prazo.

Uma boa maneira de conseguir mais tráfego para o blog é colocando links dentro dos próprios posts para outras páginas do seu site ou do próprio blog.

Esse é um dos fatores principais que o Google leva em consideração na hora de ranquear um site.

E essa é só a primeira vantagem!

Um blog para e-commerce pode convencer o público a comprar de você

Pode ser que as estratégias de marketing da sua empresa consigam atrair alguns poucos visitantes para a loja online da sua empresa, mas o que acontece depois?

Entenda que a primeira impressão é a que fica, e, se você não tiver cuidado, os possíveis clientes podem simplesmente desaparecer.

Uma empresa de e-commerce precisa de uma boa maneira de converter os clientes e um blog é a ferramenta perfeita para fazer isso.

Mas por quê?

O blog ajudará a destacar a empresa no meio da multidão, provando seu poder como especialista no produto que vende.

Você poderá fazer o que quiser com o blog, contanto que ele seja bom naquilo que se propõe a fazer.

É importante investir em posts a respeito dos produtos mais recentes, entrevistas com clientes satisfeitos ou até mesmo falar sobre produtos que ainda serão lançados pela empresa.

A única certeza é que um blog de e-commerce deve ser interessante, educacional e mostrar autoridade a respeito dos produtos ou serviços que vende.

Pense que com ele será possível oferecer dicas e encantar os possíveis clientes, a fim de que eles fechem uma venda com você.

O blog abre as portas para que sua empresa seja notada nas mídias sociais

Se você ainda não possui um blog para seu e-commerce, é bem provável que não saiba o quão importante é compartilhar conteúdo nas redes sociais certas.

A partir do momento que uma empresa começa a utilizar o blog como ferramenta de marketing ela terá a faca e o queijo na mão.

Isso ajudará com que a empresa seja notada no mercado e os conteúdos disseminados em outras redes, atraindo muito mais seguidores e possíveis leads para a loja online.

Não precisa postar sempre material educativo.

O importante do blog é descobrir o que sua persona gosta de ler e compartilhar, usando isso para sua vantagem. Não só os posts escritos devem ser o foco de um blog, mas também infográficos, vídeos e materiais mais ricos como ebooks e whitepapers.

Além disso, crie uma boa estratégia e marque ponto em redes como Facebook e Twitter, pelo menos.

O blog mostra a real personalidade da sua empresa

Você sabia que o blog pode realmente ajudar a definir e transmitir ao público qual é a personalidade da marca?

Um bom blog passará confiança ao usuário, fazendo com que eles se conectem com a empresa e considerem comprar dela.

Certifique-se de deixar disponível ao público a opção de comentar nas postagens abaixo de cada texto, isso fará com que eles se sintam incluídos e livres dentro do seu ambiente, além de ser uma ótima maneira de obter novas ideias para futuros posts ou até mesmo verificar como o público reage a cada post.

Não tenha medo ou receio de comentários negativos. Responda cada um deles, sendo claro e objetivo. Dessa maneira sua empresa será vista como honesta e respeitável com clientes e possíveis clientes.

O blog aumenta sua base de dados

Que empresa não sonha em ter mais leads?

Bom, uma vez que você começa a postar conteúdo interessante, relevante e realmente valiosos, a empresa dará às pessoas uma razão para que elas voltem sempre e confiem na empresa.

Ao criar um blog, certifique-se de que as pessoas possam assinar seu feed através do email.

Dessa forma elas sempre estarão em dia com aquilo que você posta, e o número de leads só tende a aumentar.

Ofereça também algo de valor elevado, como um ebook ou um código de desconto que poderá ser usado para uma próxima compra.

Isso conquista o cliente e faz com que ele crie um laço com a marca.

Certifique-se de que não haja nenhum tipo de spam no seu email de vendas, pois isso afastará o público, fazendo com que ele desista de fechar negócio com você.

Afinal, ninguém gosta de receber spam, não é mesmo? Em vez disso, proporcione uma experiência gratificante para cada cliente, oferecendo conteúdos completos e pequenos tópicos internos sobre os produtos.

As vendas virão naturalmente.

O alcance da marca atinge níveis muito maiores

Não é segredo que uma empresa deseja atingir um público cada vez maior. Mas como fazer isso se as pessoas nunca ouviram falar do seu site?

A verdade é que as pessoas gostam de conteúdos que possam ser compartilhados dentro do ciclo de amizade delas; por isso é tão importante criar um conteúdo épico para postar no blog da empresa.

À medida que isso acontece, mais e mais pessoas ouvirão sobre você e ficarão curiosos a respeito daquilo que você vende.

Não se esqueça de habilitar os botões de compartilhamento para outras redes sociais, pois essa será a maior chance de ter outras pessoas em outras redes ouvindo o que a sua empresa tem a dizer.

O que você está esperando para começar a encantar seu público?

Depois de ler essas 6 dicas a respeito da importância de ter um blog para e-commerce, é bem provável que você já esteja convencido de como essa estratégia digital é importantíssima para os negócios de qualquer empresa do ramo.

O mercado está a cada dia mais competitivo e as empresas precisam inovar e estar sempre à frente da concorrência.

Essa é uma oportunidade única de fazer com que o comércio eletrônico da sua marca consiga ganhar a confiança e a lealdade do público que deseja atingir.

Tem alguma dúvida ou mais ideias a respeito de como montar um bom blog para e-commerce? Então entre em contato com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.