7 dicas de otimização de design de blog

Design de blog

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Muito se fala do conteúdo como o principal responsável pelo sucesso de um blog. De fato, ele é um dos pilares, mas um design de boa qualidade pode contribuir bastante.

É o design que faz um conteúdo parecer atrativo para os leitores. Afinal, do que adianta ter um ótimo texto se ele não for bem-apresentado e fácil de ler?

O bom design de blog não é aquele que somente entrega um visual agradável, mas sim uma experiência de navegação simples para o público.

E ele não se restringe apenas ao conteúdo. Pelo contrário: está no layout, nas cores, nas fontes, nos elementos gráficos, na usabilidade e na acessibilidade de um site ou de um blog.

Neste artigo, selecionamos 7 dicas que podem otimizar o design do seu blog para que, dessa forma, você melhore os resultados de sua estratégia, a experiência dos visitantes e as suas conversões. Acompanhe!

1. Faça um bom uso da psicologia das cores

psicologia das cores é a ciência que estuda a influência das cores nas emoções, razões e decisões de quem as percebe.

Em um blog, a boa utilização das cores é muito importante para reforçar determinadas mensagens ou orientações para o público.

Por exemplo: vamos supor que você tenha lançado um novo ebook e queira promovê-lo, de forma entusiasmada, em um banner no meio de um post.

Para transmitir essa sensação de vibração, entusiasmo e energia, o mais indicado é utilizar cores quentes de forma predominante nas imagens, como laranja ou vermelho. Isso ajudaria a alinhar a imagem à sua proposta e, com isso, provocar as reações desejadas nos leitores.

Essa combinação é muito importante para não tornar as coisas mais difíceis ou artificiais para o público.

Outro exemplo: um blog que fala sobre alimentação saudável e faz pouco ou nenhum uso do verde pode parecer estranho para os visitantes. Trata-se de uma associação natural e que facilita o entendimento dos valores da marca e da proposta daquele site.

2. Não exagere na quantidade de cores e de fontes

Tem alguns sites e blogs por aí que adoram variar nas cores e nas fontes. No entanto, tamanha diversidade pode confundir o público e prejudicar a construção de uma identidade visual.

Em relação às cores, é legal utilizar uma paleta com no máximo 5 ou 6 cores harmônicas entre si e coerentes com o logo da empresa ou do site.

A propósito, existem algumas ferramentas que podem sugerir variações prontas para o seu blog de acordo com os diferentes estilos de combinação, como o Adobe Color e o ColourCode.

O mesmo vale para as fontes: manter um padrão ajudará a não deixar seu blog parecer bagunçado. Use entre 2 ou 4 fontes legíveis para que haja uma unidade na transmissão dos seus conteúdos.

É legal pensar, por exemplo, em um tipo de fonte para os títulos de post, um para os textos, um para os menus e, se for necessário, um para a barra lateral do blog ou para os materiais promocionais.

Enfim, tanto com as cores quanto com as fontes, o indicado é prezar pela simplicidade. Nesse caso, menos é mais!

3. Deixe as suas publicações bem escaneáveis

escaneabilidade é um conceito que une 2 dos principais objetivos do design de blog: apresentar um visual bonito e facilitar a vida do público.

Isso acontece porque ele torna os textos visualmente mais interessantes e simples de serem lidos.

Por exemplo: quando você quebra um conteúdo em vários subtítulos, utiliza imagens no meio post e divide o texto em parágrafos curtos, a leitura se torna bem mais fluida.

O público na internet tem o costume de, primeiramente, “passar o olho” no texto para depois decidir se ele vai lê-lo todo ou não. Portanto, valorize mais essa 1ª impressão dos seus conteúdos.

4. Acelere o carregamento das páginas

Como já falamos, o design também tem a ver com a acessibilidade das páginas. Nesse quesito, não há algo mais importante do que a velocidade de carregamento.

Páginas lentas provocam frustração tanto para visitantes quanto para administradores de sites. É uma experiência chata para todo mundo.

Mas o que é que causa lentidão no carregamento das páginas? Geralmente, são imagens, scripts e códigos mais pesados que fazem um site demorar mais para abrir.

Para saber o que acontece exatamente no seu site ou blog, é legal utilizar algumas ferramentas que fazem a medição do peso e da velocidade das páginas, como o Pingdom e o PageSpeed Insights.

Essas plataformas são boas porque apontam o que as páginas têm de mais pesado e o que pode ser melhorado.

5. Destaque visualmente os CTAs

Um dos pontos em que design e usabilidade se misturam é a questão dos CTAs.

Os calls to action cumprem a função de orientar o público a realizar uma ação desejada, como assinar uma newsletter, baixar um material rico ou comprar uma oferta. Logo, eles precisam se destacar no layout para chamar a atenção das pessoas.

O ideal é que os CTAs tenham cores que se sobressaiam ao fundo de onde eles estiverem inseridos. Por exemplo: em um banner azul, um botão de CTA com uma cor amarela se destacaria visualmente.

Além da cor, tem a questão do posicionamento na tela. Dependendo do tamanho da página e do conteúdo, é recomendado que os CTAs se repitam para que o leitor sempre os tenha ao seu alcance, OK?

6. Melhore a usabilidade do blog

A usabilidade aplicada em um site ou blog é uma estratégia utilizada para fazer os visitantes conseguirem cumprir os seus objetivos de modo simples e intuitivo.

Esses objetivos podem ser aprender com um conteúdo, procurar um determinado texto, entrar em contato com a empresa, baixar um ebook ou mesmo comprar um produto.

Em seu conceito, a usabilidade se aproxima bastante do design. Aliás, pode-se considerar o design como uma das táticas para melhorar a usabilidade de um blog. Afinal, é ele que tornará as suas páginas mais funcionais e bonitas.

O design pode aperfeiçoar a navegação e o consumo de um site das seguintes formas:

  • ajustando o contraste entre o fundo e o texto (facilita a leitura);
  • diminuindo a aparição de pop-ups;
  • acertando no tamanho das fontes;
  • facilitando a identificação de links (o erro, nesse caso, é deixar tudo na mesma cor do texto);
  • destacando visualmente o campo de pesquisa do blog;
  • fazendo o blog ser navegado perfeitamente em dispositivos móveis (design responsivo), dentre outras boas práticas.

7. Aplique técnicas de CRO

Conversion Rate Optimization (CRO), como o nome sugere, é um conjunto de pesquisas, processos, testes e modificações na estrutura de um site de modo que ele aumente as suas taxas de conversão.

Mas o que isso tem a ver com design? A questão é que todo aperfeiçoamento focado em conversões tende a proporcionar, também, uma melhor experiência de navegação para o público.

Na prática, o CRO pode ser aplicado com segmentação do blog e dos seus conteúdos e por meio de testes A/B.

Esses testes podem ser feitos com botões de CTA, layout, cores, fontes, imagens, pop-ups e em outros elementos.

Os experimentos devem ser realizados nas principais páginas do blog, nas páginas de posts e nas landing pages.

Para entregar uma experiência de usuário acima da média, o seu blog precisará mais do que conteúdos relevantes. É necessário caprichar na sua apresentação visual, no seu desempenho e na facilidade de navegação proporcionada ao público.

A chave é alinhar um design intuitivo e bonito, que faça as pessoas não pensarem muito para concluir uma ação, com uma usabilidade eficiente. Essa combinação garantirá mais visitas, tempo de permanência, conversões e melhorias em todos os indicadores importantes para o blog.

Além dos conteúdos e do design de blog, é bom ficar de olho na otimização dos posts para os motores de busca.

Você saberá mais sobre isso em nosso post: “22 etapas fundamentais de SEO para completar antes de publicar seu próximo post”. N00ão deixe de conferir!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.