Brand Voice

Saiba o que é Brand Voice e como criar uma para a sua marca

Fidelizar clientes e tornar uma marca relevante no cenário digital devem ser os objetivos de qualquer gestor na atualidade. Dessa forma, pensar na estratégia de comunicação da sua marca com os consumidores é fundamental e, por isso, o Brand Voice é um conceito para o qual você deve atentar.

Um dos grandes desafios para as empresas após a globalização e o avanço da tecnologia é se destacar em meio a tantos concorrentes.

Aliado a isso, o consumidor é cada vez mais exigente e quer ser impactado apenas por aquilo que interessa a ele. Assim, a fidelização se torna uma tarefa ainda mais complexa.

Porém, existem algumas estratégias que podem criar uma relação mais próxima entre marca e consumidor. Uma delas é o Inbound Marketing, que tem como objetivo a produção de conteúdo relevante para que o cliente veja a sua empresa como referência no segmento.

Para tornar essa ideia ainda mais eficiente, surge o conceito de Brand Voice. Definir um tom de voz a ser utilizado pelo Branding nas plataformas de comunicação, como as redes sociais, é um diferencial e tanto para se aproximar ainda mais dos seus consumidores.

Que tal, então, saber mais sobre esse conceito, como aplicá-lo na sua empresa e os seus benefícios? Acompanhe conosco!

O que é Brand Voice e qual a sua importância?

Para que o consumidor se sinta à vontade ao se relacionar com a sua marca, é decisivo que você conheça quem quer impactar. Só assim, será possível definir o tom de voz correto para se comunicar de uma maneira que fortaleça a relação entre a sua empresa e o consumidor.

É exatamente esse o significado de Brand Voice, que se trata de estruturar a forma como a sua marca vai se relacionar nas redes sociais e outros pontos de contato.

Isso também vale quando falamos em Marketing de Conteúdo e qual vai ser o estilo da escrita nos textos do blog. Dessa forma, a tendência é de aumentar o engajamento com o usuário e transmitir os valores da sua empresa de maneira natural.

Tudo isso contribui para a fidelização de clientes, que vão passar a entender o comportamento da sua marca e a se identificar com aquele tipo de comunicação.

Não por acaso, o consumidor quer saber o posicionamento e os valores defendidos pelas empresas e, sem dúvidas, essa é a melhor maneira de atender à demanda. Ao adotar um tipo de linguagem bem definido e a personalidade da sua marca nos canais de comunicação, o cliente passa a conhecê-la melhor.

Caso a Brand Voice seja planejada corretamente, as chances de convencer o seu cliente a confiar na sua organização são maiores, assim como as possibilidades de vendas.

Se você quer tornar as suas estratégias mais precisas e investir melhor os seus recursos quando o assunto é Marketing, estabelecer uma Brand Voice faz toda a diferença. Ao aplicar esse conceito corretamente, os benefícios para a sua empresa serão muitos e a sua marca tende a se destacar no cenário digital.

Quais os benefícios de acertar na criação da voz da sua marca?

Criar uma voz para a sua marca é uma necessidade cuja importância cresce a cada dia. Para que você não pense duas vezes antes de produzir a Brand Voice da sua empresa, separamos abaixo alguns dos benefícios ao acertar no tipo de comunicação que vai manter com o consumidor!

Diferenciação da marca no mercado

A popularidade das ferramentas e estratégias cresce a todo tempo e, por isso, se destacar no mercado também fica mais difícil.

Não à toa, a pesquisa Content Trends 2019 mostra que fortalecer o reconhecimento de marca (72,5%) e gerar engajamento (68,6%) são os principais objetivos de quem aplica estratégias de Marketing de Conteúdo.

Com a aplicação correta de uma Brand Voice, você passa a se destacar aos olhos do cliente, com uma comunicação própria e exclusiva. Como resultado, um estilo de linguagem que se encaixe no que o consumidor procura vai tornar a sua marca mais relevante dentro do mercado de atuação.

Estratégias de Marketing mais precisas

A forma de comunicação entre empresa e consumidores é um fator cada vez mais relevante. Não adianta produzir um post no blog sem que a linguagem esteja adequada ao que o usuário que você quer atrair espera.

É o que acontece ao adotar um tom de voz mais descontraído caso a sua persona seja um advogado experiente — não vai funcionar.

Ao estabelecer um tom de voz para a sua marca, suas estratégias de comunicação tendem a se tornar mais eficientes, pois você vai saber exatamente como falar com o consumidor, assegurando que as ações serão, de fato, precisas em busca dos objetivos estipulados.

Maior fidelização de consumidores

Ter a certeza de que o consumidor confia na sua marca e vai sempre priorizá-la, mesmo com tantos concorrentes, é o sonho de qualquer gestor. Com a aproximação e o estabelecimento de uma relação mais próxima, o cliente vai se sentir mais confortável ao confiar os seus recursos na empresa.

Assim, as chances de fidelização são maiores, com a relação de confiança estabelecida entre as duas partes. O conteúdo não vai ser simplesmente atirado em direção aos consumidores, já que o objetivo da Brand Voice é oferecer sempre a melhor experiência ao consumidor.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos!
👉 Brand Equity: o que é e como utilizá-lo no Marketing Digital
👉 Branding para e-commerce: saiba como tornar sua marca conhecida
👉 Curso de Branding & Buzz: aprenda a trabalhar a sua marca!
👉 O que é Identidade Visual e quais as diferenças para o Branding

Quais os passos mais importantes para criar a Brand Voice?

Agora que você já sabe o que é Brand Voice e quais os benefícios de aplicar à sua estratégia de Marketing Digital, é hora de colocar a ideia em prática.

Nesse sentido, listamos os passos mais importantes para que você utilize o conceito corretamente e possa colher os benefícios que acabou de conhecer. Confira a seguir! 

Alinhe com o seu público-alvo

O tom de voz e o tipo de linguagem utilizados na sua estratégia de comunicação devem estar alinhados com o seu público-alvo. Afinal, você não vai utilizar a mesma estratégia para se relacionar com um público mais jovem ao tentar conversar com gerentes de multinacionais, certo?

Defina uma persona

Ao analisar detalhadamente o público que você pretende atingir, você vai ter as informações necessárias para aprimorar ainda mais o seu conhecimento sobre quem você quer impactar. Ao criar uma persona, você pode direcionar e personalizar ainda mais a produção de conteúdo, gerando resultados mais efetivos.

Escolha os canais certos de comunicação

Não adianta querer atirar para todos os lados quando falamos em estratégias de Marketing Digital. É fundamental que você segmente as campanhas e ações ao definir os canais certos para se comunicar.

Uma estratégia no LinkedIn pode funcionar melhor com um público, enquanto o email marketing pode ser mais eficiente com outro.

Crie uma tabela de tom de voz

Criar uma tabela de tom de voz para orientar o estilo de linguagem da sua marca também pode ser importante. Pense em três palavras que representem a sua empresa e complete a tabela com a descrição de cada uma delas — o que fazer e o que não fazer. Com isso, você consegue ter uma referência sempre em mãos.

Humanize a sua marca

Passar a ideia de que a sua marca tem sentimentos, valores e um tipo de comportamento é muito importante. Dessa forma, o usuário passa a se identificar e reconhecer nas marcas as mesmas características. É uma excelente maneira de aproximar o consumidor da sua empresa.

Utilize a Brand Voice na produção de conteúdo

Em seguida, é preciso saber aplicar a Brand Voice ao conteúdo produzido pela sua empresa. Seja ao produzir conteúdo para o blog, seja para se comunicar na página do Instagram. Adote a linguagem para os diferentes tipos de comunicação que você vai ter com o seu consumidor.

Qual é a relação entre Brand Persona e Brand Voice?

Quando falamos em Brand Voice, é importante complementar a estratégia com um personagem que possa representar a sua marca, ou seja, uma Brand Persona. É um perfil semifictício que vai dar um “rosto” à sua empresa, garantindo que o contato com os usuários seja feito de maneira mais natural e humanizada.

Afinal, o consumidor atual não quer apenas comprar um serviço e/ou produto. Ele quer se sentir valorizado pelas marcas. Ao criar uma Brand Persona e ter uma Brand Voice consistente, você facilita essa aproximação, fazendo com que o consumidor se sinta confortável ao se relacionar com a empresa.

A Brand Voice é, assim, uma excelente maneira de tornar as suas estratégias de Inbound Marketing mais eficientes. Ao aumentar o engajamento com o seu consumidor e adotar uma linguagem de acordo com o perfil e comportamento do público que você planeja impactar, a tendência é de conseguir resultados ainda melhores.

Como você já sabe tudo sobre Brand Voice e nós destacamos a importância de aliar esse conceito ao de Brand Persona, que tal tornar a sua experiência ainda mais completa? É só conferir o nosso artigo sobre o assunto e você vai entender melhor o poder da personificação dos valores da sua marca!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo