Saiba o que é Brand Voice e como criar uma para a sua marca

Fidelizar clientes e tornar uma marca relevante no cenário digital devem ser os objetivos de qualquer gestor na atualidade. Dessa forma, pensar na estratégia de comunicação da sua marca com os consumidores é fundamental e, por isso, o Brand Voice é um conceito para o qual você deve atentar.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Um dos grandes desafios para as empresas após a globalização e o avanço da tecnologia é se destacar em meio a tantos concorrentes.

Aliado a isso, o consumidor é cada vez mais exigente e quer ser impactado apenas por aquilo que interessa a ele. Assim, a fidelização se torna uma tarefa ainda mais complexa.

Porém, existem algumas estratégias que podem criar uma relação mais próxima entre marca e consumidor. Uma delas é o Inbound Marketing, que tem como objetivo a produção de conteúdo relevante para que o cliente veja a sua empresa como referência no segmento.

Para tornar essa ideia ainda mais eficiente, surge o conceito de Brand Voice. Definir um tom de voz a ser utilizado pelo Branding nas plataformas de comunicação, como as redes sociais, é um diferencial e tanto para se aproximar ainda mais dos seus consumidores.

Que tal, então, saber mais sobre esse conceito, como aplicá-lo na sua empresa e os seus benefícios? Acompanhe conosco!


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que é Brand Voice e qual a sua importância?

    Para que o consumidor se sinta à vontade ao se relacionar com a sua marca, é decisivo que você conheça quem quer impactar. Só assim, será possível definir o tom de voz correto para se comunicar de uma maneira que fortaleça a relação entre a sua empresa e o consumidor.

    É exatamente esse o significado de Brand Voice, que se trata de estruturar a forma como a sua marca vai se relacionar nas redes sociais e outros pontos de contato.

    Isso também vale quando falamos em Marketing de Conteúdo e qual vai ser o estilo da escrita nos textos do blog. Dessa forma, a tendência é de aumentar o engajamento com o usuário e transmitir os valores da sua empresa de maneira natural.

    Tudo isso contribui para a fidelização de clientes, que vão passar a entender o comportamento da sua marca e a se identificar com aquele tipo de comunicação.

    Não por acaso, o consumidor quer saber o posicionamento e os valores defendidos pelas empresas e, sem dúvidas, essa é a melhor maneira de atender à demanda. Ao adotar um tipo de linguagem bem definido e a personalidade da sua marca nos canais de comunicação, o cliente passa a conhecê-la melhor.

    Caso a Brand Voice seja planejada corretamente, as chances de convencer o seu cliente a confiar na sua organização são maiores, assim como as possibilidades de vendas.

    Se você quer tornar as suas estratégias mais precisas e investir melhor os seus recursos quando o assunto é Marketing, estabelecer uma Brand Voice faz toda a diferença.

    Ao aplicar esse conceito corretamente, os benefícios para a sua empresa serão muitos e a sua marca tende a se destacar no cenário digital.

    Quais os benefícios de acertar na criação da voz da sua marca?

    Criar uma voz para a sua marca é uma necessidade cuja importância cresce a cada dia. Para que você não pense duas vezes antes de produzir a Brand Voice da sua empresa, separamos abaixo alguns dos benefícios ao acertar no tipo de comunicação que vai manter com o consumidor!

    Diferenciação da marca no mercado

    A popularidade das ferramentas e estratégias cresce a todo tempo e, por isso, se destacar no mercado também fica mais difícil.

    Não à toa, a pesquisa Content Trends 2019 mostra que fortalecer o reconhecimento de marca (72,5%) e gerar engajamento (68,6%) são os principais objetivos de quem aplica estratégias de Marketing de Conteúdo.

    Com a aplicação correta de uma Brand Voice, você passa a se destacar aos olhos do cliente, com uma comunicação própria e exclusiva. Como resultado, um estilo de linguagem que se encaixe no que o consumidor procura vai tornar a sua marca mais relevante dentro do mercado de atuação.

    Estratégias de Marketing mais precisas

    A forma de comunicação entre empresa e consumidores é um fator cada vez mais relevante. Não adianta produzir um post no blog sem que a linguagem esteja adequada ao que o usuário que você quer atrair espera.

    É o que acontece ao adotar um tom de voz mais descontraído caso a sua persona seja um advogado experiente — não vai funcionar.

    Ao estabelecer um tom de voz para a sua marca, suas estratégias de comunicação tendem a se tornar mais eficientes, pois você vai saber exatamente como falar com o consumidor, assegurando que as ações serão, de fato, precisas em busca dos objetivos estipulados.

    Maior fidelização de consumidores

    Ter a certeza de que o consumidor confia na sua marca e vai sempre priorizá-la, mesmo com tantos concorrentes, é o sonho de qualquer gestor. Com a aproximação e o estabelecimento de uma relação mais próxima, o cliente vai se sentir mais confortável ao confiar os seus recursos na empresa.

    Assim, as chances de fidelização são maiores, com a relação de confiança estabelecida entre as duas partes. O conteúdo não vai ser simplesmente atirado em direção aos consumidores, já que o objetivo da Brand Voice é oferecer sempre a melhor experiência ao consumidor.

    Quais os passos mais importantes para criar a Brand Voice?

    Agora que você já sabe o que é Brand Voice e quais os benefícios de aplicar à sua estratégia de Marketing Digital, é hora de colocar a ideia em prática.

    Nesse sentido, listamos os passos mais importantes para que você utilize o conceito corretamente e possa colher os benefícios que acabou de conhecer. Confira a seguir! 

    Alinhe com o seu público-alvo

    O tom de voz e o tipo de linguagem utilizados na sua estratégia de comunicação devem estar alinhados com o seu público-alvo.

    Afinal, você não vai utilizar a mesma estratégia para se relacionar com um público mais jovem ao tentar conversar com gerentes de multinacionais, certo?

    Defina uma persona

    Ao analisar detalhadamente o público que você pretende atingir, você vai ter as informações necessárias para aprimorar ainda mais o seu conhecimento sobre quem você quer impactar.

    Ao criar uma persona, você pode direcionar e personalizar ainda mais a produção de conteúdo, gerando resultados mais efetivos.

    Escolha os canais certos de comunicação

    Não adianta querer atirar para todos os lados quando falamos em estratégias de Marketing Digital. É fundamental que você segmente as campanhas e ações ao definir os canais certos para se comunicar.

    Uma estratégia no LinkedIn pode funcionar melhor com um público, enquanto o email marketing pode ser mais eficiente com outro.

    Crie uma tabela de tom de voz

    Criar uma tabela de tom de voz para orientar o estilo de linguagem da sua marca também pode ser importante. Pense em três palavras que representem a sua empresa e complete a tabela com a descrição de cada uma delas — o que fazer e o que não fazer. Com isso, você consegue ter uma referência sempre em mãos.

    Humanize a sua marca

    Passar a ideia de que a sua marca tem sentimentos, valores e um tipo de comportamento é muito importante. Dessa forma, o usuário passa a se identificar e reconhecer nas marcas as mesmas características. É uma excelente maneira de aproximar o consumidor da sua empresa.

    Utilize a Brand Voice na produção de conteúdo

    Em seguida, é preciso saber aplicar a Brand Voice ao conteúdo produzido pela sua empresa. Seja ao produzir conteúdo para o blog, seja para se comunicar na página do Instagram. Adote a linguagem para os diferentes tipos de comunicação que você vai ter com o seu consumidor.

    Qual é a relação entre Brand Persona e Brand Voice?

    Quando falamos em Brand Voice, é importante complementar a estratégia com um personagem que possa representar a sua marca, ou seja, uma Brand Persona. É um perfil semifictício que vai dar um “rosto” à sua empresa, garantindo que o contato com os usuários seja feito de maneira mais natural e humanizada.

    Afinal, o consumidor atual não quer apenas comprar um serviço e/ou produto. Ele quer se sentir valorizado pelas marcas. Ao criar uma Brand Persona e ter uma Brand Voice consistente, você facilita essa aproximação, fazendo com que o consumidor se sinta confortável ao se relacionar com a empresa.

    A Brand Voice é, assim, uma excelente maneira de tornar as suas estratégias de Inbound Marketing mais eficientes. Ao aumentar o engajamento com o seu consumidor e adotar uma linguagem de acordo com o perfil e comportamento do público que você planeja impactar, a tendência é de conseguir resultados ainda melhores.

    Como você já sabe tudo sobre Brand Voice e nós destacamos a importância de aliar esse conceito ao de Brand Persona, que tal tornar a sua experiência ainda mais completa? É só conferir o nosso artigo sobre o assunto e você vai entender melhor o poder da personificação dos valores da sua marca!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.