Passo a passo de como produzir um briefing para Relações Públicas

O briefing para Relações Públicas é o primeiro passo para que o seu planejamento estratégico de comunicação seja alcançado com sucesso. Para isso, de maneira resumida, é preciso passar quais são as informações mais importantes para quem vai cuidar da sua imagem, dos desafios até as metas e objetivos.

Briefing para relações públicas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Qualquer estratégia precisa de um direcionamento eficiente, seja ela de Marketing Digital, seja de Tecnologia, seja de Comunicação.

Não por acaso, sem um norte, é provável que, mesmo com excelentes profissionais e boas ferramentas, os resultados não sejam os esperados. Um exemplo é produzir um briefing para Relações Públicas.

Com os consumidores e clientes cada vez mais exigentes, e um mercado altamente competitivo na atualidade, é decisivo que cada uma das suas estratégias seja a mais precisa possível.

Diante disso, para que o trabalho de comunicação seja efetivo, é preciso realizar um briefing que sirva de orientação.

Para saber mais sobre esse assunto, e como criar um briefing para Relações Públicas da melhor maneira possível, siga a leitura, tire todas as suas dúvidas sobre o tema e comece a acompanhar uma melhora significativa nos seus resultados!

O que é um briefing para Relações Públicas?

Um briefing para Relações Públicas é o primeiro passo para o início de um planejamento estratégico de comunicação.

Ou seja, um documento que contém todas as informações relevantes  e resumidas  da situação atual da sua marca ou empresa. É o momento ideal para descrever desafios, problemas, oportunidades e objetivos.

Para que uma empresa consiga exatamente o que espera de uma agência de Relações Públicas, é preciso organizar as informações mais vitais em um único documento, que sirva de base para todas as ações e campanhas a serem realizadas.

Sobretudo, é um arquivo que fornece o posicionamento ideal que a organização espera do trabalho de comunicação.

Aliás, é importante garantir que o briefing repassado siga o que a palavra significa: um resumo.

Ao passar as informações que a empresa mais considera fundamentais, é preciso tomar cuidado para não engessar o trabalho de quem vai receber esse conteúdo, permitindo que o trabalho seja realizado em cima desse documento.

O objetivo é encontrar um meio termo: um briefing que não seja simples demais e sem todas as informações necessárias, ou muito longo e que atrapalhe o desenvolvimento do trabalho das equipes de planejamento e criação.

Uma tarefa difícil, mas que, se for feita corretamente, torna o resultado final ainda melhor.

Qual a importância desse conceito?

A imagem e a relevância de uma marca são cada vez mais decisivas para ter sucesso nos dias de hoje em meio a tanta concorrência.

Por isso, facilitar o trabalho de quem tem a missão de cuidar desses fatores pode ser um diferencial entre o sucesso e o fracasso das ações da sua empresa.

Por meio da mídia e dos diferentes canais de comunicação existentes na atualidade, é possível influenciar a opinião que os consumidores têm em relação a uma empresa ou marca.

Assim, ao realizar o briefing para Relações Públicas, você garante uma maior precisão das campanhas e ações futuras da sua organização.

Uma agência de Relações Públicas pode cuidar de diversas contas, casos e clientes, o que torna impossível conhecer detalhadamente cada um dos seus trabalhos.

Em razão disso, resumir as informações necessárias e mais importantes para quem vai cuidar da imagem da sua empresa é uma mão na roda.

Seja para atrair novos clientes, seja para solucionar uma crise de marca, uma campanha eficiente de comunicação é uma maneira de inovar as suas estratégias e, assim, conquistar melhores resultados.

Mas, para isso, é preciso fornecer um briefing para Relações Públicas com as perguntas e respostas mais importantes.

Com isso em mente, não espere que os outros conheçam melhor a sua empresa do que aqueles que estão dentro dela.

Produza um documento com tudo o que for mais necessário para que o trabalho de RP fortaleça a imagem e a sua marca passe a ser vista como autoridade em sua área de atuação.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

Como encontrar os veículos certos para enviar press release

Press kit: entenda o que é e como fazer um de sucesso

Ações de relações públicas: quais as melhores para sua empresa

O que é assessoria de imprensa e como o marketing digital ajuda


Quais fatores levar em consideração para uma estratégia eficiente?

Agora que você já sabe o que é e qual é a importância de produzir um briefing para Relações Públicas, é hora de começar a produzir.

Para ajudar você nessa tarefa, detalhamos alguns tópicos importantes para você atentar e garantir a criação de um documento perfeito. Confira!

1. Defina os seus objetivos

Qualquer estratégia precisa começar com um objetivo bem definido e, com o briefing para Relações Públicas, isso não deve ser diferente. Então, defina um ou mais objetivos claros, que realmente possam ser alcançados e saiam dos clichês, como “conseguir mais seguidores”.

Em outras palavras, é preciso definir quais vão ser as metas a serem alcançadas e quais os indicadores utilizados para avaliar o desempenho das suas campanhas e ações.

Afinal, as famosas métricas da vaidade, por exemplo, podem passar uma imagem diferente do que é visto na realidade. Responder o que precisa ser alcançado é o primeiro passo para o sucesso da sua estratégia.

2. Conheça o seu público-alvo

Para conseguir os melhores resultados, é fundamental conhecer quem são os consumidores a serem impactados pelas suas ações.

Desse modo, detalhar e especificar qual é o seu público-alvo assegura maior eficiência da sua estratégia. Passar a mensagem exata que o cliente procura aumenta as chances de sucesso.

Atualmente, os consumidores são mais exigentes e demandam um serviço personalizado e que, de fato, faça sentido para ele.

Porém, isso só vai ser possível ao oferecer um resumo detalhado do perfil e comportamento do seu cliente, permitindo ações mais precisas da equipe de Relações Públicas.

3. Escolha os veículos corretos

Não basta conhecer quem você quer impactar — é importante conhecer o que esse consumidor utiliza para se informar.

Ou seja, definir os veículos corretos de comunicação para gerar o impacto necessário e, consequentemente, alcançar os objetivos traçados anteriormente.

De que adianta preparar uma campanha voltada para um determinado público e não veicular nos canais utilizados pelo seu consumidor? Todo o esforço será desnecessário e, certamente, os objetivos não vão ser atingidos.

4. Informe qual mensagem precisa ser transmitida

Para passar o briefing correto para a equipe de Relações Públicas, é preciso entender qual é o posicionamento da sua marca. Ou seja, qual é o tipo de relação com a sua persona? Qual é a linguagem ou tom de voz utilizados nas redes sociais?

É essencial deixar isso bem claro no documento repassado para quem vai cuidar da imagem da sua marca. Assim, você evita falhas na comunicação e garante que as suas campanhas estão seguindo a direção correta e, mais importante, alinhadas ao posicionamento da organização.

5. Determine um tempo para cada ação

Em determinadas situações, tempo é vital, especialmente, quando falamos em eventos com datas marcadas. Mas o profissional de Relações Públicas não vai conseguir adivinhar quais são os prazos para a realização de cada ação.

Por isso, estabeleça datas para veiculação de determinadas campanhas e, assim, a equipe responsável pela imagem da sua empresa poderá se organizar da melhor maneira possível.

6. Estabeleça um orçamento para suas campanhas

Para que o responsável pela comunicação consiga realizar uma campanha eficiente, ele precisa saber quais são os recursos disponíveis para tal ação.

Isso porque o orçamento pode alterar completamente qual vai ser a abrangência da campanha ou mesmo os veículos utilizados para se comunicar com o público.

Tendo isso em vista, não adianta tentar esconder a realidade: informe exatamente qual é a verba disponível no briefing para Relações Públicas.

Por menor que seja, é melhor começar a planejar uma estratégia que realmente possa ser colocada em prática do que perder tempo planejando algo impossível de ser realizado.

Qual a relevância de um press release para o seu negócio?

Seja para divulgar a sua empresa como um todo, seja para uma campanha específica, o press release é um excelente meio de comunicação.

Também conhecido como comunicado ou boletim de imprensa, é uma maneira de apresentar ao mercado e aos consumidores o que está sendo feito pela sua organização.

Não basta ficar esperando que os consumidores procurem pela sua empresa — é preciso mostrar o que está sendo feito. Com um briefing de Relações Públicas, passar as informações necessárias sobre uma nova ação da sua organização pode tornar o seu comunicado ainda mais eficiente, por exemplo.

Lembrando que a segmentação do público e dos canais de comunicação utilizados também é muito importante para que a sua ação seja, de fato, efetiva. Aparecer regularmente nos principais canais de comunicação do seu segmento de mercado é uma excelente maneira de reforçar a autoridade da sua marca.

O briefing para Relações Públicas é, portanto, uma excelente maneira de ter a certeza de que a comunicação vai ser alinhada com os objetivos e metas da sua organização, impactando os consumidores de forma precisa.

Para garantir que a imagem da sua empresa seja a mais positiva possível, que tal ficar por dentro de outro assunto importante quando falamos em Relações Públicas? Confira o nosso artigo completo sobre press release e entenda o que é e como estruturar um da maneira certa!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.