Aprenda a achar links quebrados do seu site usando o Broken Link Checker

A existência de links quebrados em páginas da Internet interfere diretamente na experiência do usuário. Mas você sabia que links quebrados também podem prejudicar significativamente seu ranking de SEO no WordPress? Com o plugin Broken Link Checker, você pode resolver esse problema!

broken link checker

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você conhece o Broken Link Checker? Como o próprio nome sugere, ele checa links quebrados no seu site. Esse problema afeta negativamente as classificações de SEO (Search Engine Optimization), já que a experiência do usuário na Internet tem grande relevância para o ranqueamento em motores de busca.

Tanto o Google quanto outras plataformas de pesquisa orientam os proprietários de sites a verificar a existência de links quebrados que comprometam o acesso ao seu público. Mas quando não há esse cuidado, são penalizados com a baixa visibilidade nos resultados de busca.

Além disso, 88% dos usuários tendem a abandonar o site e não retornar caso encontrem um erro em uma página durante o acesso. Esses são bons motivos para que você procure links quebrados no seu site com o Broken Link Checker e corrija-os com outro plugin do WordPress, o Redirection. Vamos ensinar como fazer isso. Confira, neste artigo:

  • O que são links quebrados e por que ocorrem?
  • Como o Broken Link Checker pode ser útil?
  • Como encontrar links quebrados com essa ferramenta?

O que são links quebrados e por que ocorrem?

Links quebrados são aqueles que não operacionalizam a navegação, ou seja, direcionam para uma página de erro — informa ao usuário que o site não foi encontrado (erro 404). Eles acontecem por vários motivos:

  • página excluída;
  • erros de digitação;
  • página movida para outro local;
  • troca de domínio.

Sites WordPress, geralmente, têm links quebrados quando você transfere o domínio, exclui uma postagem ou não cria um direcionamento adequado para a página. A criação e gestão do site também deve ser adequada para inibir esse tipo de erro. O Stage tem uma equipe especializada que pode ajudar nisso.

Como o Broken Link Checker pode ser útil?

Para evitar que esses erros fiquem escondidos e prejudiquem a credibilidade e a usabilidade do seu site, você pode rastrear e corrigir links quebrados com o Broken Link Checker. O plugin do WordPress verifica se há links quebrados — internos e externos — e informa se eles forem encontrados. Veja alguns recursos do Broken Link Checker, a seguir:

  • monitora links em postagens, comentários e campos personalizados;
  • detecta links que não funcionam ou redirecionam para páginas não encontradas;
  • notifica o proprietário do site por meio do cPanel ou por email;
  • destaca os links quebrados nas postagens;
  • impede que os mecanismos de pesquisa sigam links quebrados;
  • pesquisa e filtra links por URL, texto âncora etc.;
  • permite editar os links diretamente da página do plugin, sem que haja necessidade de atualizar manualmente cada postagem.

Como encontrar links quebrados com essa ferramenta?

Existem muitos métodos para encontrar um link quebrado no seu site WordPress: por meio do SEMRush, do Ahrefs ou pelo Google Search Console. Neste tutorial, o passo a passo se baseia no uso do plugin Broken Link Checker.

Instale e ative o plugin Broken Link Checker no seu WordPress

Para instalar um plugin no seu WordPress é fácil, basta seguir esses passos:

  1. acesse o cPanel do seu WordPress;
  2. clique em “plugins”, seção que, geralmente, fica abaixo de “aparência”;
  3. clique em “adicionar novo”;
  4. procure pelo Broken Link Checker;
  5. faça o download do plugin e depois o ative.

Realize a detecção de links quebrados

O tempo para análise varia conforme o tamanho do site, a quantidade de postagens e links encontrados. O plugin trabalha em segundo plano e busca links quebrados em postagens, páginas e comentários.

Quando a análise estiver concluída, o Broken Link Checker verifica cada link individualmente. O tempo de execução também depende da quantidade de links quebrados encontrados. Você pode monitorar o progresso e fazer ajustes em “Configurações” » “Verificador de Link”.

O relatório completo fica disponível em “Ferramentas” » “Links quebrados”. Após algum tempo de uso, o relatório também inclui links quebrados em sites de terceiros, que foram acessados a partir da sua página.

Uma notificação também aparecerá no widget “Broken Link Checker” no cPanel. Para economizar espaço de exibição, você pode manter o widget fechado e configurá-lo para expandir automaticamente quando outros links quebrados forem detectados.

As notificações por email precisam ser ativadas separadamente. Você pode fazer isso em “Configurações” » “Verificador de Link”.

broken link checker

Analise a ocorrência de links quebrados

A guia “Links quebrados”, por padrão, exibe a listagem de todos os links detectados. Você pode criar filtros em “Criar filtro personalizado” para exibir apenas links de comentários, por exemplo. Assim, pode realizar a correção em blocos.

  • “Editar URL”: permite alterar o URL do link. Se ele estiver presente em mais de um local, todas as ocorrências serão alteradas;
  • “Desvincular”: remove o link, mas deixa intacto o seu texto;
  • “Não quebrado”: permite marcar manualmente, caso o link identificado não esteja quebrado;
  • “Dispensar”: oculta o link das visualizações “Links quebrados” e “Redirecionados”.

Desative o Broken Link Checker

É preciso manter o plugin ativo durante a verificação dos links quebrados, mas, depois de executar essa tarefa, você deve desativar o plugin para evitar que ele interfira na velocidade do seu servidor e, consequentemente, no desempenho de carregamento da sua página. Também pode ser interessante desinstalar o plugin depois da verificação.

Corrija os links quebrados no WordPress

A melhor maneira de corrigir um link quebrado é redirecioná-lo para outra página. Por exemplo, se você moveu o conteúdo de um artigo para um endereço diferente, será necessário redirecioná-lo para o artigo mais recente.

Da mesma forma, se um artigo não existir mais, você pode direcionar os usuários para uma página semelhante, que esteja intimamente relacionada ao conteúdo do artigo antigo.

Para isso, instale e ative o plugin Redirection. Após a ativação, você precisa visitar a seção “Ferramentas » “Redirecionamento” para configurá-los. Adicione o link quebrado antigo no campo “URL de origem” e o novo URL no campo “URL de destino”.

broken link checker

Depois disso, clique no botão “Adicionar redirecionamento” para salvar suas alterações. Não se esqueça de testar a alteração: visite o link quebrado e veja se você será redirecionado para a nova página. Esse processo deve ser repetido em todos os erros encontrados.

O processo de criação dos backlinks pode ser decisivo para garantir a relevância do seu site na web, mas se ainda houver links quebrados na sua página, o Broken Link Checker certamente poderá ajudar. Esse monitoramento deve ocorrer regularmente para que o SEO não seja prejudicado.

Veja, ainda, como contemplar a otimização de sites e garantir a melhor estratégia para a sua página!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.