BuddyPress: saiba tudo sobre esse plugin de redes sociais para WordPress

O BuddyPress é um plugin que transforma o WordPress em uma rede social. Com suas funcionalidades, é possível criar comunidades de clientes ou de pessoas interessadas em um assunto, sejam elas consumidores ou funcionários de uma empresa.

buddypress

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Redes sociais se mostram há bastante tempo como plataformas de alta capacidade para promoção de empresas e crescimento de marcas. Se usar as tradicionais como Instagram, Facebook e Twitter é vantajoso, imagine como poderia ser a sua própria? Por mais que isso pareça inalcançável, acredite, não é. Graças ao plugin BuddyPress, sua empresa pode ter a própria rede social!

De maneira simples e prática, gerenciar um grupo de pessoas conectadas por um assunto em comum pode ser facilitado graças a esse recurso. Nesse ambiente, mais do que debater sobre temas e se informar, pessoas podem também estar prontas para se engajar a marcas que propõem essa conexão. Por isso, o BuddyPress tem um grande potencial para estratégias de Marketing Digital!

Neste conteúdo, falaremos um pouco mais sobre o plugin, como ele pode ser usado e quais vantagens traz para as marcas. O conteúdo abordará os tópicos:

  • O que é o BuddyPress?
  • Por que usar o BuddyPress?
  • Como criar com o BuddyPress?

Continue no post para descobrir!

O que é o BuddyPress?

O BuddyPress é um plugin do WordPress que permite às empresas criar verdadeiras redes sociais integradas. Na prática, essa ferramenta gera um ambiente completo de gestão a partir da plataforma CMS, também com hospedagem, mas dando origem a esse ambiente de controle, em vez de um site tradicional.

A ideia do BuddyPress é permitir a criação de redes de menor porte, não capazes de competir com as tradicionais, mas com a ideia de juntar nichos de pequeno e médio porte. Por isso, é possível explorar bem essa ideia, com comunidades relacionadas a diversos assuntos. Assim, você pode criar até mesmo uma rede para seus consumidores.

A partir disso, é possível desenvolver, por exemplo, clubes de desconto, comunidades de discussão, redes sociais locais, redes sociais corporativas e o que mais o usuário quiser. Tudo isso com uma gestão relativamente facilitada, a partir do tradicional ambiente do WordPress, com uso do dashboard e com um desempenho fluido, graças ao fato de se tratar de um plugin.

Por que usar o BuddyPress?

O BuddyPress pode ser realmente decisivo para quem enxerga nessa ferramenta boas possibilidades de conectar comunidades ou até mesmo gerar uma. Empresas podem surgir a partir dessa ideia de rede social ou, o que também é muito comum, criar redes para conectar pessoas que fazem parte, por exemplo, de um grupo de consumidores.

A seguir, entenda melhor de que maneira o BuddyPress pode ser útil e quais ganhos ele consegue trazer quando aplicado da maneira certa.

Gerar interações genuínas

Uma rede social é capaz de gerar interações de maneira natural e genuína, apenas pelo fato de proporcionar uma plataforma em que as pessoas compartilham ideias e preferências. Quando marcas sabem explorar isso, interferindo de maneira sensível e pontual, é possível desenvolver o engajamento com uma empresa, gerando um grupo de consumidores cada vez mais fiel.

As interações com a marca também são parte dos resultados que podem ser obtidos nessas redes sociais. É possível usar esses ambientes também como um local em que consumidores possam tirar dúvidas, debater sobre serviços e criar um espaço em que, mais do que clientes, essas pessoas possam se tornar verdadeiros fãs e apoiadores das marcas.

Ter um canal direto de comunicação

Uma ótima inspiração para as redes sociais que podem ser criadas no BuddyPress são as comunidades de desenvolvedores. Eles se juntam em ambientes em que falam sobre linguagens de programação, ferramentas e softwares. Nesse caso, as empresas podem criar esses locais na web para, além de debater serviços e produtos, gerar um canal direto de comunicação.

Por lá, recados, informações, ofertas de descontos, atendimentos e o que mais for possível deve ser conduzido de maneira facilitada. O ponto de partida para convencer os consumidores a aderirem à nova rede social é a vantagem de estarem em um local exclusivo e limitado. No entanto, cabe à empresa assegurar também bom uso desse canal, fazendo valer a ideia de comunicação diferenciada.

Criar uma comunidade de clientes

Clientes de determinadas empresas gostam de debater sobre produtos, suas experiências de uso, possibilidades de melhorias em resultados e diversos outros temas. Com o BuddyPress, é possível criar redes sociais que gerem esses resultados, fundando verdadeiras comunidades. Isso é muito comum com grandes marcas, e é necessário saber como apresentar a ideia.

O ideal é partir de uma proposta de gerar o ambiente ideal para a troca de informações e dicas, mas totalmente movimentado pelos próprios clientes. Naturalmente, moderadores da empresa devem fazer parte para ser a voz oficial da marca. A comunidade, se for realmente útil e se desenvolver de acordo com os interesses dos clientes, tem tudo para se tornar um ponto de encontro de quem consome o que a empresa vende.

Gerar oportunidades de conversão

Consumidores engajados e cada vez ais interagindo sobre produtos e marcas são um prato cheio para gerar mais conversões. Tudo é mais simples se eles estão simpáticos à marca e ao que ela faz, o que pode ser gerado por meio desse ambiente ideal de uma rede social. A partir disso, torna-se mais fácil gerar conteúdos, debates e informações que encaminhem essas pessoas às conversões.

Nesse cenário, as empresas se mantêm prontas para aplicar estratégias de Marketing Digital específicas para esses ambientes internos, sempre valorizando a participação dos consumidores. Oportunidades únicas podem ser desenvolvidas para os membros das redes sociais, o que gera neles a ideia de exclusividade e vantagens, despertando o desejo de consumo.

Como criar com o BuddyPress?

Quer ver um passo a passo simples? Nós mostramos desde a concepção de ideia de rede social até a instalação do plugin no seu WordPress. Confira!

Defina a proposta da rede social

O que você pretende com uma rede social? Primeiramente, defina se será uma comunidade de clientes da marca, uma rede social corporativa ou qualquer outra ideia. Esse será o ponto de partida essencial que vai guiar os resultados.

Instale o BuddyPress no WordPress

buddypress

No dashboard do seu WordPress, vá em plugins e digite o nome do BuddyPress. Ao encontrá-lo, instale e, ao término do processo, ative-o. Ele estará pronto para ser usado ao acessar novamente a parte de criação de páginas do seu WordPress.

buddypress

Escolha um tema

Da mesma forma que funciona na criação de sites, é necessário escolher um tema que vai dar toda a estrutura visual e de funcionamento, mas, nesse caso, à rede social. O BuddyPress tem uma seleção de temas oficiais que podem ajudar a escolher aquele ideal para a rede social que está sendo criada. É fundamental fazer uma escolha que corresponda ao projeto pretendido!

buddypress

O BuddyPress é, sem dúvidas, uma ótima opção de plataforma para quem acredita que pode gerar uma rede social funcional e que realmente traga ganhos à estratégia da empresa. O plugin é de simples instalação, configuração e uso, o que facilita os resultados.

Gostou do conteúdo? Aproveite e saiba melhor o que são bugs, como eles podem atrapalhar e como lidar com os problemas!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.