Como fazer uma busca avançada no Twitter

A busca avançada no Twitter ajuda a encontrar conteúdos específicos nos tweets dos usuários, como palavras-chave específicas. Além disso, é possível segmentar por localização e data, em opções que tornam a busca mais certeira e otimiza o trabalho do social media.

Como fazer uma busca avançada no Twitter

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Estratégias de Marketing Digital aplicadas em redes sociais já são opções concretas de posicionamento na web. Os resultados são satisfatórios e é sempre possível mensurar as campanhas e entender como está o engajamento do público com a marca.

Entre essas possibilidades, a busca avançada no Twitter é um mecanismo que facilita o controle das interações e citações.

O grande volume de mensagens nessa plataforma pode dificultar o trabalho do social media, que nem sempre encontra o que deseja na busca tradicional.

Quanto mais filtros forem aplicados, mais refinado é o resultado, de acordo com o que se deseja saber. Para o uso comercial do Twitter, ter a possibilidade de um recurso com maior detalhamento caiu como uma luva!

Neste post você vai saber o que precisa sobre esse recurso, em um conteúdo detalhado entre estes tópicos:

Continue a leitura e se aprofunde no tema!

 

O que é a busca avançada no Twitter?

A busca avançada no Twitter é um recurso da rede social que permite fazer pesquisas mais aprofundadas, aplicando termos de filtragem para os resultados.

Essa possibilidade se faz muito interessante para encontrar tweets bastante específicos, que contêm palavras-chave de interesse, que sejam de determinada região, que venham de algumas pessoas e em períodos específicos.

Uma estratégia de Marketing Digital no Twitter tem suas particularidades e, entre elas, o alto nível de interação possibilitado pelo mecanismo da plataforma se destaca. Essa é uma característica que obriga as empresas a se manterem dinâmicas nas respostas.

Esse contato mais próximo está relacionado ao engajamento facilitado. Se mais pessoas falam da marca, de um produto, de um serviço ou até mesmo de uma campanha, naturalmente há um indício de envolvimento.

Portanto, o monitoramento é parte fundamental da estratégia e, para fazer isso com maior precisão, a busca avançada no Twitter é um recurso muito útil.

As opções de segmentação

A base da opção da busca avançada é justamente a segmentação que ela permite. Em meio ao volume de possíveis citações de termos interessantes, o detalhamento maior dos filtros é o que torna uma pesquisa certeira e com retornos realmente valiosos ao que é pretendido. Esse diferencial é uma verdadeira ferramenta para quem precisa de recursos de alto desempenho.

Gerenciar contas comerciais nessa rede social pode não ser fácil, especialmente na hora de ter a percepção de como a audiência está vendo a sua marca. Nesse cenário, a busca avançada no Twitter é como se fosse uma grande lupa em meio a milhões de letras minúsculas.

Sem esse recurso, o trabalho manual seria praticamente impossível de ser feito, especialmente quando falamos de contas de grande porte. A segmentação também é ótima para que se trabalhe com uma análise mais estratégica, como a simples possibilidade de avaliar tweets que são de determinada cidade ou em algum bairro.

Na busca avançada no Twitter existem grandes opções de segmentação ampla, seguidas de mais alguns filtros relacionados a cada uma delas:

  • palavras;
  • pessoas;
  • locais;
  • datas.

Na segmentação “Palavras“, é possível utilizar os seguintes filtros:

  • “todas estas palavras”;
  • “exatamente esta frase”;
  • “qualquer uma destas palavras”;
  • “nenhuma destas palavras”;
  • “estes marcadores”;
  • “escrito em” (seleção de idiomas).

Nas opções da segmentação “Pessoas” há os filtros:

  • “destas contas” (selecionar usuários específicos)”;
  • “para estas contas” (interações suas com usuários específicos);
  • “mencionando estas contas”.

Em “Locais” é possível ativar a localização ou selecionar uma outra região, como países, estados, cidades e, até mesmo, bairros.

 

Como o Twitter é importante em campanhas de redes sociais?

As campanhas de Marketing Digital estão diretamente ligadas à presença de contas comerciais nas redes sociais. Hoje, em meio ao alto nível de uso dessas plataformas, deixar de aproveitar esse canal de comunicação e de atendimento pode ser um grande erro.

Mais do que simplesmente fazer esse trabalho ativo, as marcas precisam estar sempre atentas e monitorando o que seu público-alvo diz. O absurdo número de tweets diários, entre um número proporcionalmente gigantesco de usuários, pode contar, ainda que pequena, uma parcela significativa de menções aos seus produtos ou à sua marca.

Nem sempre essas citações serão diretas, justamente por isso fica complicado ter um controle preciso. Quando o consumidor realmente tagueia sua conta, o trabalho é bem menor. No entanto, nem sempre isso acontece — além do fato de os tweets trazerem palavras-chave que são interessantes à estratégia do seu negócio.

Em meio a todas essas possibilidades, o Twitter é uma rede social imprescindível para uma campanha completa nas redes sociais, já que funciona como um verdadeiro termômetro para assuntos específicos. Ele ajuda até mesmo a saber onde estão as pessoas que falam da sua marca, o que pode ser um pilar para ajustes e otimizações relacionadas à segmentação das suas campanhas.

 

Quais são os benefícios da busca avançada?

A busca avançada no Twitter não é um recurso que foi simplesmente projetado por ser funcional. Naturalmente, essa possibilidade tem um impacto muito positivo para contas comerciais e de influenciadores, justamente por isso ela é uma verdadeira mão na roda!

O trabalho de quem gerencia contas precisa de objetividade e produtividade. Nesse sentido, a ferramenta de busca com maior detalhamento é fundamental.

Há muitos benefícios proporcionados pela busca avançada, mas alguns são realmente estratégicos e decisivos na gestão desses perfis. A seguir, conheça algumas dessas vantagens e como elas beneficiam quem precisa gerar contas do tipo!

Mensurar a opinião sobre campanhas e produtos

Usuários do Twitter estarão sempre falando sobre uma campanha que a marca divulgou nas redes ou até mesmo sobre produtos, esses quando já são clientes. A rede social estimula essas manifestações, já que é um blog pessoal em que as pessoas compartilham ideias, relatos, opiniões e uma série de outro conteúdo no dia a dia.

A parte interessante e estratégia disso é justamente analisar o que é dito. Não há melhor oportunidade do que essa, em que a marca checa exatamente a opinião de sua audiência.

É um medidor claro e totalmente transparente sobre absolutamente tudo, desde a marca até outros detalhes, esses que podem ser buscados graças às palavras-chave da busca avançada.

Monitorar o engajamento com a sua marca

O engajamento é o “ouro” da era do Marketing Digital!

Métricas de vaidade podem ser importante em algum momento, mas o que realmente vai garantir a marca forte e continuidade do trabalho online é o engajamento. Mensurar isso não é difícil, principalmente com a busca avançada no Twitter.

Há duas formas de conseguir: por meio do conteúdo dos tweets e das interações.

Se o usuário fala bem da sua marca, elogia produtos ou tem outras postagens desse tipo, sempre positivas, é um indicador claro de que há o engajamento.

Esse é o ponto de partida para a outra melhor maneira de mensurar: as interações. Usuários que interagem estão concretamente engajados com a empresa, e isso resulta em uma relação de proximidade muito importante.

Poder monitorar essas duas situações é muito cômodo, produtivo e também estratégico. São manifestações espontâneas e que surgem a todo momento. Um trabalho de monitoramento constante pode trazer resultados muito positivos.

Se antecipar a atendimentos

O Twitter também é um canal de atendimento muito usado pelos usuários, assim como outras plataformas, como o Facebook e o Instagram.

A busca avançada é uma excelente maneira de detectar dúvidas, insatisfações ou manifestações de necessidade de contato. Até mesmo propositalmente, usuários citam a marca para conseguir a devida atenção.

Do lado de quem gere as contas, esse comportamento também se torna interessante. A busca avançada no Twitter permite detectar esses usuários, entender suas necessidades e, então, agir de forma proativa, oferecendo um contato e questionando acerca do problema.

Essa é uma postura muita valorizada pelas marcas e por consumidores, que pode ser feita com suporte da busca.

 

Como fazer a busca avançada no Twitter?

Sem mistérios: a busca avançada no Twitter é bastante simples e intuitiva! A seguir, veja um passo a passo de como acessar e de que maneira usar os recursos.

Acesse a opção da busca avançada

No campo comum de busca do Twitter, faça uma pesquisa com o termo “busca“.

Em seguida, selecione a opção “Busca avançada“, que surge como a última alternativa na lista. Neste momento você já pode usar filtros para locais, por exemplo.

busca avançada no twitter

Você também pode pegar um atalho e pular todo esse caminho, bastando acessar diretamente o link da janela de busca avançada no Twitter.

Preencha as segmentações

Após selecionar “Busca avançada“, o painel de segmentações será aberto na tela. É uma janela com rolagem, em que você poderá configurar os filtros das opções que mostramos neste conteúdo.

busca avançada de palavras
busca avançada de idioma e contas
busca avançada de datas

Recursos como a busca avançada no Twitter são de grande ajuda para quem precisa gerenciar contas comerciais. O Marketing Digital é uma realidade para as empresas, e a relação com o público é fundamental, assim como monitorar o que eles estão falando!

Precisando se inspirar? Confira 8 campanhas de sucesso no Twitter!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.