Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 29 de dezembro de 2018. | Atualizado em 29 de maio de 2019


O Buzzsumo é um software que permite aos profissionais de marketing fazerem buscas sobre os assuntos mais consumidos e compartilhados na Internet. Neste artigo traremos todas as suas funcionalidades e como ele pode otimizar a sua estratégia de conteúdo.

Sabe quando você ou alguém do seu time de marketing tem uma ideia para a produção de um conteúdo que, com certeza, seu público amará e compartilhar em todas as redes sociais, fazendo um enorme buzz, mas que, no fim das contas, nada disso acontece?

Acredite, isso é mais comum do que se imagina, e é por isso que você precisa de uma ferramenta como o Buzzsumo.

E, para que você saiba que solução é essa, o que ela pode fazer em prol da sua estratégia de marketing e quais são as suas principais ferramentas, fique conosco até o fim deste post!

O que é o Buzzsumo?

O Buzzsumo é uma ferramenta que permite disponibilizar, de forma inteligente, o melhor conteúdo a partir de recursos que permitem:

  • descobrir quais são os conteúdos mais compartilhados;
  • rastrear marcas, concorrentes e backlinks;
  • identificar influenciadores e links compartilhados por eles;
  • gerar relatórios de análise por assunto e outros filtros.

Assim, o Buzzsumo traz as ferramentas necessárias para garantir que o conteúdo ganhe destaque, gere engajamento e seja compartilhado.

Ele também pode ajudar a aumentar a autoridade do seu site, assim como analisar seus backlinks e dos concorrentes para aumentar sua classificação nos motores de busca.

Hoje em dia, profissionais de marketing têm uma agenda muito ocupada. Afinal, novos conteúdos são publicados todos os dias, de modo que se torna difícil acompanhar todos e saber quais passos dar nas suas estratégias digitais. Por isso, uma ferramenta como o Buzzsumo é essencial.

Para que serve o Buzzsumo?

Agora que você sabe o que é o Buzzsumo, vejamos de que maneiras ele pode ser utilizado dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Encontre o que está sendo compartilhado nas redes sociais

O Buzzsumo permite identificar o que foi compartilhado nas plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram (embora, nele, consiga examinar apenas os perfis, não as postagens).

Portanto, você não precisa adivinhar sobre o que achamos que está sendo compartilhado nas redes pelo e para o seu público.

Por exemplo, pense numa época sazonal como o dia das mães. Profissionais de marketing, sabem que os primeiros dias de maio podem ser voltados para ações em referência a esse dia. Contudo, ao usar o Buzzsumo, essas ações não precisam ser feitas com base em “achismos”.

Além disso, o Buzzsumo também ajuda a otimizar o seu tempo ao eliminar os resultados de pesquisa que não se aplicam ao que você verdadeiramente está procurando. E para todos que trabalham com marketing, aboa gestão do tempo é muito importante.

Encontre influenciadores que possam compartilhar os seus posts

Quando falamos de marketing de conteúdo na prática, não basta apenas publicar um ótimo conteúdo, cruzar os dedos e esperar que o melhor aconteça. É preciso promover o conteúdo para que ele atinja o seu público e traga os resultados esperados.

E uma dessas formas de promoção ocorre por meio de influenciadores, pois eles fazem aumentar as chances que o seu conteúdo viralize.

Afinal, em quem você tende a confiar mais ao se deparar com um produto ou serviço: na empresa que o vende ou em uma pessoa que o indica por ele realmente ser muito bom?

Com certeza, na segunda opção, certo? Por isso, é muito mais provável que o seu público consuma, curta e compartilhe um conteúdo seu se ele for apontado por um influenciador.

É neste momento que o Buzzsumo entra em ação, mais precisamente por meio da sua ferramenta de busca por influenciadores.

Ao clicar na guia “Influenciadores” na parte superior da plataforma, você pode realizar uma pesquisa com base no que está no perfil do influenciador ou no conteúdo compartilhado por ele.

Feito isso, o Buzzsumo apresenta uma lista de influenciadores que estão falando sobre os assuntos de seu interesse, dando insights de como criar conteúdos valiosos a respeito.

Avalie os assuntos do seu calendário editorial

Outra maneira de usar essa habilidade de pesquisa é avaliar se as pessoas estão falando sobre assuntos sobre os quais você quer escrever.

Quando o assunto é marketing, por exemplo, há grandes chances que as pessoas estejam falando sobre redes sociais.

Mas, e se você estiver planejando escrever um artigo sobre Twitter Ads e ninguém estiver falando sobre o assunto? Será que o resultado vai ser bom? É bem provável que não.

Portanto, para não fazer com que o seu calendário editorial seja baseado numa aposta, o Buzzsumo pode apontar quais são os temas que o seu público realmente pode ter interesse em consumir.

Analise dados e tendências para criar conteúdos de alto desempenho

Embora algumas pessoas que trabalham com marketing tenham dificuldades e outras até mesmo não gostem, análise de dados é fundamental.

Ao analisar métricas, você pode ver em que patamar está em relação ao cumprimento de objetivos de marketing. Com o tipo certo de painéis e acesso analítico, é possível ver de forma rápida e fácil quais ações estão sendo eficientes e quais precisam de otimização.

Quando se trata do BuzzSumo, a plataforma sabe quais dados são importantes para o trabalho de marketing. Uma de suas vantagens, por exemplo, é que o BuzzSumo vasculha a Internet para ver quem está falando sobre assuntos relacionados ao seu nicho e até mesmo citando a sua marca.

Isso pode até mesmo abrir espaço para encontrar parceiros. Afinal, se você descobre uma empresa que, por livre e espontânea vontade, cita a sua, por que não fazer uma parceria em que ambos possam se beneficiar?

Quais são as ferramentas do Buzzsumo?

Agora, vamos ver quais são as ferramentas do Buzzsumo de modo que você saiba tudo que o programa pode oferecer.

Entrega de informações de conteúdo

Por meio do Buzzsumo, você pode entender qual conteúdo está sendo mais repercutido dentro do seu público. O mecanismo de busca social da ferramenta é capaz de encontrar o conteúdo mais compartilhado de um assunto, autor ou domínio.

Pesquisa instantânea dos últimos 12 meses

Com o Buzzsumo você pode fazer uma busca instantânea de dados datados de até 12 meses. Portanto, se você precisar saber quais foram os assuntos mais lidos, curtidos e compartilhados pelo seu público no ano passado, isso é possível.

Buzzsumo

Filtro avançado

O Buzzsumo também possibilita encontrar o conteúdo mais compartilhado pelo seu público, permitindo filtrá-los por texto, vídeo ou infográfico.

Backlinks sociais

Enquanto ferramentas como o SEMRush permitam que você veja backlinks que outros sites fizeram para o seu, pelo Buzzsumo é possível ver os links apontados também por compartilhamentos sociais.

A ferramenta é constantemente atualizada para garantir que você veja novos backlinks com rapidez e agilidade.

Restauração de conteúdo

Agregue valor à sua estratégia de conteúdo com conteúdo selecionado. Descubra conteúdos interessantes e de tendências e compartilhe diretamente com seu público.

Busca por influenciadores

Como dissemos acima, você pode melhorar seu marketing ao contar com influenciadores que divulguem a sua marca para o público que a sua empresa quer atingir. Inclusive, você pode segui-los diretamente dentro do Buzzsumo.

Infográfico sobre Influenciadores DigitaisPowered by Rock Convert

Entendimento dos influenciadores

O Buzzsumo permite que você entenda quais são os conteúdos que os influenciadores estão compartilhando.

Ao ver o conteúdo que um influenciador do seu nicho compartilha e os assuntos que eles mais falam sobre, você poderá produzir conteúdos que chame não apenas a atenção do seu público, mas também dos próprios influenciadores.

Exportação de dados

Pelo Buzzsumo, você pode exportar todos os resultados referentes a compartilhamentos de conteúdo, relação de influenciadores, em formato CSV ou Excel para que você possa fazer uma análise mais detalhada, além de poder exportar esses dados a outros softwares, como o CRM da sua empresa.

Recebimento de alertas de conteúdo

O Buzzsumo envia um alerta quando um artigo menciona sua palavra-chave, quando seu concorrente publica uma postagem de destaque ou quando um autor específico publica um artigo.

Muito mais fácil do que fazer isso manualmente todos os dias, não é mesmo?

Você pode se interessar por esses outros conteúdos!

👉 Social Listening: como melhorar a comunicação com o público

👉 Top 47 ferramentas gratuitas para monitoramento de redes sociais

👉 Monitoramento de redes sociais e Social Listening: veja as diferenças!


Refinamento dos seus alertas

O programa envia alertas no mesmo instante em que um conteúdo é compartilhado, além de reportá-lo num resumo diário.

Você pode definir um número mínimo de compartilhamentos a serem informados nos alertas para filtrar os conteúdos de maior importância e reduzir o ruído de tópicos desnecessários. Os alertas chegam por e-mail.

Relatórios de análise de conteúdo

O Buzzsumo produz relatórios de análise de conteúdo na forma de gráfico de compartilhamentos médios, compartilhamentos por rede, formato de conteúdo, dia de publicação, duração do conteúdo e a maioria dos assuntos compartilhados, o que pode trazer muitas ideias sobre os próximos conteúdos a serem produzidos por você.

Análise da concorrência

Você pode pesquisar o conteúdo mais compartilhado por seus concorrentes para ver o que está funcionando para ele, assim como os formatos de conteúdo que eles estão usando e em quais redes sociais que estão obtendo mais sucesso.

Dessa forma, você pode voltar suas ações para esses mesmos canais.

Comparação de concorrentes

Por fim, os relatórios de comparação do Buzzsumo comparam o desempenho de conteúdo dos concorrentes. Dessa forma, você pode produzir conteúdos diferenciados a fim de ter um maior destaque no mercado.

Afinal, conteúdos que têm diferencial são aqueles que tornarão a sua marca única diante do seu público e ter uma melhor performance na estratégia do seu blog corporativo.

Agora que você já conhece o Buzzsumo e como ele poder ser útil nas suas ações de marketing, confira também este artigo em que apontamos as 7 melhores ferramentas para acompanhar o desempenho do seu blog.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *