O que são as calculadoras interativas e como elas podem melhorar a sua geração de leads

A calculadora interativa é um formato de conteúdo que, inserido em uma estratégia de marketing, usa a interatividade para envolver o público e, com isso, gerar mais vendas. Ela é uma forma excelente de oferecer ao usuário informações úteis, ajudando-o a enxergar valor na empresa.

calculadora interativa

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Existem várias maneiras de conseguir a atenção do público. Entretanto, alcançar esse objetivo está ficando cada vez mais difícil, já que o tempo das pessoas continua a ser as mesmas 24 horas, enquanto a quantidade de informações disponíveis aumenta a cada hora.

Bastam apenas uns segundos e pronto! A atenção que antes era dispensada àquele conteúdo é dissipada e talvez nunca mais retorne. Um dos motivos para essa dispersão está no fato de que a maioria dos conteúdos disponíveis na internet são estáticos.

Ou seja, eles já estão prontos e não precisam da participação do público para transmitir as informações que estão contidas ali. Uma saída foi colocar interatividade nos conteúdos, em formatos variados.

A calculadora interativa é um desses formatos, que podem estar alinhados à sua estratégia de marketing e trazer mais leads! Neste artigo, descubra o que é, como funciona e como fazer a sua. Vamos comentar os seguintes pontos:

Se interessou? Acompanhe!

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que são calculadoras interativas?

    As calculadoras interativas são ferramentas que, ao receberem dados do usuário, ou seja, quando há interação, geram uma resposta baseada nesses dados. Esse resultado único é processado em uma fórmula ou por meio de programação.

    Em resumo, elas são excelentes para entregar uma informação que seja importante para o usuário e, falando especificamente do marketing, podem gerar novos leads, que passam a enxergar valor na empresa, de modo que realizem compras no futuro

    O acesso à internet trouxe inúmeras vantagens, como o ganho na qualidade de vida das pessoas, a disseminação do conhecimento e a redução do custo de vários serviços, só para citar alguns pontos.

    Por outro lado, o aumento no número de informações gerou um efeito oposto ao desejado: as pessoas raramente param para ler e entender o que está na tela delas.

    Nesse sentido, as calculadoras interativas são uma maneira de chamar a atenção do público e, de forma clara, entregar um conteúdo de valor. Por isso, são amplamente usadas como ferramenta de geração de leads.

    No Brasil, a criação de conteúdos interativos continua acontecendo e o uso de calculadoras interativas não é nem um pouco comum. A razão para isso inclui vários fatores, como a falta de ferramentas conhecidas pelo mercado e o pouco conhecimento sobre o uso de conteúdos interativos em uma estratégia de marketing.

    Quais são as vantagens de usá-las em estratégias de marketing?

    É importante lembrar que as calculadoras interativas por si só não geram resultado. Ela precisam fazer parte de um plano de marketing bem planejado e estruturado, que leve em conta a persona, bem como as dores e os desejos dela.

    Com isso resolvido, usar esse tipo de calculadora é muito vantajoso. Primeiramente, os dados são fornecidos pelo cliente e assim, pode-se conhecer melhor quem é seu público, de modo a melhorar ainda mais a sua estratégia de conteúdo.

    Esses dados podem inclusive ser armazenados, possibilitando a produção de materiais mais personalizados, de acordo com a resposta do cliente. Assim, a chance de resolver a dor do lead é potencializado e, consequentemente, a chance de ele fechar a compra aumenta consideravelmente.

    Outra vantagem é o fato de a calculadora interativa ser uma ferramenta de baixo custo e alto potencial de viralização, aumentando o tráfego orgânico do seu site. Além disso, existe o aumento da percepção de valor da marca e da qualidade dos leads, que já vêm melhor qualificados ao interagirem com a calculadora interativa.

    Por fim, calculadoras interativas geram maiores taxas de conversão do que os conteúdos estáticos, de forma que inseri-las na sua estratégia pode trazer excelentes resultados.

    Como elas podem ser usadas no marketing das empresas?

    As calculadoras interativas podem ser usadas de variadas formas, de acordo com as estratégias de marketing e vendas.

    Não existem áreas em que as calculadoras trariam mais resultados do que em outras, mas já foi comprovado em empresas fora do Brasil que esse formato de conteúdo trouxe resultados gerando mais leads em alguns setores. Para exemplificar, vamos citá-las:

    • marketing;
    • construção civil;
    • avaliação de imóveis;
    • imobiliárias;
    • fitness;
    • produtos artesanais;
    • produtos personalizados;
    • organizações de eventos em geral (casamentos, formaturas, aniversários etc.);
    • TI;
    • energia solar;
    • empréstimos.

    Por serem versáteis e gerarem respostas personalizadas para o público, existem inúmeras possibilidades de usá-las em qualquer etapa de um funil de vendas, entregando conteúdos variados.

    A escolha do tipo de calculadora interativa depende do nicho de mercado, do público e principalmente do entendimento do comportamento do consumidor.

    O que interessaria a ele, que o faria inserir seus dados (às vezes muito pessoais) e fornecer o email para receber a resposta que ele tanto espera?

    A união entre o tipo de calculadora e o assunto perfeito é o que a torna um sucesso de marketing. Para entender melhor como isso funciona, conheça os tipos de calculadora interativa mais comuns.

    Calculadoras de ROI

    A calculadora interativa de ROI é aquela que mostra o retorno que será obtido ao realizar determinada ação que é desejada pelo público. Pode ser o uso de um produto ou alguma atividade necessária. É boa para mostrar a proposta de valor da companhia.

    Calculadoras de economia ou descontos

    Para quem oferece diferentes produtos ou serviços que são semelhantes, mas tem valores e preços diferentes, este tipo de calculadora interativa pode ser muito útil.

    Calculadoras de quantidade

    Imagine entregar um orçamento baseado na quantidade fornecida pelo cliente por meio de uma calculadora interativa!

    Pode ser a quantidade de doces para um casamento de acordo com o número de convidados ou a quantidade de painéis solares com base na área da casa do lead.  

    É também uma boa solução para quem trabalha com construção civil, arquitetura, produtos personalizados e e-commerce.

    Calculadoras de planejamento financeiro

    É um tipo de calculadora interativa que pode trazer excelentes leads para quem trabalha com produtos que envolvem o futuro, como seguros, financiamentos e empréstimos, ou sonhos, como festas de casamento, formaturas e viagens.

    Imagine o número de leads que uma calculadora interativa desse tipo poderia trazer a uma agência de viagens que vende vagas para cruzeiro, por ajudar os clientes a planejar quanto devem economizar por mês para fazer a viagem dos sonhos!

    Calculadoras de saúde ou bem-estar

    Essa calculadora interativa é especialmente importante para quem trabalha em academias ou áreas relacionadas, incluindo medicina esportiva e nutrição.

    Ela pode indicar a quantidade de quilogramas a perder ou ganhar, a quantidade de calorias que foram ingeridas, qual é o IMC e assim por diante.

    Calculadoras de conversão de medidas

    Esse tipo de calculadora interativa é bem comum e pode ser usada por e-commerces ou quem vende produtos em geral. Até para viagens e excursões ela pode ser utilizada.

    Basta usar a criatividade para criar soluções inovadoras e gerar mais leads.

    Calculadoras comparativas

    Essa calculadora interativa pode ser usada por quem tem diferentes opções de produtos e serviços, como a venda de celulares e máquinas.

    É um tipo mais complexo e seu uso depende do nível de conhecimento que o público tem do mercado.

    Calculadoras de métricas

    Esse tipo de calculadora interativa é especialmente importante para quem precisa padronizar produtos. A área de confecção e roupas, por exemplo, é uma delas, uma vez que cada loja tem seu próprio padrão de tamanhos.

    Também é boa para quem trabalha com avaliações, como as de imóveis e carros.

    Calculadoras customizadas

    É uma calculadora interativa que pode gerar bons resultados para quem trabalha com a oferta de serviços complexos, como TI, ou para quem trabalha oferecendo serviços e produtos B2B. Ela ajuda a tomar decisões ou para clarear alguma dúvida do público.

    Agora vamos mostrar alguns exemplos de boas ideias do uso desse tipo de material.

    Como criar uma calculadora interativa?

    Criar uma calculadora interativa é bem simples, desde que o principal seja definido: a dor do público. O assunto deve chamar a atenção da persona e deixá-la com a sensação de que precisa saber mais sobre o assunto.

    A interatividade, que é o objetivo das calculadoras interativas, só existe se gerar curiosidade no público.

    Outro passo importante é escolher uma ferramenta que crie calculadoras interativas. De preferência, que forneça métricas para estudo e análise posteriores. Existem algumas no mercado:

    • Ion;
    • SurveyAnyplace;
    • Calconic.

    Ion é uma das plataformas mais utilizadas, pois consegue criar novos materiais sem que você precise entender de programação, sem contar que ainda mostra as métricas do material.

    Quer saber como você também pode usar essa ferramenta no seu negócio? Então fique por dentro de como Ion funciona e quais as suas outras funcionalidades!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Posts Relacionados

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.