Como calcular o ROI do seu investimento em vídeos

Neste conteúdo vamos ensinar como calcular o ROI do investimento em vídeos para que você consiga metrificar todo o investimento da estratégia!

calcular o ROI do investimento em vídeos

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Diferente do marketing tradicional, os investimentos em marketing digital e outras estratégias digitais são muito mais fáceis de metrificar, o que simplifica a vida dos profissionais de marketing na hora de entender o quanto estão investindo e tendo de retorno em suas ações. Mas, se tratando do vídeo marketing, entender se o ROI do vídeo está sendo positivo pode ser um grande desafio.

E não é para menos; quando falamos em vídeos, existem vários custos envolvidos que devem ser levados em conta para que o cálculo esteja correto. Por isso, no conteúdo de hoje, vamos te ensinar a calcular o ROI dos seus investimentos em vídeo. Confira!

5 passos antes de fazer a conta do ROI do vídeo

1. Determine seus objetivos

Jamais comece qualquer tipo de campanha sem ter seus objetivos estratégicos muito bem definidos. Esse é o ponto fundamental para que a ação seja bem-sucedida.

Afinal, o primeiro passo para conquistar o sucesso é ter definido: o que é sucesso para você.

Dentre seus objetivos você pode querer: promover sua marca no mercado, gerar mais leads qualificadas, aumentar o engajamento do público; as opções são infinitas e sua escolha deve ir de encontro com suas prioridades.

Aliás, você deve passar por esse processo sempre que quiser lançar uma campanha nova, seja a curto ou longo prazo. Isso porque os objetivos e as necessidades de cada empresa variam com o tempo.

Uma situação comum, que exemplifica bem essa realidade, é que você pode precisar de uma campanha para promover um novo produto este mês, mas, no mês seguinte, precisar de uma ação voltada para fortalecer a identidade da marca. Ou seja, os objetivos mudaram de um mês para outro.

2. Determine seus indicadores de performance

Os KPIs (indicadores chaves de performance) serão as métricas que você irá analisar para entender se suas ações estão trazendo resultados positivos ou negativos.

Determiná-los é importante pois evita análises desnecessárias, economizando tempo e esforço naquilo que realmente importa para sua campanha.

Por exemplo: se você tem como objetivo das suas campanhas de vídeos, aumentar o conhecimento da sua marca no mercado, certamente um KPI importante será o número de compartilhamentos do seu conteúdo, bem como o alcance dele dentro das plataformas que foram postadas.

Por outro lado, se esse conteúdo gerou poucas leads, esse fato não é tão relevante nesse momento. Afinal, este não era seu objetivo.

Sem determinar seus objetivos e KPIs, você não conseguirá medir seu sucesso. Uma campanha de vídeo é um pequeno passo que faz parte de uma estratégia muito maior. É somente uma peça em seu funil de conversão. Portanto, você só saberá o ROI do vídeo depois de saber o que medir.

kit de geração de leads

3. Encaixe seus vídeos dentro de uma estratégia bem estruturada

É por meio de um conteúdo em vídeo bem elaborado e segmentado que você conseguirá conquistar o consumidor e o motivará a passar por toda a jornada de compra.

Entretanto, não adianta produzir um único vídeo ou sair gravando e esperar um grande retorno, os vídeos devem fazer parte, de forma harmônica, de toda a estratégia de marketing da empresa.

E, dado seus diversos tipos e possibilidades, eles devem ser encaixados dentro da jornada de compra dos clientes para que não haja desperdício de investimento.

Desde que esteja bem inserido em uma estratégia eficiente, o vídeo lhe ajudará a aumentar o engajamento com seu público e a estabelecer autoridade no mercado.

4. Acompanhe os resultados de cada vídeo de forma individual

A rotina de acompanhar os dados das estratégias é fundamental para qualquer empresa que elabora as suas campanhas com base no comportamento dos clientes, já que essas informações se modificam constantemente.

Dessa forma, você precisa, de tempos em tempos, acompanhar o desempenho de cada vídeo, a fim de entender o que o público está gostando ou deixando de gostar no momento e não deixar para fazer ajustes apenas no final da campanha.

5. Mapeamento dos investimentos envolvidos na produção de um vídeo

Para que você consiga calcular o ROI do vídeo, é necessário contabilizar de maneira bem discriminada tudo o que foi investido. Ao fazer isso, descobrir onde o seu negócio poderá seguir apostando e onde ocorreram gastos desnecessários fica muito mais fácil.

Portanto, liste tudo o que foi investido na elaboração das campanhas e na produção dos conteúdos em vídeo, como o aluguel ou compra de equipamentos, pagamento pelos serviços de profissionais contratados, custos de locação com estúdio, cachê dos atores, gastos com cenário, entre outros.

A fórmula de cálculo do ROI do vídeo marketing

Finalmente, chegamos ao tópico mais aguardado deste artigo. O cálculo do ROI é feito por meio da seguinte fórmula:

ROI = retorno – custo do investimento / custo do investimento

Para exemplificar a aplicação dessa fórmula, vamos supor que o seu investimento total nas táticas de vídeo marketing em um ano, somando todos os gastos, foi cerca de 50 mil reais. Durante esse tempo, sua receita média foi de 600 reais, correspondentes à 120 vendas.

Nesse caso, o resultado da multiplicação da quantidade de vendas pelo valor da receita média é o que representa o seu custo de investimento — 120 x 600 = 72.000. É a partir desse resultado que você calculará o ROI dos seus vídeos:

ROI = 72.000 – 50.000 / 50.000

ROI = 22.000 / 50.000

ROI = 0,44

Caso você queira passar o resultado para porcentagem, com a maioria das empresas fazem, é só multiplicá-lo por 100. Sendo assim, o seu ROI ficou em torno de 44%, de acordo com o nosso exemplo. Isso significa que 44 centavos retornaram como lucro a partir de cada real investido.

Quer calcular isso de forma mais rápida? Então confira a nossa calculadora automática de ROI:

Claro que esse cálculo se refere a uma campanha que tinha como meta impulsionar as vendas.

Porém, se o seu objetivo é gerar leads, por exemplo, o cálculo a ser feito será um pouquinho diferente. Ao invés de ter que multiplicar a quantidade de vendas pelo valor da receita média, você precisará multiplicar a quantidade de leads gerados pela receita média obtida de cada um deles.

Contabilizando o retorno e reinvestindo

Ao fim da sua campanha de marketing, não deixe de realizar uma análise final de todos os resultados. Compare o que foi definido no início da ação com o que foi obtido no seu término.

Se você fez um bom planejamento, determinou seus objetivos e acompanhou os dados periodicamente, dificilmente não terá um retorno positivo. A partir daí, contabilize o que retornou em forma de lucro e reinvista esse montante em novas campanhas.

O importante é continuar acompanhando as métricas e sempre realizar melhorias nas estratégias, independentemente do resultado adquirido.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.