Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 12 de junho de 2020. | Atualizado em 12 de junho de 2020


O mês de junho é conhecido pelas agências por ser marcado pelos mais diversos tipos de campanha de dia dos namorados. Todo ano muitas ideias são colocadas em prática para celebrar a data e impulsionar as vendas. Trazemos neste artigo alguns exemplos.

Toda campanha de dia dos namorados tem uma data específica aqui no Brasil, 12 de junho, e as campanhas com este tema costumam ser feitas com muita antecipação após bastante brainstorming.

Ao contrário do Brasil, o resto do mundo comemora a data no dia 14 de fevereiro, além de chamá-la de Dia de São Valentim. Essa diferença existe porque no ano de 1949, um dos publicitários mais conhecidos da história, João Dória, fez uma propaganda comercial para os namorados do Brasil.

Ele escolheu o dia anterior ao de Santo Antônio – conhecido como Santo Casamenteiro – para iniciá-la. Desde então, 12 de junho se tornou oficialmente o dia dos namorados no país.

Além do mais, essa época do ano é estratégica para o comércio que pode impulsionar as vendas no hiato entre o dia das mães e as férias escolares. Isso aumenta a procura das empresas por agências de comunicação e marketing para que desenvolvam campanhas dedicadas a esse dia.

Para que você possa se inspirar com algumas feitas com muita produtividade, continue a leitura deste post em que mostraremos as mais apaixonantes campanhas envolvendo:

  • campanhas de dia dos namorados para pessoas solteiras;
  • campanhas que fizeram sucesso no passado;
  • exemplos de landing pages comemorativas para o dia dos namorados;
  • campanhas para redes sociais.

Vamos em frente?

Campanhas de dia dos namorados para pessoas solteiras

Vamos começar de um jeito diferente? Seguem abaixo exemplos de campanhas criadas para pessoas que são solteiras, mas que, mesmo assim, devem aproveitar o dia.

1) C&A: Namorados e NãoMorados

No ano de 2019, a C&A fez uma campanha voltada às pessoas que não namoram. O objetivo da campanha é justamente comunicar que esse é um dia para todos, pois celebra o que há de mais importante: o amor. Por isso, recebeu o nome de “Namorados e NãoMorados”.

A propaganda da campanha mostra vários casais, alguns namorados e outros que podem ser simplesmente amigos intencionados a celebrar o dia, tal como outros países fazem quando comemoram o Dia de São Valentim.

2) Nubank: correspondendo o amor dos seus clientes

O NuBank foi outra empresa que levou mensagens de amor e carinho para todas as pessoas que passam o dia dos namorados sozinhas. Em sua campanha do ano passado, o banco digital colocou números de WhatsApp à disposição do seu público para criar mensagens de amor customizadas.

As melhores foram exibidas em pontos de mídia externa. O objetivo foi fazer com que todos que interagiram com a marca pudessem sentir a reciprocidade, tal como numa relação romântica.

3) Netflix: torcendo pelos casais de séries e filmes

Em 2019, a Netflix criou uma campanha baseada no humor e, sobretudo, na diversidade. A funkeira Mulher Pepita foi a estrela que trouxe mensagens de amor, além de levar declarações relacionadas à marca. 

Numa de suas publicações, a marca usou o termo “shippar” que significa torcer para um casal dar certo. Assim, a proposta era que todos dissessem quais casais da Netflix o público shippava, podendo ser casal, trisal ou mesmo personagens de séries ou filmes diferentes, mas que combinavam.

Assim, esta também foi uma campanha que promovia a integração entre as pessoas neste tempo, independente de elas estarem namorando ou não.

Campanhas que fizeram sucesso no passado

Vejamos agora algumas campanhas que foram tão bem-sucedidas que ficaram muito conhecidas. 

4) Heineken: os tímidos também amam

No ano de 2012, a Heineken lançou uma campanha dedicada a ajudar os tímidos a convidarem os seus “crushs” para um encontro.

Para isso, foi desenvolvido um aplicativo para a data em questão em que os usuários podiam digitar o nome da pessoa por quem tem uma queda e convidá-la para sair. Então, o aplicativo transformava o convite numa serenata especialmente para a pessoa.

Como o uso de apps estava começando a se tornar popular na época, a campanha fez bastante sucesso e ainda pode ter ajudado os mais tímidos a conseguirem um encontro.

5) KFC: uma campanha musical

A empresa que ficou famosa por conta de seus frangos fritos não ficou de fora das campanhas mais bem-sucedidas no dia dos namorados. Apesar de ela ter sido executada somente na Ásia, chamou a atenção de pessoas do mundo inteiro pela sua criatividade.

Em 2012, as lojas do KFC permitiram que os clientes, ao acessarem o site oficial da marca, pedissem para tocar uma música durante seus encontros a fim de torná-los emocionantes.

Além de original, a ideia também é de fácil execução e certamente deixou os casais ainda mais apaixonados.

campanha dia dos namorados

6) Starbucks: fotos de corações cafeinados 

No ano de 2012, a Starbucks tomou proveito do aumento do número de smartphones e fez uma campanha voltada para mobile. 

Ao pedir um copo de café na loja que vem com um coração desenhado, os clientes podiam tirar uma foto e enviá-la a algum contato da agenda. Quando a pessoa que recebeu a foto a visualizava, pétalas em forma de coração flutuavam na tela do smartphone via realidade aumentada.

A campanha impulsionou tanto as vendas do café como também o download do aplicativo da Starbucks.

Exemplos de landing pages comemorativas

Uma landing page – também conhecida como página de captura – tem a finalidade de atrair visitantes e convertê-los em leads ou mesmo clientes. Separamos aqui algumas que trouxeram propostas dedicadas ao dia dos namorados.

7) Americanas: ofertas para o dia dos namorados

As Americanas investiram numa landing page dedicada a fazer os visitantes comprarem os presentes que são mais buscados nesta data, tais como:

  • chocolates;
  • itens de beleza;
  • gift cards;
  • telefones;
  • produtos de tecnologia;
  • games.
campanha de dia dos namorados

Também são ofertados os benefícios de cashback, entrega no mesmo dia, frete grátis e parcelamento no cartão para quem quiser parcelar em muitas vezes.

Esta landing page é um exemplo de como é importante captar a atenção de quem a visita com a mensagem de dia dos namorados e conduzir pelas ofertas especiais do período.

8) Shoptime: à procura do presente perfeito

O Shoptime fez uma landing page com um diferencial bem interessante: um botão para que os usuários busquem o presente perfeito para seus namorados ou namoradas. 

Para fazer isso, a pessoa deve marcar se o seu namorado:

  • gosta de se cuidar e é vaidoso;
  • curte tecnologia, está sempre conectado;
  • gosta muito de uma experiência a dois.

Se o presente for para uma namorada, a pessoa pode marcar se ela:

  • é estilosa, está sempre na moda;
  • é super romântica;
  • gosta muito de uma experiência a dois.

A partir da escolha, são exibidas três faixas de preço para o presente ideal e, na sequência, a sugestão dos produtos mais recomendados.

campanha de dia dos namorados

Essa experiência interativa no conteúdo (que aqui na Rock Content chamados de Content Experience) é muito atrativa. Inclusive, se quiser saber mais sobre ela, convidamos você a conhecer a nossa ferramenta iON.

9) Casas Bahia: mensagens comerciais

A exemplo das outras duas citadas acima, a landing page das Casas Bahia traz cupons de desconto para o dia dos namorados, mas também uma série de mensagens criativas convidando os visitantes a adquirirem seus produtos. Destacamos abaixo algumas delas.

  • Oferta de smartphone: carta de amor gigante? É melhor uma chamada de vídeo romântica.
  • Oferta de TVs e áudio: carro de som com música? O melhor é ver uma live juntinhos.
  • Oferta de air fryer: esperar o delivery trazer o jantar? Cozinhar com amor será mais divertido.
  • Oferta de câmeras: tatuar o nome do love? Por que não tirar foto? Confira as opções!
campanha de dia dos namorados

Campanha para redes sociais

Por fim, trazemos aqui exemplos de campanhas que trouxeram resultados consideráveis nas redes sociais. 

10) Dunkin Donuts: uma campanha adocicada

A Dunkin Donuts é uma das empresas mais famosas do segmento nos Estados Unidos. Suas principais características em redes sociais são as imagens divertidas e coloridas assim como aquelas que são tiradas pelos próprios clientes. 

Assim, no ano de 2017 a empresa fez um donut em formato de coração e publicou a foto nas mídias sociais convidando casais a publicarem suas fotos acompanhadas de uma história de amor para participar de um concurso cujo prêmio é uma viagem a qualquer lugar dos EUA.

11) Guaraná Antártica: pesquisa online

No ano de 2013 o Guaraná Antártica decidiu aproveitar o alcance das 13 milhões de pessoas que curtem ou seguem sua fanpage para elaborar uma pesquisa sobre amor e relacionamento. 

O resultado apontou que 84% dos consumidores da marca acreditam em namoro a distância, 86% apoiam amizades coloridas e iguais 86% pensam que sentir ciúmes é normal numa relação.

campanha de dia dos namorados

Após analisar cada campanha de dia dos namorados que trazemos aqui neste post, você pode se inspirar para fazer as suas na sua agência. Porém, não esqueça de mensurar os resultados trazidos por ela para saber o quão bem-sucedidas foram.

Por sinal, para aprender mais sobre o assunto, confira também este artigo que redigimos sobre o assunto.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *