Campanha de dia dos namorados: confira 23 exemplos para usar em 2023

O mês de junho é marcado pelos mais diversos tipos de campanha de Dia dos Namorados, e conhecido pelas agências como uma grande oportunidade para fazer com que suas contratantes tenham mais visibilidade, adquiram maior conhecimento de marca e lucrem muito. Todo ano, muitas ideias são colocadas em prática para celebrar a data e impulsionar as vendas.

campanha de dia dos namorados

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Toda empresa usa a campanha de Dia dos Namorados para elevar os esforços de Marketing. No Brasil, 12 de junho é a data escolhida para a comemoração desse dia tão esperado, diferentemente do que acontece em outros países, cujo Valentine’s Day — ou dia Dia de São Valentim — é comemorado no dia 14 de fevereiro.

Essa diferença existe porque, em 1949, um dos publicitários mais conhecidos da história, João Dória, fez uma propaganda comercial para os namorados do Brasil. Ele escolheu o dia anterior à data de Santo Antônio — tradicionalmente conhecido como o Santo Casamenteiro para os católicos — para iniciá-la com sucesso no país.

Desde então, 12 de junho se tornou oficialmente o Dia dos Namorados para os brasileiros, cujo tradicional consumismo pautado pelas datas comemorativas sempre demandou promoções com design diferenciado, muita criatividade e planejamento. Por esse motivo, as campanhas de Dia dos Namorados costumam ser feitas com muita antecipação e após bastante brainstorming.

Para que você possa se inspirar com algumas campanhas feitas com esses requisitos, continue a leitura deste post. Aqui, você encontrará ideias de:

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Vamos em frente?

    Campanhas de Dia dos Namorados de 2023

    A expectativa do comércio para o Dia dos Namorados em 2023 é alta. Houve mudança de comportamento dos consumidores, que passaram a comprar mais pela Internet durante a pandemia, além da migração de grande parte do comércio para o ambiente digital.

    Com isso, os lojistas esperam que o consumo do Dia dos Namorados seja maior que o do Dia das Mães — a segunda melhor data para o comércio brasileiro (perde apenas para o Natal).

    Entretanto, as campanhas de Dia dos Namorados de 2022 ficaram tímidas, com poucas marcas investindo mais em conteúdos direcionados para impulsionar a visibilidade e o engajamento do público. Abaixo, destacamos quais tiveram melhor desempenho, tanto na qualidade quanto na criatividade para você se inspirar na campanha de 2023.

    1. #AmorComHumor — Natura

    O Dia dos Namorados de 2020 foi o primeiro em meio a pandemia de Covid-19. O desafio, então, era encontrar motivos para celebrar — mesmo a distância — essa data tão relevante. A Natura decidiu aproveitar a febre daquela época: vídeos de danças do TikTok ou do Reels, além das chamadas por vídeo. Ainda adicionou uma pitada de bom humor com a comediante e apresentadora Tatá Werneck.

    A intenção dessa campanha era estimular a diversão entre os casais, mesmo em um momento tão complicado, seja pela situação sanitária do país como um todo, seja pelos desafios para muitos casais em dividir um mesmo espaço ininterruptamente. Com Tatá fazendo a narração, foi possível misturar amor — principalmente, pela trilha sonora — com humor das danças e interpretações.

    2. Marcelinho e dicas de como conquistar o @ — Sky

    O Marcelinho foi um personagem muito popular na internet por conta da forma bem humorada do boneco de descrever contos eróticos. Aproveitando um pouco desse passado, a Sky resolveu convidar o personagem para falar sobre um dos seus produtos mais relacionados ao Dia dos Namorados: a Saga Crepúsculo. Todo o vídeo é bastante cômico, com Marcelinho dando dicas para conquistar o pretendente.

    Além disso, Marcelinho comentou partes do livro, brincando com algumas expressões e fazendo humor com as afirmações de Edward para Bela. No fim, a ideia era promover a maratona da Saga Crepúsculo nos canais Megapix, e o conteúdo divertido foi uma excelente maneira de fugir do senso comum de campanhas de Dia dos Namorados.

    3. Tesco Finest Dinner for Two

    A empresa estadunidense Tesco resolveu investir na praticidade dos seus produtos em sua campanha de Dia dos Namorados. Com pratos feitos para dois e uma história em que a filha ajuda a fazer o checklist de tudo o que é preciso para um excelente jantar romântico, a criança leva o pai até uma loja da Tesco, e o ajuda a selecionar e preparar um jantar saboroso rapidamente.

    Campanhas de Dia dos Namorados dos últimos anos

    Confira agora algumas campanhas que ganharam destaque há pouco tempo.

    4. O Boticário: Amor é Amor

    Em suas campanhas, o Boticário sempre valorizou a diversidade. A marca celebra todas as formas de amor, por meio de discussões pertinentes acerca de orientação sexual, raça e inclusão social.

    A empresa começa a campanha de 2021 para o Dia dos Namorados com uma pergunta: “como é que eu vou explicar isso aos meus filhos?”, enquanto vários casais vivem momentos de amor e cumplicidade. Entretanto — e como foi bem ressaltado durante o vídeo — não é possível explicar o inexplicável, pois toda forma de amor é válida para quem ama de verdade.

    Além do filme de 30 segundos veiculado na televisão e no streaming, foram disponibilizados três filmetes de 15 segundos narrados pela perspectiva dos familiares dos casais que integram o casting da campanha.

    5. Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina: Presentear é Fazer-se Presente

    Em uma linda e emocionante campanha de Dia dos Namorados, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina conta a história de três vizinhos: um homem e uma mulher que se apaixonam — mas guardam isso em segredo — e uma simpática idosa, que percebe esse sentimento e faz o papel de cupido para os dois.

    O cuidado com o filme ficou evidente nos detalhes — desde o alinhavar com linhas de tricô dos bilhetinhos enviados para os apaixonados até o olhar carinhoso para uma fotografia antiga. No final, o reconhecimento do casal recém formado pelo esforço da vizinha em comum, que ganha um presente como retribuição e comemora a conquista do amor pelo outro!

    6. Reserva: O Amor é Simples

    Com a frase “O Amor é Simples e a melhor camiseta também”, a campanha da marca de camisetas Reserva mostra, ao som da música Alma Gêmea, de Fábio Jr., vários casais se abraçando e beijando. A ideia é mostrar que amar é um ato que não exige muito de nós e pode ser mais básico do que podemos imaginar.

    7. RosaPink

    A campanha do Dia dos Namorados da RosaPink não tem uma história triste ou uma pegada diversa. Ela é envolvente por contar com imagens de um casal que exprime paixão e cumplicidade do começo ao fim do vídeo.

    O objetivo é mostrar que o amor é para todos que amam amar! Parece redundância, mas com todo o ódio e falta de união que vemos hoje, é sempre importante reafirmar o quanto for possível que só o amor pode nos salvar.

    8. Renner: O pra sempre começa agora

    Com a frase “O Pra Sempre Começa Agora”, a campanha de Dia dos Namorados da Renner incentivou o público a buscar a infinidade de um amor verdadeiro.

    Campanhas de Dia dos Namorados para pessoas solteiras

    Vamos prosseguir de um jeito diferente? Temos exemplos de campanhas criadas para pessoas que são solteiras, mas que, mesmo assim, devem aproveitar o dia. Afinal, quem não ama a si mesmo, jamais conseguirá amar o próximo. Portanto, é preciso celebrar o amor próprio!

    9. C&A: Namorados e NãoMorados

    No ano de 2019, a C&A fez uma campanha voltada às pessoas que não namoram. O objetivo é, justamente, comunicar que esse é um dia para todos, pois celebra o que há de mais importante: o amor. Por isso, recebeu o nome de “Namorados e NãoMorados”.

    A propaganda da campanha mostra vários casais, alguns namorados e outros que podem ser simplesmente amigos intencionados a celebrar o dia, tal como outros países fazem quando comemoram o Dia de São Valentim.

    10. Nubank: correspondendo o amor dos seus clientes

    O Nubank foi outra empresa que levou mensagens de amor e carinho para todas as pessoas que passam o Dia dos Namorados sozinhas. Em sua campanha de 2019, o banco digital colocou números de WhatsApp à disposição do seu público para criar mensagens de amor customizadas.

    As melhores foram exibidas em pontos de mídia externa. O objetivo foi fazer com que todos que interagiram com a marca pudessem sentir a reciprocidade, tal como em uma relação romântica.

    11. Netflix: torcendo pelos casais de séries e filmes

    Em 2019, a Netflix criou uma campanha baseada no humor e, sobretudo, na diversidade. A funkeira Mulher Pepita foi a estrela que trouxe mensagens de amor, além de levar declarações relacionadas à marca.

    Em uma de suas publicações, a marca usou o termo “shippar” que significa torcer para um casal dar certo, e já faz parte do vocabulário da nova geração. Assim, a proposta era que todos dissessem quais casais da Netflix o público shippava, podendo ser casal, trisal ou mesmo personagens de séries ou filmes diferentes, mas que combinavam.

    Assim, essa também foi uma campanha que promovia a integração entre as pessoas nesse tempo, independentemente se elas namoram ou não, e contou com um grande engajamento do público.

    Campanhas que fizeram sucesso no passado

    Vejamos, agora, algumas campanhas que foram tão bem-sucedidas que ficaram muito conhecidas.

    12. Heineken: os tímidos também amam

    No ano de 2012, a Heineken lançou uma campanha dedicada a ajudar os tímidos a convidarem os seus “crushs” para um encontro. Para isso, foi desenvolvido um aplicativo para a data em questão, em que os usuários podiam digitar o nome da pessoa por quem tinham uma queda e convidá-la para sair.

    Então, o aplicativo transformava o convite em uma serenata especialmente para a pessoa. Como o uso de apps estava começando a se tornar popular na época, a campanha fez bastante sucesso e ainda pode ter ajudado os mais tímidos a conseguirem um encontro.

    13. KFC: uma campanha musical

    A empresa que ficou famosa por conta de seus frangos fritos não ficou de fora das campanhas mais bem-sucedidas no Dia dos Namorados. Apesar de ela ter sido executada somente na Ásia, chamou a atenção de pessoas do mundo inteiro pela sua criatividade.

    Em 2012, as lojas do KFC permitiram que os clientes, ao acessarem o site oficial da marca, pedissem para tocar uma música durante seus encontros, a fim de torná-los emocionantes.

    Além de original, a ideia também foi de fácil execução e, certamente, deixou os casais ainda mais apaixonados, sem contar que aumentou a frequência do público às lojas da marca nessa data tão especial.

    14. Starbucks: fotos de corações cafeinados 

    No ano de 2012, a Starbucks tomou proveito do aumento do número de smartphones e fez uma campanha voltada para o público mobile. Ao pedir um copo de café na loja — todos tinham um coração desenhado —, os clientes podiam tirar uma foto e enviá-la a algum contato da agenda.

    Quando a pessoa que recebeu a foto a visualizava a mensagem, pétalas em forma de coração flutuavam na tela do smartphone via realidade aumentada. O resultado foi maior do que se esperava: a campanha impulsionou tanto as vendas do café quanto o download do aplicativo da Starbucks.

    15. Guaraná Antártica: pesquisa online

    No ano de 2013, o Guaraná Antártica decidiu aproveitar o alcance das 13 milhões de pessoas que curtem ou seguem sua fanpage para elaborar uma pesquisa sobre amor e relacionamento. 

    O resultado foi inesperado para a época, e apontou que 84% dos consumidores da marca acreditavam em namoro a distância, 86% apoiavam amizades coloridas, e iguais 86% pensavam que sentir ciúmes é normal em uma relação.

    campanha de dia dos namorados

    16. Vivo: Renamore

    A ação da Vivo para o Dia dos Namorados de 2017 ficou marcada porque muitos casais brigam pela falta de dedicação do parceiro ou parceira por conta da tecnologia: com a incorporação dos smartphones e outras ferramentas de integração digital à vida das pessoas, ficamos cada vez mais imersos ao meio digital, mas também, negligenciamos a presença, o contato e os pequenos acontecimentos do nosso dia a dia “analógico”.

    Hoje, valorizamos mais essas pequenas coisas, pois muitos de nós precisamos nos isolar por conta da pandemia. Entretanto, em 2017, não imaginávamos que o abraço seria tão necessário. Vale rever a campanha para reforçar que podemos ser melhores e mais dedicados ao outro quando tudo isso acabar.

    17. O Boticário: A Linda Ex

    Essa campanha não é necessariamente direcionada para o Dia dos Namorados, mas merece ser relembrada pela profundidade com a qual trata o fim de uma relação amorosa e a importância do amor próprio antes da dedicação exclusiva ao outro.

    Conta a história de três mulheres que reconhecem a existência de vida e felicidade após o divórcio, mas antes, demonstram aos ex que “as mulheres por quem eles se apaixonaram” ainda estavam o tempo todo bem ali.

    Exemplos de landing pages comemorativas

    Uma landing page — também conhecida como página de captura — tem a finalidade de atrair visitantes e convertê-los em leads ou mesmo clientes. Separamos, aqui, algumas que trouxeram propostas dedicadas ao Dia dos Namorados.

    18. Taco

    A Taco é uma loja que oferece roupas e calçados para o público masculino e feminino. A landing page foca ambos nas ofertas em destaque para a data.

    campanha de dia dos namorados

    19. Beleza na Web

    A marca, cujo público é formado, principalmente, por mulheres, apostou na seleção de produtos masculinos que, ao serem comprados para presente, liberam um brinde para uso pessoal da cliente e isso fica evidente na landing page.

    campanha de dia dos namorados

    20. Americanas

    Anualmente, as Americanas investem em uma seleção exclusiva para a data, para que os visitantes do site comprem os presentes mais desejados de forma fácil e com condições exclusivas como na landing page. A empresa também ofereces benefícios como cashback e frete grátis.

    campanha de dia dos namorados

    As landing pages captam a atenção do público com uma mensagem de Dia dos Namorados, conduzem as leads pelas ofertas especiais do período e ajudam na coleta de informações importantes para continuar a nutrição em outras datas.

    Você também pode se interessar por estes conteúdos:

    Campanhas para as redes sociais

    Por fim, trazemos exemplos de campanhas que também almejam resultados nas redes sociais.

    21. Anhanguera Parque Shopping: Registre seu Amor

    Entre os dias 7 e 12 de junho, o shopping oferece para os apaixonados uma caricatura de suas fotos, que também podem ser exibidas em um painel. Os casais, então, poderão postar suas fotos nas redes sociais do Anhanguera Parque Shopping e garantir engajamento com todo o público-alvo da empresa.

    Campanha de dia dos namorados
    Fonte: Anhanguera

    22. Shopee: Liquidação Dia dos Namorados

    Shopee quer aumentar a sua relevância no mercado brasileiro com uma campanha veiculada na televisão, mas com foco principal nas redes sociais, pois conta com influenciadores e engajamento dos usuários no Twitter, Instagram, Kwai e Tik Tok.

    A empresa exibirá conteúdos divertidos, de 15 e 30 segundos, com uma seleção de histórias românticas que marcaram o imaginário popular no cinema e em outras situações. Além disso, durante a ação, os clientes terão acesso a diversas ofertas, como vouchers, cupons de frete grátis e acesso às coleções exclusivas com preços promocionais.

    23. Heinz

    Para incentivar a comemoração do Dia dos Namorados, mesmo durante a pandemia, a Heinz criou, em 2020, uma campanha que permitiu aos clientes uma demonstração de amor a distância: em parceria com a hamburgueria Frank & Charles, de São Paulo, a ação consistia em criar lanches com declarações de amor estampadas no pão!

    Infelizmente, a veiculação da campanha não foi nacional, mas muitas mensagens publicadas no Instagram da empresa foram selecionadas para estampar o “X-Declaração” e encantar os seguidores da marca nas redes sociais!

    campanha de dia dos namorados

    5 dicas para criar um campanha para o Dia dos Namorados bem-sucedida

    Uma campanha para o Dia dos Namorados bem-sucedida deve conter vários elementos: desde um planejamento eficiente e ações antecipadas até o uso de landing pages e pop-ups personalizados para encantar o público e continuar a nutrição das leads depois desse período.

    1. Compreenda a intenção do público

    Compreender a intenção do seu público-alvo é a melhor forma de começar. Para isso, verifique qual valor os consumidores da sua marca estão dispostos a gastar, o período antecipado mais propício para as vendas e a importância dada por eles em requisitos como frete grátis, cashback, descontos ou brindes.

    2. Faça a segmentação da sua loja virtual

    Agrupe os produtos mais indicados para a data, seja pelo preço, seja pela funcionalidade, para facilitar ao consumidor no momento da escolha e da compra. Além disso, considere a criação de combos que ajudam os clientes e ainda aumentam o ticket médio da sua empresa.

    3. Não negligencie a rapidez nas entregas

    A logística de distribuição é um fator imprescindível para o sucesso da sua estratégia, pois ela garante satisfação e ajuda em uma posterior ação de fidelização dos clientes.

    4. Invista na compra dos itens mais pedidos

    Não é difícil prever quais categorias de produtos farão mais sucesso nessa data — perfumes, cremes corporais, maquiagens e outros itens de beleza e cuidado, além de eletroportáteis, acessórios esportivos e de moda, games, entre outros.

    5. Ofereça brindes e promoções

    Venda um segundo item com desconto, ofereça brindes em compras acima de determinado valor, ofereça cartões e embalagens personalizadas, planeje ofertas-relâmpago e desconto surpresa, e outras facilidades para o pagamento da compra.

    O Dia dos Namorados é uma data estratégica para o comércio, que pode impulsionar as vendas no hiato entre o Dia das Mães e as férias escolares. Isso aumenta a procura das empresas por agências de comunicação e marketing para que desenvolvam campanhas dedicadas a esse dia.

    Após analisar cada campanha de Dia dos Namorados que trouxemos neste post, você pode se inspirar para fazer as suas na agência. Porém, não se esqueça de mensurar os resultados trazidos por elas para saber o quão bem-sucedidas foram.

    Esse é um aspecto imprescindível para qualquer campanha de marketing. Já que você se inspirou nas campanhas que listamos, que tal descobrir como fazer a mensuração dos resultados antes de colocá-las em prática?

    Quer construir conteúdos incríveis para o Dia das Mães e produzir campanhas de sucesso? Então teste o WriterAccess por 14 dias gratuitamente e contrate os melhores freelancers de conteúdo, incluindo designers, editores de texto e muito mais!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.