Por Rafael Silva

Supervisor de Conteúdo na Rock Content

Publicado em 9 de agosto de 2019. | Atualizado em 9 de agosto de 2019


O Dia dos Pais, retratado pelas campanhas publicitárias, apresenta uma nova relação entre pais e filhos, que agora é pautada pela possibilidade de expressar sentimentos e pela necessidade de combater esteriótipos que estão enraizados em nossa sociedade. Saiba mais!

Não é de hoje o uso frequente de datas comemorativas por parte das empresas para a promoção de determinado produto ou serviço ou até mesmo para o fortalecimento de marca.

No entanto, o grande desafio, em meio a uma concorrência que a cada ano fica mais acirrada, está na tentativa de dialogar e chamar a atenção do público por meio das campanhas publicitárias.

Um bom exemplo disso é o Dia dos Pais, data que, somente em 2018, movimentou R$ 2,2 bilhões somente no meio digital, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Na verdade, uma infinidade de campanhas já estão rodando para fisgar o coração dos consumidores. Mas há algo diferente no processo de produção dessas campanhas: a forma como é retratada a figura do pai.

Se antes eles eram vistos de forma mais distanciada da família e da relação com os seus filhos, hoje são apresentados de maneira mais intensa e com a possibilidade de apresentar os seus sentimentos, o que pode ser explicado pela transformação cultural contínua pela qual nossa sociedade passa.

Ficou curioso para ver o resultado dessa mudança? Então, separe os lenços e confira uma seleção de 4 campanhas que foram produzidas especialmente para o Dia dos Pais!

4 campanhas publicitárias produzidas para o Dia dos Pais

1. Skol e a quebra de paradigmas

O que vem na sua mente quando falamos de campanhas de cervejarias? Se formos nos basear pelo histórico, poderíamos pensar em algo machista e até mesmo ultrapassado, mas a Skol conseguiu fugir desse tipo de esteriótipo.

A campanha do Dia dos Pais intitulada “Você acha o seu pai quadrado?”, brinca com o slogan trabalhado pela marca e alia o tom leve presente em quase todas as produções da Skol com perguntas que a maioria dos filhos nunca tiveram coragem de fazer aos seus pais.

A ideia, apesar de simples, traz à tona um outro lado da relação entre filhos e pais, que é o fato de, na maioria das vezes, acharmos que nossos pais não são compreensíveis em relação às nossas escolhas.

De fato, alguns dos temas trabalhados, como orientação sexual e a escolha profissional de cada filho, ainda são vistos como tabus em alguns lares. Entretanto, diferente do que se espera, os pais apresentados na campanha apoiam os seus filhos e colocam o amor e o respeito acima de qualquer coisa.

2. Sicred e o foco na inclusão

A campanha do Dia dos Pais da Sicred é uma verdadeira aula de como as marcas podem trabalhar determinados temas, que demandam atenção na sociedade, de maneira sutil e precisa, além de apresentar que os pais podem sim, chorar e se expressar.

Na peça de um minuto, é mostrado um pai que apresenta deficiência auditiva e que estava prestes a passar mais um Dia dos Pais sem ser representado nas comemorações da escola de sua filha. Tal fato infelizmente retrata os problemas de inclusão pelos quais passam os mais de 10 milhões de brasileiros nessa condição.

No entanto, ao fim, sua filha consegue passar uma bela mensagem em Libras, levando o seu pai às lágrimas, mostrando, na prática, a importância de trabalharmos a inclusão e o respeito ao próximo.

3. Vipal com uma mensagem além da profissão

A Vipal é uma empresa especializada na venda e reforma de pneus para diferentes tipos de veículos e sua campanha de Dia dos Pais é intitulada “Mais que uma profissão, um exemplo”.

A produção desconstrói a visão que temos de um dos públicos-alvo da empresa, os caminhoneiros, que sempre são vistos como pessoas solitárias, que têm como única companhia a muleira de seus caminhões. Mais do que isso, ela apresenta um lado mais sensível daqueles que nem sempre são reconhecidos por sua profissão.

E a ideia central dessa campanha de pouco mais de dois minutos talvez seja esta: reconhecimento. Logo no início, é nítido a preocupação que os caminhoneiros apresentam de não serem valorizados por aquilo que fazem, mesmo tendo que enfrentar diariamente as condições precárias nas estradas do nosso país e o sacrifício de perder bons momentos ao lado daqueles que amam.

Ao fim do vídeo, para a surpresa de todos, esse reconhecimento vem daqueles que eles menos imaginam: seus filhos. Em meio a depoimentos emocionados, cada filho conta como tem orgulho da profissão do pai e da importância que sua função tem para o funcionamento do país, fazendo com que tudo valha a pena.

4. Natura e uma paixão além dos campos

Não há como negar que futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro, não é mesmo? Mas quem diria que esse ambiente, que na maioria das vezes é tomado por uma intensidade de emoções e por vezes uma onda de palavras ríspidas, pudesse dar espaço a histórias de amor e aprendizado entre pais e filhos.

Assim foi a ação do Dia dos Pais da Natura, que fez com que a relação entre pai e filho pudesse extrapolar o limite das quatro linhas do gramado.

Nos telões dos estádios, foram apresentadas mensagens com diferentes contextos, como a do pai que leva sua filha para todos os lugares, mesmo em locais com predominância masculina, ou até mesmo daquele que estava segurando a mão de sua filha no momento do nascimento do seu neto.

O legal dessa ação é que ela não ficou restrita somente aos homenageados. É possível identificar outras pessoas, que talvez tenham histórias com o mesmo teor, que também caíram em prantos ao ver toda aquela atmosfera de emoção.

Bônus: campanha do Dia dos Pais da Rock Content

No ano de 2019 a Rock Content decidiu homenagear os rockers papais de uma forma diferente: convidamos alguns de seus filhos para uma manhã na empresa, em que eles pudessem contar o que mais gostam de fazer junto de seus pais.

O resultado, nem sempre é como o esperado, mas nem por isso deixa de ser emocionante. Confira o nosso vídeo abaixo!

Nova masculinidade: um novo jeito de enxergar o mundo

O que todas essas campanhas de Dia dos Pais têm em comum? Além da plasticidade e a execução técnica impecável, elas trabalham um novo modelo de enxergar a masculinidade, conforme destacado no início deste texto, que vê o homem como um sujeito que, enfim, pode expressar suas emoções, diferente de anos anteriores.

Esse fenômeno, chamado Nova Masculinidade, que é trabalhado pelo Google em seu dossiê Brandlab, tem origem nas relações mais igualitárias entre homens e mulheres e na tentativa de estabelecer esses valores já na infância.

Com isso, há o favorecimento da criação de homens mais conscientes de seu papel na sociedade e que compactuam com ações pautadas pelo respeito entre os gêneros e na possibilidade de encarar o mundo sob uma nova ótica.

A partir disso, é de se esperar que as marcas utilizem esse novo cenário para propor ações para esse novo tipo de público, o que explica o fato de as campanhas destacadas serem carregadas de boas doses de emoções.

A necessidade de continuar falando sobre o tema

A quebra de paradigmas passa estritamente pelo acesso à informação e, nesse contexto, o papel da publicidade é muito importante para reverter percepções, educar o mercado e construir um novo modelo a ser seguido, que espera-se que seja coerente com o mundo que sonhamos e queremos construir para os nossos filhos.

Que no futuro, campanhas mais sensíveis e que tragam o amor entre pais e filhos não sejam trabalhadas somente em caráter de exceção, mas que sejam corriqueiras a ponto de não a enxergarmos com estranheza.

Que, a cada Dia dos Pais, vejamos homens chorando e expressando seus sentimentos por tudo aquilo que essa palavra representa em sua vida e que o amor e o respeito para com seus filhos reverberem para criar uma sociedade mais justa e igualitária.

Gostou da seleção de campanhas que separamos para o Dia dos Pais? Tem mais alguma que você queira apontar? Compartilhe conosco nos comentários!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *