Campanha de dia dos pais: confira 18 exemplos em 2022

Campanha de dia dos pais não pode faltar no calendário de ações de uma agência. Além de ser um dia importante, é preciso pensar também na mensagem a ser transmitida, além de buscar inspiração em campanhas de sucesso. Continue a leitura deste post para saber mais!

Campanha de dia dos pais

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Pensar em uma boa campanha de dia dos pais é algo que exige sensibilidade, criatividade e planejamento estratégico. Essa é uma ótima data comemorativa para explorar o potencial de venda e, para cada negócio, há formas diferentes de gerar o desejo de consumo. Mais do que isso, as campanhas também visa engajar e cria aproximação com o consumidor.

Para conquistar esses objetivos, no entanto, é essencial explorar a data por meio de técnicas relevantes, ficando principalmente em canais. Por meio dessas plataformas, é possível abordar sua audiência com conteúdos diferentes, com personalizações em e-commerces, campanhas audiovisuais, além de sorteios. Tudo isso contribui para gerar valor e obter uma avaliação positiva.

Neste post vamos apresentar a você dicas e exemplos de campanhas de sucesso. Confira!

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Dicas para fazer uma campanha de dia dos pais

    Para começar, trazemos aqui 10 dicas de como você pode montar uma campanha de dia dos pais bem-sucedida.

    1. Produza conteúdos sobre a data

    O dia dos pais gera muito conteúdo, uma vez que é uma data familiar, que aproxima pessoas e que exalta uma figura tão importante. Por isso, o tema central tem um grande apelo emocional, já que gera comoção, então é essencial explorá-lo ao máximo. Bons conteúdos ajudam a gerar mais expectativa nesse dia e, dependendo, podem até mesmo ser guias para ajudar os mais confusos.

    Uma boa ideia? Um conteúdo que ajude pessoas a escolher um bom presente para o pai! Muitos não fazem ideia do que comprar, e a internet é sempre o lugar onde buscam informação. Até mesmo um conteúdo como este que você está lendo tem um bom apelo e pode ser extremamente útil. Afinal, ele está relacionado à data, mas aborda questões profissionais do Marketing.

    2. Crie um calendário editorial

    Uma estratégia de conteúdo é essencial para atrair clientes em potencial, mas para que ela seja realmente potente, é preciso ter um planejamento estratégico. Isso é o que garante que todo o público será devidamente alcançado, ainda que eles não conheçam a sua marca. Um calendário editorial ajuda a criar conteúdos para leads e para quem já é até mesmo cliente iminente.

    Nesse calendário é possível organizar o planejamento a nível de datas, primeiramente, garantindo que todos os conteúdos sejam publicados durante esse período prévio, formando a campanha dod ia dos pais completa. Além disso, o calendário ajuda a estruturar todos os tipos de publicações, ou seja, atendendo a todos os níveis do funil de Marketing, o que é essencial.

    3. Personalize o layout do site

    Sites são essenciais para posicionar seu negócio na web, ter uma plataforma online de vendas e, de forma geral promover uma experiência do cliente qualificada. Se tratando dessa data comemorativa, personalizar o layout do seu site ajuda a ambientar o consumidor para a data em questão. Essa é uma prática muito comum e que reforça a importância da data que está à frente.

    campanha de dia dos pais

    Essa mudança é, de fato, somente visual, com um ambiente diferenciado para reforçar que a empresa em questão se preparou para aquele momento. Em alguns casos, é possível também construir páginas específicas apenas com ofertas, caso elas hajam, para os dias dos pais. Nesse caso, utilize landing pages, banners ou pop-ups para destacar essas ofertas especiais.

    4. Crie um hotsite para seu e-commerce

    Uma outra boa opção de destaque para a campanha de dia dos pais pode ser um hotsite, ou seja, um site pequeno, temporário, para valorizar essa data comemorativa. Nesse caso, é uma estratégia muito valiosa e precisa para se aplicar em e-commerces. Os varejistas online costumam se preparar adequadamente para o período, e um hotsite pode funcionar bem nesse caso.

    campanha de dia dos pais

    A ideia é oferecer uma espécie de site à parte, exclusivo e totalmente dedicado ao dia dos pais. Assim, no hotsite haverá apenas produtos selecionados que serão os mais buscados na data. Para ajudar a ambientar e criar um conceito sólido, nesse hotsite é necessário propor um layout diferente e, além dos produtos, peças de publicidade e propaganda voltadas para a ocasião.

    5. Promova ações nas redes sociais

    Redes sociais são canais de amplo alcance e de grande tráfego. É difícil ter uma audiência que não está nessas plataformas, então é indispensável usá-las como veículo de promoção dessas campanhas. Por lá, sempre divulgue os conteúdos produzidos, as promoções e todas as peças publicitárias preparadas para o dia dos pais. Assim, é possível alcançar uma boa parte da audiência.

    campanha de dia dos pais

    Tudo que for pensado por uma empresa como estratégia do dia dos pais deve considerar a divulgação nas redes sociais. Além de ajudarem com o alcance, esse canais também geram interações que ajudam a aumentar o engajamento da empresa. Por lá também é possível solucionar eventuais dúvidas e preparar sua base de consumidores para a data em questão.

    6. Realize sorteios

    Sorteios são uma fórmula antiga e altamente valiosa. Afinal, qual público não gosta de ser presenteado em mecânicas que, na maioria das vezes, são simples? Basta exigir o cumprimento de alguma tarefa para habilitar seu público a participar do sorteio. Nesse caso, é preciso ter uma postura estratégica, criando uma campanha de dia dos pais que traga frutos positivos.

    Uma ótima ideia, frequentemente aplicada, é o uso de User Generated Content (UGC), ou seja, a empresa solicita que seu público gere algum tipo de conteúdo e se aproveita disso para promover campanhas.

    Quer ver um exemplo? Uma empresa decide sortear algum prêmio e a condição para participar é que o usuário poste uma foto com seu pai utilizando certa hashtag. Assim, a empresa consegue ter conteúdo gerado pela sua audiência, consegue o engajamento e a campanha é um sucesso.

    7. Garanta diversidade na sua campanha

    Uma campanha de dia dos pais eficaz é também aquela capaz de ser impactante e inclusiva a toda sua audiência. Como sabemos, não há um padrão de pai e também não há um padrão de família, por isso, há muitas pessoas que precisam se sentir incluídas nessas campanhas. A diversidade é o que permite ter uma campanha capaz de atrair e engajar qualquer um do seu público.

    Nessa busca por diversidade, é importante uma comunicação capaz de entregar valor a todo tipo de pai e família, como pais trans, padrastos, pais solos, entre outras situações. Incluir essas figuras paternas, valorizando o que elas representam aos seus filhos, é uma ótima forma de mostrar sensibilidade e, principalmente respeito. Valores engajam e aproximam o público da sua marca.

    8. Invista em e-mail marketing

    E-mail marketing é uma ótima estratégia para manter contato frequente com sua base de leads e de clientes já recorrentes. Muitas dessas pessoas têm expectativas para os dias do pais e estão em busca de boas condições para comprar presentes. Em alguns casos, elas apenas estão em busca de identificação com marcas, por isso uma campanha de qualidade pode ser tão importante.

    Nesse caso, e-mail marketing funciona como mais um importante canal de divulgação do trabalho que será feito para representar essa importante data. Assim, pense em desenvolver uma estratégia para entregar conteúdos, promoções, sorteios e o que mais for parte da campanha, por meio do email. É uma ótima e eficaz forma de alcançar sua audiência por um canal que ela já espera.

    9. Crie listas de sugestões de presentes para seu público

    O público ama ver listas com sugestões de presentes, especialmente porque muitas pessoas sentem dúvidas do que comprar para agradar seus pais. Por mais que elas sejam quem mais conhecem quem receberá o presente, uma ajuda é sempre bem-vinda. Dessa forma, a missão das empresas é criar verdadeiros guias para tornar a escolha do consumidor mais fácil.

    campanha de dia dos pais

    Uma ótima forma de criar esse conteúdo é o separar por categorias. Assim, você guia o consumidor a escolher um produto de acordo com as preferências, o estilo de vida e a personalidade de seus pais. Seguindo isso, as listas podiam trazer as seguintes categorias:

    • presentes para pais churrasqueiros (kits de churrasco, aventais, tábua para cortar carnes);
    • presentes para pais executivos (relógios, canetas, sapatos);
    • presentes para pais esportistas (tênis de corrida, chuteiras, camisa do time de coração).

    10. Faça campanhas de mídia

    Campanhas audiovisuais são ótimas para gerar apelo e conquistar consumidores. Elas ajudam estabelecer essa relação mais próxima, gerando engajamento, e são ótimas ferramentas de divulgação. Campanhas de vídeo podem ser divulgadas em vários meios de comunicação, o que ajuda a alcançar públicos que estão nos mais diversos canais de mídia.

    Nesses formatos, a melhor técnica possível é o storytelling. Assim, as marcas contam histórias repletas de emoção e que são capazes de engajar por meio do sentimento. Pessoas conseguem ver suas vidas e seu cotidiano, especialmente na relação com o pai, sendo retratadas nessas campanhas, o que gera a sensibilização.

    Confira 18 campanhas de dia dos pais de sucesso

    Ao longo dos últimos anos, grandes marcas têm posicionado campanhas de dia dos pais que marcaram época e fizeram sucesso. Além de oferecer conteúdo e presença em diversos canais, as campanhas de vídeo, usando o conceito de storytelling, se destacam.

    Muitas delas usavam até mesmo a comunicação não-verbal, ou seja, apenas com imagens que ajudam a retratar o sentimento paterno e o que essa data representa. Há vários formatos que fizeram sucesso e representaram bem essa data.

    Confira 18 campanhas que foram veiculadas nos últimos anos por companhias e instituições brasileiras e internacionais:

    1) Boticário

    Uma das marcas especialistas em criar campanhas únicas e marcantes, o Boticário fortaleceu ainda mais essa relação. Para isso, lembrou de um dos papéis mais importantes do pai: não deixar que o seu filho se sinta mal.

    Inspirada em uma história real, essa campanha de Dia dos Pais mostra que o amor vai muito além de um presente, é a união, mesmo nos momentos mais difíceis.

    2) Itaú

    Trabalhar temas sensíveis também é uma forma eficiente de estruturar uma campanha de Dia dos Pais. O Itaú resolveu fazer isso ao falar de uma frase que é muito comum, mas nem sempre é colocada em prática: ser o melhor pai do mundo.

    A campanha mostra como as falhas na paternidade fazem parte desse aprendizado, e como a visão dos filhos é tão importante.

    3) Telhanorte

    Viver a casa intensamente. Essa é a mensagem que a Telhanorte passa para os pais e seus filhos na campanha de Dia dos Pais. Aproveitar cada espaço da sua casa, fazer com que cada parede, cada detalhe, seja um momento importante dentro dessa relação.

    4) Hering

    A promessa é algo muito importante e comum na relação entre pais e filhos, não é mesmo? Com a participação de João Bosco e Emicida, a Hering reforçou não só a importância de ser um homem de palavra, mas ser também um pai de palavra. Cumprir as promessas, proteger, estar presente, ou seja, fazer tudo o que um pai deve fazer diariamente.

    5) GGB

    O GGB (Grupo Gay da Bahia) decidiu tocar em outro assunto sensível em nossa sociedade e contou um pouco da história de César Sant’anna, um homem trans que gerou seu filho antes de fazer a transição. O título, O primeiro Dia dos Pais de César, reforça a importância do amor sobre qualquer outra coisa, e que o carinho e a atenção serão sempre lembrados pelos filhos.

    6) Carrefour

    Já o Carrefour faz uma viagem no tempo e reforça o papel da redescoberta na relação entre pais e filhos. A mensagem que a marca quer passar é que o aprendizado acontece tanto para os pais quanto para os filhos. Afinal, por mais que o olhar seja sempre direcionado desenvolvimento da criança e do adolescente, essa evolução acontece nas duas partes, com ambos precisando se redescobrir regularmente para se tornarem cada vez melhores.

    7) Natura

    A campanha da Natura traz uma mensagem para os pais que estão passando por momentos desafiadores durante o atual cenário do mundo e que não deixam isso afetar o relacionamento com os seus filhos.

    8) Gelol

    A marca Gelol cujas campanhas criaram e popularizaram o slogan “Não basta ser pai, tem que participar” não poderia estar de fora da lista. Este comercial produzido nos anos 80 fez muito sucesso na televisão brasileira a ponto de conquistar o Leão de Bronze no Cannes Lions de 1984.

    9) Lojas Marisa

    Os produtos das Lojas Marisa são para o público feminino, portanto, sua campanha de dia dos pais teve como público-alvo as “pães”, ou seja, as mães que precisam criar os filhos sozinhas e acabam desempenhando o papel de pai e mãe ao mesmo tempo.

    10) Sicredi

    Em 2018, o Banco Sicredi fez uma campanha focada nas demonstrações de carinhos presentes nos pequenos gestos ao mostrar a ideia que uma menina teve para cantar uma canção para o pai que é deficiente auditivo.

    11) Casas Bahia

    Presença paterna foi o tema escolhido para a campanha das Casas Bahia. A história gira em torno de um menino cujo pai saiu de casa quando ele era muito pequeno e a conclusão que isso gerou na sua vida adulta.

    12) Bradesco

    Lançada este ano, a campanha do Bradesco mostra o relacionamento entre um pai e sua filha para ilustrar a importância de ser um pai exemplar na vida dos filhos. Os personagens do vídeo são pai e filha na vida real.

    13) Seara

    A Seara, representante do setor de alimentos, lançou uma campanha suja hashtag foi justamente #NãoÉSóSobreComida, pois mostra a história de um pai que, ao preparar o lanche da filha adolescente, faz um sanduíche a mais para ela compartilhar com um menino da escola, tornando mais forte a relação paternal.

    14) Brahma

    A campanha da Brahma mostra homens que cresceram sem os seus pais para falar sobre a real importância da paternidade: ser o melhor pai que você puder ser. Os convidados para participar do vídeo mostram seus sonhos e expectativas sobre ser pai.

    15) Americanas

    A campanha das Americanas trouxe uma homenagem para as diversas formas de ser pai ao mostrar uma filha dando presentes tanto para o pai biológico quanto para o padrasto, um cenário comum em muitas famílias brasileiras.

    16) Samsung

    A Samsung trouxe em sua campanha deste ano o objetivo de mostrar a rotina dos pais modernos na criação de seus filhos. No filme, o pai encontra vários presentes dedicados a ele feitos pela filha enquanto os dois interagem com os produtos da marca.

    17) Google+

    Esta campanha do Google de 2012 traz uma situação que pode acontecer com qualquer um: um pai perde o celular com todas as fotos do filho recém-nascido. Porém, um dos recursos do Google conseguiu salvá-las.

    18) Rock Content

    No ano passado, a Rock Content fez uma homenagem aos seus rockers papais de uma forma bem diferente: alguns de seus filhos foram convidados para passar uma manhã na empresa e contar o que mais gostam de fazer na companhia de seus pais. Foi um dia divertido e emocionante!

    Desenvolver uma boa campanha de dia dos pais é essencial para atrair mais consumidores e engajar. Datas comemorativas são uma ótima oportunidade para potencializar suas vendas, mas para isso, é importante trabalhar com uma estratégia focada em conteúdos, promoções e divulgação em diferentes canais.

    Após o fim da sua campanha, ou até mesmo no período de divulgação, mensurar o sucesso das ações é essencial. Para isso, softwares de automação são indispensáveis! Saiba mais sobre eles e como podem ajudar.

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Rock author vector

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.