Por Raphael Pires

Publicado em 22 de dezembro de 2017. | Atualizado em 18 de março de 2020


Inspirações são sempre bem-vindas no universo publicitário e como a época mais mágica do ano, o Natal, está batendo na porta, resolvemos reunir nesse post 7 campanhas emocionantes para inspirar você!

uma arvore e presentes remetendo a campanhas de Natal
Quer inspiração para suas campanhas de Natal? Então acompanhe nossa seleção!

Sabemos que para os publicitários, insights são muito importantes para realizar bons trabalhos e por isso é importante acompanhar outras campanhas. Por essa razão, a equipe iClips reuniu 13 vídeos de campanhas de natal emocionantes para inspirar e sensibilizar. 

13 campanhas de Natal emocionantes

Confira, a seguir, X campanhas natalinas que vão fazer você se emocionar!

1. Edeka

Para não soltar um spoiler, o comentário desse VT estará situado abaixo do vídeo. 

No Natal de 2015, o supermercado alemão Edeka se beneficiou de uma constatação muito repetida no senso comum: “parentes só se reunem na morte de algum ente querido”.

Emocionante e talvez um pouco chocante por fazer as pessoas perceberem suas próprias atitudes nas personagens, a campanha alcançou mais de 50 milhões de visualização no Youtube.

Neste ano de 2016, o supermercado, assim como na campanha do ano anterior, insiste na mensagem de que a família deve estar próxima no Natal e seus membros devem dar atenção uns aos outros.

Dessa vez, a empresa produziu um outro VT ainda mais emocionante. Neste, novamente uma atitude corriqueira e frequente dos dias agitados, com as pessoas sempre “na correria” e com muitos afazeres, conduz o enredo.

Tornando a campanha ainda mais emocionante, o vídeo convida os espectadores para uma reflexão profunda sobre valores e família.

No entanto, dessa vez, ao invés de focar nos pais, a campanha sustenta a reflexão sobre a relação com os filhos. Veja:

2. Sainsbury

Dizem por aí que propagandas com “gatinhos, cachorrinhos e crianças” sempre dão certo. Para o supermercado britânico Sainsbury, parece que essa fórmula funcionou. 

Afinal, o vídeo da campanha natalina de 2015 alcançou mais de 40 milhões de visualizações.

O enredo do VT se inicia narrando sobre os sonhos de cada membro de uma família. Inclusive, o gato protagonista.

Em seguida, segue uma sequência dominó de desastres que resulta em uma casa destruída, com os símbolos do Natal avariados.

Aparentemente, para a família, a magia do Natal se desmanchou. Porém, em seguida, o real sentido da época Natalina se reestitui: a união das pessoas.

3. Coca-Cola

As campanhas da Coca-Cola são sempre emocionantes. Principalmente as do Natal. 

Em 2012, eles divulgaram um vos VT’s natalinos mais emocionantes. Há alguns anos, a empresa de refrigerantes utiliza em suas ações de marketing e comunicação o “Caminhão da Coca-Cola”. Em 2012, novamente ele foi utilizado para criar uma campanha emotiva. 

A comunidade de Suspiro, em Betânia do Piauí, carece de energia solar. A esmagadora maioria da população vive no escuro e bebe Coca-Cola quente.

Em 2012, a empresa levou um Natal iluminado e ensinou quem é o “Bom Velhinho” para crianças que nunca sequer o viram em uma tv.

Uma outra campanha natalina da Coca-Cola que também emocionou o mundo foi a nomeada “Uma Ponte para Noel.”

Com mais de 9 milhões de visualizações, o VT narra a história de um menino que sonha em conhecer o Bom Velhinho, mas acredita que ele não vai até sua casa porque não há uma ponte para transporte.

Órfão por parte de mãe e com uma carta escrita por ela indicando que um dia ele conheceria Papai Noel, o menino pede a seu pai que construa uma ponte para que o Bom Velhinho venha até ele. Assista:

4. Renner

Entre tantas campanhas de Natal veiculadas recentemente, algumas chamam a atenção por seus finais inesperados. O comercial natalino da marca de roupas Renner é um bom exemplo. O vídeo aborda o surgimento da amizade entre duas garotinhas.

O VT começa com a chegada de uma nova vizinha, que, ao ser cumprimentada pela pequena Rita, parece evitar o contato. Depois de tentar se comunicar diversas vezes com a garotinha, aparentemente sem sucesso, Rita começa a elaborar um plano para se aproximar de sua nova vizinha. O final é emocionante. Mas sem spoilers! Confira a campanha na íntegra e se emocione conosco:

Após entender que a nova amiga tinha uma deficiência auditiva, Rita colocou em prática seu plano para se aproximar da garotinha: aprender Libras, a língua brasileira de sinais. 

5. Sadia

Outra relação de amizade foi abordada em uma campanha de Natal este ano. Desta vez, a história gira em torno de um idoso e de uma garotinha. Trata-se do comercial feito pela Sadia. Nele, uma menina está treinando corrida e seu vizinho a observa atentamente enquanto se recorda dos tempos em que também corria.

Observando o esforço da menina, o homem começa a monitorar o tempo de cada corrida. Não satisfeito, ele decide presenteá-la com um livro sobre alongamento, e a garotinha logo se apressa para colocar em prática tudo o que leu. O cachorro do idoso também dá uma ajudinha para a jovem atleta, acompanhando-a em seus percursos.

Quando o grande dia finalmente chega, lá estão os seus novos amigos torcendo pela garota. No fim, todo o esforço valeu à pena. Confira:

6. Loteria de Natal

Na Espanha o sorteio especial da loteria acontece no Natal. Motivo para familiares e amigos se juntarem para o tradicional bolão. No Natal de 2016, a agência Leo Burnett de Madri criou uma animação para celebrar a solidão e a amizade. Com mais de 5 milhões de visualizações, o comercial conta a história de Justino, um simpático guarda noturno. Confira:

7. Allegro

Para fechar nossa lista das campanhas de Natal emocionantes, escolhemos o comercial da Allegro, a maior loja online da Polônia. Vamos combinar, a ideia de colocar cachorrinhos e senhores fofos para protagonizarem comerciais de Natal é sempre um sucesso!

Decidido a aprender inglês, um idoso compra um Guia para iniciantes e passa a dedicar boa parte dos seus dias a aprender o novo idioma. A campanha foi criada para o Natal de 2016. Repetindo frases em inglês, colando post-its em todos os lugares de sua casa (sobra até para o cachorro), o homem tem, aparentemente, um objetivo bem claro. Não vamos dar spoilers, assista o vídeo e se emocione mais uma vez:

8. Ri Happy

A ideia de misturar sonhos e alegrias de diversas gerações sempre dá muito certo em campanhas de Natal. Com a Ri Happy não foi diferente. Na sua propaganda de Natal, o mote foi inverter um pouco a situação comum da data, onde o pai presenteia o filho. Aqui, o filho presenteia o pai com o brinquedo favorito da sua infância. A campanha foi criada pela agência WMcCann. Confira abaixo!

9. Ponto Frio

O humor também sempre é bem vindo em toda campanha de Natal! No meio de tanta publicidade emocionante, colocamos essa ótima propaganda da Ponto Frio para balancear as emoções.

“Cara de meia” é aquela expressão que a gente faz sempre que recebe um presente bem ruinzinho, mas não quer fazer desfeita. A ideia é que as pessoas dêem presentes da Ponto Frio para evitar esse constrangimento. Divirta-se com o vídeo!

10. Itaú

Lidar com questões filosóficas e conceituais também dá muito certo para o Natal. Afinal, é uma data que marca o fim do ano e pensamos muito sobre nossas vidas e o que fizemos para chegar até ali e o que queremos fazer depois.

Pensando nisso, o futuro foi a essência da campanha de Natal do Itaú de 2017. Com narração de Fernanda Montenegro, o vídeo é um manifesto do futuro sobre as incertezas da vida, mas que o presente está nas mãos das pessoas. Assista!

11. Stella Artois

Pela primeira vez com uma campanha totalmente desenvolvida no Brasil (pela agência CP + B Brasil), a cervejaria Stella Artois surpreendeu pela originalidade. O comercial conta a história de um homem que vê uma estrela cadente e sai em busca de coletar estrelas pelo campo.

Ao final, ele distribui as estrelas para cada convidado da ceia. O conceito por trás é a busca pela excelência e a partilha, característica do Natal. Veja!

12. Canon

Uma marca de equipamentos fotográficos pode fazer uma campanha de Natal emocionante? Mas é claro! Com um formato mais documental, a campanha da Canon, realizada pela agência Dentsu, mostra a difícil realidade de crianças em tratamento de câncer.

Filmado no Instituto de Tratamento de Câncer Infantil do Hospital das Clínicas da USP, o comercial levou o Papai Noel para as crianças internadas, com direito a muitos presentes. A surpresa fica para o final, que não vamos contar aqui! Mas tem direito a muita foto e alegria! Confira abaixo.

13. Lupo

Bom, se a Ponto Frio ali em cima apostou na “cara de meia” para criticar esse tipo de presente, a Lupo foi na direção contrária e afirma para a gente parar com esse preconceito e que meia é um ótimo presente sim!

A empresa convocou o ator João Vicente de Castro, do Porta dos Fundos para ir às ruas perguntar para as pessoas qual o pior presente que poderiam receber. “Meia” foi o mais ouvido. Mas quando ele apresentou algumas meia da marca para os entrevistados, a surpresa foi garantida. Todos adoraram. Veja!

Combustível para a criatividade!

Com certeza, a bagagem cultural de um publicitário interfere diretamente em sua criatividade por facilitar a relação de ideias.

Por isso, é importante ficar antenado e acompanhar as campanhas, publicações e o fluxo de informação o máximo que for possível. 

E, se surgir alguma boa ideia dessas campanhas de natal, prepara o teclado para digitar o briefing no nosso modelo gratuito. Para fazer o download, basta clicar no botão cinza a seguir: 

Baixar Modelo de Briefing

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *