Por Ana Júlia Ramos

Redatora freelancer da Rock Content

Publicado em 21 de janeiro de 2019. | Atualizado em 21 de junho de 2019


O Twitter é uma rede social com alta capacidade de viralização de conteúdo. O formato de microblog unido ao poder das hashtags faz com que marcas possam se aproveitar dos recursos e criar campanhas totalmente criativas! Aqui, você vai ver alguns dos melhores cases de sucesso quando o assunto é campanhas no Twitter.

Se você conhece um pouco sobre campanhas no Twitter, já tem ideia do poder de viralização que elas carregam consigo.

Isso acontece, principalmente, porque toda aquela questão dos algoritmos e alcance de perfis corporativos ainda não foi tão minada como acontece em redes sociais como o Facebook e Instagram.

Além disso, a chance de trabalhar com um conteúdo em tempo real agrega uma sensação de naturalidade e humanização para as marcas, característica cada vez mais prezada por usuários de plataformas online.

Pensando nisso, vamos mostrar aqui alguns cases de sucesso quando o assunto é campanha viral. A partir daí, você vai ter inspiração de sobra — e muito conteúdo — para aplicar em seu negócio!

Qual a importância do Twitter nas estratégias online?

Desde a sua criação, no ano de 2006, o Twitter construiu uma história de sucesso e se posicionou como uma das principais plataformas digitais da atualidade.

Conforme adiantamos no início do post, a característica da instantaneidade sobressai em relação às demais redes sociais.

Em meio a críticas sobre a veracidade de conteúdo, superficialidade e um estilo de vida supostamente irreal vivido por personalidades como o Instagram, por exemplo, o Twitter se mostra como caminho oposto.

Além do teor mais “vida real”, existem outros dados muito importantes que comprovam o fato de que a rede social não pode passar despercebida em sua estratégia:

  • o número diário de usuários na rede é de 134 milhões;
  • 500 milhões de tweets são postados todos os dias;
  • 77% dos usuários se sentem mais positivos em relação a uma marca quando ela responde às suas mensagens;
  • 66% dos negócios com 100 ou mais funcionários têm uma conta na rede social.

Ou seja: quem subestima o poder e alcance da plataforma está perdendo uma chance incrível de se posicionar em uma rede social com alta possibilidade de alcance, engajamento e reconhecimento de marca.

A rede social, talvez, seja uma das melhores formas de estar próximo de verdade com seu público nos dias atuais.

Como desenvolver uma campanha de sucesso no Twitter?

Inicialmente, uma boa campanha online merece um bom planejamento e estudo de persona. Muitas marcas desenvolvem planos de ação em redes sociais específicas para um público que não está presente ali. Com isso, campanhas incríveis se perdem e não alcançam os resultados esperados.

Depois de compreender mais sobre a informação das pessoas que devem ser atingidas, listamos, de forma geral, algumas outras características que devem estar presentes no desenvolvimento de uma ação de sucesso:

  • objetivo;
  • definição das métricas;
  • duração;
  • cidades/estados foco;
  • temática e conceito;
  • definição da hashtag principal e das secundárias;
  • desdobramento em outras redes sociais para aumentar alcance e divulgação;
  • possibilidade de parceria com influenciadores digitais.

Quais as 8 campanhas que viralizaram na rede?

Agora que você compreendeu boas práticas de usar o Twitter a seu favor, é hora de conhecer os melhores cases nos quesitos criatividade e viralização.

1. Itaú — #ViverAMusica

Na época do Rock In Rio de 2017, o Itaú — patrocinador oficial do evento — iniciou uma grande campanha. A ideia foi colocar uma espécie de “caixa eletrônico” na orla da praia para chamar a atenção daqueles que passavam por ali em um momento específico do dia.

Depois de chegar mais perto, as pessoas descobriam que, na verdade, estavam frente a um karaokê.

O que tocava era a música “Love of My Life”, do Queen, banda icônica que marcou presença em edições do festival. Após cantar a canção, alguns sortudos foram presenteados com ingressos.

A ação não foi a única e fez parte de um conceito, chamado de “O que o mundo separa, a música aproxima”. Para divulgar a campanha no Twitter e incentivar os leitores a compartilharem sua experiência no festival em tempo real, a ideia era publicar um conteúdo com a hashtag #ViverAMusica.

<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

2. McDonald’s — Tweets do Neymar

Se você está de olho naquele setor da internet reservado para os melhores memes e piadas, provavelmente, tem noção do poder gigantesco de viralização que esse tipo de conteúdo carrega consigo.

A grande sacada do McDonald’s foi unir a imagem do Neymar — que por si só já gera alcance — com um meme relacionado ao seu nome e, para terminar, o Twitter, responsável por concretizar a viralização.

O caso em questão foi o reaparecimento de tweets antigos do jogador. Publicações feitas em meados de 2011 mostram um Neymar engraçado, um pouquinho “sem noção” e com muito amor pelo pagode.

Um desses tweets, porém, fazia referência justamente ao McDonald’s! A marca não perdeu tempo: em meio ao ressurgimento de vários conteúdos virais, selecionou o que mencionava o Big Tasty, hamburger citado por Neymar, e aplicou um print do tweet em todas as caixinhas pelo país.

caixa de hamburguer mc donalds

3. Magazine Luiza — #ZicaPraArgentina

A Magazine Luiza, marca conhecida por trabalhar sua presença online muito bem, aproveitou o gancho da Copa do Mundo de 2018 e criou uma ação no Twitter.

A campanha, com o nome de #ZicaPraArgentina, influenciava os fãs da página a comprarem televisões novas na loja e mandarem as antigas, que viram a derrota do Brasil na Copa de 2014, para a Argentina, com o objetivo de “zicar” o time e dar mais sorte para o Brasil.

O teor criativo da campanha unido a outras hashtags que faziam referência à competição aumentaram ainda mais sua popularidade, se transformando em assunto mais comentado da rede por vários dias.

4. Kit Kat — #PartiuCelebreak

O Kit Kat realizou parceria com influenciadores digitais do Brasil para fazer uma ação interessante.

Cada personalidade era responsável por tuitar um vídeo com situações na vida daquelas pessoas que mereciam uma celebração. Foi, por exemplo, o caso de uma influencer, que comemorou o fato do seu marido ter ganho um torneio de pôquer.

A ideia era promover uma caixinha do Kit Kat especial para a ação e incentivar os leitores a postarem a hashtag junto com situações de seu dia a dia dignas de reconhecimento. Dessa forma, o chocolate seria a opção perfeita para compor momentos de felicidade e celebração.

5. Samsung — #WithGalaxy

Para fortalecer a imagem da linha Galaxy e gerar vendas, a Samsung criou uma ação que tem tudo a ver com o Twitter: a geração Millennial e seu estilo de vida.

Três influenciadores digitais foram convidados para contar um pouco sobre sua história e a própria Samsung divulgou os conteúdos em seu perfil. Algo que deixou a ação ainda mais rica e conectada com os objetivos da campanha foi o fato de os conteúdos terem sido filmados com o próprio Galaxy.

A ideia da Samsung com a campanha era usar o storytelling da juventude atual e afirmar seu posicionamento enquanto a marca perfeita para essas pessoas: em abril, a marca lançou uma televisão na vertical, focada justamente no público em questão.

6. Burger King — #SaibaADiferença

A rede de fast-food que, muitas vezes, entrou em embates publicitários com o McDonald’s, usou o Twitter para comprovar um comportamento nocivo nas redes sociais.

Na véspera do primeiro turno das eleições presidenciais do ano passado, a marca promoveu uma campanha que fazia referência ao ato de “se abster” — relacionando com o voto “branco” ou “nulo” na urna.

Ainda com a ideia de levantar um debate social importante, a marca produziu outro vídeo. Dessa vez, a campanha começava com tweets de pessoas reclamando sobre o Burger King. Eram vistas frases como “Odeio o Burger King”, “Só o cheiro enjoa”, além de palavras pejorativas.

Depois, eram vistas mensagens de ódio, igualmente publicadas na rede social. Dessa vez, podia-se ler algo como “Nada contra gays, mas não me diga que isso é normal”.

A ideia era mostrar que existe uma diferença muito grande entre opinião e preconceito: um é sempre bem-vindo, enquanto o outro, em hipótese alguma.

7. Budweiser — #ThisBudsForYou

A Budweiser desenvolveu uma ação inovadora em parceria com o Twitter. Nela, o usuário poderia pedir uma bebida ao enviar uma mensagem direta para a marca. Foi a primeira estratégia de delivery usando 100% das redes sociais!

Outro ponto interessante foi o uso de inteligência artificial e bots: todo o chat era automatizado e baseado na compreensão das palavras-chave submetidas.

8. Fiat — #FiatArgo

A Fiat foi a primeira marca a usar o Twitter Business Solutions, plataforma para facilitar o desenvolvimento de campanhas e ações entre marcas e audiência.

Os principais recursos permitem que ações específicas (e muito importante em uma campanha digital) sejam colocadas em prática, como:

  • insights e otimização de perfis corporativos;
  • desenvolvimento de inteligência a partir de bots;
  • atendimento ao cliente de forma privada e específica para marcas;
  • adição de botões para iniciar conversas ou descobrir mais sobre o horário de funcionamento daquele negócio.

A partir dessas possibilidades, a montadora de carros fez uma ação para lançar o Argo. Ao interagir com o perfil no Twitter, o leitor ganharia inúmeras informações sobre o carro, benefícios, dúvidas e outros assuntos.

As respostas eram desenvolvidas e enviadas justamente pela inteligência artificial promovida pelo Business Solutions.

Podemos dizer que um ponto em comum de todas as estratégias — e um dos motivos que impulsionaram a viralização que tanto comentamos — é a interação com o público. Perceba que nenhuma hashtag foi usada de forma avulsa: todas elas faziam algum sentido ao serem compartilhadas pelos leitores.

Muitas vezes, marcas erram em promover tags que não fazem sentido algum a não ser para a própria empresa. Pense na estratégia como uma forma de mostrar que a divulgação do seu conteúdo merece estar na página de uma pessoa comum!

Se você gostou do nosso conteúdo sobre as melhores campanhas no Twitter e quer descobrir mais sobre seu sucesso em uma estratégia de marketing, conheça as melhores marcas para seguir na rede!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *