Por Raphael Pires

Publicado em 3 de fevereiro de 2020. | Atualizado em 28 de fevereiro de 2020


Quer aumentar a lucratividade de sua agência? Para isso, é fundamental efetuar um forte investimento nos canais de aquisição. Leia este artigo e descubra quais são os meios mais interessantes para aproximar o negócio do público-alvo!

ilustração sobre canais de aquisição
Quais canais de aquisição funcionam melhor para sua agência?

Certamente, você já estipulou as metas para sua agência de comunicação, não é mesmo? Por exemplo, obter um faturamento determinado dentro de um certo prazo. Independentemente dos valores que pretende atingir, investir nos canais de aquisição é imprescindível para conquistar seus objetivos.

Eles são meios que as empresas utilizam para captar clientes, os quais podem ser online e offline. São de suma importância para compor a carteira de clientes, garantindo que você amplie o conhecimento sobre sua marca no mercado, atraia e fidelize a clientela, atingindo as metas e lucros desejados.

A adoção de diferentes canais de aquisição para se aproximar público-alvo é uma importante estratégia para aumentar a conversão de clientes e vendas. Quais são eles? Confira, a seguir, algumas das principais opções para assegurar o sucesso do negócio!

Quais os melhores canais de aquisição de clientes?

Use programas de indicação de clientes

A realização de indicações é fundamental para as agências, pois ajuda a fechar novos clientes por um investimento de baixo custo. Isso porque, como os negócios são gerados por meio da indicação dos clientes e parceiros, a empresa não precisa gastar nada, além de ganhar credibilidade, já que se torna uma referência no mercado.

Para tanto, é recomendado criar programas de indicação de clientes, como dar um desconto ou outro benefício para as empresas parceiras que indicarem os serviços da sua agência.

Contudo, tenha cuidado para não depender apenas de indicações. Muitas vezes, agências pequenas acabam se acomodando, deixando de pensar em um planejamento estratégico para essa questão, o que impede o crescimento. O ideal é combinar essa estratégia com outros métodos de aquisição de clientes.

Aposte na dupla Inbound Marketing e Inside Sales

Cada vez mais utilizado pelas organizações, o Inbound Maketing é um método para atrair os clientes, educando-os sobre a importância e benefícios dos serviços disponibilizados por uma agência de comunicação. 

Mas, para uma eficácia maior, esse método pode ser combinado com o Inside Sales, que complementa os processos de vendas, em que os vendedores identificam os clientes em potencial e entram em contato para oferecer o serviço e apresentar uma proposta comercial. A combinação contribui para o fechamento de projetos recorrentes — fator imprescindível para garantir a receita da companhia ao longo do ano.

É preciso ressaltar que a estratégia conjunta pode demorar um pouco para surtir efeitos, porém, quando começa a gerar resultados, a tendência é que as conquistas sejam mais duradoras. O processo de união do Inbound Marketing e Inside Sales requer um time com profissionais especializados nessas duas áreas. Isso será substancial para o bom funcionamento da estratégia de atração e de vendas, bem como para a redução de erros.

Invista em anúncios como um dos canais de aquisição

Em vez de apenas fazer anúncios para seus clientes, as agências também devem se preocupar com seus próprios anúncios. Essa prática é antiga e mostra-se bastante funcional para aquisição de novos consumidores.

Primeiramente, é necessário fazer uma pesquisa de mercado para descobrir em quais canais o público está concentrado, como redes sociais, jornais, sites e demais plataformas. Feito isso, pode-se direcionar os anúncios no formato de cada canal.

Além disso, é substancial que eles sejam diferenciados, criativos e com alto potencial de persuasão, haja vista que são uma oportunidade de mostrar o seu trabalho. Afinal, qual empresa vai confiar sua marca para alguém que não sabe vender seu próprio serviço?

Otimize o SEO das páginas

Um bom Search Engine Optimization (SEO) contribui para a atração orgânica dos clientes. Quando a empresa aplica práticas avançadas de SEO em suas páginas online, as pessoas que estão procurando pelo serviço oferecido podem encontrá-la com mais facilidade, tendo a oportunidade de conhecer e até mesmo contratar os produtos anunciados.

Pensando nisso, é obrigatório investir na otimização de SEO das páginas da agência. Isso inclui o uso do Marketing de Conteúdo com textos com as palavras-chaves do negócio, com uma tag H2 com a palavra-chave e uma imagem no padrão ALT, por exemplo.

A estratégia de SEO deve ser pensada por pessoas capacitadas para tal, de modo que garantam conteúdos bem-rankeados nos motores de busca.

Conte com parcerias

Há muitos casos em que o negócio atrai um bom número de clientes, mas acaba perdendo-os no meio do caminho devido ao fato de não ser uma agência full service, ou seja, que não oferece todos os serviços em um só lugar, obrigando o cliente a contratar mais de um prestador para atender à demanda dele.

Estabelecer parcerias com negócios complementares ao seu é uma ótima saída para atender a todas as demandas dos contratantes, garantindo mais praticidade e satisfação ao público-alvo. Se bem-estruturadas, as vendas de pacotes unificados, que combinam seus serviços com uma consultoria da empresa parceira, por exemplo, podem ser uma alternativa rentável para as duas partes.

Outra opção é atuar na geração de leads e de oportunidades de vendas a partir de uma parceria de Co-Marketing. Nesse caso, a parceria é indicada para negócios que têm públicos semelhante, mas que não concorrem entre si.

Porém, há que se definir um acordo claro a fim de evitar negócios que não conseguirá entregar no modelo de venda dupla ou o uso de um discurso que não esteja alinhado para os leads obtidos por meio da parceria.

Marque presença em eventos estratégicos

Participar de eventos, como feiras de negócios, para realizar a prospecção ativa de clientes é uma excelente oportunidade de despertar a atenção do público. O modelo de aquisição possibilita uma abordagem presencial, que contribui para o sucesso da negociação com o potencial cliente, bem como facilita a transmissão de confiança dos serviços.

Para ser bem-sucedido nessa estratégia, é preciso pesquisar atentamente sobre qual é o público que vai comparecer ao evento. É mais vantajoso marcar presença em um evento direcionado para tomadores de decisão das empresas do que para estagiários, por exemplo.

Tenha em mente que a prospecção em eventos também exige planejamento prévio, como pitch, estudo de mercado e materiais de promoção da marca bem-produzidos e objetivos. Com a escolha do evento certo e estando bem-preparado para lidar com o perfil dos frequentadores do ambiente, você pode ter um bom retorno comercial.

Investir em canais de aquisição é crucial para a sobrevivência das agências no mercado da publicidade. Quanto mais meios a empresa utilizar para se aproximar do público, mais chances terá de gerar negócios, desde que cada estratégia seja bem-planejada e executada.

Quer expandir os lucros? Baixe agora mesmo o nosso e-book sobre como conquistar clientes para sua agência e acelere seus resultados!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *