Tudo sobre a carreira na área de Marketing

Carreira no Marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A carreira de Marketing é uma das que mais passou por mudanças nos últimos anos, vivenciando transformações tanto na formação do profissional da área como nas ferramentas que são utilizadas para exercer o papel de profissional de Marketing.

Antigamente, o foco era pensar em como vender o produto ou marca representada e escolher entre uma gama menor de opções de canais de comunicação com o potencial cliente. Isso tornava o planejamento menos complexo e simples.

Atualmente, o profissional de Marketing muitas vezes precisa pensar em como adaptar a comunicação que irá fazer com o seu cliente para os mais variados canais, em formatos diferentes, para momentos diferentes. Além disso, a preocupação deixou ser apenas vender o produto, mas criar um relacionamento com o cliente e engajá-lo com a marca.

Para conseguir atender essa nova demanda do mercado, a formação do profissional para exercer a carreira dentro do Marketing precisa ser multidisciplinar e deve estar em constante atualização, porque se trata de um mercado extremamente dinâmico. Pode passar por gestão, planejamento, conhecimentos básicos de matemática e por aí vai.

Como bem disse o filósofo Heráclito de Éfeso, “a única constante é a mudança”, e essa afirmação faz todo sentido nessa área.

O que é Marketing?

De acordo com Philip Kotler, uma das grandes referências da área, o “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial do lucro.

De forma resumida e clara, a função principal do Marketing é entregar valor para o cliente e para o consumidor final. E isso é feito por meio de uma série de estratégias que irão destacar as vantagens de determinado produto ou marca e despertar o interesse para que o público-final tenha vontade de consumi-los.

4 P’s do Marketing

Um dos conceitos essenciais que todo profissional da área vai aprender durante a sua formação e usará na carreira é conhecido como 4 P’s do Marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção.

  • Preço: valor a ser cobrado por um determinado produto.
  • Praça: local em que o produto será comercializado.
  • Produto: características do produto ou serviço ofertado ao mercado.
  • Promoção: como o produto ou serviço será promovido no mercado, para despertar a atenção do público.

Marketing Digital e Inbound Marketing

O Marketing tradicional, aquele com o qual nos acostumamos até o início dos anos 2000, não é mais a única forma de promover marcas e produtos. Muita coisa mudou depois que a internet ganhou cada vez mais espaço no dia a dia dos consumidores.

O novo profissional da área precisa entender de Marketing Digital e Inbound Marketing para conseguir atender novas demandas do mercado e chegar ao seu público-alvo do jeito certo. Para isso, será necessário conhecer todas as ferramentas disponíveis para mandar bem no novo Marketing.

Marketing Digital: são estratégias de Marketing utilizadas no meio digital, com o objetivo de atrair a atenção de clientes que estão no ambiente da internet. Para isso, são usadas ferramentas como as redes sociais. textos otimizados para SEO, e-mail marketing, anúncios online, entre outros.

Inbound Marketing: uma nova forma de se comunicar com o consumidor de marcas e produtos. Ao invés do tradicional Outbound Marketing, que é menos personalizado e mais direto, o Inbound Marketing cria um relacionamento com o cliente antes de ofertar um produto. Isso é feito no meio digital, seguindo a jornada do cliente de acordo com as suas interações.

Formação na área de Marketing

O profissional da área de Marketing consegue ganhar mais espaço se conseguir se comunicar de forma clara e souber expressar bem suas ideias e pontos de vista. A formação desse profissional pode ser feita cursando o Bacharelado ou Tecnólogo na área, com focos um pouco diferentes.

  • Tecnólogo de Marketing: com duração de dois anos, tem a grade curricular parecida com a do bacharelado, mas é mais focada em temas específicos e tem uma abordagem mais prática.
  • Bacharelado em Marketing: com duração de quatro anos, tem o início focado na parte mais comportamental. Também abrange administração, legislação e também algumas ações práticas.

O que se espera do profissional de Marketing?

Para desenvolver uma vida longa e próspera dentro da área de Marketing, o profissional deve estar sempre atualizado sobre as novidades que aparecem nesse mercado em constante transformação. Para isso, é essencial participar de eventos da área, realizar cursos, acompanhar sites e blogs especializados.

A carreira de um bom profissional de Marketing não está concluída assim que ele termina a graduação. É um processo contínuo, que depende de dedicação e disciplina. É possível ser um profissional da área com menos horas de estudo, mas os resultados também podem não ser os mais esperados.

Mudanças constantes

A área de Marketing é muito dinâmica e precisa de profissionais dinâmicos, que estejam prontos para mudanças e não tenham uma postura passiva. Se destaca nesse meio quem acompanha as tendências e está por dentro das inovações constantes que acontecem.

Esse repertório é importante para poder ter recursos criativos na hora de pensar em campanhas ou em como melhorar os resultados dentro da empresa. Além disso, networking também é essencial para se manter por dentro das novidades do mercado e, por que não, de novas oportunidades na área.

O dia a dia do profissional de Marketing

O profissional de Marketing costuma ter um dia bastante movimentado, muito focado em planejamento, execução e análise dos resultados. É preciso estar pronto para atuar em diversas frentes e entender que a rotina será corrida e dinâmica, com inúmeras tarefas ao longo do dia.

A área de Marketing costuma receber demanda dos mais variados setores dentro da empresa, por isso, é essencial desenvolver um ótimo relacionamento com os companheiros de trabalho, para que eles estejam disponíveis para atender suas demandas e também trabalhem em conjunto quando solicitarem algo.

Esse relacionamento é tão essencial para o sucesso na carreira profissional, que existe até a expressão Marketing Pessoal, criada para indicar uma pessoa que cuida bem de sua imagem e consegue destacar suas principais qualidades para todos com quem entra em contato, se tornando referência em sua área.

A importância do planejamento

Além disso, é preciso muito planejamento e foco para entender o que priorizar durante a rotina e atentar as datas especiais para o tipo de negócio em que você atua para poder realizar ações segmentadas para essas datas.

O faturamento da empresa está diretamente ligado às ações de Marketing e tudo que o departamento faz, tanto para aumentar o conhecimento da marca quando a divulgação de seus produtos de forma que atraia a atenção dos consumidores.

Diferentes áreas do Marketing

Por ser um mercado bastante dinâmico, o Marketing é formado de várias frentes diferentes, para atender diversos tipos de público e demanda. Com as mudanças ocorridas nos últimos anos, o leque de opções está cada vez mais completo.

Confira algumas das principais áreas do Marketing e entenda cada uma delas:

    • Marketing Digital: toda estratégia de comunicação voltada para chegar até a sua buyer persona utilizando os meios digitais, já que o mercado de serviços online cresce de forma acelerada. Com cada vez mais espaço nos dias atuais, essa é uma área em constante crescimento e que muda de forma bastante dinâmica.
    • Marketing Viral: com o advento das novas tecnologias, novas formas de fazer Marketing surgiram. O viral é uma delas, bastante popular nos dias atuais. A estratégia é pensado para a utilização das redes sociais e formas de criar ações que se espalhem de forma orgânica.
    • Endomarketing: tipo de Marketing mais voltada para a área interna da empresa e todas as necessidades de seu público específico. O principal objetivo é traçar estratégias para que os funcionários trabalhem engajados e de forma dedicada.
    • Marketing Direto: focado em pesquisas e estudo, esse tipo de Marketing é bastante popular no mercado. Pesquisas de mercado, análise do perfil de clientes atuais e também potenciais e formas de aumentar os lucros são elementos que norteiam as ações nessa área.
    • Marketing Indireto: pensando em fazer uma associação discreta entre marca e produto, é feito de forma sútil em produções culturais, programas de TV e outros meios em que a inserção possa ser feita de forma secundária.
    • Marketing de Fidelização: o objetivo principal desse tipo de Marketing é garantir que o cliente se torne fiel à marca ou ao produto e siga utilizando cada vez mais os serviços oferecidos. Para isso, vantagens são oferecidas em troca dessa fidelização.

Pesquise sobre a área antes de escolher

Se você leu esse post, é sinal de que está pesquisando para saber qual área escolher. Essa é uma decisão muito acertada e que pode facilitar muito a sua caminhada profissional. Essa é uma escolha muito importante, que deve ser feita a partir de informações concretas.

Se você estiver à procura de ajuda para encontrar informações valiosas que irão ajudar você a estudar e se preparar para a entrada no mundo universitário, o Stoodi pode ajudar nessa caminhada.

Conteúdo produzido pela Stoodi!

primeiros passos no marketing digital

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.