Por Maurício Baltazar

Suporte ao Cliente na Rock Content

Publicado em 11 de julho de 2019. | Atualizado em 25 de outubro de 2019


Uma carta de agradecimento para cliente pode ser uma oportunidade incrível de criar e cultivar relacionamentos melhores e com maior retorno para o seu negócio. Pode parecer bobo, mas mostrar que a sua empresa se importa com o cliente é um diferencial que pode melhorar seu desempenho!

Ter uma cultura com foco no cliente é essencial para que os negócios prosperem atualmente. Afinal, se você não olha e cuida dele, certamente, outra empresa o fará.

Um termo que entrou em alta nos últimos tempos foi customer experience, e você deve sempre buscar promover uma experiência incrível durante toda a jornada do cliente.

Não se trata apenas de garantir a venda ou o resultado, mas de criar e cultivar um relacionamento para que ele seja ainda mais frutífero ainda. Uma etapa essencial disso é agradecer, seja por uma compra, por uma parceria, ou pela fidelidade.

Por isso, vamos ensinar você a escrever a melhor carta de agradecimento para cliente possível explicando cada um dos seguintes tópicos:

Vamos então?

Por que escrever uma carta de agradecimento para cliente

Lendo esse conteúdo, você pode estar se perguntando “mas, por quê devo mandar uma carta para os meus clientes?”. Pode parecer bem bobo, mas é um pequeno gesto que mostra que a sua empresa se importa. 

Em uma era na qual estamos expostos a tantos estímulos o tempo todo, ações assim são o que vão fazer o consumidor guardar em sua memória afetiva o seu nome, pode ter certeza. 

Diversas empresas já têm tido sucesso com esse tipo de ações, que se transformam em marketing para elas mesmas quando o consumidor impactado divulga o agradecimento para seus amigos, tendo um grande potencial viral!

Podemos citar, por exemplo, a NuBank como uma especialista em encantar seus clientes, sempre enviando mimos, alguns deles bem inesperados, como o sal grosso dado a um cliente azarado. Em todas elas, foram enviadas cartas personalizadas aos clientes.

Sendo assim, listamos alguns benefícios dessas ações para o seu negócio:

Aumentar a sua visibilidade

Não são somente influenciadores que publicam nas redes sociais aquilo que eles recebem. Pessoas comuns também fazem isso e, ao promover seus serviços para eles, você pode ganhar novas indicações para os seus produtos e serviços.

Caso o presente seja bem distinto, a sua ação pode ganhar um grande alcance e trazer muito mais visibilidade para a sua empresa. Já pensou nisso? 

Otimizar o seu pós-vendas

Depois de realizar uma venda, você não deve encerrar o seu relacionamento com o seu cliente por aí. Imagine sempre que terá novas possibilidades de compras e invista no pós-vendas!

Por isso, envie cartas de agradecimento para clientes estratégicos, pode ser uma carta agradecendo pela parceria, ou então pela sua confiança, entre outros, dependendo da situação e da aquisição.

Assim, você garante que o seu nome vai continuar na mente dele para futuros negócios e pode otimizar os seus upsells e cross sells, por exemplo. 

a jornada do clientePowered by Rock Convert

Transformar a experiência do consumidor

É normal empresas errarem… afinal, se elas são compostas por humanos e errar é humano, como não ter falhas, certo? O que não é normal, mas acaba sendo em diversos setores, é não ter um suporte adequado.

É inevitável que você vá ter que pedir desculpas para um cliente e, quando fizer isso, você pode tornar uma situação que começou negativa em uma oportunidade de encantar o seu cliente e tornar ele um fã.

Por isso, depois de dar todo o auxílio possível para resolver o seu problema na etapa de atendimento ao cliente, pense em dar um mimo com uma cartinha agradecendo pela confiança e paciência e transforme a experiência do consumidor!

Fidelizar clientes

A última e mais importante vantagem de mandar uma carta de agradecimento é a fidelização dos clientes, sendo essa uma vantagem competitiva fortíssima para toda empresa.

Assim como no pós-vendas, você garantirá que o seu nome estará na mente do cliente e, mais do que isso, você cultivará um relacionamento e, assim fidelizando ele em sua base.

Isso traz grandes benefícios, uma vez que o custo de aquisição de um novo cliente acaba saindo mais caro do que manter um cliente mais antigo, então pense nessa ação como mais uma chance de promover e firmar esse contato.

Como escrever uma carta de agradecimento para cliente

Assim como toda ação de comunicação, ao escrever uma carta de agradecimento, você deve primeiro pensar em algumas coisas antes de começar realmente.

Primeiro, pense no motivo para agradecer. De modo algum, você quer que pareça uma iniciativa vazia e feita somente por fazer, é preciso ter sentido. Então, defina antes a razão, sempre levando em conta um ocorrido e a situação atual do relacionamento com o cliente.

Em seguida, você deve pensar no tom de voz da sua marca, com ele servindo como um guia para a linguagem adotada. Isso depende do posicionamento de marca e varia de público para público, mas o propósito é sempre se comunicar bem, então tenha em mente a sua reação com formalidades ou informalidades e quais expressões usar.

Por exemplo, se o envio for para uma empresa multinacional de engenharia, você provavelmente teria que ser mais sério em um agradecimento, mas para uma startup de tecnologia você poderia brincar mais na escrita. 

Na prática, em vez de lançar uma saudação como “Prezado Senhor. Fulano,”, você pode ser mais próximo com um “Olá, Fulano!”, ou então na despedida substituindo o “Cordialmente,” por um caloroso “Um grande abraço”. 

Como toda carta, segue-se uma estrutura básica, contendo uma saudação, o corpo da mensagem, uma despedida e a assinatura final. Em todos esses itens você pode aplicar o tom de voz da marca.

Para facilitar o seu trabalho, vamos já deixar alguns modelos e você só precisa adaptá-lo para a sua empresa, combinado? 

7 modelos de carta de agradecimento para cliente

1. Carta de agradecimento pela compra de serviço

“Prezado(a) [FULANO], 

Nós, da [NOME DA EMPRESA], gostaríamos de agradecer imensamente pela sua decisão em adquirir nossa solução para o seu negócio e ficamos encantados em fazer parte do seu desenvolvimento!

Estamos confiantes de que teremos em mãos um case de sucesso para ambas as partes nessa nova etapa. 

Por favor, nos dê um feedback sobre o que achou após o uso. Certamente, será uma oportunidade de entendermos melhor como nosso produto pode ajudar outros parceiros e também de melhorar ele.

Se precisar de ajuda de alguma forma, não hesite em falar conosco, combinado?

Grande abraço,

[FUNCIONÁRIO DA EMPRESA]”

2. Carta de agradecimento pela compra de um produto

“Olá, [FULANO]! 

Nós, da [NOME DA EMPRESA], gostaríamos de agradecer imensamente pela confiança em nossos produtos! Esperamos que você esteja super feliz com a sua compra, assim como nós estamos.

Não só isso, esperamos que você faça um bom uso do seu [PRODUTO] e que ele supere as suas expectativas! Nós recomendamos ele especialmente para [FUNÇÕES DO PRODUTO].

Se puder, compartilhe também um feedback sobre o produto, viu? Ele vai nos ajudar muito a entender como você está aproveitando ele de melhor e, se tiver algum ponto de melhoria, será ótimo para tornarmos ele ainda melhor. 🙂

E, claro, se precisar de ajuda, é só falar! Estamos sempre à disposição!

Um grande abraço,

[FUNCIONÁRIO DA EMPRESA]”

3. Carta de agradecimento pela parceria

“Prezado(a) [FULANO], 

Nós, da [NOME DA EMPRESA], não podemos deixar de agradecer por essa nova parceria de sucesso que estamos firmando! Com certeza, trata-se de uma nova oportunidade de sucesso para ambas as partes e que colheremos muitos frutos dela.

Parabenizamos também a competência da [EMPRESA PARCEIRA]! Acreditamos que o nosso [PRODUTO] vá ganhar muito com o [PRODUTO] de vocês e, em conjunto, podemos criar melhores soluções para nossos clientes! 

Esperamos que seja somente o início de uma longa jornada juntos e saibam que podem contar conosco sempre!

Grande abraço,

[FUNCIONÁRIO DA EMPRESA]”

4. Carta de agradecimento pela preferência pelo serviço

“Prezado(a) [FULANO], 

Nós, da [NOME DA EMPRESA], gostaríamos de agradecer imensamente pela sua preferência em continuar conosco. Já fazem X anos que iniciamos nossa parceria e ficamos encantados em fazer parte do seu desenvolvimento!

Desde então continuamos a trabalhar firme para garantir os melhores serviços para a [EMPRESA QUE USA O SERVIÇO] e o que nos motiva é continuar melhorando para termos mais sucesso juntos e conseguirmos resultados incríveis!

Por favor, não deixe de compartilhar um feedback conosco. Assim, podemos saber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado para atender às suas necessidades, combinado? 

E, claro, se precisar de ajuda, saiba que pode contar com a nossa equipe sempre!

Grande abraço,

[FUNCIONÁRIO DA EMPRESA]”

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 Carta de Demissão: 6 modelos para te ajudar a criar a ideal!
👉 Como finalizar um email: aprenda como essas 9 dicas incríveis!
👉 9 dicas infalíveis para seu cliente ler (e responder) seus e-mails sempre
👉 Carta de vendas: 7 dicas imperdíveis para fechar mais negócios

5. Carta de agradecimento pela preferência pelo produto

“Olá, [FULANO]! 

Nós, da [NOME DA EMPRESA], gostaríamos de agradecer imensamente pela preferência por nossos produtos! Já fazem X anos desde a sua primeira compra e devemos dizer o quão felizes ficamos em saber que você continua conosco!

Desde então continuamos a trabalhar firme para garantir os melhores produtos para oferecer a você com a melhor qualidade possível! 

Então, não deixe de compartilhar um feedback com a gente. Queremos saber o que você gosta mais nos nossos produtos e o que você acha que está faltando. Assim, podemos criar coisas novas para atender os seus desejos, que tal? 

Agradecemos desde já! E, claro, se precisar de ajuda, saiba que pode contar com a nossa equipe sempre!

Grande abraço,

[FUNCIONÁRIO DA EMPRESA]”

6. Carta de agradecimento pela sugestão

“Olá, [FULANO]! 

Nós, da [NOME DA EMPRESA], gostaríamos de agradecer imensamente pela sugestão que você nos deu sobre [SUGESTÃO] no [DIA].

Muito obrigado(a) mesmo por dedicar um tempo para nos dar esse feedback, ele realmente fez a diferença. Saiba que são colaborações assim que fazem com que cresçamos juntos e, assim, consiga oferecer o melhor para você e nossos demais clientes!

Espero que a gente tenha conseguido ajudar e, se você precisar de ajuda novamente ou tiver qualquer sugestão, por favor, nos chame. Estamos sempre à disposição, viu?

Grande abraço,

[FUNCIONÁRIO DA EMPRESA]”

7. Carta de agradecimento pela presença em um evento

“Olá, [FULANO]! 

Nós, da [NOME DA EMPRESA], gostaríamos de agradecer imensamente pela sua presença no [NOME DO EVENTO]!

Muito obrigado(a) mesmo por dedicar um tempo para compartilhar essa experiência com a nossa empresa! Definitivamente, sem você lá, não teria sido o mesmo.

Espero que você tenha tido um ótimo momento conosco e contamos com você para próximas edições, viu? Se tiver quaisquer sugestões para um evento ainda melhor, por favor, não deixe de compartilhar!

Grande abraço,

[FUNCIONÁRIO DA EMPRESA]”

Todos esses modelos podem (e devem!) ser adaptados de acordo com o seu negócio e o seu tipo de cliente, sempre levando em consideração o motivo do agradecimento e o tom de voz da marca para uma comunicação adequada, ok? 

Além disso, você deve ter observado que a carta de agradecimento para cliente requer, muitas vezes, que sejam passados feedbacks sinceros e empáticos para que esse relacionamento permaneça sempre saudável. Para te ajudar com essa difícil tarefa, confira o nosso conteúdo completo sobre feedbacks!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *