Por Matheus Pereira

Jornalista, analista de sucesso do cliente na Rock Content e entusiasta do Marketing Digital. Acredita que a Comunicação tem o poder de transformar a sociedade.

Publicado em 3 de outubro de 2019. | Atualizado em 13 de janeiro de 2020


A carta de apresentação é uma excelente ferramenta para promover seu marketing pessoal e aumentar as chances de conseguir o emprego dos sonhos. Ela tem uma estrutura que deve ser seguida para alcançar os objetivos. Saiba mais informações neste artigo!

A carta de apresentação tem sido cada vez mais solicitada pelas empresas, uma vez que permite aos contratantes conhecerem melhor as características, habilidades e experiências dos candidatos. 

O documento deve seguir algumas regras para encantar recrutadores de diversos segmentos. Após a leitura deste artigo, até quem não tem habilidade com escrita saberá como produzir um belo conteúdo. 

Duvida? Então, leia o nosso guia, que abordará os principais temas sobre o assunto.  

Vamos lá? 

O que é uma carta de apresentação?

A carta de apresentação também é denominada de carta de capa ou carta motivacional. Geralmente, é anexada ao currículo dos candidatos que buscam a tão sonhada vaga de emprego. 

Ela é uma ferramenta para apresentar habilidade aos recrutadores e pode ser desenvolvida em versão online ou impressa. A carta de apresentação é uma ferramenta para promover o seu Marketing pessoal, pois ela pode ser lida por gerentes e profissionais de uma empresa. 

Por isso, uma carta de apresentação não pode ser desenvolvida de qualquer jeito. Ela deve mostrar, por exemplo, os motivos pelos quais você quer entrar naquela empresa, quais foram as suas conquistas e quais são as suas principais habilidades. 

Neste documento, um erro de português é inaceitável, já que pode prejudicar a sua credibilidade. É fundamental deixar claro que a carta de apresentação não exclui a necessidade do currículo. Os dois documentos são complementares. 

O envio da carta de apresentação e do currículo mostra aos recrutadores que você é uma pessoa que se preocupa com a sua carreira, é organizado e atento em relação à qualidade dos materiais. Acredite! O desenvolvimento desse documento é mais fácil do que responder às perguntas de entrevista de emprego

Por que fazer uma carta de apresentação? 

Existem diversos motivos pelos quais você deve fazer uma carta de apresentação em um processo seletivo. Ela é tão importante como procurar o emprego ideal

Esse documento tem a possibilidade de mostrar aos recrutadores experiências que não são possíveis de abordar com mais clareza em um currículo. 

Outro ponto positivo é que ela permite incluir motivos pelos quais você deseja entrar na organização. Isso é muito importante, especialmente quando esquecemos alguma questão durante a entrevista de emprego. 

A carta de apresentação também melhora a sua credibilidade junto à empresa. O recrutador percebe que você teve um carinho especial com o trabalho, já que escreveu um documento personalizado de acordo com aquela vaga. 

A carta de apresentação tem um poder incrível e pode ser determinante para que um recrutador escolha o seu perfil em um processo seletivo. Ela pode ajudá-lo a encontrar o emprego ideal no Marketing Digital

Qual é a melhor estrutura para uma carta de apresentação?

A carta de apresentação tem uma estrutura de texto que é considerada a melhor opção para os recrutadores. É muito importante seguir essas recomendações, pois ninguém tem tempo de ler um conteúdo com mais de 20 páginas, seja em um time de vendas, ou em qualquer área. 

É importante destacar que você deve seguir apenas a estrutura do texto. A melhor carta de apresentação é aquela que tem um conteúdo personalizado e que foi desenvolvido para a vaga divulgada. 

Portanto, esqueça aqueles textos geniais da internet. Eles devem servir apenas como inspiração. Você deve usar a sua criatividade para atrair os recrutadores e conseguir a vaga desejada. Em um primeiro momento, a tarefa pode parecer complicada, mas aos poucos perceberá que é mais fácil do que parece. 

A carta de apresentação lembra bastante as redações que fazíamos no período da escola. Nelas, era necessário seguir a lógica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Aqui, a situação não é diferente. 

Introdução

No início do texto, o candidato deve apresentar quais são os seus objetivos profissionais. Busque criar um conteúdo que encante o recrutador. Neste tópico, coloque as habilidades que você tem e que são ideais para o cargo, além de descrever os motivos pelos quais a vaga brilhou aos seus olhos. 

Nesse momento, você pode aplicar técnicas de Marketing de Conteúdo. Na prática, isso quer dizer que deve-se escrever pensando em sua persona, apresentar fatos concretos sobre a sua carreira e criar conteúdo com base em seus valores. 

Se possível, faça um teste A/B para identificar qual é a melhor introdução. Você pode chamar dois amigos ou profissionais para ler o conteúdo, observar a reação de ambos e pedir a opinião sobre o material. Assim, terá mais certeza de que escreveu um ótimo conteúdo. 

Desenvolvimento 

Na parte do desenvolvimento, você deve incluir as seguintes informações:

  • explicar os motivos pelos quais a empresa deve contratá-lo;
  • apresentar sua formação e habilidades; 
  • citar experiências que podem ajudar nas tarefas da vaga; 
  • destacar se está disponível para viagens e início imediato. 

O desenvolvimento não pode ser muito extenso. Caso contrário, o leitor poderá finalizar a leitura no meio do caminho. 

Conclusão 

No final do conteúdo, você deve frisar novamente porque é o melhor profissional para trabalhar naquela vaga. Nesse ponto, deve colocar-se à disposição do recrutador. Em seguida, faça uma despedida cordial. Termine o conteúdo com assinatura e informações para contato, como o telefone. 

Outro ponto importante na estrutura da carta de apresentação é que você não pode se esquecer do cabeçalho. Se souber quem é o responsável pelo processo seletivo, recomendamos que coloque o nome do profissional na saudação. 

Uma carta de apresentação deve priorizar a objetividade. Ela não pode ultrapassar uma página. Para evitar esse tipo de problema, releia o seu texto quantas vezes for necessário. Exclua aquelas informações que não causarão impacto ao recrutador. A leitura de outra pessoa pode ajudá-lo a fazer esses cortes. 

A carta de apresentação deve ter um conteúdo de fácil leitura. O candidato deve provocar o interesse do recrutador do início ao fim. Se não, o seu material poderá nem ser utilizado. 

Como fazer uma carta de apresentação?

Agora que você já sabe o que é uma carta de apresentação, por que ela é importante e qual é a sua estrutura, que tal aprender a criar esse documento? Veja abaixo algumas dicas! 

Pesquise sobre a empresa 

O candidato deve mostrar que pesquisou bastante sobre a organização. No texto, coloque detalhes referentes ao posicionamento, missões e valores. Se você tiver mais dados sobre a sua área também ganhará mais pontos em relação aos outros candidatos. Porém, inclua apenas os dados que fizerem sentido ao contexto. 

Evite colocar pontos negativos 

Outra dica interessante é que você não deve adicionar pontos negativos sobre o seu perfil. Se você não sabe utilizar um software ou não tem conhecimento em um idioma, por exemplo, evite incluir isso no texto. 

O profissional deve lembrar que a carta de apresentação é um marketing pessoal. Portanto, os pontos negativos podem prejudicar a sua credibilidade. 

Inclua habilidades 

O candidato também deve adicionar quais são as suas habilidades e como elas podem ajudar na evolução do negócio. Se você tem ótimas experiências no cargo, mostre como esses desafios ajudaram a fortalecer o seu papel como profissional. 

Seja claro 

Já destacamos que o texto deve prender a atenção do leitor. Por isso, se a vaga pede cinco anos de experiência e o conhecimento em uma determinada ferramenta, deixe isso claro na introdução. 

O seu objetivo é fazer um texto de fácil leitura. Então, se preferir, coloque as suas habilidades de forma escaneável para os leitores. Caso não tenha boas experiências de trabalho, destaque os projetos que desenvolveu em período escolar. 

Use a cultura da empresa ao seu favor 

Sem dúvidas, esse é uma das dicas mais importantes para a carta de apresentação. Se você quer chamar a atenção dos recrutadores, busque contextualizar o seu texto de acordo com a culturada organização

A linguagem do conteúdo deve ser desenvolvida conforme o estilo da empresa, que pode ser conservador, formal ou jovem. A carta de apresentação deverá ser feita em um papel branco, com letra legível e com um ótimo conteúdo. 

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 Carta de Demissão: 6 modelos para te ajudar a criar a ideal!
👉 Carta de agradecimento para cliente: 7 modelos de sucesso!
👉 Email de férias: crie respostas automáticas de ausência incríveis!

Quais são os tipos de carta de apresentação? 

Existem vários tipos de carta de apresentação. Conheça algumas a seguir:

  • carta de resposta a um anúncio: o candidato envia a carta após o anúncio de vaga;
  • carta de candidatura espontânea: o candidato encaminha a carta para saber se há vagas disponíveis no negócio;
  • carta para empresa de recrutamento e seleção: carta adicionada à base de dados de empresas de seleção; 
  • carta para networking: carta enviada aos profissionais da sua rede de contatos para que eles enviem o documento para as vagas disponíveis no mercado;
  • carta de referência: carta enviada quando uma pessoa indica o profissional para a vaga;
  • carta de e-mail: carta enviada por e-mail às empresas. Deve-se verificar se a organização aceita o conteúdo dessa forma. 

Independentemente do tipo de carta de apresentação, você deve escrever um conteúdo de qualidade para os recrutadores. 

Quais são os melhores modelos de carta de apresentação? 

Cada carta de apresentação é única, porém, veja algumas ideias para você se inspirar na produção do seu documento. 

Carta 1 

Paulo

Diretor da área de Marketing 

Empresa X

Rua 12 de agosto, 124 

Caro Paulo, 

Com 10 anos de experiência em marketing e uma pós-graduação em blogs corporativos, acredito que as minhas habilidades podem contribuir positivamente para o crescimento da empresa X. 

Após encontrar o anúncio para a vaga de gerente de marketing em um blog, notei que os meus conhecimentos estão de acordo com as necessidades do cargo. 

Tenho uma atitude empreendedora e sei trabalhar diante de vários cenários em uma empresa. 

Nas minhas últimas experiências, eu aumentei em 52% o faturamento dos negócios a partir dos meus conhecimentos. 

As minhas metas sempre ficaram acima das da empresa, alcançando números superiores a 95%.

Agradeço pela sua disponibilidade e espero conversar nos próximos dias para conhecerem melhor o meu trabalho.

Qualquer dúvida, entre em contato comigo por meio do número na assinatura. 

Atenciosamente 

Flávia Azevedo 

234 999 233

Carta 2 

Nathália Alves 

Diretora de empresa de marketing 

Curso de Vidas 

Prezado Nathália, 

Estou em busca de uma empresa em que eu tenha liberdade para usar as minhas habilidades sem burocracias. Assim que visualizei a vaga nas redes sociais, identifiquei ter encontrado a vaga que está alinhada aos meus objetivos. 

Com quase 7 anos de experiência entre as melhores empresas de marketing do Brasil e do Mundo, conquistei competências para lidar com qualquer tipo de situação do mercado. 

Permaneci com uma média excelente, com uma nota superior a 97%. Graças a minha proatividade, participei de projetos e implementei processos que mudaram a realidade das organizações pelas quais passei. 

Se tiver interesse em meu perfil, entre em contato comigo pelo e-mail e telefone abaixo. 

Atenciosamente 

Gustavo Moreira

333 181 774

Carta 3 

Santos Rezende

Gerente

Startup Melo 

Rua lateral, 846 

Belo Horizonte, MG, 30148-974

Prezado Santos, 

Após procurar bastante, encontrei a vaga de analista de operações em um blog na internet. A partir da minha leitura, acredito que a vaga esteja de acordo com o meu histórico profissional. 

Tenho familiaridade com o ambiente de startup e sei lidar com a pressão por metas. Durante a minha trajetória, sempre alcancei bons números e tive destaques em diferentes projetos. 

Aguardo uma oportunidade para uma possível entrevista em que eu possa contar com mais detalhes sobre minha experiência. Tenho certeza que posso desenvolver um bom trabalho na Startup Melo. 

Atenciosamente 

Sandra Torres

333 777 111

A carta de apresentação exige paciência por parte do candidato. Portanto, dedique um período do seu dia para criar um belo conteúdo. Isso certamente fará a diferença em sua carreira profissional. 

A carta de apresentação é um passo importante para conquistar sucesso em processos seletivos. Ela pode auxiliar na conquista de um emprego em uma empresa inovadora

Se não tem habilidade com a escrita, você pode pedir ajuda a colegas e profissionais. No entanto, lembre-se que as ideias e as informações devem partir do seu conhecimento, combinado? Existem até aplicativos do Google que ajudam a montar uma carta de apresentação. 

Agora que você já sabe como fazer uma carta de apresentação, aprenda como finalizar um e-mail de forma incrível para se comunicar não só com os amigos mas também os seus colegas de trabalho. 

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *