Como o Eleva atingiu 2400% de ROI em sua estratégia de marketing digital

A empresa Eleva Educação começou a investir no Marketing de Conteúdo no final de 2017 e hoje colhe os bons frutos da estratégia.

Como o Eleva atingiu 2400% de ROI em sua estratégia de marketing digital

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A maioria das empresas que nos procuram para adotar o Marketing de Conteúdo está buscando gerar mais oportunidades para seu time de vendas. Esse motivo é seguido por colocar a empresa como referência em uma área.

Quando falamos de razões principais dificilmente aparecem empresas que fogem dessas duas.

Entretanto, poucas entendem como o conteúdo pode ajudar em uma estratégia de marketing digital como um todo.

A parceria entre o Eleva e a Rock Content vai completar 16 meses agora em março de 2019, mas bem antes disso a empresa já pensava em como ampliar sua presença digital.

Neste case, vou contar um pouco de por que o Eleva decidiu investir em marketing de conteúdo, como ela fez isso e quais resultados já conseguiu.

Mas, antes, é preciso entender quem são eles e quais seus propósitos.

Por dentro do Eleva Educação

Uma das mais conceituadas holdings de educação básica do Brasil, o grupo Eleva Educação atua em duas frentes principais: uma rede de escolas próprias conceituadas e uma plataforma de ensino que atende as escolas parceiras.

O Eleva busca fomentar, desde as séries iniciais, uma cultura de aprendizado que contribua para o sucesso pessoal e profissional do aluno e consegue aliar resultados em termos de ingresso em cursos superiores com um ensino moderno, inovador e integral.

Estamos falando de mais de 70 mil alunos em sua rede de escolas próprias e mais de  160 mil alunos atendidos pelas escolas parceiras que usam sua plataforma de ensino.

Mas, apesar de seu grande sucesso, a empresa apresentava uma dificuldade.

Estamos falando de dois públicos distintos: pais a procura de uma instituição de ensino para seus filhos e coordenadores, educadores e diretores de escolas privadas procurando soluções para um ensino melhor.

Como comunicar com ambos usando os mesmos canais? A mensagem se confunde. O que é relevante para donos de escola não tem, necessariamente, relação com o que uma mãe procura ao avaliar uma escola para seus filhos.

Por isso era um desejo antigo da empresa ter um canal dedicado à escolas que desejam inovar sua metodologia de ensino, a fim de ter uma comunicação mais direcionada e poder construir relacionamentos mais fortes com seu público.

E eles sabiam que marketing digital e produção de conteúdo eram o caminho.

Por isso, no final de 2017, a Plataforma de Ensino Eleva decidiu procurar parceiros para auxiliar na produção de conteúdo. Com a indicação de Roberto Sabino, especialista de marketing digital da Eleva e aluno certificado na Rock University, a Rock Content foi escolhida como parceira, e teve início a estratégia de conteúdo.

Para entender melhor como foi a jornada do grupo Eleva Educação como parceiros da Rock, batemos um papo com o Roberto e com a Beatriz Maluf, gerente executiva do Eleva.

A parceria entre a Plataforma de Ensino Eleva e a Rock Content

Com um novo blog, direcionado para comunicar com educadores, coordenadores e diretores de escolas privadas, a Plataforma de Ensino Eleva começou a publicar 5 artigos mensais de 1000 palavras, sendo 1 avançado, e um ebook bimestral.

Sabemos que marketing de conteúdo é uma estratégia a longo prazo, mas a empresa percebeu que seus primeiros meses ainda não estavam gerando os resultados esperados.

O conteúdo estava lá, mas ele é somente uma parte de uma estratégia de marketing digital.

Analisando seus processos e os resultados alcançados, a equipe da Plataforma de Ensino Eleva percebeu que precisava dedicar mais expertise e foco na estratégia de marketing digital como um todo.

Assim a empresa decidiu colocar Roberto Sabino com dedicação exclusiva para o marketing digital.

Isso ajudou a focar esforços e melhorar a gestão de tempo e recursos, e, com um projeto para os 6 meses seguintes, a empresa começou a ver resultados expressivos!

A empresa começou a atuar em alguns pontos importantes da estratégia. Veja quais são eles a seguir.

Pontos de conversão

Um dos principais gargalos percebidos em seu site e blog era a falta de pontos de conversão para os interessados em seu produto.

A empresa notou que havia somente um lugar no site em que visitantes poderiam solicitar contato com um consultor comercial.

Por isso, foram adicionados botões que direcionam os visitantes para uma landing page específica para parceiros no topo de todas as páginas.

Também foram colocados pontos de conversão para materiais ricos, que levam os visitantes a landing pages de ebooks, aumentando a base de leads.

Tudo isso foi impulsionado por banners e pop-ups em páginas estratégicas. Por exemplo: se um visitante está em uma página que tem ligação direta com o produto da empresa, recebe um pop-up que o leva a uma landing page de contato com um consultor.

Vendarketing

Após entenderem que havia um gap de definição, as equipes de marketing e vendas se reuniram para alinhar o significado de uma oportunidade de venda e remodelar as páginas de parceria, criando landing pages que capturam as informações que seu time comercial precisa para qualificar as oportunidades convertidas.

Foram definidos tipos de lead e estratégias para cada um deles. Os que podem se tornar clientes recebem contato do time comercial para confirmar os dados informados e iniciar um processo de venda.

Os que ainda não se encontram no perfil de clientes recebem emails explicando a impossibilidade de negócio.

Facebook

A empresa tinha uma página de Facebook única para todo o grupo, que tinha um grande volume de seguidores, mas esses eram divididos entre os dois diferentes públicos que citei mais acima.

Para aumentar a segmentação, foi criada uma página do Facebook específica para a Plataforma de Ensino Eleva, que recebe atualizações diariamente.

SEO

Todo o SEO foi revisado utilizando o plugin Yoast, e as meta descriptions e atributos alt das imagens foram corrigidos.

O link building interno foi revisto, e também foram corrigidos uma série de erros por links quebrados.

Mídia paga

Toda a estratégia de Google Ads foi revisada e foram incluídos anúncios direcionando algumas buscas para artigos do blog, aumentando o índice de qualidade e diminuindo o CPC.

Além disso, foram criadas campanhas no Facebook Ads direcionando tráfego qualificado para os materiais ricos, ampliando muito o volume de leads.

Perceba como nenhum desses pontos diz respeito ao conteúdo em si, mas todos são diretamente afetados e impulsionados pela estratégia de conteúdo.

Vamos por partes:

  • Com um blog constantemente alimentado com conteúdo para todas as etapas do funil, fica mais fácil encontrar pontos de conversão que realmente entregam valor para seus visitantes.
  • Com uma estrutura de conteúdo alinhada a pontos de conversão eficientes, a Eleva pode entender melhor seu processo comercial pela internet, e definir SLAs e processos de vendarketing mais eficientes.
  • Uma página no Facebook segmentada para a persona da Plataforma de Ensino Eleva se beneficiou dos conteúdos exclusivos e pode ser alimentada com novidades que realmente fazem sentido e entregam valor para sua audiência.
  • Os conteúdos que a Rock Content entrega obtém resultados muito mais expressivos quando postados de acordo com as melhores técnicas de SEO, permitindo rankear melhor e conseguir mais visitantes.
  • Esforços de mídia paga, sejam no Facebook, sejam no Google, são muito melhor aproveitados quando aliados a um conteúdo que realmente entrega valor ao público final.

Inclusive eles sabem bem disso:

“A combinação de mídia paga com marketing de conteúdo impulsionou nosso resultado de inbound marketing” — Roberto Sabino, especialista de marketing digital da Plataforma de Ensino Eleva.

A Eleva entendeu que o sucesso do marketing digital de sua plataforma de ensino depende de uma abordagem abrangente, que passa por diferentes áreas do marketing, que juntas resultam em resultados expressivos.

“Apesar de básicos, assim que fizemos esses ajustes já notamos um grande aumento em nosso volume de visitantes únicos, permanência no site e diminuímos a taxa de rejeição dos nossos canais. É até bonito ver a ‘barriga’ criada em nosso Google Analytics” — Roberto Sabino.

E olha a barriga aí:

Tráfego eleva

Mas é preciso ir além de curvas em um gráfico: com um ROI de 2.400% para todo o marketing digital após um ano de parceria, a estratégia já se sustenta sozinha.

Além disso, a empresa construiu uma base que já conta com mais de 14.000 leads, com quem ela já se relaciona por meio de estratégias de email marketing e conteúdos do blog.

Com os resultados alcançados, a empresa já expandiu sua área de atuação, aumentando a produção de conteúdo junto a Rock Content, revisando conteúdos antigos, trabalhando com notificações push, Instagram para a Plataforma de Ensino Eleva, produzindo webinars, realizando pesquisas públicas sobre o mercado de educação privada, além de diversos outros planos de ações para diversificar sua abordagem e melhorar sua performance digital.

E é importante ressaltar a importância do conteúdo nesse processo como um todo.

Muitas vezes tratado somente como uma forma de aquisição de tráfego para o site, a Eleva entendeu que o conteúdo funciona como pilar para estratégias que aproximam a empresa de seu público.

E mesmo esperando grandes resultados da parceria, a empresa ficou surpresa com o que teve de retorno:

Na verdade, acredito que tenha superado a expectativa que tínhamos. Para nós, nunca foi só uma questão comercial, vai além disso. Com o marketing digital, conseguimos transformar ainda mais vidas por todo o Brasil” — Beatriz Maluf, gerente executiva do Eleva Educação.

Quer entender como a Rock Content pode te ajudar a alcançar objetivos como esses? Converse com um de nossos consultores e mude seu marketing digital de patamar!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.