Por Pedro Werneck

Estagiário de Marketing na Rock Content.

Publicado em 15 de abril de 2019. | Atualizado em 30 de abril de 2019


A Embracon, empresa especialista em consórcios, conquistou o top 3 para mais de 330 termos de pesquisa no Google, assim como o crescimento de 166% em tráfego orgânico por meio de uma estratégia sólida de Marketing de Conteúdo. Confira!

A Embracon já gera resultados orgânicos há muito tempo. A empresa é uma das maiores administradoras de consórcio do país com cerca de 120 filiais e mais de 600 parceiros de vendas em todo o Brasil.

Especialistas em consórcio de automóveis, motocicletas e imóveis, a Embracon comemorou 30 anos de mercado em 2018, e lançou no mesmo ano uma nova vertente de consórcios: os consórcios de serviços. Vamos falar mais deles daqui a pouco.

A empresa já conseguia muitos acessos orgânicos por meio de pesquisas como ‘embracon 2 via’, ‘embracon área de clientes’ ou ‘embracon boleto’, feitas por clientes buscando informações sobre seus consórcios.

Acontece que rankear para suas próprias palavras-chave nem sempre cumpre com duas das principais funções do Marketing de Conteúdo:

  1. educar e engajar um mercado, se tornando referência;
  2. conseguir novas oportunidades comerciais através da geração de leads.

A Embracon já possuía um blog com esse objetivo, mas ele passava por problemas técnicos e não gerava os resultados que a empresa desejava.

E quais eram eles?

Objetivos da Embracon com o Marketing de Conteúdo

Por trabalhar com consórcios, a Embracon enfrenta um grande desafio: muitas pessoas não entendem as particularidades do segmento, nem sua diferença para outras soluções disponíveis no mercado.

“Vimos a necessidade de estabelecer uma estratégia para educar os nossos prospects e clientes, pois identificamos que muitos não entendiam o consórcio, confundindo muitas vezes com financiamento, o que acabava gerando uma frustração em quem adquiria o produto.”

Gabriela Minguez, Supervisora de Comunicação da Embracon.

Os resultados de venda e sucesso do cliente eram afetados por falta de informação. Por sorte, os princípios de uma estratégia de Marketing de Conteúdo passam exatamente pela educação.

Gerando conteúdo que ajuda o mercado a entender como um consórcio funciona e como ele pode ajudar a realizar sonhos, a empresa pode educar seu público, se tornar referência e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades de vendas.

Para fazer isso é preciso planejamento, estratégia e execução focados em resultados. E a Gabriela sabia disso:

“Precisávamos de orientação de especialistas para iniciar a construção do novo blog, com um trabalho bem direcionado e mais profissional.”

Por isso, no fim de 2017 a Embracon procurou a Rock Content.

Parceria entre Embracon e Rock Content

A nossa parceria teve início no final de 2017, quando começamos a estruturar o novo blog da Embracon, que foi ao ar em Abril de 2018.

Apesar de ser um desafio, começar um blog do 0 possibilitou iniciar a estratégia já recebendo conteúdos otimizados para conseguir bons resultados no Google, feitos com base nos principais posts do antigo blog; e novos conteúdos mirando palavras-chave estratégicas.

Com a autoridade do domínio “embracon.com.br” construída até este ponto e uma estratégia de conteúdo bem planejada, a empresa rapidamente conquistou boas posições para palavras-chave importantes para seu mercado.

A Embracon adquiriu as primeiras posições para palavras-chave como ‘Consórcio rápido’, ‘Consórcio é uma boa’ e ‘Vantagens de um consórcio’, tendo conquistado até a featured snippet para a última:

=Embracon 1

Hoje, a Embracon ranqueia no top 3 de resultados no Google para mais de 330 termos de pesquisa.

E isso tem um impacto claro em seus resultados de visitas orgânicas, que cresceram 166% em menos de um ano:

Embracon 2

“A Rock foi fundamental para nos orientar em relação às estratégias para entrada, meio e fundo de funil, nos auxiliaram a criar uma nova estratégia e alcançar o ranking em que estávamos antes da mudança do blog.

Gabriela Minguez, Supervisora de Comunicação da Embracon.

Quer resultados como esses para sua empresa? Converse com um de nossos consultores!

Mas no meio dos bons resultados conquistados a empresa passava por uma grande inovação, a inclusão de Consórcio de Serviços como nova oferta.

Um novo produto: o Consórcio de Serviços

Você sabe o que é um consórcio de serviços?

Se não souber tudo bem, porque realmente ainda não é um produto muito conhecido no mercado, mesmo para quem já conhece consórcios.

Era preciso, novamente, educar o mercado sobre o conceito e funcionamento de um consórcio, mas desta vez mostrando as novas possibilidades que esse produto abre.

Por isso, ao perceber os resultados positivos que a estratégia de conteúdo desenvolvida junto à Rock Content trouxe, a Embracon decidiu que a produção e divulgação de conteúdos passaria a ter como foco o consórcio de serviços.

Para isso, as pautas focaram em atender às diferentes etapas do funil de marketing referentes aos serviços que o consórcio pode atender. A mudança na estratégia pode ser facilmente percebida pelo blog da Embracon:

Embracon 3


Os conteúdos buscam atrair e educar pessoas que têm interesse por viagens, por exemplo.

Com dicas de roteiros e destinos para viagens, a empresa consegue a atenção de quem sonha em conhecer lugares diferentes, e mostra como um consórcio de serviços pode transformar esse sonho em realidade.

Cada jornada de compra foi estudada para que os conteúdos realmente fizessem sentido para a persona.

Embracon 4

Da mesma forma que com viagens, outros serviços como procedimentos estéticos ou de saúde e festas de aniversário ou casamento também são abordados de forma estratégica.

Embracon 5

O resultado é a presença em páginas de busca referentes a esses assuntos, que leva cada vez mais tráfego ao site e impulsiona ótimos resultados de venda para o novo serviço.

“Conseguimos, em pouco tempo,alcançar um bom posicionamento nos motores de busca, algo que havíamos perdido ao tirarmos do ar o antigo blog. Melhoramos o engajamento com clientes e leads e estamos alcançando a meta de tornar a empresa referência em consórcio.”

Gabriela Minguez, Supervisora de Comunicação da Embracon.

Se alguns dos serviços que fazem parte dos consórcios de serviços da Embracon te interessa, você vai acabar esbarrando no blog deles nos resultados de pesquisa do Google!

Quer saber como a Rock pode levar seu marketing digital para o próximo nível? Clique aqui e nós te explicamos!

Agendar consultoriaPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *