Como a Comunidade Rock Content aumentou 603% do próprio tráfego!

Quer um bom estudo de caso de SEO, Marketing e Comunidade? Mostramos, nesse post, como o blog da Comunidade Rock Content melhorou seus resultados 603%!

case escreva para web 2016

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

[ATUALIZAÇÃO] Após a produção deste post nós migramos o blog de “Escreva para Web” para “Comunidade Rock Content”. Por isso, você pode encontrar as informações dos dois domínios neste post. Se quiser saber mais sobre a mudança, acesse este post e entenda o que fizemos 🙂 Boa leitura!

Olá! Meu nome é Luiza Drubscky e sou Gerente de Comunidade aqui na Rock Content. Não sei se você já leu algum artigo meu aqui no blog, mas se essa é a primeira vez que a gente se encontra, é um prazer te conhecer! 🙂

Se você acompanha o blog há algum tempo, tenho certeza de que você já está acostumado a vir aqui no marketingdeconteudo.com para ler os artigos do Renato Mesquita de case de crescimento do blog, certo?

Bom, hoje eu vim aqui para tentar seguir os caminhos dele. Tarefa complicada, não é mesmo?

Mas, não vou falar das estratégias deste blog. Vou falar um pouco do que estamos fazendo em outro blog da Rock, a Comunidade Rock Content.

O que é essa tal de Comunidade Rock Content?

Eu não sei se você sabe, mas a Rock Content traça diversas estratégias de marketing de conteúdo para seus clientes. E para produzir cada peça dessas estratégias, contamos com a colaboração de freelancers.

O blog da Comunidade Rock Content é o nosso portal de atração e capacitação de freelancers para produção de conteúdo para web. Ele está no ar desde o dia 01 de Janeiro de 2014 e neste último ano de trabalho, tivemos o incrível resultado de 603% de crescimento orgânico!

case escreva para web

Mas, para obter todo esse resultado, foi necessário muito trabalho e dedicação, que vão além da produção de conteúdo. Confira a seguir um pouco mais sobre esse case de crescimento orgânico aqui dentro da própria Rock Content!

Desafios e como os enfrentamos

Bom, como não poderia ser diferente, assumir um novo cargo pressupõe novas responsabilidades e, claro, dificuldades também. Por isso, quando recebi essa proposta em Janeiro de 2016, me deparei com diversos desafios e, para cada um deles foi necessário traçar um plano de ação diferente. Veja só os principais a seguir:

Volume de publicação e instabilidade dos resultados orgânicos

Até janeiro de 2016, o blog não tinha uma estruturação muito definida de volume de postagens que deveriam ser feitas por mês. E, como o blog não tinha uma rotina de publicação estabelecida, o tráfego orgânico era muito inconsistente, como você pode ver no gráfico de tráfego do último trimestre de 2015:

case escreva para web 2016

Normalmente, no gráfico de visitas orgânicas de um blog com o volume de publicações constante e uma estratégia bem desenhada, é possível ver com bastante clareza quais são as semanas. Entretanto, não é o que o nosso gráfico mostrava, já que não tínhamos tal estabilidade.

Então, este já foi o primeiro desafio, pois tínhamos que estabelecer um volume constante, sem perder a qualidade do conteúdo, claro. Optamos por uma estratégia não muito agressiva inicialmente, e chegamos, então, ao número de 3 posts por semana.

Produção de materiais ricos

Assim como as postagens no blog, não tínhamos uma estratégia traçada para a produção de materiais ricos. Publicávamos ebooks de acordo com a demanda que nos era passada pelo time de Qualidade de Conteúdo, que é responsável pela revisão dos textos feitos pelos freelancers.

Decidimos estruturar melhor essa produção, estabelecendo uma estratégia de uma oferta por mês. Assim, conseguiríamos aumentar a nossa geração de leads e aumentar o número de cadastros, que também era outra dificuldade inicial.

Criação do senso de pertencimento na comunidade

No início de 2016, nós tínhamos cerca de 3.500 freelancers cadastrados na nossa Plataforma. Porém, nós não tínhamos nenhuma forma de interagir abertamente com eles, muito menos de incentivar a comunicação entre os freelancers.

Para solucionar esta situação, nós decidimos criar a Comunidade de Freelancers Rock Content, um grupo fechado no Facebook, exclusivo para freelancers ativos na nossa plataforma.

case escreva para web 2016

Na Comunidade, podemos conversar sobre a percepção dos freelancers sobre a Rock, tirar dúvidas, saber da opinião deles e muito mais. É ótimo contar com a colaboração das pessoas que participam tão intensamente do nosso processo produtivo.

Junho: o grande marco de 2016

Todas essas ações que nós tomamos surtiram muito efeito para “organizar a casa”. Colocamos o blog rodando com uma certa frequência, estávamos gerando leads e estabelecendo uma comunicação mais próxima com a comunidade.

Quando chegamos no meio do ano, no mês de junho, aconteceram alguns fatos pontuais que mudaram o rumo da nossa comunidade.

Lançamento da Certificação de Produção de Conteúdo para Web

O que, para a Rock, sempre tinha sido uma ideia a se desenvolver se concretizou em junho de 2016. Lançamos a Certificação de Produção de Conteúdo para Web, com o objetivo de potencializar o nosso poder de capacitação profissional dos freelancers e organizar todas as informações que são necessárias de saber para poder ser um bom produtor de conteúdo.

case escreva para web 2016

O curso explica um pouco sobre conceitos fundamentais de marketing de conteúdo, além de detalhar com mais clareza as etapas fundamentais para a criação de conteúdos para web que geram sucesso.

A partir do mês de junho, este certificado começou a ser pré-requisito básico para cadastro na Plataforma Rock Content, o que aumentou significativamente a qualificação dos freelancers que se cadastraram desde então.

Aumento da equipe de Comunidade

No primeiro semestre de 2016, a equipe de comunidade era composta por apenas uma pessoa: eu. Por mais que possa parecer complicado, não é impossível tocar uma estratégia de conteúdo sozinha.

Então, o primeiro semestre do ano foi ótimo para organizar a produção do blog e começar uma documentação da estratégia. Porém, chegamos em um ponto em que para crescer mais, precisávamos de mais mentes trabalhando na Comunidade.

Por isso, em junho, o Gustavo Grossi e a Raíssa Galvão vieram para complementar a equipe. O principal objetivo com a contratação dos dois era conseguir deixar a estratégia do blog mais robusta, aumentando o volume de publicações, além de investir ainda mais na questão do senso de pertencimento à comunidade.

Sendo assim, a partir de julho, começamos com uma nova estratégia, de 5 textos por semana e 2 ebooks mensais. E os resultados foram assustadores!

Veja só este gráfico de palavras-chave orgânica que estão ranqueando ao longo do ano, tirado do SEMRush:

case escreva para web 2016

Visivelmente, aumentamos a quantidade de palavras-chaves ranqueando a partir de junho, em decorrência da estratégia consistente que estávamos implementando no primeiro semestre.

Mas foi mesmo em novembro e dezembro que os resultados na nossa mudança para uma estratégia mais robusta começaram a aparecer com mais nitidez.

Novas estratégias de relacionamento com a comunidade

Também foi no meio do ano que decidimos investir mais não só no crescimento do blog, como em melhores maneiras de nos comunicar com a comunidade. Além da criação do grupo no Facebook, tivemos algumas outras ações, como:

Encontro de Freelancers Rock Content

Em 2015, a Rock já tinha realizado alguns eventos para unir os freelancers, mas foi algo que acabou se perdendo ao longo do tempo. A partir do segundo semestre de 2016, decidimos voltar com a realização desse evento com uma certa periodicidade.

Estamos fazendo os eventos mensalmente, na própria sede da Rock Content, em Belo Horizonte. Veja só como foi o nosso Encontro de Freelancers de Novembro:

case escreva para web 2016

Newsletter – Rocking News

Revitalizamos a newsletter da Comunidade Rock Content e a batizamos de “Rocking News”.

case escreva para web 2016

Fazemos curadorias temáticas com os melhores conteúdos para ajudar os leitores do blog da Comunidade Rock Content a organizar a rotina de freelancer e a aprender cada vez mais sobre as técnicas de produção de conteúdo para web.

Rocking Freela

Além da newsletter, nós implementamos uma forma de fazer os Cases de sucesso com os nossos freelancers que mais atuam na Plataforma Rock Content.

case escreva para web 2016

Chamamos de “Rocking Freela” e são enviados também por email para toda a nossa base de freelancers, com várias dicas para que os demais freelas aprendam um pouquinho com aqueles que têm se destacado positivamente.

O freelancer do mês também recebe como bonificação um Kindle, o leitor digital da Amazon. 🙂

Resultados de um ano de estratégia documentada

Como você já deve ter lido diversas vezes aqui no marketingdeconteudo.com, as estratégias de produção de conteúdo online são a médio/longo prazo.

Então, o que conseguimos perceber de resultados com 12 meses de estratégia rodando?

Aumento do tráfego orgânico

Como mostrei no início deste post, no último trimestre de 2016 (considerando até dia 19/12, data em que este post foi escrito), tivemos o crescimento orgânico de 603%.

Porém, com a estratégia consistente e com a constante análise de resultados e experimentação de novas ações, os nossos gráficos tendem a crescer ainda mais.

Aumento de palavras-chave rankeando

Uma coisa que anda de mãos dadas com o crescimento do tráfego orgânico é o aumento de palavras-chave que estão rankeando no Google. Este ano, tivemos um investimento maior em estratégias de SEO e, por isso, aumentamos incrivelmente a quantidade de palavras-chave que trazem visitantes das páginas de resultados do Google direto para o nosso blog.

Passamos de 0 termos no top 3 do Google em Dezembro/2015 para 103 termos nos top 3 em Dezembro/2016 — até o dia 19/12. 🙂

case escreva para web 2016

Aumento da comunidade de freelancers

À medida que a Rock Content vai crescendo, é necessário aumentar a comunidade de freelancers também.

Com estes resultados de aumento de tráfego orgânico e rankeamento de palavras-chave, consequentemente chegamos a um aumento significativo no número de pessoas que se cadastraram para serem freelancers Rock Content.

Em janeiro de 2016 tínhamos cerca de 3.500 freelancers cadastrados. Hoje, temos mais de 14.000 pessoas que colaboram com a nossa entrega mensalmente.

Aumento da aquisição por email

Com o começo da estratégia de newsletters e de disparos mais frequentes por email, um ótimo resultado também foi o crescimento do email como canal de aquisição de tráfego e de leads.

Veja esta tabela que compara os canais de aquisição de tráfego no último trimestre de 2015 e o último semestre de 2016:

case escreva para web 2016

Tivemos o crescimento de 2.609% da aquisição de tráfego por email, o que comprova que a estratégia que estamos aplicando está de acordo com o que a nossa audiência gosta e espera de nós.

Proximidade e melhor relacionamento com a comunidade

Por mais que sejamos totalmente viciados em métricas e números (como você pode ter percebido no decorrer deste post), também valorizamos imensamente a relação pessoal e a participação de cada freelancer dentro da nossa comunidade.

Sendo assim, conseguimos aumentar consideravelmente o número de freelancers ativos, aumentar o engajamento em redes sociais, aumentar a participação de freelancers de outras modalidades, como revisão e planejamento de pautas e muito mais.

Conclusão

De modo geral, 2016 foi um ano de muitos aprendizados e dificuldades, mas também de muitos resultados positivos.

Mais do que nunca, conseguimos ver e comprovar que as estratégias de marketing de conteúdo trazem resultados, por mais que precisem de um certo prazo de duração da estratégia.

Em 2017 vamos continuar com a nossa estratégia e, com certeza, vamos ter novas dificuldades, que trarão novos aprendizados. E, pode ficar tranquilo que em Dezembro, eu venho aqui te contar o que aconteceu, combinado?

Abraços e até lá!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.