Conheça a história e a estratégia do site OFuxico para alcançar a fama na internet

O site OFuxico já conta com 20 anos de existência e é um completo sucesso na internet. Para saber o segredo disso, conversamos com Esther Rocha, a CEO e diretora de conteúdo do site.

Case OFuxico

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você já sentiu medo de dar o próximo passo?

Num cenário em que surgem novas estratégias e tecnologias de marketing a todo momento —  muitas delas ainda pouco validadas em massa — é comum se questionar se o correto é continuar fazendo o que tem feito ou arriscar e fazer algo completamente novo.

Esther Rocha, CEO e Diretora de Conteúdo do site OFuxico, foi convidada para fazer parte de um webinar ao lado de Vitor Peçanha e nos contou que viveu isso mais de uma vez e, apesar de tudo, escolheu e continua escolhendo por fazer diferente, inovando cada vez mais para levar experiências relevantes para o seu público.                                

Do jornalismo, ao trabalho com celebridades, assessoria de imprensa, televisão até, finalmente, a internet, Esther acompanhou as mudanças e surgimentos de novas mídias e se adaptou a cada tendência que surgia e que compreendia fazer sentido para o seu mercado.

Nesse caminho, ela conheceu o Marketing de Conteúdo, a Rock Content e, ainda mais recente, o valor da criação de experiências interativas para gerar mais sessões, engajamento e fidelização dos leitores do seu site.

Quer conhecer um pouco mais sobre a história da Esther, a evolução do site OFuxico e como você também pode dar o próximo passo na sua estratégia digital?

Então continue a leitura!

Como surgiu o site OFuxico?

Movida pelo interesse no mercado de comunicação e o incentivo de seu ex colega de faculdade e amigo próximo, o empresário e apresentador Gugu Liberato, Esther criou o site OFuxico no ano de 2000, apesar das incertezas apresentadas por esse novo ambiente digital.

Com esse apoio, o site foi lançado e anunciado frequentemente na programação da televisão (e também do rádio), de modo a fazer uma estratégia de crossmedia inédita para a época

Os resultados, além da primeira queda do website por excesso de visitas, foram extremamente positivos e tornaram OFuxico um sucesso em apenas 2 meses!

Site OFuxico em 2002
Site OFuxico em 2002

Como foram as primeiras experiências com o SEO?

Avançados alguns anos desde a origem do site, em meados de 2003 e 2004, Esther teve seus primeiros contatos com as técnicas de SEO que, na época, se baseavam (em sua maioria) na criação de truques para enganar os algoritmos dos sites de busca — o famoso black hat.

Por não parecerem técnicas que realmente beneficiassem seus leitores, a jornalista optou por focar em outras práticas e na produção de um alto volume de conteúdos noticiosos que fossem de interesse do seu público.

Só então em 2010, quando o termo “OFuxico” começou a rankear no topo do Google e se tornou um dos 10  termos mais buscados da ferramenta no Brasil, que a diretora começou a se interessar pelo conhecimento sobre as otimizações de site.

Com isso, Esther começou a investir mais no CMS usado para o gerenciamento do site e, nos últimos anos, tem aprendido cada vez mais sobre o tema e como trabalhar com conteúdos mais atrativos e relevantes para sua persona, adaptando o SEO ao seu próprio universo.

A partir dessa dedicação, ela já tem colhido os frutos como o rankeamento na primeira página para a disputada palavra-chave “Bruna Marquezine”, com uma página dedicada especialmente para notícias sobre a atriz.

E foi durante esses estudos sobre SEO e produção de conteúdo para a web e busca por resultados ainda melhores que ela conheceu o Blog da Rock Content e a nossa parceria começou!

Qual foi o próximo passo do OFuxico?

Junto de sua equipe, a diretora entendeu a importância de combinar os esforços com hard news — notícias de grande relevância para seu público —  com outros tipos de conteúdo, expandindo seu campo de atuação e, com esse objetivo em mente, tornou-se a primeira cliente da ferramenta Ion no Brasil.

Se você ainda não conhece, Ion é uma ferramenta da Rock Content que possibilita a criação de experiências interativas sem a necessidade do uso de programação.

Focada em equipes de marketing, é uma plataforma extremamente flexível que produz quizzes, infográficos, landing pages, calculadoras, assessments e muito mais.

Assim, Esther deu início em 2020 a sua estratégia de conteúdos interativos, focando em quizzes, infográficos e testes de personalidade, os quais ganharam uma seção exclusiva no site. 

Diferentemente da produção de conteúdos estáticos, uma estratégia interativa permite que o usuário engaje com o material, viabilizando a coleta de dados sobre essas interações, as quais foram fundamentais para que ela pudesse conhecer mais sobre o perfil do público que acessa seu site e seus interesses.                       

Ciente de todas essas vantagens Esther e sua equipe já produziram cerca de 13 experiências interativas em tempo recorde, sendo uma delas um infográfico sobre como o novo coronavírus impactou no mundo dos famosos:

E também um quiz sobre “Qual cantora famosa é você durante a quarentena?”:

Além desses, existem muitos outros conteúdos que você pode conferir nesta página — divirta-se conhecendo cada um deles!

Em vista de todos esses resultados, as responsáveis pelo acompanhamento dessa estratégia aqui na Rock Content, Manuela Escobar e Rafaella Maglioni afirmam:

“Acreditamos que o segredo de sucesso da Esther é a combinação de uma visão inovadora com a vontade de colocar a mão na massa!

Ela aprendeu a usar a plataforma muito rápido, apenas criando conteúdos e brincando com eles. Além disso, ela tem um grande conhecimento do seu mercado, o que não pode faltar em uma estratégia de conteúdo.

Com essa receita, ela conseguiu construir 13 conteúdos interativos em menos de dois meses, o que é um resultado realmente impressionante!”

Como é possível observar, com a liderança de Esther Rocha, OFuxico tem se mantido atualizado e relevante ao longo desses 20 anos de existência, acompanhando as tendências de marketing e adotando as estratégias ideias para o seu negócio com pioneirismo e muita proatividade.

 E você, já considerou quando será o momento de dar o próximo passo?

Assim como o da Esther, ele pode ser feito agora mesmo, com o nosso suporte e a ferramenta Ion. Por isso, convidamos você para um bate-papo com um de nossos consultores para ver tudo que podemos fazer pelo seu negócio!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.