7 cases de sucesso de marketing para sua empresa se inspirar

Não existe uma fórmula certa de como criar um case de marketing. No entanto, é totalmente possível aprender com empresas que já tiveram sucesso em suas campanhas. Conheça um pouco mais dessas histórias e inspire-se!

7 cases de sucesso de marketing para sua empresa se inspirar

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Essas frases são familiares para você: “Amo muito tudo isso”, “Por que você vale muito”, e “Todo mundo usa”?

Não importa quanto tempo passe, sempre que alguém disser um desses slogans, você provavelmente não terá dificuldades de se lembrar da marca a quais estão associados. O fato de elas se tornarem famosas mostra que essas empresas são cases de sucesso de marketing. 

Criar uma campanha de marketing que traga resultado e ainda possa se tornar referência em diversos segmentos é uma tarefa desafiadora para a maioria dos profissionais da área. Uma coisa a gente garante, não há uma fórmula mágica infalível.

São muitas variáveis que precisam ser levadas em consideração na hora de planejar e executar a sua estratégia de marketing. 

É preciso entender as especificidades do seu segmento de mercado, persona e solução ou produto. Além disso, não necessariamente a campanha tem que ter como principal objetivo o crescimento da geração de receita da empresa. É possível que o propósito seja aumentar o reconhecimento da marca por parte do público, o chamado brand awareness. 

Nesse processo de planejamento e criação, é importante se inspirar e entender como cases de sucesso de marketing foram criados.

Neste post, apresentaremos como marcas reconhecidas por suas ações de marketing atingiram o sucesso. Continue lendo e inspire-se! 

Como criar campanhas de sucesso 

Pode não existir uma receita ou um passo a passo para planejar e executar uma campanha de marketing de sucesso. Contudo, alguns fatores sempre devem ser levados em consideração — não importa o tamanho da empresa, segmento de atuação, público-alvo ou objetivo que você tem. 

Dessa forma, mostraremos a seguir o que você não pode deixar de ter atenção na hora de criar essa estratégia.

Conhecer o público 

Quanto mais você conseguir se aproximar do público que deseja impactar, mais chances há da sua campanha se tornar um sucesso. Conhecer a sua audiência é entender onde encontrá-la, qual linguagem utilizar e definir o formato das peças.

Logo, ao conhecê-la, você não só impactará com a sua mensagem, como também se aproximará dela. Afinal, vocês falarão a mesma língua. Além disso, conhecer o público é entender as suas necessidades. 

Gerar valor 

Lembra que falamos que a campanha não precisa necessariamente almejar o crescimento de lucro? Pois é, fazer ações que geram conteúdo e transmitem alguma mensagem aos espectadores pode ser seu objetivo.

Isso significa que a sua empresa gera valor por meio de conteúdo de qualidade fornecido. 

Destacar diferencial 

Provavelmente o serviço ou produto que a sua empresa oferece tem algum atributo único que não é encontrado nos concorrentes. Ou seja, um diferencial.

Esse fator deve ser ressaltado na maioria das peças e em todo o ponto de contato que o cliente tem com a marca. Essa é uma forma de fazer com que a sua empresa fique conhecida por ter e oferecer algo que ninguém mais fornece.  

Ser omnichannel 

Televisão, outdoor, rádio, Facebook, Instagram: são muitos os canais de comunicação existentes hoje. De forma alguma a sua campanha de marketing deve se resumir a apenas um meio.

Esteja presente em diferentes plataformas, com diferentes formatos. A mensagem transmitida nesses diversos canais pode ser a mesma ou então complementar, mas sempre devem ter o mesmo objetivo. 

7 cases de sucesso de marketing 

Chegamos ao momento tão esperado. Contaremos, agora, como que empresas famosas por suas campanhas de comunicação se tornaram cases de sucesso de marketing. Confira! 

1. Magazine Luiza 

A rede de varejo mais valiosa da América Latina se tornou um sucesso, sendo até mesmo estudada pela Harvard Business School. O grande segredo do êxito da empresa de Luiza Trajano foi perceber que a sua atuação no meio digital precisava ser mais do que ações de marketing. Era preciso que elas mudassem o mindset e a cultura da organização. 

Como reflexo, vemos uma marca que se preocupa com o atendimento ao cliente e que de modo muito eficiente conversa com o público na linguagem adequada ao canal. Tudo isso feito por meio da sua assistente virtual, a Lu. 

De modo resumido, o marketing da Magazine Luiza tem destaque na sua atuação nas redes sociais. Isso porque está sempre atenta nos trend topics das diferentes redes e não deixa passar uma oportunidade de usar memes, frases e desafios criados pelos usuários. 

twitter magazine luiza

2. Dove 

A marca de cosméticos se tornou um case de sucesso de marketing pela maneira como vem utilizando o conteúdo. Tudo começou com a campanha “Retratos da Real Beleza” que rodou o mundo. O objetivo aqui não é aumentar a receita com a venda de produtos. Mas, sim, gerar uma aproximação e relacionamento com todas as mulheres. 

Para isso, a Dove passou a sempre mostrar em suas peças mulheres reais, que não necessariamente fazem parte do que é considerado como padrão de beleza

. Além disso, há vídeos que contam histórias de mulheres de verdade que emocionam o público que se envolve e se identifica com o conteúdo.

3. Mastercard 

Empresas que prestam serviços também têm grandes cases de sucesso de marketing. É o caso dos cartões de crédito Mastercard e sua campanha Mastercard Surpreenda, que tem como objetivo a fidelização dos seus clientes.

Mastercard Surpreenda

Para isso, a empresa investiu em diversas campanhas que mostram formas de utilizar os benefícios que os seus parceiros oferecem para aqueles que acumulam pontos com as compras utilizando os cartões da bandeira. 

A Mastercard reduziu o número de parceiros do programa de benefícios a fim de deixar apenas aqueles que iam de acordo com os interesses dos seus clientes. O mais importante nessa escolha foi a seleção de organizações que fornecem experiências surpreendentes aos consumidores.

Por último, deixou mais fácil o sistema de acúmulo de pontos, a fim de alcançar mais pessoas, principalmente gerando benefícios para pequenas compras do dia a dia. 

4. Havaianas

O case de sucesso de marketing da Havaianas é conhecido pela forma como ela realizou o seu reposicionamento de marca.

Os chinelos Havaianas eram conhecidos como produtos utilizados por trabalhadores. Contudo, a empresa precisou mudar essa imagem para conseguir alcançar novos mercados, principalmente na Europa. Porém, não queria deixar de atender o público da classe C brasileira. 

Assim, por meio de pesquisa de mercado, descobriram que na verdade todo mundo usava — mesmo que em casa — o chinelo.

Com essa informação, a Havaianas começou a usar o seu conhecido slogan “Todo mundo usa”.

Atrelado a isso, a empresa passou a investir no desenvolvimento de produtos de novas cores e modelos, a fim de conquistar o mercado internacional e as classes A e B no Brasil. Tudo isso adicionado à uma comunicação leve, com peças coloridas e muito humor.

5. Airbnb

Apesar do próprio modelo de negócio do Airbnb já ser uma excelente fonte de buzz para a marca, há uma grande preocupação na comunicação publicitária.

A empresa do Vale do Silício ficou ainda mais conhecida ao fazer a campanha #weaccept, lançada no famoso intervalo da final do Super Bowl, campeonato de futebol americano dos Estados Unidos, conhecido pelas grandes propagandas nos intervalos das partidas. 

A audiência não se restringe apenas aos Estados Unidos — onde acontece o evento —, mas a espectadores no mundo todo.

O sucesso da campanha não se deu apenas pela escolha do canal de veiculação, mas sim pelo seu conteúdo factual, com responsabilidade social e que gera valor à marca. 

A empresa de hospedagem criou um filme sobre aceitação social. Além do comercial no SuperBowl, foram publicadas diversas peças nas redes sociais com a hashtag #weaccept que também foi utilizada por muitos usuários e admiradores da marca. 

6. Heineken 

De modo leve e divertido, a cervejaria Heineken criou um case de sucesso de marketing para a final da Champions League, campeonato europeu de futebol masculino.

A marca convidou alguns homens para uma festa para assistir ao jogo — sem suas namoradas. Ao mesmo tempo, as namoradas, fãs de futebol, foram convidadas pela empresa para viajarem até Milão, para assistir a final do campeonato no estádio.

Ohumor inteligente do comercial gerou muitos comentários nas redes sociais, ao mesmo tempo que quebrava estereótipos, como o de que apenas homens gostam do esporte.

7. Itaú 

O banco Itaú já é conhecido por suas diferentes campanhas que se tornaram case de sucesso. Desde 2013, o banco investe na plataforma #issomudaomundo que, com uma série de filmes, peças e conversas mostra que a escolhas das pessoas pode mudar o mundo. O objetivo é estimular a consciência do público. 

Dentro dessa campanha, o Itaú investe na iniciativa própria “Leia para uma criança” que já doou mais de 3,6 milhões de livros a crianças carentes. Esse movimento tem como objetivo puro e simplesmente a geração de valor à marca, mostrando que o banco tem consciência dos problemas sociais e está contribuindo para uma realidade mais igualitária.

No final das contas, um case de sucesso de marketing tem como ponto central a conversa com o público. O conteúdo é fundamental para gerar valor à marca, ao produto ou serviço prestado pela empresa. Por isso, não há uma fórmula a ser seguida, afinal, cada organização é única e tem um valor agregado diferente. 

Gostou de saber sobre os cases de sucesso de marketing? Então siga se inspirando e confira mais um case de sucesso, dessa vez, de como o Eleva atingiu 2400% de ROI em sua estratégia de Marketing Digital! 

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.