O cenário do marketing de conteúdo e SEO no Brasil e no mundo: por que cada vez mais essas estratégias são foco de investimento

Marketing de conteúdo e SEO são duas estratégias já utilizadas e que continuam sendo tendências de investimento para 2018. Confira o cenário brasileiro e mundial baseado em dados!

Cenário do marketing de conteúdo e SEO

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O SEO é uma das estratégias mais mencionadas quando falamos de Marketing Digital. Porém, não adianta cuidar do SEO sem se preocupar com o conteúdo. As duas, quando relacionadas, são a aposta certa para quem quer ter um negócio de sucesso.

Por conta disso, muitas empresas estão investindo em ambas para causar uma transformação digital dos seus esforços de marketing.

Isso está acontecendo devido à uma mudança do comportamento do consumidor, que hoje se encontra digitalizado e cada vez mais inserido na internet.

Além disso, esse consumidor, cansado de ser bombardeado de propagandas, faz suas compras em empresas que confiam e que oferecem a melhor experiência por meio do conteúdo.

As marcas não estão mais vendendo produtos e sim sensações, histórias, e principalmente: originalidade.

Porém, neste artigo não vamos mostrar apenas histórias, mas também em números claros do mercado brasileiro e mundial do por que essas estratégias são o foco do investimento. Confira!

A importância de fazer SEO e Marketing de Conteúdo

Se você não sabe muito sobre o que é SEO e marketing de conteúdo, vou fazer uma breve introdução e explicar a importância e a relação entre essas estratégias.

Marketing de conteúdo

Imagine a seguinte situação: você trabalha em uma grande empresa de tecnologia e não quer ficar dependente de ter que investir muito dinheiro em anúncios online para divulgar sua página e seu serviço, sem falar de todas as atualizações das redes sociais que estão acontecendo frequentemente.

Portanto, você procura uma outra forma de atingir seu público quando ele tiver um problema que você pode resolver. Mas como ele vai saber que você é a resposta, sem querer ser bombardeado de propagandas?

A melhor forma é por meio de um conteúdo relevante, que vai responder todas as perguntas dessa pessoa e ainda conquistá-la e convertê-la para ser cliente. Isso é o marketing de conteúdo.

Esse conteúdo é postado em um blog. Segundo a HubSpot, 53% dos profissionais de marketing dizem que a criação de conteúdo do blog é a principal prioridade de Inbound Marketing.

Várias empresas encontraram nessa estratégia uma forma de atingir um público que viria até eles, sem precisar fazer uma abordagem agressiva.

De acordo com a Content Trends 2017, 71% das empresas adotam a estratégia de marketing de conteúdo, e das que não fazem isso, 58,3% pretendem adotá-la e já deram início a fase de implementação. Além disso, essa estratégia cresce cada dia mais.

O conteúdo é rei e é o investimento principal para atingir aquele cliente ideal que irá contratar o seu serviço ou comprar o seu produto.

SEO

Fazer conteúdo é muito importante, não é mesmo? Porém, o SEO é um pilar essencial para fazer com que o seu negócio tenha sucesso ao você investir no marketing digital.

Vamos voltar ao exemplo que estávamos usando no tópico acima: você deve estar se perguntando como o seu cliente vai achar seu conteúdo e consumí-lo no meio de tantos concorrentes, não é mesmo?

É nesse momento que o SEO se torna tão importante. Para atingir esse cliente, será necessário criar conteúdos em um blog que serão a resposta para as perguntas que ele fará nos mecanismos de busca, como o Google.

Se você vende um serviço de software de gestão, por exemplo, pode criar um conteúdo com o seguinte título “Gestão de processos: como ela pode ajudar o meu negócio a crescer?”. Com uma boa estratégia de SEO, você poderá colocar esse conteúdo como primeiro resultado da página do Google para quem busca a palavra-chave “gestão de processos”.

Isso é muito importante, afinal, a primeira posição nos resultados de pesquisa do Google no celular tem uma taxa de cliques de 31,35%, de acordo com Advanced Web Ranking.

Portanto, Search Engine Optimization é o processo de otimização de um site, a partir de palavras-chave específicas, para deixá-lo mais amigável para os site de buscas como o Google. Essas otimizações resultam em um melhor posicionamento para buscas orgânicas.

Com esses benefícios, alcançar e manter a primeira posição nas páginas de busca é o desejo de qualquer profissional de SEO. No entanto, sabemos que essa não é uma tarefa fácil, devido à grande concorrência e às constantes atualizações dos motores de busca.

Relacionar ambas as estratégias é fundamental. De acordo com a SEO Trends 2018, 98,3% dos respondentes integram marketing de conteúdo com SEO. Além disso, 89,3% das empresas que adotam essa prática tendem a conquistar resultados melhores que aquelas que não investem.

Integração entre as estratégias de SEO e marketing de conteúdo

Objetivos e investimento dessas estratégias

Agora que você já sabe a importância dessas estratégias, é hora de entender melhor os motivos de quem as adotam.

Ambas não têm somente um objetivo. Investir em marketing de conteúdo e SEO é educar seu mercado, melhorar seu brand awareness, aumentar os propects e até mesmo otimizar seu processo de vendas.

Afinal, as pessoas não gostam de ser abordadas por algo que elas não desejam no momento. Elas querem receber boas respostas completas para sua perguntas.

Além disso, essas estratégias ajudam o seu negócio a ficar mais transparente para você. O segredo é a capacidade de mensurar todos os seus esforços e realmente entender o seu público para saber o que dá certo e o que não. Com o entendimento mais aprofundado de suas campanhas, fica mais fácil direcioná-las para o seu cliente ideal, não é mesmo?

Com isso, você pode medir seus KPIs, ou indicador-chave de performance no português. Esses indicadores incluem fatores mensuráveis que você pode acompanhar, como por exemplo o número de geração de leads —  pessoas interessadas que ofereceram informações sobre ela em troca de um conteúdo — que é o principal objetivo de quem faz marketing de conteúdo, segundo a Content Trends 2017.

Objetivos do marketing de conteúdo

Por conta de todos esses benefícios, na pesquisa Content Trends 2017, 83,8% dos participantes, afirmaram que vão aumentar ou estabilizar seu orçamento de marketing de conteúdo para os próximos 12 meses.

Investimentos em marketing de conteúdo

Resultados das empresas

Como você pode ver as empresas que adotam essas estratégias tem bons motivos para fazer isso.

Porém, quais os principais resultados que elas alcançam? É importante ressaltar que uma estratégia, mesmo que bem elaborada, só conseguem resultados ao longo do tempo.

As empresas passam por estágios de maturidade, que inclui momentos que sua estratégia vai passar até adquirir uma escala avançada.

Estágios do marketing de conteúdo

Quando perguntamos para os participantes da Content Trends 2017,em
relação ao tempo para uma estratégia de Marketing de Conteúdo gerar resultados, 46,7% afirmaram que tem resultados em até 6 meses e 34,9% de 7 a 12 meses.

Nessa relação, 71,7% das empresas bem-sucedidas estão presentes em um estágio de maturidade na estratégia considerado intermediário/avançado.

No entanto, a partir do momento que essa estratégia é investida é muito importante saber que a ação feita hoje trará sempre resultados. Isso acontece, pois no mundo do SEO, uma posição bem colocada sempre irá atrair visitas para o seu blog e, consequentemente, leads e clientes.

Empresas que investem em marketing de conteúdo tem 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas que não adotam essa estratégia.

Apesar de parecer simples, existem uma série táticas avançadas que podem impulsionar ainda mais esses resultados. Documentar a estratégia de conteúdo, dominar ferramentas, verificar tendências, contratar profissionais qualificados e acompanhar as métricas relevantes de acordo com o segmento do negócio são algumas sugestões de boas práticas.

Portanto, é extremamente importante sempre procurar qualificar o seu time com treinamento e certificações que garantem o aprendizado do seu funcionário. A Content Trends 2017 revela que 51,9% das empresas exigem essas qualificações.

Isso é ainda mais evidente no cenário de marketing digital, que exige atualizações constantes. Por isso 45,4% dos profissionais de SEO ampliam seus conhecimentos por meio de cursos online, segundo a SEO Trends 2018.

Para finalizar, quero deixar um dado que pode mudar sua visão do marketing. Essas são as principais ações de marketing que vão impactar os negócios de acordo com a Smart Insights:

Pesquisa da Smart Insights mostra que investimentos em marketing de conteúdo são a maior prioridade

O conteúdo está em primeiro lugar e não é à toa. Essa estratégia é o pilar de uma marca que deseja impactar e dar algo muito valioso em troca para os seus clientes: o conhecimento.

Quer conhecer mais dados sobre SEO no Brasil? Baixe o relatório completo da pesquisa SEO Trends:

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.