15 especialistas das principais Startups indicam suas 44 ferramentas favoritas de Marketing, Gestão e Vendas

Conversamos com 15 especialistas de algumas das principais Startups do brasil que indicaram suas ferramentas favoritas de marketing, gestão e vendas. Você ainda pode conferir uma planilha com 200 ferramentas que podem potencializar sua estratégia.

Central de ferramentas de marketing, gestão e vendas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A era do processamento manual de dados acabou. Se sua empresa não usa ferramentas para compilar dados, gerir tarefas e pessoas, automatizar processos e para se comunicar com velocidade e facilidade, você está atrás de seus competidores.

Pensando nisso, convidamos um dream team de profissionais de Marketing, Gestão e Vendas, para nos indicar quais ferramentas eles acham primordiais ou grandes diferenciais em suas áreas.

As sugestões que eles dão aqui podem ser valiosas para sua estratégia!

Pronto para dicas de primeira qualidade?

Aprenda tudo sobre Marketing Digital

Este guia completo vai ensinar para você tudo sobre marketing digital e como aplicá-lo.

Ferramentas de Marketing

Bernardo Jaber: Marketing Manager na Xerpa

1. Zapier

O Zapier é uma ferramenta de integração de atividades entre diferentes ferramentas de Marketing, comunicação e gestão.

A plataforma permite configurar integrações entre, por exemplo, uma ferramenta de pop-ups e sua ferramenta de automação de marketing, passando os leads gerados de uma para a outra de maneira automática.

Poupe tempo e garanta que está aproveitando cada lead gerado com muito suor!

Não deixe de conferir nosso texto sobre como usar o Zapier em sua estratégia de conteúdo.

2. Adespresso

Ótima ferramenta para quem faz anúncios no Facebook. Permite realizar testes A/B e desenvolver estratégias de mídia paga com foco em diferentes segmentações.

Otimize seus anúncios e acompanhe os resultados das suas campanhas com facilidade.

Esta ferramenta é adequada para quem quer levar sua estratégia de Facebook Ads para o próximo nível!

3. VWO Engage

Esta ferramenta de marketing faz a entrega de conteúdo através de notificações push para o usuário. Assim, ele recebe notificações de conteúdo diretamente no desktop ou celular, sem ter que acessar sites ou aplicativos.

Esta dinâmica faz com que você consiga impactar um grande número de usuários e ganhe cliques valiosos que podem gerar tráfego, conversões e até oportunidades de vendas.

4. SEO Smart Links

Este plugin para WordPress pode ser um grande facilitador na sua estratégia de SEO.

A ferramenta permite inserir links para outro conteúdos seus com base em palavras e frases dos seus posts, além de oferecer funções para construção de links externos.

O SEO Smart Links é uma grande ferramenta para efetuar link building e melhorar a conexão interna entre suas páginas. Se você está buscando o primeiro lugar no Google, vale a pena testar!

Pedro Filizzola: CMO na Samba Tech

5. Hellobar

Ferramenta muito criticada por ser invasiva, mas que tem resultados incontestáveis.

Usada no blog da Samba Tech e também aqui no blog Marketing de Conteúdo, a Hello Bar é uma das melhores alternativas para aumentar sua base de e-mails.

Quer experimentar a ferramenta? Utilize nosso link de afiliado e receba 1 mês de acesso grátis a Hello Bar. Basta se cadastrar aqui.

Lembre-se: você deve sempre tentar capturar o maior número possível de contatos. Para isso, a grande dica é construir ofertas relevantes e principalmente contextualizadas com o que o usuário está lendo e acessando.

Veja também!
Martech: o que é e quais as principais vantagens de investir nesses softwares?

Diego Cordovez: CMO na Meetime

6. SEMRush

Uma das ferramentas mais completas para desenvolver e acompanhar uma estratégia de SEO, o SEMRush permite mapear palavras chave e traçar estratégias de conteúdo em cima dos dados reais de intenção de busca dos usuários do Google.

Com ele você tem uma fonte confiável de número de buscas para cada palavra-chave, além de poder acompanhar de perto o desempenho das suas campanhas.

Além disso, já é possível usar esta ferramenta para construir estratégias de mídia paga. Mapear os anúncios de seus concorrente e identificar possibilidades e lacunas pode ajudar sua empresa a aparecer para a pessoa certa na hora certa.

7. RD Station

A ferramenta de automação de Marketing mais usada por empresas brasileiras, a RD Station permite controlar sua base de contatos, criar landing pages, campanhas de email marketing, fluxos de automação de marketing, além de acompanhar suas principais métricas.

Com estas e outras funcionalidades, a RD fornece uma base para o desenvolvimento de uma estratégia completa de Inbound Marketing e é um passo importante caso sua empresa queira ter controle sobre suas ações no mercado.

Fizemos um guia completo do RD Station, caso esteja pensando em implantar esta ferramenta em sua empresa.

Juliano Ferreira: Head de Inbound Marketing na Hekima

8. Yoast SEO

Plugin de WordPress, o Yoast é fundamental para deixar seu blog com uma cara mais “amigável” para o Google.

Esta ferramenta ajuda a identificar pontos de correção e melhora em suas páginas.

Aspectos como quantidade de palavras chave, slugs, meta-descrições, alt texts, entre vários outros são pouco visíveis para nós, mas cruciais para o Google!

Se você quer aparecer na primeira página da Serp, ou buscar aquele primeiro lugar suado (e quem não quer), o Yoast pode te ajudar.

E para te orientar sobre como usar esta ferramenta, temos um artigo completo para quem quer tirar o melhor do que ela pode oferecer ao seu blog.

9. MailChimp

Esta ferramenta surgiu como uma forma de construir listas de emails e configurar e acompanhar disparos em massa.

Hoje o MailChimp já consegue ir além do email marketing e oferecer funcionalidades que, de certa forma, aproxima-o de uma ferramenta de automação.

Com a possibilidade de criar Landing Pages, a ferramenta já consegue capturar e armazenar contatos através do seu próprio sistema.

Isto, alinhado às funcionalidades de email marketing, faz do MailChimp uma ótima opção para empresas que estão estruturando sua estratégia de Marketing. E o melhor: é gratuita!

Você pode conferir um guia completo desta ferramenta aqui.

10. Google Analytics

Ferramenta gratuita oferecida pelo Google, o Analytics é indispensável para qualquer empresa que se importa com a efetividade do seu site ou blog.

Com uma ampla gama de funcionalidades, esta ferramenta permite acompanhar suas principais métricas, fontes de tráfego, comportamento dos usuários, conversões, e ainda gerar relatórios com seus principais KPIs.

Apesar de não ser tão simples de dominar, o Analytics é primordial para qualquer estratégia de Marketing digital.

Por isso, temos um guia completo que vai te ajudar a entender como tirar o máximo desta super ferramenta!

11. Typeform

Queria começar deixando claro que o Typeform já ajudou a Rock Content a gerar mais de 32 mil leads!

Qualquer ferramenta que tenha este potencial merece atenção. O Typeform é uma plataforma de criação de formulários e oferece várias funcionalidades que podem ajudar você a conhecer melhor seu público enquanto gera contatos.

Com possibilidade de adicionar o Typeform ao Analytics e integrá-lo com sua ferramenta de automação por meio do Zapier, você vai conseguir acompanhar todas as métricas do seu formulário e dos leads gerados por ele.

12. Google Trends

Mais uma ferramenta para a conta do Google, o Trends é uma ótima maneira de acompanhar, pesquisar e comparar assuntos através da quantidade de pesquisas que ele recebe.

Apesar de não ter um nível altíssimo de detalhamento, é uma ferramenta valiosa para identificar lacunas e possibilidades para pautas e ações. Além de ser gratuita, é muito intuitiva e fácil de usar.

Werik Gonçalves: Developer e UX Designer na Rock Content

13. Google Tag Manager

O Gerenciador de Tags do Google te permite criar e gerenciar tags em seu site, sem precisar acessar o código fonte, através de uma interface intuitiva e simples.

Esta ferramenta funciona muito bem para dispositivos móveis, e trabalha junto com outras ferramentas de tag. Gratuita e confiável, esta ferramenta é muito indicada para desenvolvedores na área do Marketing.

14. Figma

Ferramenta de design de interfaces que permite mais de um designer trabalhar simultaneamente. Em um teste, 40 designers chegaram a trabalhar juntos na plataforma sem perda de desempenho.

Com recursos de divisão de projetos, o Figma já se consolida como uma plataforma que lida com o design por uma nova perspectiva, e é uma boa dica para quem precisa gerir projetos complexos.

15. Invision

Com foco em prototipagem, mas com opções que cobrem todo o processo do design, a Invision ajuda desde empresas pequenas até gigantes como a NetFlix e Uber.

Permitindo times de design interagirem sobre um projeto dentro de sua plataforma, esta ferramenta ajuda a validar e colocar ideias em prática de maneira prática e rápida. Agrupe seus projetos e troque sugestões e feedbacks para desenvolver projetos de maneira mais assertiva.

16. Hotjar

Ferramenta completa de mapas de calor, permite analisar a forma com que os usuários interagem com seu site. Entenda aonde os visitantes estão clicando, passando o mouse e até onde estão rolando na sua página.

Tome decisões mais assertivas em relação ao design da sua página com dados precisos de como ela está performando, e melhore o desempenho do seu site!

17. Rock Convert

Plugin para WordPress, esta ferramenta permite controlar a postagem de banners e CTAs em seu blog. Permitindo executar todo o processo por meio do próprio WordPress, você não precisa ter conhecimentos de códigos para publicar e acompanhar os resultados de um CTA.

Organize seus banners por categoria e publique em vários posts de uma só vez. Acompanhe o resultado de todos pelo seu painel do Google Analytics. Otimize suas conversões com esta ferramenta desenvolvida pela Rock Content!

Samuel Liberato: COO no Bume

18. Intercom

Através de segmentações avançadas o Intercom permite se comunicar com o cliente em qualquer etapa, seja para vendas, marketing ou suporte.

É possível fazer campanhas de e-mail ou chat personalizados. Além disso, existe uma sessão de artigos para que as dúvidas mais frequentes sejam solucionadas com conteúdos explicativos, diminuindo a necessidade de uma grande equipe de suporte.

19. Campaign URL Builder

Com essa ferramenta do Google é possível criar parâmetros para rastrear uma URL. Dessa forma, ao acessar o Analytics você conseguirá ver quais links estão levando tráfego para cada página de seu site.

Assim, é possível obter métricas específicas para cada ação de marketing: e-mail marketing, guestpost, anúncios, pop-up, etc. Com os dados individuais é fácil mensurar cada ação com mais precisão, determinando quais estão dando mais resultado.

Ferramentas de Gestão

Rafael Damasceno: CRO Evangelist na Supersonic

20. Basecamp

Ferramenta de gestão de projetos, o Basecamp oferece diversas funcionalidades que ajudam a organizar tarefas, arquivos, reuniões e comunicação em um lugar só.

Isso tudo, aliado a uma interface amigável, mantém o Basecamp como destaque, mesmo em uma área onde um bom concorrente aparece a cada dia.

O uso de uma ferramenta como esta pode diminuir o tempo ocioso em um projeto, aumentando a produtividade e gerando resultados melhores.

21. Pipefy

Plataforma de gestão de produtividade, o Pipefy é uma ótima solução para gerar mais resultados em qualquer área da sua empresa.

Inspirado no modelo Kanban, a plataforma funciona com base em uma trilha de atividades, e tem funcionalidades que ajudam a identificar atrasos e lacunas na produção. O grande diferencial do Pipefy é a versatilidade, atendendo processos totalmente diferentes de forma satisfatória.

22. Airtable

Um misto de Excel com um banco de dados, o Airtable é um programa de gestão de dados que comporta empresas de todos os tamanhos e segmentos e é usado até para gestão de atividades individuais, como dietas, tarefas e mais.

Com funcionalidades de planilha mas com visual e usabilidade prático e moderno, esta ferramenta te permite transformar dados em gráficos, galerias, formulários, quadros Kanban, entre outros.

Guilherme Mendes: COO no 12 Minutos

23. G-suite

O grupo de aplicativos do Google é uma excelente forma de alinhar e manter a organização mesmo em grandes empresas.

O G-Suite é composto de aplicativos de:

  • comunicação e conexão, como o Gmail, Calendar e Hangouts;
  • criação, como o Docs, Planilhas, Apresentações e Formulários;
  • e armazenamento, como o Drive.

Além disso, ele oferece outras funcionalidades que permitem integrar e organizar uma empresa em um só lugar.

Dica: O Inbox do Google é uma ferramenta valiosa de gestão da sua caixa de entrada de email. Ele permite agendar emails para serem tratados nos momentos certos, configurar lembretes de atividade e muitas outras funções que podem tornar um dia lotado em uma tarefa fácil!

24. Evernote

Ferramenta de captura, organização e compartilhamento de notas, o Evernote funciona muito bem para não deixar que você esqueça nada.

Se você teve um insight, seja durante uma reunião, enquanto faz um lanche a noite ou no meio de uma tarefa enorme, esta ferramenta facilita para registrar e revisar suas notas.

O Evernote permite ainda criar notas personalizadas, com imagens, dados, tabelas, links e gravações de áudios. Bem completo, não?

25. Trello

O Trello é mais uma ótima opção para gerenciar tarefas e ideias. A ferramenta, que funciona com base no modelo Kanban, apresenta várias funcionalidades que podem ajudá-lo a organizar tanto seus projetos individuais quanto profissionais.

A ferramenta permite organizar ideias e insights, listar tarefas a fazer, em processo, feitas e dependendo de algo ou alguém para dar prosseguimento.

Organize sua rotina de trabalho, estudos ou tarefas com este aplicativo gratuito!

Renato Mesquita: Head de Marketing na Rock Content

26. Convenia

Ferramenta que centraliza todas as rotinas do Departamento Pessoal, o Convenia é uma grande ferramenta de gestão de funcionários.

Organize, automatize e administre todas as rotinas da admissão a demissão, integrados a sua contabilidade e aos seus operadores de benefícios.

Além disso, esta ferramenta permite gerenciar benefícios, férias, ponto, além de gerar dados e relatórios sobre as informações de seus colaboradores. Poupe tempo no gerenciamento de pessoas!

Rodrigo Nascimento: Founder na Buscar ID

27. RunRun.it

Ferramenta de gestão de tarefas, projetos e fluxos de trabalho, o RunRun.it é muito eficiente em gerir o tempo de cada pessoa no time. Na Buscar ID, esta ferramenta é usada para entender quais trabalhos requerem quanto tempo de cada profissional.

Esta informação pode te ajudar tanto a gerir projetos em andamento quanto a estipular prazos e cronogramas para tarefas futuras, melhorando seus processos e alcançando resultados mais assertivos.

28. ID Control

Ótima ferramenta para centralizar dados captados por diferentes ferramentas, como o Analytics, RD Station, Adwords, Search Console entre outras. Permite acompanhar resultados muito mais rapidamente e tomar decisões corretas e rápidas.

Ferramenta muito valiosa para analistas e gestores, pois te fornece uma grande variedade de dados em uma página só.

Vendas

Maria Clara Ribeiro: Gerente de Vendas na Rock Content

29. Hubspot

Ferramenta de automação de marketing mais completa do mercado, a Hubspot pode ser uma poderosa maneira de impulsionar vendas, especialmente quando casada com uma boa estratégia de Marketing.

Esta ferramenta permite mapear os caminhos que os visitantes fazem no site até virarem leads e posteriormente oportunidades de vendas.

Com as funcionalidades de criar segmentações com base em informações e ações dos usuários, é possível priorizar leads que você sabe que estão mais perto da compra.

Na hora de fazer contato para vender, ter o máximo de informações sobre o lead ajuda a apresentar valor mais personalizado, e com a Hubspot você já captou estes dados nas conversões anteriores.

Conheça tudo sobre a Hubspot neste guia completo sobre a ferramenta.

30. LinkedIn Navigator

Usando os dados de seus usuários, o Linkedin Navigator oferece toda a personalização e foco que você precisa para encontrar os contatos certos.

A segmentação é seu principal diferencial.

Com uma base enorme de usuários, é possível atingir aqueles que você sabe que têm o perfil do seu comprador ideal. Além disso, é possível ver quais conexões você tem em comum com cada contato, permitindo uma abordagem mais pessoal.

Ideal para uma estratégia de outbound, o Navigator pode te ajudar a atingir os compradores certos para seu negócio.

Ebook Marketing de Conteúdo para Vendas Complexas

31. Power BI

Esta poderosa ferramenta de análise de negócios permite computar uma enorme quantidade de dados e gerar os mais diversos tipos de visualizações, como gráficos interativos, relatórios, apresentações, entre outros.

Tudo atualizado com os dados do seu negócio e disponíveis em diferentes dispositivos.

O Power BI está levando a análise de dados um nível acima, e pode ser um grande diferencial para qualquer negócio. Com suas funcionalidades, é possível extrair muito mais informação da mesma quantidade de dados.

Nicholas Ghitti: Head de Inside Sales no EBANX

32. Growbots

Ferramenta de prospecção ativa de alta performance, o Growbots ajuda a gerar e conectar com uma lista de clientes que se encaixam no seu perfil de compra.

Ao selecionar seu público alvo, a ferramenta usa inteligência artificial para identificar pessoas que se encaixam no perfil procurado, dentre os mais de 200 milhões de contatos disponíveis.

O Growbots permite ainda encontrar os tomadores de decisão dentro de cada empresa e montar campanhas de email, além de oferecer funcionalidades para agendar passos específicos, identificar respostas positivas e remarcar contatos com emails de pessoas de férias.

Poupe horas diárias de prospecção de clientes e escale seus resultados com esta ótima ferramenta!

33. Hunter

O Hunter é uma poderosa ferramenta de captura de emails para estratégias outbound, permitindo montar uma lista de contatos que você sabe que tem mais chances de trazer os resultados que seu time de vendas precisa.

Você pode procurar, por exemplo, por contatos específicos dentro de uma empresa. Já entre em contato com a pessoa um passo à frente e personalize sua oferta para gerar engajamento e vendas.

A ferramenta permite ainda validar emails gerados por ela mesma ou por outras fontes de contatos, e ser mais assertivo nos seus envios de proposta.

Guilherme Avelino: Head de Vendas na Sympla

34. Reev

Ferramenta muito completa para conseguir um engajamento maior com seus clientes, o Reev ajuda a mapear e controlar a frequência dos seus contatos com os leads.

Com funcionalidades de agendar fluxos de cadência, personalizar emails e acompanhar o desempenho individual de cada disparo, o Reev pode ajudar a gerar Sales Engagement, promovendo aproximação com cada contato de maneira mais personalizada e aumentando sua chance de vender.

Felipe Neffa – Diretor de Vendas – SMARTalk

35. Pipedrive

Esta ferramenta de CRM é destaque por ter um custo baixo em relação às funcionalidades que oferece.

O Pipedrive permite organizar seu funil de vendas de maneira intuitiva e prática, oferecendo um painel completo e customizável para acompanhar até as vendas mais complexas.

Alinhado com seu funil de vendas, você poderá ter grande controle dos emails que você manda para seus clientes, definindo prioridades, organizando sua caixa de entrada e agendando tarefas e passos para garantir que você não perca nenhuma etapa de um procedimento de venda.

36. Ramper

Ferramenta completa para prospecção outbound, o Ramper permite localizar contatos com base em perfis do Linkedin e do site de empresas, criando uma base segmentada para seu negócio.

Esta ferramenta permite ainda gerenciar sua base de contatos, criar templates, disparar emails e automatizar follow-ups, economizando tempo e garantindo uma comunicação mais efetiva com seus prospects.

37. Snov.io

Ferramenta de prospecção de emails com funcionalidades muito parecidas com as do Hunter, a Snovio permite encontrar contatos baseado na empresa que eles trabalham, nos dados do Linkedin e também explorar perfis de empresas para procurar a pessoa certa da área certa da empresa.

A ferramenta é usada como extensão do Google Chrome, permitindo pesquisas por emails direto do site que você estiver visitando. Para empresas que dependem de vendas outbound, esta pode ser uma adição valiosa para alcançar os resultados esperados!

38. SharpSpring

Ferramenta de automação de marketing que pode ajudar sua empresa a aumentar o número de pessoas entrando e caminhando por seu funil de vendas.

Com várias funcionalidades de captura e segmentação de contatos, o SharpSpring permite automatizar fluxos de nutrição e converter leads em MQLs e SQLs.

Rastreie todos os passos dos visitantes no seu site e identifique pontos de melhoria, otimizando a geração de contatos e abastecendo seu time de vendas com um volume cada vez maior de oportunidades!

39. ActiveCampaign

Mais uma ferramenta de automação de marketing, o ActiveCampaign tem funcionalidades muito parecidas com outras ferramentas de marketing, mas vai além, sendo também um CRM.

Nele você pode agir desde a primeira visita do cliente, até sua venda. Acompanhe cada etapa, encontre lacunas e oportunidades e faça seu processo de atração e vendas rodar estruturado.

40. Pipz

Esta ferramenta de automação de marketing tem como diferencial ir ainda mais longe na jornada do cliente.

Além de ter funcionalidades voltadas para os estágios de atração, conversão e venda, você pode acompanhar o processo de sucesso do cliente, visando conquistar evangelistas da sua marca.

Mapeie todas as suas ações pós-venda e garanta que seu serviço ou produto está trazendo os resultados que seus clientes esperam. Eles vão ficar satisfeitos e isso é um dos maiores indicadores do seu sucesso!

Gustavo Souza: Gerente de Vendas na Rock Content

41. MixMax

Ferramenta de agendamento de cadência de emails, o MixMax permite organizar seus contatos e agendar emails, automatizando seu processo de vendas.

Com várias possibilidades de integrações, o MixMax é uma ferramenta valiosa para gerenciar suas ações outbound em conjunto com outras estratégias de marketing e vendas.

Alcance resultados melhores estando sempre em contato com a pessoa certa no momento certo.

42. Find That Lead

Ferramenta muito simples de prospecção de emails, o Find That Lead pode te ajudar a encontrar contatos dentro da segmentação que você já sabe que te traz mais vendas.

Certifique-se que o contato que você conseguiu externamente é válido e encontre mais pessoas dentro de empresas que podem se interessar pelas suas soluções. Melhore suas conversões encontrando os contatos certos!

43. Linked Helper

Esta ferramenta ajuda a automatizar e otimizar sua prospecção dentro do Linkedin.

O Linked Helper oferece funcionalidades como configurar e enviar emails automáticos para contatos recém capturados, obter informações de contatos de maneira automática e importá-los para suas planilhas, construir listas de contatos segmentadas, entre várias outras.

Se sua empresa prospecta clientes pelo Linkedin, esta ferramenta pode ajudá-lo a ser mais efetivo na captação e conversão de clientes, principalmente se aliada à outras ferramentas de outbound.

44. Ferramentas de VoIP

Indicado por alguns de nossos especialistas, o VoIP não é uma ferramenta em si. A sigla, que significa Voz sobre IP, em inglês Voice over Internet Protocol, se refere às ligações efetuadas por meio da Internet ou qualquer outra rede de computadores.

Existem diversas ferramentas de VoIP, por isto vamos deixar como indicação a que usamos aqui na Rock Content, o X-Lite.

Gostou das indicações?

Acredita que alguma destas ferramentas pode melhorar o seu desempenho, assim como o da sua empresa?

Pensando nisso, listamos mais de 200 ferramentas de Marketing, Gestão e Vendas que podem te ajudar a automatizar tarefas do dia a dia, organizar dados e gerar informações valiosas para sua empresa.

Quer conferir? Acesse aqui a planilha completa com 200 ferramentas de Marketing, Gestão e Vendas!

Central de ferramentas de marketing, vendas e gestão
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.