Por Kellison Ferreira

Publicado em 14 de maio de 2019. | Atualizado em 19 de agosto de 2019


A ferramenta de chat web é, cada vez mais, utilizada em sites e plataformas de redes sociais. Atender ao consumidor com rapidez e solucionar questões é fundamental para um bom relacionamento e aumentar o número de vendas. Saiba como um sistema automatizado pode ajudar!

O chat web não se trata de nenhuma novidade quando se fala em tecnologia. Porém, ao longo do tempo, sua finalidade foi se adequando conforme as necessidades dos usuários. Antes voltado para recursos mais sociais e de diversão, a ferramenta, atualmente, tem grande importância no atendimento e no relacionamento com consumidores e clientes.

Hoje, uma empresa que se preocupa em ter um bom volume de conversões precisa ter um chat web à sua disposição. A tecnologia automatizada é capaz de fazer o papel de um atendimento tradicional e direcionar o consumidor para a sua tomada de decisão em uma compra, por exemplo.

Neste post, falaremos mais sobre o que os novos chats possibilitam às empresas e como eles são essenciais em uma estratégia para a web. Saiba como usá-los, quais são seus benefícios e como gerar mais conversões!

O que é um chat web?

Ao falar de chat, sua primeira memória remete ao antigo bate-papo? Esse recurso foi praticamente extinto para esse propósito, mas continua sendo muito utilizado, porém, em um modelo um pouco diferente. Hoje, o chat web é indispensável principalmente em e-commerces, com uma razão é simples: sua força para gerar conversão!

Essa ferramenta não traz nada muito complexo e, visualmente, se apresenta como uma pequena janela, geralmente, posicionada no canto inferior direito das páginas. Para o visitante, o recurso serve para que ele consiga solucionar qualquer dúvida relacionada a um produto ou algo que seja, naquele momento, um impeditivo para uma conversão.

A agilidade, o dinamismo e a resposta rápida são fundamentais para que um visitante solucione suas questões e tenha uma ideia mais concreta sobre o produto ou serviço. Por isso, o recurso atualmente utilizado para conduzir essas janelas de atendimento são os chatbots. Tratam-se de robôs de atendimento capacitados a simplesmente responder as pergunta dos usuários.

A capacidade dos chatbots

Pode parecer estranho que um sistema seja capaz de ser tão preciso nas respostas, mas isso é simplesmente tecnologia. Seria difícil para uma empresa manter colaboradores prontos para atender a todo tempo questionamentos mais básicos, em que geralmente a resposta não se repete muito. Diante disso, o chatbot é capaz de entregar o que é necessário de maneira imediata e com qualidade.

Esses sistemas são desenvolvidos com base no aprendizado de máquina (Machine Learning), uma tecnologia que faz com que eles aumentem sua base de conhecimento de acordo com as informações que recebem. Assim, quanto mais eles atendem usuários, mais se capacitam a lidar com diferentes níveis de complexidade de linguagem e de entrada de dados.

De início, os chatbots são programados com uma base de respostas fundamentais que sempre serão feitas por quem visita o site, ou seja, uma espécie de Frequently Asked Questions — FAQ em sua memória. Ao se deparar com informações cruciais vindas das perguntas, os chatbots entendem do que se trata aquela informação e, então, fazem associações que permitem entregar a resposta certa.

Como usar essa ferramenta?

O chat web, na sua aplicação atual, tem a proposta de ser usado para lidar com as objeções do público que podem atrapalhar as conversões. Por exemplo, se um produto anunciado no site gera dúvidas em relação ao seu uso, e o consumidor não se sente seguro de fechar a compra com essa questão.

Nesse caso, chat é um recurso acessível e dinâmico para que o usuário consiga esclarecer a dúvida antes de comprar. Por estar ali no cantinho da tela, fácil de ser visto e acessado, a tendência é que esse usuário tente resolver rapidamente a questão. Se o chat funcionar adequadamente, o resultado pretendido será alcançado e então o caminho estará livre para a conversão.

O impacto de um funcionamento adequado

Para que esse uso do chat web aconteça sem impeditivos, é importante se certificar de que o seu funcionamento acompanha o dinamismo necessário. Em primeiro lugar, o consumidor atual espera por dinamismo e agilidade em todas as ações que realiza em um e-commerce. Se a resposta não for rápida, clara e objetiva, certamente a conversão não acontecerá.

O chatbot também precisa estar bem programado para que seja capaz de compreender a solicitação e, a partir dela, entregar uma resposta coerente. Por isso, desenvolvedores precisam ter atenção ao realizarem testes frequentes para garantir a capacidade atual do sistema.

Quais chat webs são mais utilizados?

Um chat web de qualidade depende de um bom fornecedor e, atualmente, há bons desenvolvedores na oferta de serviços personalizados e que vão muito além dos sites. É possível, por exemplo, programar um chatbot para atender em redes sociais, como no WhatsApp ou no chat do Facebook. A seguir, conheça as ferramentas mais utilizadas do momento!

Jivochat

Uma das principais ferramentas atualmente, o chat da Jivochat já é amplamente conhecido e tem a preferência de muitos sites, graças ao seu design responsivo e seu funcionamento muito competente. A ferramenta roda sem problemas em qualquer navegador e também no acesso de qualquer tipo de sistema operacional de smartphones.

O Jivochat permite realizar atendimentos ativos de acordo com o histórico de visitas do usuário no site. Se nos últimos minutos ele teve um padrão de pesquisa, como um produto específico, o chat envia uma mensagem perguntando se o usuário busca determinado item, usando características relacionadas à sua busca. Poder automatizar essa tarefa favorece muito as chances de conversão.

Botsify

O Botsify é o sistema de chatbot que mais tem se destacado atualmente, a ponto de ser usado por empresas como a Apple. Não é à toa: a ferramenta se mostra muito versátil ao entregar a automação muito além de sites, já que ela também pode ser integrada ao Facebook e ao WhatsApp.

A solução também se destaca pela variedade de interações e de possibilidades de configuração. É sempre importante destacar que, quanto mais humanizado e envolvente for o chat, melhor a satisfação do usuário. Você pode personalizar as janelas de chat como quiser e acompanhar métricas e indicadores integrados com Analytics.

Zendesk

Outro grande player do mercado, o Zendesk é, possivelmente, o líder quando o assunto é chat web e automação por meio da Inteligência Artificial. A empresa foi uma das pioneiras no desenvolvimento desse serviço e garante a oferta de uma plataforma que capacita os chatbots a terem um atendimento cada vez melhor e continuamente competente.

As possibilidades do sistema permitem usar uma linguagem mais leve, sem perder a capacidade do robô, o que proporciona uma experiência destacada ao usuário. Personalizar o atendimento da maneira pretendida também não é algo complexo, já que a ideia do Zendesk é deixar tudo pronto o mais rápido possível. Assim, conversões começam a ser obtidas desde o primeiro momento!

Dica da Editora:
👉 Marketing Digital: o que é, estratégias e TUDO sobre marketing online
👉 Análise SWOT ou Matriz FOFA: o que é, como fazer e modelo grátis!
👉 O que é Marketing: conceito, objetivos e TUDO sobre [2019]

Quais os benefícios do chat web?

O chat web é um recurso indispensável em uma estratégia de Marketing Digital, graças à sua capacidade de ser competente no relacionamento e no atendimento, mas também eficaz nas vendas. Entenda melhor a seguir o que essa ferramenta pode trazer de positivo a um negócio!

Melhor relacionamento

Quando o usuário consegue um atendimento de maneira ágil e competente, naturalmente, ele se sente satisfeito, o que fortalece o relacionamento com a empresa. Consumidores da era digital estão em busca de experiências completas e que vão além de um bom produto. Ter um chat automatizado e ágil é parte fundamental para estabelecer um bom relacionamento e fidelizar.

Solução de objeções de venda

As objeções de vendas podem impactar negativamente os resultados de uma empresa, o que deve ser acompanhado de perto sempre. De maneira prática e instantânea, o chat web é o recurso primário que possibilita que o usuário alcance a solução da dúvida que tiver. A partir disso, o caminho natural é que esse cliente em potencial esteja pronto para realizar a compra.

Resposta em tempo real

E-mails nem sempre são a opção que o consumidor procura, já que o tempo de resposta nunca é 100% satisfatório. Essa exigência atual por dinamismo se reflete, principalmente, no atendimento. Ou seja, se esse retorno é instantâneo e em tempo real, o usuário se sente muito satisfeito. O chat é exatamente isso: perguntas sendo respondidas na mesma hora!

Foco em demandas estratégicas

Por ser um sistema automatizado, o chat web permite que colaboradores tenham mais tempo para se concentrar em demandas estratégicas, solucionando casos mais complexos. Esse aumento de produtividade é uma importante busca que muitas empresas têm em vista e que pode ser facilmente alcançada com um chatbot competente.

Como gerar mais conversões com essa ferramenta?

Para que o chat web seja potencializado, é fundamental saber como usá-lo a fim de gerar mais conversões. Esse é o objetivo de qualquer empresa e, para isso, lidar com os leads da maneira certa é um trabalho fundamental. Saiba como ter melhores resultados a seguir!

Integre com o CRM

Toda informação da navegação e do atendimento de um usuário precisa ser integrada com o CRM da empresa. Esses dados são fundamentais para construir o perfil de consumo e, principalmente, preparar novas ofertas a partir de suas preferências. Ainda que em um primeiro momento não tenha ocorrido uma venda, essa atividade vai gerar um caminho para ajudar esse lead a converter!

Acompanhe as métricas

As métricas são fundamentais para entender a capacidade daquele chat em trazer os resultados esperados. Quando esses números são acompanhados, otimizações e ajustes no funcionamento podem ser feitos com maior clareza. Indicadores de performance podem ser fixados para facilitar o acompanhamento e gerar resultados mais fáceis de serem compreendidos.

Programe uma base de respostas sólida

Um chatbot eficaz é aquele capaz de interagir amplamente com o usuário, o que só é possível se o aprendizado de máquina funcionar bem. Testes constantes ajudam a deixar o robô funcionando da melhor forma e, principalmente, com uma base de dados que contenham respostas qualificadas.

O chat web é a ferramenta que qualquer empresa precisa integrar aos seus sites, redes sociais e outras plataformas. Mais do que atender e solucionar dúvidas, esses sistemas ajudam a criar relacionamento, remover objeções de vendas e, consequentemente, gerar conversões!

Aproveite e confira o nosso guia de vendas! Veja estratégias e técnicas que vão ajudar a ter resultados de destaque na sua estratégia.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *