Aumente a divulgação e o engajamento da sua empresa com o check-in do Facebook

O check-in no Facebook permite que os usuários compartilhem a sua localização com os seus amigos. Essa ferramenta pode ser incluída na sua estratégia de marketing para alavancar a sua marca. Para isso, é preciso aplicar práticas que estimulem o cliente a utilizá-la.

Check-in no Facebook

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Uma das maiores redes sociais dos últimos tempos, o Facebook é uma excelente oportunidade de negócios para a sua empresa. Afinal, a plataforma oferece uma série de recursos que ajudam a impulsionar a sua marca para milhões de usuários.

Simples, mas bastante funcional, a ferramenta de check-in no Facebook ajuda na divulgação do seu empreendimento. Uma das maiores vantagens desse recurso é engajar os seus clientes para que compartilhem sobre a sua empresa em seus perfis.

Que tal estimular os seus clientes a fazerem check-in sempre que visitarem o seu estabelecimento?

Acompanhe, neste post, a importância de usar o Facebook na sua estratégia de marketing para interação nas redes sociais e como convencer as pessoas a divulgarem a empresa online!

Neste texto, você vai ver:

Como fazer check-in no Facebook?

Embora ainda sejam pouco utilizadas, as tecnologias relacionadas à geolocalização podem trazer resultados significativos para a sua estratégia de social media.

Em se tratando do Facebook, uma opção é o check-in, que possibilita aos usuários mostrar aos seus amigos onde estão. Fazendo isso, eles divulgam a marca.

Deseja gerar leads com Facebook? Aprenda como funciona o check-in agora mesmo e incentive seu público a fazer isso!

1. Vá em feed de notícias

Em primeiro lugar, abra o aplicativo no Facebook no seu smartphone e vá no feed de notícia. Depois, clique em “No que você está pensando?’”.

Check-in no Facebook tutorial.

2. Clique em check-in

No menu que aparece na sua tela, você deve clicar em “Check-in”. Em seguida, é só procurar pelo local em que você está no momento, digitando o nome do estabelecimento.

Como fazer check-in no Facebook.

3. Compartilhe a localização

Por fim, basta confirmar a localização em que você se encontra e clicar em ‘”Compartilhar’”. Pronto, a sua publicação vai ser divulgada para todos os seus amigos do Facebook.

Check-in no Facebook passo a passo.

Caso queira, antes de fazer a sua publicação é possível adicionar legendas, fotos ou vídeos, além de selecionar um sentimento por meio de um emoji para Facebook

Como usar o check-in no Facebook nas estratégias de marketing?

Quanto mais clientes você atrair para o seu estabelecimento físico, mais lucros você terá. Com o uso do check-in, os seus próprios clientes divulgam a empresa, atraindo mais pessoas para o local.

No entanto, é necessário aplicar estratégias que os incentivem a utilizar esse recurso. Saiba como fazer isso a seguir.

Ofereça benefícios para as pessoas que fazem check-in

Há pessoas que chegam em um estabelecimento e já fazem o check-in de forma espontânea. Porém, existem outras que não estão acostumadas a utilizar esse recurso. Nessa situação, é preciso que a empresa ofereça benefícios relevantes que incentivem o cliente de fazer essa ação.

Por exemplo, você pode condicionar o check-in à concessão de algum desdesconto. Quem é que não gostaria de uma redução na conta? Essa é uma das melhores estratégias para engajar o seu público-alvo.

Não se esqueça de informar o cliente sobre o benefício oferecido, o que pode ser feito a partir de anúncios na página do Facebook do estabelecimento e com a colocação de avisos no próprio espaço físico.

Troque a senha do Wi-Fi pelo check-in no Facebook

Estar conectado o tempo todo se tornou uma necessidade para a maioria das pessoas, seja para resolver questões profissionais ou pessoais, seja por necessidade de entretenimento. Para tanto, é necessário contar com uma internet de qualidade.

Levando isso em consideração, a disponibilização de Wi-Fi é uma ferramenta poderosa para as empresas de todos os segmentos. Uma das melhores maneiras de oferecer o acesso à internet é a partir do check-in no Facebook.

Dessa forma, o cliente marca sua presença no estabelecimento físico para ter direito a se conectar gratuitamente. Isso faz da empresa um hotspot — local em que uma rede sem fio pode ser acessada.

Fornecer internet de bom desempenho e sem nenhuma cobrança é um diferencial para os negócios. Desse modo, você oferece conveniência para o cliente e também é beneficiado, haja vista que ele vai divulgar o local para os amigos dele.

Uma vez que a publicação do check-in passe a integrar a linha do tempo do usuário, os amigos presentes na rede social poderão visualizar a atividade no feed de notícias e interagir com curtidas e comentários. 

Tais ações geram ainda mais engajamento, melhorando o posicionamento da sua página no ‘’Facebook Graph Search’’, o que faz com que as pessoas tenham mais facilidade para encontrar o seu estabelecimento nas opções de localização.

Para fazer uso dessa estratégia, você pode implementar roteadores corporativos no estabelecimento, que em vez da inserção de senha para acessar a rede, utilizam a realização de check-in para se conectar.

Diante disso, o cliente não terá mais o trabalho de ter que procurar ou solicitar a senha do Wi-Fi para entrar na internet. Lembre-se, mais uma vez, de colocar avisos no local comunicando que é preciso fazer check-in no Facebook para usar a rede.

Com essa prática, você pode ajustar o tempo de navegação dos usuários, que pode ser de 30 minutos, uma hora ou até mesmo de um dia. Sem falar que também há a alternativa de controlar o acesso a sites e a alguns servidores, impedindo que o cliente acesse a sua rede privada.

Como configurar o Wi-Fi para check-in no Facebook

Os passos para habilitar essa função são fáceis e ensinados pelo próprio Facebook. Descubra quais são os procedimentos a serem efetuados:

  • tenha uma página no Facebook da qual você seja administrador;
  • adquira um roteador corporativo compatível com essa função;
  • faça login no perfil da página da empresa na rede social;
  • ative a opção de login com o Facebook e posteriormente siga cada instrução do assistente de instalação do roteador;
  • disponibilize o nome da sua rede Wi-Fi para que os clientes possam se conectar.

Premie seus clientes pela frequência

O Facebook gera dados que permitem que a empresa analise quem fez check-in no estabelecimento, e com qual frequência. Aproveite essas informações para premiar os clientes que se conectam com alguma regularidade.

Assim, você cria um processo de gamificação entre os consumidores que frequentam o local, que vão entrar em uma “competição” para aproveitar as vantagens oferecidas. Isso faz com que o empreendimento ganhe divulgação recorrente.

Os prêmios oferecidos devem ser interessantes, como brindes relacionados aos produtos da empresa, descontos ou um serviço de graça para quem fizer determinado número de check-ins.

Alerte o cliente sobre a necessidade de fazer check-in

Para que a estratégia de check-in para divulgar o seu negócio realmente dê certo, é preciso alertar o cliente sobre o procedimento.

Para facilitar esse processo, o próprio Facebook criou modelos de avisos para download. Sem dúvida, é uma ótima maneira de lembrar o cliente de curtir a sua página na rede social e registrar presença no local.

Como você viu, o check-in no Facebook é algo bem simples, mas que pode alavancar a sua marca dentro da rede social. Esse tipo de publicidade gera interesse pelo estabelecimento, fazendo com que mais pessoas o conheçam e decidam visitá-lo.

E, caso você esteja se perguntando se todo esse esforço vale a pena, entenda mais sobre por que apostar no Facebook.

Por que investir no marketing para Facebook?

Criada no ano de 2004, essa rede social deixou de ser apenas uma plataforma para pessoas comuns há muito tempo.

Na atualidade, o Facebook para empresas é uma realidade entre empreendimentos de todos os portes, o que se deve às funcionalidades específicas para divulgações profissionais.

Veja as melhores razões para fazer marketing para Facebook.

É uma das maiores redes sociais do mundo

De acordo com uma pesquisa realizada pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, o Facebook é a segunda maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários, perdendo apenas para o Youtube.

Para as empresas, essa é uma ótima oportunidade para inserir o negócio no ambiente digital, além de conquistar mais facilidade para encontrar o público-alvo e reunir clientes de forma eficiente.

É fonte de audiência ativa

No Facebook, você se depara com um número gigantesco de pessoas conectadas e ativas durante o tempo todo, que buscam conteúdos e interagem com eles por meio das reações, dos comentários e de compartilhamentos.

Diante dessa fonte de audiência, você tem mais facilidade para encontrar pessoas interessadas nos seus produtos. Todavia, não é recomendado fazer publicações somente sobre vendas.

Lembre-se que os usuários não entram no Facebook necessariamente para comprar, mas para se relacionar com outras pessoas e marcas. Assim, é importante apostar em uma estratégia de conteúdo bem definida, que seja capaz de engajar o seu público.

É uma oportunidade para fazer publicidade

Ao usar essa plataforma, as empresas podem criar páginas próprias para divulgar os seus serviços, produtos, e conteúdos no geral. Com isso, você também se conecta com os clientes e prospects, já que as pessoas poderão encontrar seu empreendimento em poucos cliques.

Além disso, existe a opção de criar anúncios para serem promovidos no Facebook, que podem ser segmentados para o público-alvo do seu interesse com técnicas de SEO local, o que aumenta o alcance das publicações.

É imprescindível para os negócios

Já faz tempo que o Facebook para negócios deixou de ser somente uma tendência. Após a sua consolidação, a rede social tem como objetivo ampliar a base de usuários empresariais.

Nesse sentido, o site se tornou indispensável para que os empreendimentos encontrem, atraiam e interajam com a clientela.

Quer ampliar a divulgação da sua marca? Baixe agora mesmo o nosso e-book e aprenda como fazer marketing no Facebook!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.