Como fazer um checklist de Email Marketing antes de disparar uma campanha — e evitar erros

checklist de email marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

As campanhas de Email Marketing são uma das estratégias mais utilizadas e eficazes no Marketing Digital.

O problema é que tem quem acredite que é algo simples, que basta apenas criar um conteúdo, selecionar os contatos e enviar as mensagens. Pelo contrário, essa é uma estratégia que necessita ter processos lógicos e bem estruturados para garantir mais e melhores resultados.

Há uma série de diretrizes que envolvem planejamento, calendário, produção e revisão de conteúdo, layout e configuração dos disparos.

Todo esse cuidado é necessário. Afinal, diferentemente das redes sociais, não é possível editar um email depois de enviado, o que pode prejudicar bastante uma campanha.

Por isso, preparamos um checklist com as diretrizes que citamos anteriormente. São 5 etapas que você deve ficar de olho antes de disparar uma campanha. Confira!

1. Planejamento

O primeiro passo é definir o tipo de Email Marketing a ser enviado, pois o formato levará naturalmente a um objetivo.

Por exemplo, se for uma campanha baseada em newsletters, os objetivos podem ser educar e se relacionar com os Leads; se for uma campanha de emails promocionais, o foco será na conversão de alguma oferta, seja um eBook ou um produto.

Após fechar esses primeiros pontos, é hora de partir para o direcionamento da campanha. Para isso, não esqueça de cumprir essas 3 ações:

Basear-se na persona

Busque nas suas personas as informações que esclareçam os perfis das pessoas que serão impactadas pela campanha.

Trata-se de uma análise decisiva, pois o público influencia diretamente na linguagem, na abordagem, no conteúdo, na oferta e na apresentação visual do email.

Segmentar os envios

Nessa fase, o foco está na formação dos grupos para as quais a campanha será enviada. É preciso selecionar as informações das personas que serão usadas para esse direcionamento, ou seja, os critérios de segmentação.

Você pode dividir sua lista de acordo com a idade, gênero, localização, interesses ou o porte da empresa em que os seus contatos trabalham.

Pensar no conteúdo

Agora, o conteúdo da campanha deve ser planejado. A escolha deve se basear no tipo de email, no objetivo da campanha e em cada público que receberá os disparos.

Uma dica é fazer campanhas com conteúdos diferentes de acordo com cada persona. Assim, cada grupo tem seus interesses correspondidos, melhorando os resultados dos envios.

2. Calendário

Nessa fase do planejamento, o foco é encontrar o momento certo e o melhor intervalo para os envios de sua campanha.

Não há muito mistério aqui. O negócio é não deixar de cumprir essas duas etapas:

Definir dia e horário do disparo

Não há um padrão para cravar o dia e o horário de envio. São fatores que dependem muito dos públicos das campanhas.

Pode ser que os envios durante as noites de segundas e quartas funcionem melhor para um determinado grupo de pessoas, enquanto os disparos nos finais de tarde de sexta serão mais eficazes com outro público.

Enfim, o mais indicado é realizar testes com diferentes variações e conferir qual se encaixa melhor para sua empresa.

Estabelecer uma frequência de envios

A dica é seguir uma periodicidade que não seja chata ou indiferente. É preciso evitar os extremos de alta ou baixa frequência de envios.

Por exemplo, uma newsletter, que é uma campanha recorrente, precisa de uma periodicidade constante de envio. Geralmente, é uma frequência que gira em torno de 1 email a cada 7, 15 ou 30 dias.

Campanhas de emails promocionais podem ser mais frequentes, desde que os Leads estejam mais maduros para a compra.

No mais, vale o incentivo aos testes para saber a melhor frequência ou perguntar às pessoas o ritmo que elas gostariam de receber os emails.

3. Conteúdo

Agora, é hora de ir para a prática e começar com a criação dos conteúdos de suas campanhas.

Mais uma vez, é preciso lembrar de seguir o tipo de email, os objetivos e as personas da campanha. Uma determinada configuração pode pedir conteúdos mais informativos, enquanto outra pode exigir conteúdos mais promocionais.

Dito isso, vamos às ações:

Produzir os textos do email

Nessa fase, você escreverá o conteúdo que estará presente no corpo dos emails. Lembre-se de sempre se apresentar no começo, produzir um texto relevante, selecionar ofertas de interesse do público e oferecer um caminho para o descadastramento da lista no final da mensagem.

Pensar no título do email

O título ou assunto do email tem a missão de estimular a curiosidade dos contatos e convencê-los a clicar em suas mensagens.

Por isso, o recomendado é pensar em 5 assuntos diferentes e selecionar apenas um. Use artifícios que aumentem a chance de cliques — por exemplo, títulos que façam uma promessa (cumprida no email), abordem um benefício e tragam um senso de urgência

Fazer a revisão

Por último, não deixe de ler e reler o corpo e o título do email. A ideia, obviamente, é encontrar possíveis erros de português e eliminar o que for desnecessário para tornar a mensagem cada vez mais objetiva.

4. Layout do email

Agora, é a fase de cuidar da parte visual dos seus emails. Para fazer isso, é importante contar com um profissional que entenda de código html ou com um software de Email Marketing.

Nas ações a seguir, você entenderá o porquê dessa exigência. Veja:

Criar layout

Para isso, você deve considerar a estrutura correta do conteúdo. Por exemplo, um email não deve conter apenas imagens. Além disso, as figuras usadas devem ser inseridas por meio de um template em html, pois facilitam a leitura e exibição das imagens pelos provedores.

Revisar layout com o conteúdo final

Logo após, é preciso aliar a revisão textual com a revisão do layout, conferindo se não há algum erro nas imagens utilizadas e em suas correlações com o conteúdo.

Fazer um disparo de teste e checar

Os disparos de teste podem ser feitos para uma pequena amostra da sua base, para um grupo de amigos, para funcionários ou até para si mesmo. O importante é conferir os seguintes pontos sob o ponto de vista do usuário:

  • Assunto do email: conferir se está aparecendo completamente na caixa de entrada (recomenda-se mantê-lo abaixo de 50 caracteres);
  • Imagens: verificar se estão com texto alternativo e se não há alguma imagem quebrada;
  • Links: saber se todos os links estão funcionando.

5. Disparo

Chegou a hora de cuidar dos últimos detalhes para fazer o envio das mensagens. Nesse momento, é preciso certificar-se de duas atitudes importantes:

Criar a segmentação de acordo com o planejamento

Aqui, o trabalho a ser feito é separar seus contatos em diferentes listas, que receberão conteúdos direcionados aos seus respectivos interesses. A ideia é seguir a segmentação definida ainda no planejamento.

Terminar a configuração da campanha e agendar o disparo

A configuração da campanha segue com a definição dos dias e horários pré-estabelecidos lá no calendário de envios.

Lembrando que cada lista deve ter um agendamento próprio, atendendo aos seus perfis e maior probabilidade de abertura.

E depois?

Após a campanha ir para o ar, o trabalho continua. Agora, o foco deve ser no monitoramento dos resultados. Essa análise é fundamental para entender o que está dando certo, errado e o que pode ser otimizado para os próximos lançamentos.

Algumas métricas de Email Marketing que você pode analisar são:

  • Taxa de abertura: porcentagem de pessoas que abriram as mensagens em relação ao número que recebeu. A intenção é avaliar se a taxa aumentou ou reduziu se comparada à última campanha e o que deve ser feito para a próxima;
  • Taxa de cliques: percentual de contatos que abriram as mensagens e clicaram em algum Call-to-Action. É preciso saber se essa taxa aumentou ou reduziu em relação à última campanha e como otimizá-la nas próximas;
  • Taxa de conversão: é a taxa de pessoas que atingiram o objetivo projetado no planejamento, seja um download ou uma venda, por exemplo. O objetivo é analisar a oscilação desse percentual e ver o que precisa ser modificado.

Uma campanha de Email Marketing deve ter toda sua estrutura antecipada ainda no planejamento. Portanto, faça uma lista e a preencha com os 6 pilares abordados neste texto: planejamento, calendário, conteúdo, layout, disparo e análise. Por fim, certifique-se de cumprir todas essas etapas para que os resultados sejam ainda melhores.

Se você chegou até aqui, é porque deve ter gostado das nossas dicas. Por isso, separamos um material ainda mais prático e completo sobre o assunto. Baixe gratuitamente o Checklist para Campanhas de Email Marketing.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.