Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 28 de novembro de 2018. | Atualizado em 18 de março de 2020


Citation flow e trust flow são métricas importantes e que têm impacto direto no rankeamento de uma página, especialmente quando estão proporcionais. Ficar atento a esses fluxos se tornou importante, uma vez que o Google dá bastante valor a elas.

O rankeamento de uma página é algo que depende de muitas variáveis. Cada vez mais o Google se mostra rigoroso ao definir a posição de sites, mas há duas métricas que ele valoriza bastante: citation flow e trust flow. Por serem bastante específicas, ambas são consideradas secundárias, mas isso não está ligado à sua relevância.

Estar atento a esses números é garantir um PageRank de qualidade! Profissionais de SEO estão sempre em busca da melhor posição de conteúdos nos resultados orgânicos de pesquisa no Google, assim, o controle dessas métricas é indispensável.

Citation flow e trust flow, quando colocados em cálculo de média, dão origem a um indicador: o trust ratio. A partir dele é possível avaliar uma página de maneira mais ampla!

Neste post você entenderá o que precisa sobre essas métricas e sobre a importância de entender a média entre elas! Saiba qual o impacto no PageRank e como acompanhá-las da melhor forma.

Qual a importância de métricas secundárias na sua estratégia de SEO?

Otimizar páginas para os motores de busca tem se tornado uma tarefa cada vez mais complexa e detalhada. São muitos fatores a serem avaliados pelos algoritmos do Google, e isso impacta no trabalho dos profissionais de SEO.

Em meio a tantos parâmetros, a própria gigante entendeu que considerar tantos detalhes já não era algo tão preciso na hora de rankear páginas.

A busca passou a ser por métricas mais específicas e detalhadas, sempre com a proposta de valorizar cada vez mais sites que realmente são relevantes para o público.

Essa importância é medida com algumas características, como qualidade do conteúdo e se ele realmente entrega algo relevante para aquele usuário, a partir dos termos que ele usou em sua pesquisa.

As métricas secundárias são mais específicas, ou seja, trazem mais interpretação dos padrões de análise dos algoritmos do Google. Foi baseado nessa busca mais aprofundada que a Majestic, famosa ferramenta de suporte para SEO, trouxe ao mercado duas métricas: citation flow e trust flow.

Elas foram patenteadas pela empresa em 2012, se tornando extremamente relevante para quem trabalha na área, e isso não foi à toa.

A Majestic sempre foi referência nesse segmento, tendo sua ferramenta, Majestic SEO, como uma das principais para dar suporte ao acompanhamento do PageRank de páginas.

Peneirando parâmetros

As coisas realmente mudaram depois do patenteamento dessas duas métricas por parte da Majestic.

A partir disso, profissionais de SEO passaram a ter uma visão mais objetiva e transparente do desempenho de suas páginas. Ficou mais claro o entendimento de parâmetros de rankeamento, uma vez que foi possível perceber que o Google trabalhava com uma espécie de peneira de características.

Por mais que SEO seja feito com base em muitas questões, algumas têm mais peso. O que se pode ver desde então é que métricas secundárias, como citation flow e trust flow, têm muito mais relevância e real impacto no PageRank do que se podia imaginar.

O que é citation flow?

Citation flow é a métrica que aponta o volume de citações de um link, ou seja, de acordo com a quantidade de vezes que ele é utilizado por outras páginas.

Backlinks realmente são muito importantes dentro do universo de SEO, e são métricas que os algoritmos do Google valorizam bastante.

Nesse contexto, citation flow tem um foco maior na popularidade daqueles links, avaliando somente a quantidade de ocorrências dele em toda web.

Isso não quer dizer que essa métrica traga uma observação mais qualitativa. Isso parte de outro ponto de vista, o que exige uma visão mais analítica da situação.

O seu site não necessariamente precisa ter um alto fluxo de citações para ser bem rankeado. No entanto, se algum link dele for citado em uma página que tem um bom citation flow, automaticamente esse link do seu site sofrerá um impacto positivo.

O citation flow está sempre sob a iminência de um impacto negativo, como em casos de links divulgados por meio de spam. Isso traz uma espécie de fluxo negativo de popularidade, algo que não é nada positivo, ainda que, na prática, aumente o citation flow, mas de forma vazia, apenas em números.

Métricas nunca vêm sozinhas, e esse é o caso do citation flow. Apesar de ser importante e ser realmente valorizado pelo Google, ele depende diretamente do trust flow. Juntos, eles compõem uma dupla de sucesso que tende a elevar muito o PageRank de uma página.

O que é trust flow?

Enquanto citation flow está relacionado à popularidade e um link, ou seja, a quantidade de vezes que ele é citado em outras páginas como um backlink, o trust flow é mais estratégico.

Essa métrica está ligada ao nível de confiança, ou seja, de credibilidade que determinada página tem. Agora ficou fácil de entender: não necessariamente um link com muitas citações é proporcionalmente confiável.

Uma página com alto nível de credibilidade não é composta somente de popularidade e citações. Há muitos tipos de sites que têm links sendo compartilhados a todo tempo, como sites adultos. Não necessariamente esse é um link com alto nível de confiança, e é justamente isso que o Google avalia.

O nível de confiança de um site é medido também pela qualidade dos backlinks. Se a sua página é citada por outras que têm autoridade, automaticamente você terá seu trust flow potencializado.

Links com conteúdos relevantes às palavras-chave aos quais estão relacionados também têm grande potencial de terem o fluxo de confiança aumentado, sendo premiadas pelo Google quanto ao PageRank.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos!

👉 Backlinks: o que são e por que você precisa deles para rankear no Google

👉 Backlinks em redes sociais: 19 oportunidades para elevar o SEO

👉 Como rejeitar backlinks? Aprenda como remover atribuições negativas!


A relação de proporção nessa métrica

Nessa relação, é importante entender também movimentos proporcionais. Um fluxo de citação aumentando não necessariamente vai impactar positivamente no fluxo de confiança. Não são movimentos proporcionais e um não “carrega o outro”.

Em contrapartida, se o fluxo de confiança do seu site aumentar, naturalmente o fluxo de citação também fará o movimento.

Isso acontece por uma questão simples: o trust flow alto é um indicativo de que ali há um conteúdo de qualidade, ou seja, o usuário encontrará algo que realmente é relevante a ele.

O que é o trust ratio?

Citation flow e trust flow têm uma relação ainda maior, uma vez que um está ligado ao outro, além de se impactarem.

Aqui entra o conceito básico da média que, nesse caso, é o trust ratio, ou seja, o índice de confiança geral de um site. O cálculo dele é simples:

trust flow/citation flow = trust ratio

Mais uma vez é preciso colocar em prática o conceito de proporção. O trust ratio alto é a melhor indicação de que uma página está bem avaliada perante o Google, ou seja, ela será bem rankeada.

Dessa forma, citation flow e trust flow precisam estar balanceados, já que isso garante um bom trust ratio.

O trabalho de acompanhamento dessas métricas é estrategicamente fundamental, uma vez que é necessário observar o quanto elas se mantêm nesse nível de equilíbrio. É isso que vai garantir que um link tenha cada vez mais valor diante da avaliação dos algoritmos do Google.

Quando um trust ratio é bom e quando ele é baixo?

Apesar de citation flow e trust flow serem métricas importantes e independentes, elas passam a ter ainda mais valor quando colocadas diante da avaliação geral, ou seja, do trust ratio.

Quanto maior for o resultado da média entre essas duas métricas, mais bem rankeado será um site. Dessa forma, é fundamental saber em que posição seu site está por meio de duas informações básicas:

  • um trust ratio acima de 1,0 é considerado bom;
  • abaixo disso, é possível avaliar como baixo, não necessariamente ruim.

Como mensurar esses números?

Todas essas métricas podem ser avaliadas a partir do uso de uma ferramenta de SEO, especialmente dois dos principais líderes do mercado: Majestic, já citado neste conteúdo, e Moz.

Eles ajudarão a equipe de SEO de uma empresa a ter uma noção exata de suas taxas, o que possibilita um acompanhamento próximo e a longo prazo. Esse trabalho não para e é essa continuidade que garante um bom PageRank.

A métrica mais importante entre as três

Trust ratio é a métrica que traz uma observação de resultado, ou seja, geral em relação à proporção de citation flow e trust flow.

Ela é fundamental, mas é sempre importante ter a consciência de que ela só estará realmente alta se houver um acompanhamento maior com citação e confiança do fluxo.

Avaliando o impacto que uma causa na outra, é possível afirmar que trust flow é a métrica mais relevante entre essas, ainda que o equilíbrio e a proporção seja tudo.

Essa linha de raciocínio é simples: fluxo de confiança traz mais fluxo de citações, enquanto o caminho inverso não acontece. Um citation flow alto só será realmente positivo para um link se o trust flow também estiver com valores bem próximos.

Citation flow e trust flow são métricas secundárias, mas com importância de primeira para o rankeamento de links na web! Observá-las de perto e controlar a proporção entre ambas garante que suas páginas estejam sempre bem posicionadas.

Já que o assunto é do universo de SEO, vamos continuar nele: entenda melhor o que é o Link Juice e o impacto que ele tem nas estratégias digitais!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *