Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 8 de junho de 2019. | Atualizado em 8 de outubro de 2019


O cliente oculto é um profissional contratado para medir o nível de qualidade do serviço ao cliente de um negócio. Seja em uma empresa digital, seja em uma loja física, sua função é executar ações que um cliente comum faria para saber em quais pontos a experiência do consumidor pode melhorar.

Você já parou para pensar na importância de avaliar a qualidade do atendimento que sua empresa oferece ao cliente?

Não importa se a empresa é de pequeno, médio ou de grande porte, ela precisa estar atenta ao atendimento prestado, principalmente ao considerar as mudanças no comportamento do consumidor, que agora tem a internet como aliada.

O acesso às redes sociais tornou o relacionamento entre consumidores e marcas cada vez mais público e transparente, por esse motivo, os profissionais de marketing precisam se preocupar com todos os detalhes e cuidar da qualidade do serviço ao cliente fornecido pelas organizações.

Diante dessa realidade, o uso de um cliente oculto (ou cliente misterioso) para avaliar as condições da prestação de serviços é uma forte tendência no mundo dos negócios, que cresce cerca de 70% ao ano. Mas você sabe o que é um cliente misterioso?

Para saber como esse profissional funciona, quais habilidades deve ter e como pode ajudar as empresas, acompanhe nosso conteúdo até o final!

O que é um cliente oculto?

O cliente misterioso, ou cliente oculto, é um cliente disfarçado que tem como objetivo avaliar o atendimento que uma determinada empresa ou marca presta ao consumidor.

Essa metodologia foi disseminada nas empresas de varejo dos EUA na década de 1940 e tem sido usada cada vez mais para corrigir falhas e melhorar os resultados dos negócios.

Um cliente oculto é contratado pela empresa com o propósito específico de avaliar a experiência do consumidor e seu comportamento nas interações que mantém com a marca.

Como atua um cliente oculto?

Esse profissional precisa analisar todos os detalhes da experiência de compra, como:

Portanto, esse profissional atua de forma totalmente anônima para analisar os processos e as normas das empresas, trazendo novas sugestões a partir de visões do que ele percebe.

O cliente misterioso pode atuar fazendo visitas ao estabelecimento e ainda verificar o atendimento em todos os canais que a empresa oferece, como:

  • ações online;
  • contato telefônico;
  • atendimento presencial.

Que habilidades um cliente oculto deve ter?

O cliente misterioso deve ter algumas habilidades para desempenhar sua função com excelência.

É necessário ser organizado, atento e analítico para coletar as informações de maneira completa e capturar todos os detalhes do atendimento. Também é preciso saber se comunicar, ou seja, ser capaz de transferir todas as impressões para a empresa que o contratou de maneira a contribuir para a estratégia da organização.

Além disso, o cliente oculto deve ser discreto — para não mostrar às outras pessoas envolvidas na experiência de consumo o trabalho que está fazendo —, imparcial e não deve deixar de avaliar criticamente tudo o que observa.

Como funciona o processo de trabalho do cliente oculto?

É importante que as empresas planejem as ações do cliente misterioso para que a estratégia ocorra conforme o esperado. Entre as etapas de planejamento, estão:

  • treinamento;
  • agendamento de visitas;
  • relatórios;
  • análise dos resultados;
  • apresentação de propostas de melhorias.

Clientes misteriosos devem ser cuidadosamente selecionados e treinados. É importante que eles estejam bem preparados em relação às atividades que vão realizar e estejam prontos para dar feedbacks completos e claros às empresas.

As visitas de clientes ocultos também devem ser planejadas e organizadas. Mesmo que não sejam presenciais, é necessário agendar a programação de ligações, contatos no chat online e outros canais digitais. Essa organização influenciará diretamente na estratégia da empresa e nos resultados do serviço ao cliente.

Depois de fazer as visitas, as ligações ou outras análises virtuais, o cliente oculto precisa elaborar relatórios detalhados com os dados de tudo o que observou sobre o atendimento prestado. Esse relatório será enviado à empresa contratante do serviço.

Assim, com base nas informações e dados fornecidos pelo cliente oculto, a empresa atuará no aprimoramento de estratégias e de novas ações para garantir maior qualidade no atendimento.

É importante lembrar que as empresas devem cruzar e comparar as análises apresentadas pelos diversos clientes ocultos, usando todas as pesquisas para identificar os principais problemas e trabalhar nos pontos fortes.

Como esse profissional pode ajudar as empresas?

Uma das vantagens de usar o cliente misterioso é o custo-benefício. Isso porque eles fazem um trabalho de avaliação de qualidade, sem a necessidade de uma relação trabalhista com a empresa que o contrata. O cliente oculto é pago apenas pelo serviço prestado.

Outra vantagem é melhorar o branding ou o gerenciamento da marca. A metodologia do cliente oculto garante que a estratégia de percepção da marca seja melhor trabalhada e torna mais evidente o que realmente é entregue ao cliente.

O maior controle das métricas também é outro benefício de ter clientes ocultos. O volume de dados gerado por eles é muito grande e é possível gerenciá-los usando ferramentas tecnológicas, além de aplicá-los em estratégias baseadas em Big Data.

Outras vantagens são o aumento do ticket médio e o maior incentivo para os funcionários. Isso ocorre porque a metodologia do cliente oculto permite a implementação de estratégias focadas nos processos de atendimento e vendas, o que tende a gerar clientes mais satisfeitos e dispostos a gastar mais.

Além disso, os vendedores se tornam cada vez mais determinados a satisfazê-los e mais eficientes para aproveitar também os bons resultados.

Ficou claro como o cliente oculto é uma metodologia que pode ser usada por empresas de diferentes ramos e tamanhos?

Antes de adotar esse tipo de avaliação, e comprovar todos os benefícios que explicamos aqui, recomendamos que você também conheça as melhores técnicas de vendas para conquistar seus clientes. Boa leitura!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *