Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 8 de abril de 2020. | Atualizado em 13 de abril de 2020


Colorlib: conheça o template que vai ajudar no processo de criação de sites, especialmente se você não tem experiência. Felizmente, há ferramentas que tornam essa tarefa mais fácil e eficiente, como o uso de templates para configurar rapidamente o site.

Ter um site corporativo é indispensável para qualquer empreendimento hoje em dia, seja na forma de um portfólio para um profissional autônomo ou como portal para receber clientes em uma grande empresa. Por isso há tantos incentivos para os empreendedores descobrirem como criar um site e usá-lo no dia a dia.

Porém, a maioria dos empreendedores também não tem conhecimento aprofundado sobre o assunto, nem tempo para isso. Contratar alguém para criar um site completamente do zero, trabalhando desde o código fonte, sai mais caro e nem sempre compensa.

Na verdade, o melhor hoje em dia é utilizar templates prontos e modificá-los. Isso economiza bastante seu tempo, exige menos recursos e ainda proporciona bons resultados. E uma forma de conseguir bons templates é a Colorlib.

Se você ainda não conhece esse site, então vale a pena se informar sobre suas qualidades e como ele pode ajudar a ter a melhor página para sua empresa.

Neste artigo, você verá:

  1. O que é Colorlib?
  2. Como esse site pode me ajudar?
  3. Vários temas gratuitos
  4. Instruções adequadas para iniciantes
  5. Estruturação do site em pouco tempo
  6. Guia atualizado frequentemente
  7. Quais são as funcionalidades e benefícios?
  8. Várias opções de customização
  9. Código de alta performance
  10. Documentação clara
  11. Não requer conhecimento de programação
  12. Boa estrutura de suporte
  13. Como usar a Colorlib?
  14. Como escolher o melhor template?
  15. Adequação ao seu negócio
  16. Melhor responsividade
  17. Nível de customização adequado
  18. Compatibilidade com plugins e recursos adicionais

Continue a leitura e entenda melhor o assunto!

O que é Colorlib?

Colorlib é um site com uma grande lista de temas WordPress, com boa ênfase para templates gratuitos. Cada um com uma estrutura e estética diferentes, incluindo temas para sites médicos, de viagens, esportes, tecnologia, portfólios, entre outros. Independentemente de qual seja o segmento do seu negócio, é bem provável que você encontre alguma coisa que se encaixe na sua identidade.

O site também oferece uma lista de temas premium, os quais precisam ser adquiridos antes de serem usados. Não é absolutamente necessário escolher um tema pago, mas eles sempre trazem funcionalidades exclusivas que contribuem bastante com o desempenho do seu site. Para empresas maiores, esse pode ser um bom investimento.

Como esse site pode me ajudar?

Você deve estar se perguntando: “mas por que eu deveria procurar a Colorlib?”. Confira aqui alguns dos benefícios que essa plataforma traz para você e seu negócio.

Vários temas gratuitos

Um erro comum que alguns empreendedores cometem é tentar montar um site 100% do zero, trabalhando desde o código fonte. Além de levar bem mais tempo e exigir mais conhecimento especializado, o resultado raramente é tão bom quanto o desejado.

Como já mencionamos, este site conta com uma enorme lista de temas e templates prontos para sua empresa, os quais podem ser usados livremente. Você vai encontrar template para loja virtual, para portfólios individuais, atendimento ao cliente, entre muitas outras coisas. Isso contribui bastante com a elaboração rápida do site, especialmente se você não possui tempo, recursos ou conhecimento sobre o assunto.

Instruções adequadas para iniciantes

Mesmo que os templates prontos permitam que pessoas sem conhecimento de web design construam o próprio site, ainda é necessário ter algum entendimento sobre como o sistema funciona e qual é o caminho a seguir. Sem isso, qualquer um ficaria rodando em círculos sem completar nenhuma página.

Felizmente, a Colorlib mostra um guia de como adicionar template no WordPress e melhor utilizar e personalizar todos os templates oferecidos em sua lista. Isso é ótimo para quem está apenas começando e não possui apoio de ninguém com mais experiência. E, depois de adquirir um pouco mais de prática, não deve ser difícil fazer novas alterações e adaptações em seu visual.

Estruturação do site em pouco tempo

Tentar configurar um site sozinho, mesmo que já utilizando uma plataforma simplificada, pode levar bastante tempo. Ainda mais se você utilizar uma estrutura mais complexa, envolvendo uma loja, catálogo e diferentes plugins. Além de criar cada página separadamente, é necessário preparar as relações entre elas.

Com o uso de um template pronto, esse trabalho também é reduzido, pois boa parte dessas estruturas já estão montadas desde o começo. O único trabalho que resta é fazer as alterações necessárias para adequar cada página à sua empresa: mudar imagens, adicionar cópias das páginas, listar seus produtos e serviços etc.

Guia atualizado frequentemente

Como já mencionamos, ter instruções que auxiliam na elaboração do site é fundamental para obter melhores resultados, especialmente para quem não tem muita ideia do que está fazendo a princípio. Porém, como qualquer coisa que envolva a tecnologia digital, essas instruções podem não ser mais aplicáveis depois de algum tempo.

Pensando nisso, a Colorlib também mantém seus guias sempre atualizados de acordo com mudanças promovidas nas plataformas de hospedagem e construção de sites. Sendo assim, independentemente de quando surgir uma dúvida sobre os templates usados, basta visitar a página e você encontrará a resposta.

Quais são as funcionalidades e benefícios?

A escolha do melhor template provoca vários impactos no desempenho do site. Por isso, é importante ter algumas coisas em mente na hora de fazer sua escolha. E a Colorlib oferece boa parte dos benefícios que você busca.

Confira aqui alguns exemplos.

Várias opções de customização

Uma das qualidades mais importantes de um bom template para site é sua flexibilidade. Se você não conseguir alterar suas características para torná-lo único, então o site nunca será realmente seu, só uma cópia de vários outros que já estão espalhados por aí, sem uma identidade forte para separá-lo dos concorrentes.

Powered by Rock Convert

A boa notícia é que os temas oferecidos pela Colorlib têm várias opções de customização, desde alterações básicas de cor e imagem até reestruturação de algumas páginas de acordo com suas necessidades. Isso significa que, mesmo que você comece com algo mais simples e fácil de usar, ainda pode aprimorar seu site no futuro.

Código de alta performance

Outro motivo para evitar criar um site desde o código fonte é que, a menos que você seja um gênio ou uma empresa com vários anos de experiência e uma equipe de experts, é bem provável que o código venha com vários defeitos. E cada um deles prejudica a performance do site e do trabalho de edição.

Diante disso, é importante também escolher templates e plataformas que tenham uma estrutura de código bem planejada e limpa. Isso evita demora no carregamento, vários bugs de processamento e algumas brechas de segurança que poderiam estar presentes no site.

Documentação clara

Mais uma vez, a qualidade das instruções e informações em relação a qualquer ferramenta é algo fundamental para ajudar os novos empreendedores a construírem os próprios sites com alguma facilidade.

Infelizmente, todo mundo já viu algum desses manuais que praticamente não falava a sua língua, usando uma série de jargões de tecnologia, ou que não explicava direito o que deveria ser feito.

Para evitar isso, a Colorlib conta com uma documentação muito bem elaborada, que pode ser entendida tanto por especialistas quanto por amadores. E como ela também é atualizada regularmente, você não deve ter que se preocupar com normas ou instruções antigas.

Não requer conhecimento de programação

Antigamente, o maior empecilho para muitos empreendedores criarem o próprio site era justamente a necessidade de conhecimento de código. Isso significava que, para criar sua página, era necessário estudar o tema por um bom tempo ou contratar um especialista. Duas opções que costumavam sair bem caro para o negócio e podiam não compensar o investimento.

Felizmente, graças à maior acessibilidade das ferramentas e plataformas de criação, há muita coisa que pode ser feita sem utilizar uma única linha de código. Basta escolher o tema, instalá-lo e começar a manipular alguns de seus elementos manualmente ou por meio da interface da plataforma.

Boa estrutura de suporte

Mesmo com uma boa documentação, instruções e facilidade de uso, alguns pontos ainda vão precisar de uma pequena intervenção para continuarem funcionando. Esse é o caso de bugs no processamento do site e possíveis falhas de segurança. Para lidar com isso, é necessário contar com a ajuda de um bom time de suporte.

Caso você tenha um problema desse tipo, basta entrar em contato com algum dos profissionais responsáveis e eles vão tirar suas dúvidas e fazer as correções necessárias. Dessa forma, qualquer problema envolvendo o sistema utilizado pode ser corrigido rapidamente, com o mínimo de prejuízo da sua parte.

Como usar a Colorlib?

Se você já se interessou pelos templates da Colorlib, então o próximo passo é saber como usar esses temas em seu site. Na realidade, o procedimento é bem simples. Veja aqui o passo a passo:

  1. visite o site da Colorlib e vasculhe os templates até encontrar aquele que melhor se encaixa no que você busca para sua empresa;
  2. faça o download dos arquivos de template e integre-os à sua plataforma WordPress. Para isso, basta em na sua página, na área de Design > Temas e fazer o upload de um novo tema. Alguns temas podem ser encontrados diretamente na plataforma do WordPress;
  3. faça a personalização do seu tema em Design > Personalização. Lá você pode alterar cores, formatos, imagens, disposição de texto, entre outras coisas.

Sim, esse processo é bem simples mesmo. É só pesquisar, instalar e começar a usar os temas da Colorlib.

Como escolher o melhor template?

Diante de tantas opções, pode ser bem difícil escolher o tema perfeito para seu site. Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, separamos aqui alguns critérios que você pode usar para afunilar um pouco as opções.

Adequação ao seu negócio

Obviamente, o tema usado em uma casa de festa não é o mesmo usado em uma clínica veterinária. Cada um precisa de um estilo visual para atender a públicos distintos e comunicar informações diferentes. Sem falar que, mesmo que sejam duas casas de festa, ambas podem ter identidades visuais próprias. Sendo assim, para que você tenha o site ideal, precisa pensar bem em relação a qual tema se encaixa em sua empresa.

Melhor responsividade

Diferentes templates têm também diferentes níveis de responsividade. O que isso significa? Que alguns se adaptam melhor a diferentes tamanhos de tela, navegadores e formatos do que outros. E como a maior parte da navegação online é feita por meio de aparelhos móveis, é cada vez mais importante investir em sites que ofereçam uma boa experiência de usuário, independentemente de seu meio de acesso. Se alguma página não se encaixar muito bem em uma versão mobile, é melhor considerar as alternativas.

Nível de customização adequado

Personalização é a base do uso de templates. Há vários elementos que você precisa mudar para conseguir trazer bons resultados, principalmente em termos de design. Porém, nem todas essas opções serão relevantes a princípio, bastando aquelas que melhor atendem às suas necessidades.

Ao explorar as opções da Colorlib, veja também como cada tema pode ser alterado e customizado. Se algum deles não contar com as opções de que você precisa, então passe para o próximo.

Compatibilidade com plugins e recursos adicionais

Por fim, mas não menos importante, diferentes templates reagem de formas diferentes a cada plugin ou recurso extra que você instala em sua página. Isso significa que, dependendo do formato, alguns componentes podem não trabalhar muito bem em conjunto ou podem exigir mais algumas adaptações. Tenha em mente os plugins que pretende usar no novo site e como eles vão interagir com o template escolhido.

Agora que você entende melhor o que é Colorlib e como ela pode ajudar a construir seu novo site, é hora de explorar esse repertório de templates. Certamente não vão faltar opções do seu agrado!

Quer se aprofundar um pouco mais para tomar a melhor escolha? Então veja também nosso artigo sobre os principais temas para WordPress agora mesmo.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *