Comarketing com vídeos: aprenda a turbinar sua estratégia audiovisual

Comarketing com vídeos

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Realizar comarketing com vídeos é uma tendência que vem ganhando espaço na estratégia de vídeo marketing de diversas empresas.

Em qualquer estratégia de marketing, conseguir alcançar o sucesso e os clientes não é uma tarefa simples. Exige muito esforço, dedicação, melhorias contínuas e uma certa dose de inovação nas campanhas.

E quando se trata de vídeo marketing, um jeito de inovar nas estratégias e conseguir expandir ainda mais o alcance delas, é com o comarketing.

Neste artigo, você vai conhecer o comarketing com vídeos. Veja a importância dos collabs e aprenda como utilizá-los para que a sua estratégia de vídeo marketing decole. Confira!

Como funciona o comarketing com vídeos

A realização de comarketing com vídeos consiste em parcerias, geralmente entre produtores de conteúdo e empresas, para a produção de materiais que exaltem as marcas e que gerem vantagens para ambas as partes.

De um modo geral, a maioria dos collabs realizados entre marcas e produtores de conteúdo se encaixa em um dos três modelos abaixo:

  • integrações escaláveis, que são comarketing com vídeos produzidos em parceria com uma rede de produtores de conteúdo em ascensão. São ideais para estratégias que visam aumentar o buzz em torno de produtos que serão lançados;
  • vídeos únicos, no qual há a criação de vídeos em parceria com grandes produtores de conteúdo, já renomados junto ao público, e que são ideais para que uma empresa consiga alcançar um novo público;
  • abordagem multicanal, que são collabs que buscam mesclar a linguagem do produtor e da empresa. Assim, o vídeo pode ser divulgado em ambos os canais, tanto do produtor, quanto da própria empresa.

Diferentemente de um anúncio comum, o comarketing com vídeos é um processo colaborativo entre anunciante (produtor de conteúdo) e anunciado (empresa).

Por isso, questões como a propriedade intelectual do conteúdo produzido e publicado, os fatores e custos de produção, bem como as formas de divulgação do vídeo, dependem de acertos diretos entre as duas partes.

No entanto, a estratégia de comarketing com vídeos ganha cada vez mais espaço. Mesmo diante da necessidade de negociações muito pouco centralizadas e que variam muito, de anunciante para anunciante.

Afinal, cada vez mais os produtores de conteúdo mais relevantes, em plataformas como o Youtube, aumentam o seu alcance e poder de persuasão.

Quais os benefícios em investir nas collabs

Os collabs apresentam diversos benefícios para os participantes, tanto para as empresas, quanto para os influenciadores digitais que participam deles.

E a mesma lógica é válida para comarketing com vídeos. A seguir, relacionamos quatro benefícios principais, para as empresas que investem em collabs.

1. Alcance de uma nova audiência

A produção de conteúdo relevante e em conjunto a um parceiro, permitirá que você alcance uma base ainda maior de espectadores.

A lógica é simples: quando você produz um conteúdo, e divulga em seus canais, alcança a sua base de usuários e aqueles que fazem parte do público em potencial.

Porém, quando expande isso para o canal de um parceiro, alcança a mesma base de usuários atuais e em potencial, que compõem a rede dele.

Você terá acesso a uma rede nova, expandindo o alcance do conteúdo que a sua empresa produzir e disponibilizar em um collab.

marketing de conteudo primeiros passos

2. Custos distribuídos

Outra das vantagens da realização de collabs diz respeito à distribuição dos custos de produção. Pense, por exemplo, na produção de um comarketing com vídeos.

Em uma situação normal, a empresa responsável pelo conteúdo arcaria com todos os custos de produção dos vídeos. No entanto, em um comarketing, o custo de produção pode ser dividido entre as partes.

Afinal, ambos serão beneficiados com a colaboração. Por isso, nada mais justo que o investimento realizado também seja repartido.

3. Mais reconhecimento para sua marca

A realização de collabs também permitirá que a empresa alcance maior reconhecimento junto ao mercado.

Por exemplo, voltando à produção de comarketing com vídeos, uma empresa pode associar a sua marca à de um produtor de conteúdo, que seja relevante no mercado em que a empresa atua.

Desta forma, a empresa absorverá, mesmo que de modo indireto, a autoridade deste produtor. Assim, podem reforçar aspectos como a construção de marca e o branding.

4. Estabelecimento de boas parcerias

Por fim, mas não menos importante, a realização de collabs também permite que uma empresa fortaleça a sua rede de parceiros.

Esta rede poderá ser muito útil na hora que a empresa for lançar um novo produto ou chegar em um novo canal. Nesse sentido, poderá utilizar o parceiro para atribuir autoridade e importância para si mesma.

Por exemplo, imagine um comarketing com vídeos que anunciem o novo canal da empresa no YouTube. No momento de abertura do canal, a empresa poderá acionar a sua rede de parceiros, para que eles indiquem o novo canal para seguidores e assinantes.

E, assim, conseguir muitos novos assinantes, apenas por associar a sua presença à de produtores de conteúdo parceiros.

Como construir boas parcerias para collabs

Agora que você conhece as possibilidades e vantagens de collabs, pode olhar em frente e começar a procurar parceiros para a produção de conteúdo.

Porém, aí surge um grande desafio: como encontrar bons parceiros para a construção de collabs verdadeiramente eficientes?

A seguir, daremos algumas dicas, para que você procure e encontre seu próximo parceiro para comarketing com vídeos.

Encontre as parcerias certas

O primeiro passo do processo de encontrar parceiros para collabs é avaliar quais potenciais parceiros poderão fazer com que a estratégia alcance bons resultados.

Para isso, é preciso avaliar alguns aspectos no momento dessa escolha

Procure por parceiros que tenham um público alvo semelhante ao seu

No caso de comarketing com vídeos, o ideal é que o parceiro também possua uma forma de comunicação e de transmissão de mensagens que não destoem muito do que a sua empresa já pratica habitualmente.

Posicione-se junto a parceiros que tenham produtos ou serviços complementares ao seu

Ou seja, parceiros que sejam eventuais concorrentes diretos de mercado.

Escolha parceiros que sejam referência no mercado e que agreguem à mensagem de seu produto.

Por isso, procure produtores de conteúdo que sejam reconhecidos como autoridades no ramo de sua empresa e que se preocupem em agregar conhecimento à sua própria audiência.

Seguindo estes pontos, será mais fácil escolher o parceiro ideal. Dessa maneira, você garante que a realização de collabs, como comarketing com vídeos, alcancem o público certo, com a mensagem correta.

Planejamento de conteúdos complementares

Outro ponto importante para escolher o parceiro ideal é avaliar como a relação de parceria poderá se desenvolver após a produção do collab.

No caso de comarketing com vídeos, é importante que a parceria se expanda para além do player. A estratégia pode incluir conteúdos nas redes sociais de ambos os parceiros, ou mesmo materiais adicionais, que complementem o tema do vídeo.

É preciso que o parceiro esteja aberto a demonstrar, no máximo de canais possíveis, que está associando a sua imagem à de sua empresa.

Assim o público dele poderá ter a certeza de que ele está falando de alguma empresa na qual verdadeiramente confia.

Não deixe de avaliar os resultados

Para averiguar se a parceria rendeu os frutos desejados, é preciso mensurar os resultados obtidos. Em um comarketing com vídeos são válidas as mesmas métricas de vídeos aplicadas em estratégias individuais.

Com estes resultados em mãos, você poderá compreender se a escolha do parceiro foi realmente correta e se o conteúdo produzido conseguiu atingir o público da maneira correta.

Com isso, poderá utilizar esse conhecimento para refinar as suas parcerias e collabs futuros. Alcançando resultados cada vez melhores.

Viu como os collabs e os comarketing com vídeos são importantes e tem muito potencial para as suas estratégias audiovisuais?

É importante ressaltar, no entanto, que se trata de uma relação que deve ser proveitosa para ambos os parceiros. Afinal, não é apenas mais um anúncio comum.

É preciso que a parceria e, principalmente, os parceiros estejam em plena sintonia quanto aos objetivos da campanha, sobre a melhor forma de conquistar o público e quais os passos seguirão para a produção do conteúdo.

São muitas as vantagens e possibilidades do collabs e do comarketing com vídeos. Porém, não se esqueça de que é preciso um compromisso das duas partes para que os resultados sejam realmente positivos.

Quer seguir aprendendo sobre marketing em vídeo? Então não deixe de conferir nosso guia completo sobre o assunto.

marketing em video

Conteúdo produzido pela VidMonsters

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.