Entenda como começar um blog e ter sucesso ainda em 2018!

Como começar um blog e ter sucesso ainda em 2018

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Sempre falamos por aqui que uma estratégia de marketing de conteúdo exige tempo para trazer resultados. Mas, dessa vez, vamos mostrar como criar um blog e tornar-se uma máquina de sucesso em apenas 1 ano!

Ou seja, seguindo o que vamos ensinar aqui, você conseguirá — ainda em 2018 — trazer resultados para sua empresa com um blog.

Duvida?

Siga a leitura que vou te mostrar como.

1. Plataforma e domínio: escolhas importantes

Uma boa plataforma para hospedar seu blog é importante por uma série de fatores.

É a partir dela que seu site terá uma boa navegabilidade e aparência para o usuário, que você conseguirá administrar suas postagens com facilidade e ainda garantirá a segurança da sua página.

No processo de criar um blog, muitas pessoas tem dúvida em que plataforma investir.

Nós recomendamos fortemente o WordPress. Embora outras plataformas tenham suas vantagens, o WordPress é o melhor CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) disponível.

Fizemos um post completo em que você pode aprender tudo sobre criar um blog no WordPress (ou em outras plataformas).

Quanto ao domínio, tenha em mente que ele será fundamental para que os usuários identifiquem sua empresa. Na verdade, podemos fazer uma analogia de que o domínio é seu endereço online, enquanto seu blog é sua identidade.

Busque um nome fácil e que esteja relacionado ao seu negócio. Você pode usar um subdomínio ou diretório do seu site — como é o caso da Comunidade Rock Content — ou usar um nome forte dentro de seu nicho de atuação, como é o caso deste blog, em que escolhemos o termo Marketing de Conteúdo.

Lembre-se: ter esses dois elementos (plataforma e domínio) planejados e definidos desde o início trará grandes benefícios para o seu negócio.

Tem mais dúvidas do processo de um blog corporativo? Temos um ebook completo sobre o tema. Baixe agora mesmo!

guia definitivo do blog corporativo

2. Invista em SEO

Você sabia que 59,8% das empresas brasileiras já investem em SEO? Se você não está familiarizado com essa estratégia, é melhor começar desde já!

SEO significa Otimização para os Motores de Busca e é uma estratégia fundamental para quem quer ter um blog corporativo.

É a partir dessas otimizações que você conseguirá fazer com que seu conteúdo rankeie, ou seja, apareça nas primeiras posições do Google.

Você pode aprender mais sobre a estratégia com este ebook completo sobre SEO!

guia seo

E por que isso é importante?

É bem simples: é assim que as pessoas vão encontrar seu blog!

3,5 bilhões de pesquisas são conduzidas no Google todos os dias. Se você oferecer conteúdo com informações relevantes e de qualidade, provavelmente será encontrado por alguém. Isso significa acessos e, em uma estratégia de marketing, pode significar futuros clientes.

Muitas pessoas falam que leva tempo para conseguir ver resultados de SEO. E, embora isso seja verdade, eu te garanto que com um bom trabalho e objetivos claros e realistas você terá resultados incríveis no tráfego orgânico do seu blog.

Duvida?

Olha só o tráfego orgânico do blog Inteligência Rock Content:

tráfego orgânico do blog Inteligência Rock Content

Nós criamos o blog em abril de 2017 e, em apenas 9 meses, conseguimos 58 mil visitas — 21.258 delas orgânicas, ou seja, fruto de esforços de SEO! Se você quer entender tudo que fizemos para chegar lá, leia este post.

3. Invista sabiamente em mídia paga

Invista sabiamente em mídia paga

Inclua em seu orçamento gastos com campanhas pagas, principalmente para anúncios em buscadores e redes sociais.

Isso não significa gastos exorbitantes. Na verdade, com sabedoria e bastante análise, é possível ter retornos significativos com gastos mínimos.

As principais plataformas para investir em anúncios, atualmente, são o Google Adwords e o Facebook Ads.

No primeiro caso, invista em termos chave para o seu negócio. Já no segundo, pense em campanhas que têm alto potencial de engajamento.

Em ambos os casos, faça testes e entenda o que funciona ou não, para selecionar melhor seus investimentos para o futuro.

Antes de investir em qualquer uma das redes, faça uma análise do que seus concorrentes têm feito e observe o que merece sua atenção e tem maior potencial de trazer resultados.

Investir em mídia paga vai trazer resultados para o seu blog desde o início, dando a oportunidade de você aparecer entre os primeiros resultados dos motores de busca e para mais pessoas nas redes sociais.

4. Construa uma base de emails

Construir e nutrir uma base de emails é fundamental para o seu blog.

O email é uma estratégia segura, que traz autonomia e ainda permite um contato direto com seus leitores e potenciais clientes.

Se você acha que email é coisa do passado, não se engane: 92% dos adultos online usam email. De fato, ele é a principal forma de comunicação empresarial!

Além de tudo isso, o email permitirá que você consiga convidar seus contatos à ação, seja ela ler um conteúdo ou baixar um material. A longo prazo, o email trará uma base estável de pessoas para o seu blog, fidelizando os leitores e garantindo a saúde do seu tráfego.

E construir uma lista de emails pode ser mais fácil que parece. Inserir campos para assinatura de newsletter, criar materiais ricos ou ferramentas com landing pages e colocar pop-ups são as principais.

A única coisa que você nunca pode fazer é comprar uma lista de emails! Afinal, são pessoas que não querem e nem pediram para receber seu contato, e provavelmente não gostarão dessa invasão.

Construa uma base que realmente queira receber aquele conteúdo e que autorizou o envio de mensagens. Caso contrário, todo o ótimo potencial do email será desperdiçado e você será odiado pelos usuários.

Após criar sua base, é fundamental fazer uma boa nutrição, ou seja, oferecer conteúdos e materiais interessantes e relevantes.

Para aprender como fazer isso, consulte nosso ebook de nutrição de leads!

guia nutrição de leads

5. Faça parcerias no seu nicho

Ter parceiros é fundamental em todo setor da vida. Isso não é diferente quando falamos de negócios — nem de blogs.

Parcerias envolvem um esforço de networking e engajamento no nicho.

Manter-se ativo no LinkedIn, a principal rede social para o ambiente corporativo, compartilhando produções relevantes e fazendo contatos promissores é fundamental.

Outras táticas fundamentais no processo é procurar parceiros de co-marketing e guest posts.

Com essas práticas, seu blog ficará mais conhecido e, além disso, vai ter uma autoridade maior no mercado.

Mas esses não são os únicos benefícios de ter parceiros! Encontrar outras marcas que tenham autoridade, estejam dispostas a recomendar o seu blog e sua empresa e advoguem a favor da sua marca trará benefícios para o seu negócio.

6. Otimize para mobile — e faça disso uma prioridade

Em 2014, o número de usuários mobile ultrapassou o de usuários deskop e, atualmente, o tráfego de dispositivos móveis corresponde a 50% do tráfego total online.

Isso significa que, se você não otimizar seu blog para mobile, você estará ficando para trás por um motivo bem simples: a experiência do usuário será prejudicada.

Os usuários passarão a deixar seu site de lado, pois suas exigências estão cada vez maiores, conforme a competitividade online cresce. O Google, ao reconhecer que sua página não está otimizada e amigável para os usuários, provavelmente penalizará seu blog.

Portanto, invista em otimizações para mobile, como web design responsivo e AMP (páginas aceleras para mobile).

7. Crie um calendário editorial

Planejamento é a chave em marketing de conteúdo. Sem ele, você dificilmente conseguirá elaborar uma estratégia consistente e capaz de trazer resultados reais para sua empresa.

O calendário editorial é um dos principais pontos do planejamento.

Com ele, você poderá visualizar sua estratégia de conteúdo como um todo, estabelecer uma frequência de postagem, controlar a consistência de cada conteúdo e como eles fazem sentido na estratégia como um todo.

Além disso, ele permite controlar o que já foi produzido, divulgado, em quais canais, dentre vários outros detalhes.

A importância disso tudo está na capacidade de fazer a análise dos seus resultados. Para entender o retorno em relação aos seus esforços, primeiro é necessário ter uma documentação do que foi feito, não é mesmo?

Não tem nem ideia de como começar um calendário editorial? Não se preocupe! Temos um modelo pronto para você. Baixe agora mesmo!

Calendário de marketing

8. Automatize processos…

Em marketing, a automação de processos significa, literalmente, criar fluxos de automação de tarefas que permitem essa facilitação.

Por exemplo: não faz sentido enviar emails um por um, não é mesmo? Isso não é escalável!

Para isso existem ferramentas de email marketing, que permitem a criação de fluxos, o disparo automático e em larga escala.

Identifique esses pontos e invista em boas ferramentas para torná-los mais fáceis. Assim, você terá mais tempo para controlar a estratégia e dar atenção à tarefas que exigem maior dedicação.

9. … e identifique pontos que podem ser terceirizados

Da mesma forma que algumas tarefas podem ser automatizadas, algumas podem ser terceirizadas.

Não é preciso que você (ou sua equipe) faça tudo em relação ao blog. Pode ser interessante investir em freelancers de revisão, por exemplo, se esse não é um ponto forte da sua equipe.

Da mesma forma, nem todo texto precisa ser escrito por você. É claro que conteúdos chave ou complexos merecem uma atenção maior, mas, no geral, é possível criar uma estratégia de conteúdo perfeita terceirizando a produção.

Uma alternativa pode ser contratar uma empresa especialista em marketing de conteúdo para criar sua estratégia de forma profissional, garantindo que o planejamento, produção e publicação ocorram da melhor forma possível.

10. Garanta a segurança do seu blog

Tornar seu blog um ambiente seguro, tanto para sua empresa quanto para os usuários, é um ponto que merece muita atenção.

Fazer configurações e instalar plugins que garantam backups, previnam ataques e sigam as diretrizes do Google sobre segurança faz toda a diferença.

Os principais pontos de atenção para manter o seu blog seguro são:

  • criar senhas seguras;
  • fazer backups periódicos e automáticos;
  • instalar apenas plugins das lojas de aplicativos (com exceção dos plugins pagos);
  • migrar seu site para HTTPS (aprenda como!).

11. Crie algo que se destaque

Crie algo que se destaca

Crie seu diferencial. Existe uma grande variedade de blogs por aí sobre os assuntos mais diversos, sendo que vários deles são excelentes.

Por isso, não vale a pena só fazer um blog. Você tem que ter um projeto diferente do resto.

Inspirar-se nos concorrentes é interessante, mas não é suficiente. Estabeleça benchmarks, mas se esforce para superá-los.

Isso não significa estar em primeiro lugar em tudo, e sim fazer algo que seja lembrado pelos leitores. Quando você se diferencia do resto ou até mesmo escolhe um nicho, é mais provável que as pessoas lembre-se de você.

Ser lembrado faz com que você seja referência no mercado e que as pessoas leiam e recomendem seu blog.

12. Não seja perfeccionista

Não seja perfeccionista

“Antes feito do que perfeito.” Essa velha máxima pode ser aplicada a blogs.

Você não precisa ter um blog com o design perfeito, os melhores posts e a estratégia mais consistente do mundo desde o começo.

Na verdade, isso são coisas que são feitas com o tempo a partir da prática. É na sua rotina que você vai identificar o que dá certo, o que pode ser melhorado ou até mesmo criado.

Afinal, como saber se o melhor design é o que você está usando se você não colocou seu blog no ar?

Por isso, comece, divulgue, teste e aperfeiçoe!

13. Seja visual

O mundo é visual. Vídeos, infográficos, fotos são conteúdos muito compartilhados e investir neles é fundamental.

Um relatório do Buzzsumo com os posts mais compartilhados do Facebook em 2017 mostram vídeos ocupando vários dos primeiros lugares.

Por isso, produzir conteúdos visuais potencializam as chances do seu blog ser acessado, tornar-se viral e estar na boca das pessoas. O que nos leva ao próximo tópico:

14. Produza buzz content

Falamos sobre os benefícios do SEO, mas aqui temos uma outra estratégia que funciona de uma forma diferente (quase oposta).

Buzz content são conteúdos feitos para um momento específico.

Ao contrário dos posts otimizados para rankear, também conhecidos como conteúdos evergreen, que são pensados para trazer tráfego ao longo do tempo, o buzz content tem como objetivo trazer um grande número de pessoas para o blog em um determinado momento.

Mas como?

Bom, eles usam uma temática que esteja em alta (os famosos trending topics) para atrair pessoas para o conteúdo. É o caso de notícias, por exemplo, ou conteúdos que falam sobre uma série que acabou de ser lançada.

Nós explicamos tudo sobre buzz content neste post.

A ideia é que você produza conteúdo relevante para o momento e, a partir de uma boa divulgação, consiga muitos acessos!

Essa estratégia gerou vários picos de tráfego para o blog em 2017, como você pode ver abaixo:

Analytics tráfego Social
Gráfico de sessões originadas em redes sociais

15. Planeje para 2019

Planeje para 2019

Sim, estamos falando de um blog em 2018, mas você já precisa começar a pensar em 2019. Não necessariamente agora, mas assim que você colocar o seu blog no ar.

Por que? Pelo mesmo motivo que começamos esse texto! Blogs e marketing de conteúdo são estratégias de longo prazo. Comece seus primeiros passos agora mesmo!

Baixe o ebook marketing de conteúdo: primeiros passos

Planejar seus passos futuros desde já será fundamental para atingir suas metas. Pense no seu objetivo principal e o que você quer alcançar.

A partir disso, estabeleça metas inteligentes, alcançáveis, mas desafiadoras. Oriente seus esforços para que elas sejam atingidas.

Estude sobre o assunto, procure tendências e invista em ferramentas que vão te levar além.

Ter um blog possibilita resultados incríveis, mas que não são surpreendentes. Na verdade, seguindo as orientações desse post, você pode perceber que o que é necessário é organização, planejamento e muita mão na massa.

Que tal começar agora mesmo? Se precisar de ajuda, converse com um de nossos consultores e comece uma estratégia de conteúdo profissional com a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.