Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 20 de janeiro de 2020. | Atualizado em 19 de março de 2020


Uma das maiores atrações turísticas das grandes metrópoles são os bares e restaurantes. A oferta gastronômica das capitais cresce todo ano aumentando as oportunidades de emprego e melhorando a economia de uma cidade. Por isso, muitos empreendedores consideram a ideia de como abrir um bar. Afinal, um bar é um lugar agradável, onde cada vez […]

Uma das maiores atrações turísticas das grandes metrópoles são os bares e restaurantes. A oferta gastronômica das capitais cresce todo ano aumentando as oportunidades de emprego e melhorando a economia de uma cidade. Por isso, muitos empreendedores consideram a ideia de como abrir um bar.

Afinal, um bar é um lugar agradável, onde cada vez mais o público aumenta. Muitos dos habitantes de uma cidade decidem encontrar os amigos nos finais de semana ou no happy hour para relaxar após um dia estressante, ou uma semana difícil.

Esse público não se limita só aos jovens. Cada vez uma quantidade maior de bares temáticos ou retrô se proliferam pelas cidades levando um público mais maduro para seus espaços.

Devido ao aumento desse público, muitos empreendedores optam por este tipo de negócio. Se você está pensando nessa opção, continue a leitura deste post, saiba quais são as vantagens de empreender um negócio desse porte, o que oferecer nele e como se destacar da concorrência.

Quais são as vantagens de abrir um bar?

Os bares são negócios que dificilmente passam por crises, se planejados da maneira correta e contarem com uma gestão adequada, um bar pode dar um bom lucro para os empreendedores.

Uma visita a um bar é uma atividade que tem cada vez maior popularidade, não só entre os jovens, mas também entre o público mais velho.

Se bem que os jovens são o maior público desses estabelecimentos, os bares cada vez mais estão se tornando populares entre pessoas de todas as idades.

Por esse motivo, abrir um bar com uma proposta diferente tem todas as possibilidades de dar certo e construir uma boa clientela a través de um bom serviço.

Como abrir um bar?

Para abrir um bar é necessário, como em todo empreendimento, fazer um estudo de mercado antes de começar o negócio.

É importante definir a localização de acordo a público esperado. O fácil acesso e a diversificação de serviços colaboram com a frequência dos clientes. Por tanto, é necessário determinar o plano do negócio antes de qualquer início.

O êxito do negócio depende da proposta do bar, é necessário inovar atendendo as expectativas dos futuros clientes e isso só é possível determinar com um bom estudo de mercado.

O capital inicial deve estar de acordo com o tipo de bar que deseja ser aberto. Se você quer abrir um bar, mas conta com um capital limitado, o seu projeto deverá estar de acordo com seu orçamento. Futuramente pode pensar em seu crescimento, à medida que vai obtendo resultados.

Após o estudo de mercado e o plano do negócio o empreendedor pode começar a parte burocrática do processo como veremos a continuação.

Quais são os documentos necessários para a abertura?

Antes de começar o seu negócio, deve procurar um contador da sua confiança. Ele vai lhe orientar sobre a parte burocrática do processo e os aspectos legais de como abrir um bar na sua cidade.

A seguir, veja quais são os procedimentos básicos e a documentação necessária:

  • escolher o tipo de sociedade do negócio, nome fantasia, razão social para fazer o contrato social;
  • fazer o registro na junta comercial da sua cidade;
  • fazer a inscrição do CNPJ na Receita Federal;
  • realizar o registro na Secretaria da Fazenda;
  • fazer a inscrição na Prefeitura da sua cidade para obter o alvará de funcionamento;
  • realizar o registro no Sindicato Patronal.

Essa é a documentação básica necessária para a abertura de um bar, existem outros procedimentos que também serão exigidos. Mas, isso pode mudar em cada cidade, portanto, o contador será a pessoa mais indicada para orientar o procedimento específico para seu negócio.

Powered by Rock Convert

O que pode ser oferecido?

Em um bar o foco principal são as bebidas. As bebidas mais consumidas são:

  • cervejas
  • vinhos
  • drinks
  • destilados
  • sucos
  • refrigerantes

Sem dúvida a cerveja é uma das bebidas mais vendidas nos bares, porém os drinks podem dar um lucro maior.

Ofereça no seu bar de tudo um pouco, quanto maior variedade, mais possibilidades de consumo dará ao seu público.

A vantagem das bebidas como cervejas, destilados e refrigerantes não são perecíveis, o que facilita o estoque.

Além das bebidas, é importante oferecer alguns petiscos e porções. Vai depender do tipo de negócio que você escolher para determinar quais petiscos serão oferecidos. Seguem alguns exemplos:

  • queijos e frios;
  • batata frita;
  • mandioca frita;
  • polenta frita,
  • pasteizinhos;
  • pão de alho;
  • bolinhos;
  • diversas carnes;
  • porções mais elaboradas.

Será o tipo de negócio planejado que determinará o que o seu público aceitará melhor para consumir.

Mas independentemente do que será oferecido, é importante oferecer algo diferente e além das expectativas. Para isso pode caprichar nos molhos.

Uma simples porção de batata frita pode atrair muito mais quando acompanhada de um ou dois molhos diferentes. Oferecer mostarda, maionese e ketchup não fará o seu bar se destacar, mas se acompanhar as batatas com um molho de mostarda e mel, por exemplo, ou uma maionese com tempero especial, não encarecerá seu produto, mas acrescentará muito valor a ele.

São detalhes simples que podem fazer uma grande diferença e isso não só na apresentação das porções e sim em todo o conceito do bar.

LEIA TAMBÉM
👉Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
👉 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
👉 Crie um blog para o seu negócio gratuitamente usando o Rock Stage

Como se destacar no mercado?

Com ações como as que foram mencionadas no ponto anterior, você pode fidelizar os clientes que já visitam o seu bar. Porém, antes disso é preciso atraí-los para conhecerem seu negócio.

Nesse ponto você poderá contar com um aliado muito eficaz para seu bar: o Marketing Digital.

Através de estratégias simples e com um baixo investimento, é possível atrair um público cada vez maior ao seu negócio.

A criação de um site pode dar uma visibilidade maior ao seu bar, um blog permite atrair visitantes ao seu domínio, as redes sociais podem captar a atenção dos usuários para levar eles até seu empreendimento.

Com o Marketing Digital, são muitos os recursos com os quais você pode contar para promover o seu negócio.

Agora que você já sabe como abrir um bar, conheça melhor todos os recursos e benefícios que essas estratégias podem lhe trazer. Se ainda não conhece os cursos da Rock Content, não espere mais. Entre agora mesmo na Rock University e descubra como as estratégias de Marketing Digital podem colaborar com o êxito de qualquer empreendimento!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *