Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 16 de janeiro de 2020. | Atualizado em 3 de abril de 2020


Quem decide ter um bicho de estimação é uma pessoa que gosta dos animais e que está ciente que hoje em dia, esses amigos precisam muitos cuidados. O lugar do animal de estimação nas famílias brasileiras é cada vez mais importante, não é só um bichinho na casa, é um membro da família. Por esse […]

Quem decide ter um bicho de estimação é uma pessoa que gosta dos animais e que está ciente que hoje em dia, esses amigos precisam muitos cuidados.

O lugar do animal de estimação nas famílias brasileiras é cada vez mais importante, não é só um bichinho na casa, é um membro da família. Por esse motivo, o mercado dos pet shops e serviços para animais de estimação de forma geral vem crescendo notavelmente a ponto de empreendedores se interessarem em saber como abrir um pet shop.

Segundo a Abinpet, Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, informa que o Brasil é o terceiro país no mundo em população total de animais de estimação. A interação entre humanos e animais cresce cada vez mais e com isso a oportunidade de negócio aumenta.

Ficou interessado? Continue lendo que, neste artigo, você vai descobrir como montar a estrutura do negócio, os produtos e serviços que podem ser oferecidos, quais são os documentos necessários para a abertura, entre outros dados importantes.

Como abrir um pet shop?

Antes de abrir um pet shop é importante montar a estrutura do negócio. Mesmo sendo um negócio que tende a dar muito certo, há passos essenciais que não podemos pular.

O primeiro deles é o estudo de mercado. É fundamental fazê-lo de acordo com o tipo de pet shop que queremos abrir.

É importante considerar o capital inicial com o que se conta para definir o tamanho do empreendimento que queremos desenvolver e o tipo de público ao que será dirigido.

Uma vez que sabemos o tipo de negócio que queremos começar, o estudo de mercado deve ser feito.

Um pet shop é um negócio cuja maior parte do público provêm das proximidades do bairro onde está instalado. Portanto, faça seu estudo de mercado com esse público que você deseja alcançar.

Depois que você já tem o seu estudo para se basear, pode começar a fazer seu plano de negócios. Nele estarão especificados todos os detalhes do seu empreendimento e servirá de base para levantar a sua empresa.

A continuação você poderá ver com mais detalhes o que deve considerar para definir e depois abrir o seu pet shop.

LEIA TAMBÉM
👉Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
👉 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
👉 Crie um blog para o seu negócio usando o Rock Stage

Qual é a estrutura básica de um pet shop?

Um pet shop não é um lugar onde só vendem comida e produtos para bichos de estimação, também é um espaço que oferece alguns serviços, os mais básicos oferecem só o serviço de tosa e banho, por exemplo.

Grande parte da faturação de um pet shop proveem do banho e tosa por tanto é importante considerar o que é necessário para criar esse espaço.

A estrutura básica do ambiente para um pet shop é a seguinte:

Powered by Rock Convert
  • sala para tosa e secagem;
  • piso impermeável;
  • sala separada para o abrigo dos animais;
  • equipamento para controlar a temperatura adequada;
  • espaço para a comercialização dos produtos;
  • estacionamento para pelo menos 3 carros é um diferencial importante.

Abaixo veremos o equipamento necessário para banho e tosa:

  • mesa de tosa;
  • máquina e lâminas de tosa;
  • espaço para o banho;
  • soprador para a pre-secagem;
  • secador.

Além disso, é necessário manter o lugar bem iluminado e com pouco barulho para não estressar os pets. É importante considerar os materiais que serão utilizados como shampoo, talco, abrilhantador e acessórios para embelezar os bichinhos.

Que produtos e serviços podem ser oferecidos?

Dependendo do empreendimento que você quer abrir pode determinar o desenvolvimento de produtos e serviços que serão oferecidos.

Se decidir por abrir um empreendimento pequeno, é possível começar com a estrutura mencionada acima, mas veja tudo o que pode ser oferecido.

Pet Food

Os produtos de alimentação para animais de estimação mais vendidos são as rações e os snacks, mas também podem ser vendidas vitaminas e guloseimas.

Pet Care

São todos os produtos dirigidos aos cuidados do animal, podem ser de asseio, brinquedos, acessórios, medicamentos veterinários etc.

Pet Vet

São os serviços veterinários, em caso que queira oferecer esse diferencial.

Pet Serv

São outro tipo de serviços nos que estão incluídos: banho, tosa, estética, hospedagem, taxi etc.

Que documentos são necessários para abrir um pet shop?

Por ser um empreendimento dirigido aos cuidados dos animais, pode ser um pouco burocrática a abertura de um pet shop.

Em primeiro lugar é importante que você saiba que, para abrir um pet shop, é necessário contar com um médico veterinário como responsável técnico pelo local.

Além disso, você precisará dos seguintes documentos:

  • criação do contrato social, contendo o tipo de sociedade, nome fantasia e razão social;
  • registro na junta comercial da cidade onde estará localizado o negócio;
  • inscrição do CNPJ;
  • registro na Secretaria da Fazenda;
  • inscrição na Prefeitura;
  • inscrição no Sindicato Patronal;
  • registro no departamento de Defesa Animal;
  • licencia de funcionamento e alvará da vigilância sanitária;
  • legalização pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.

É importante você entrar em contato com um contador da sua confiança para que informe se na cidade onde você abrirá o negócio há algum outro requisito ou se é preciso outra documentação.

O que é preciso para ter um pet shop de êxito?

Ter um pet shop de êxito é possível com um bom planejamento incluso, antes da sua abertura.

Uma vez aberto o empreendimento, é importante que seja feita a promoção adequada do negócio. Nesse aspecto um ótimo aliado é o Marketing Digital.

Com ele, você pode promover o seu negocio e conquistar clientes com um investimento pequeno que você irá adequando ao crescimento da empresa.

Agora que já sabe como abrir um pet shop, você precisa aprender mais sobre como fazer seu negócio crescer com ajuda do Marketing. Para isso, a Rock Content criou cursos que lhe ajudarão não só a promover o seu empreendimento, mas também otimizar todas as ações que você faz no seu negócio para trazer cada vez melhores resultados. Conheça os cursos agora mesmo!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *