Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 20 de janeiro de 2020. | Atualizado em 31 de março de 2020


Você sabe como adicionar template no WordPress? Isso permite personalizar o blog de uma empresa para que ele tenha o visual e as funcionalidades necessárias e que atendam os objetivos do negócio. Redigimos este artigo com o passo a passo de como fazer isso.

Os blogs corporativos são fundamentais na estratégia de Marketing de Conteúdo de um negócio. Afinal, cada blog post aumenta a visibilidade da sua marca e as chances de atrair visitantes que podem, posteriormente, ser convertidos em clientes. Contudo, para isso, o blog precisa estar conectado à identidade da sua empresa e isso requer saber como adicionar template no WordPress.

O que WordPress é a principal plataforma de gestão de conteúdo (também chamado de CSM) do mundo, de modo que é altamente recomendável usá-lo para gerir o seu blog.

E se você tem dúvidas sobre como usar temas do WordPress e personalizá-los de modo que seu blog fique de acordo com o perfil da sua empresa, continue a leitura deste post até o final.

O que são temas do WordPress

Após fazer a instalação do WordPress no seu blog, o próximo passo é escolher qual template você usará, pois é ele que dará uma cara ao seu site.

Enquanto blogs ou sites feitos com outras linguagens de programação que requerem criar a sua aparência do zero, o que geralmente requer o trabalho de um programador, o WordPress conta com uma solução mais simples.

Mesmo que você compreenda prioritariamente sobre o nicho do seu negócio, não terá dificuldades em escolher o template mais adequado para o seu blog em WordPress. 

LEIA TAMBÉM

👉 Quais são os principais temas WordPress em que vale a pena a sua empresa investir?
👉
Descubra agora mesmo como instalar um plugin no WordPress
👉
 Crie um blog para o seu negócio gratuitamente usando o Rock Stage

Qual é a diferença entre temas gratuitos e premium?

O WordPress oferece duas opções de template: gratuitos e premium. Os temas grátis são os primeiros a aparecerem e podem ser muito úteis se a sua intenção for criar um blog corporativo. Por outro lado, se o seu objetivo for criar um site em WordPress ou um blog com mais funcionalidades, o melhor caminho é optar por um template premium.

Eles têm em comum três principais vantagens: maiores funcionalidades, possibilidades de personalização e contato com uma equipe de suporte.

Portanto, se você precisar se funções específicas para o seu blog, certamente poderá encontrar por meio de um template premium. Por exemplo: uma agência de viagem que precise de um site cujo template apresenta seus serviços. É certo de que exista um template premium com esse formato.

Outro exemplo: um restaurante que possa fazer uso de um template pronto e personalizável para apresentar o estabelecimento e seus cardápios. Templates premium dedicados ao nicho de gastronomia podem ter essa funcionalidade. 

E caso exista alguma dificuldade em como usar o tema com essa finalidade, os templates premium também contam com uma equipe de suporte (a maioria em inglês) para auxiliar a sanar qualquer dúvida que você possa ter. Portanto, o que você adquire não é apenas um template e sim uma solução voltada ao sucesso do seu blog.

A maioria dos templates premium podem ser adquiridos em sites como o Theme Forest que disponibiliza os mais variados modelos com preços que começam a partir de 50 dólares.

Como instalar um tema do WordPress?

Existem dois caminhos de instalar temas no WordPress conforme apontamos abaixo.

Powered by Rock Convert

Instalação a partir do próprio WordPress

Uma vez que você já tenha o WordPress instalado, basta seguir os passos abaixo.

  1. No menu esquerdo do seu dashboard, clique em “Aparência”.
  2. Em seguida, clique em “Temas”.
  3. O WordPress exibirá os temas disponíveis, a maioria gratuitos. Para ver mais opções, clique em “Adicionar novo”. 
  4. Se quiser visualizar um tema antes de instalar, você pode passar o cursor por cima dele e clicar em “Ver ao vivo”. Caso goste do template, basta clicar em “ativar”.

Instalação a partir de um arquivo zip

Outra forma de instalar o tema é por meio de um arquivo zip, apontamos abaixo os passos que devem ser seguidos.

  1. No menu esquerdo do dashboard, clique em “Aparência”.
  2. Na sequência, clique em “Temas”.
  3. Após, clique em “Adicionar novo”.
  4. Clique em “Enviar tema”.
  5. Clique em “escolher arquivo” para fazer o upload do arquivo que deverá estar no seu computador.
  6. Após enviá-lo, clique em “instalar agora”.

A maioria dos templates premium é instalada assim visto que, após comprá-los no Theme Forest, por exemplo, você os recebe por e-mail e deve seguir os passos acima para instalar no seu blog. 

Atenção aos temas premium

Quando o assunto é template premium, um ponto muito importante deve ser ressalvado: sempre opte por comprar os temas originais com os seus devidos fornecedores.

É comum que algumas pessoas optem por comprar temas premium de quem os vende de forma pirata ou mesmo buscar sites que os disponibilizem gratuitamente.

Isso é muito perigoso. Primeiro porque pirataria é crime. Além disso, geralmente, essas versões trazem malwares que são inseridos pelas pessoas que os oferecem dessa forma. E isso pode prejudicar a performance do seu site e até mesmo dar abertura a invasores.

E o pior de tudo: ao adquirir o tema de forma pirata e passar por algum problema assim, você não poderá recorrer ao suporte do template que poderia lhe ajudar caso você tivesse comprado o tema.

Dicas para personalizar o seu tema de WordPress

Por fim, trazemos aqui algumas dicas para que você possa deixar o template com a cara do seu negócio.

1) Faça uso da opção “Personalizar”

Dentro de “Aparência” no menu esquerdo existe a opção “Personalizar” que leva você a um novo dashboard que mostra todas as opções de personalização do template, desde inserção da logo da sua empresa até itens do menu, widgets e quantidade de posts que você deseja ter na home do seu blog.

Geralmente, os temas premium permitem que você consiga personalizar quase tudo que está no site enquanto os templates gratuitos possuem limitações.

2) Atente-se a identidade visual da sua empresa

Se a sua empresa for visualmente conhecida pelas cores branca e azul, por exemplo, não faz sentido que o site ou blog seja vermelho e amarelo, não é verdade?

A maioria dos templates, mesmo os gratuitos, permitem que você modifique a cor do plano de fundo, a tipografia, entre outros elementos que digam respeito a identidade corporativa do seu negócio.

3) Use plugins e widgets 

Os plugins de WordPress dão ao site ou blog funcionalidades específicas. Por exemplo: se você quiser inserir botões de compartilhamento em redes sociais ou formulários de contato para gerar leads, essas são aplicadas por meio de plugins. Apenas atentamos a não instalar muitos plugins para que não comprometa a velocidade do seu site.

Já os widgets – que podem ser acessados dentro de “Aparência” – permitem que você possa personalizar a barra lateral e o rodapé do blog. Sabe quando você acessa um blog post e vê opções na barra lateral convidando o leitor a baixar um e-book ou mesmo entrar em contato com um consultor? Isso é feito dentro de widgets.

Após adicionar template no WordPress, tal como ensinamos neste artigo, e seguir as dicas acima, o seu blog estará com a cara da sua empresa. Aliás, se você já tiver um blog em WordPress, o que acha de otimizar a sua performance online? E se não tiver um, que tal criar um gratuitamente agora mesmo em apenas dois minutos? Para isso, confira o Rock Stage, a solução para blogs em WordPress da Rock Content!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *