Por Autor Convidado

pela Rock Content.

Publicado em 18 de setembro de 2019. | Atualizado em 28 de janeiro de 2020


As agências de marketing precisam encontrar soluções criativas para aumentar a faturação de maneira escalável e sustentável. Saiba mais em nosso post!

Para que qualquer empresa aumente o seu faturamento, ela precisa rever os seus processos, diminuir custos e ser capaz de gerar mais oportunidades de venda.

Junto de uma equipe motivada e produtiva, esses podem se considerar os principais motivos para o bom funcionamento de uma empresa.

Independentemente do setor em que atua, mas no caso das agências de marketing, existem certas particularidades que você precisa considerar se quer aumentar suas vendas. 

Saiba mais a seguir!

Agências de Marketing: um caso particular

A agência de marketing é responsável pelo relacionamento dos seus clientes com seu público o que, na prática, transforma ela em uma intermediária que precisa satisfazer as duas partes envolvidas.

Essa particularidade (entre muitas outras) aumenta a exigência nesse tipo de negócio que está em constante evolução e mudança.

A princípio pode parecer que essas características são barreiras ao êxito, mas o seu pensamento deve ser: é mais desafiante e são oportunidades para crescer o seu negócio, não é verdade?

Ações específicas para aumentar o faturamento

Estrutura da agência e especialização

Cada agência é um mundo à parte e não está somente relacionado com o tamanho, que é importante, mas também com a forma como está estruturada.

Não pode ter especialistas em todas as áreas e em todas as tarefas, por isso, deve se preocupar em ter uma equipe multidisciplinar o mais completa possível.

É importante delimitar muito bem as funções de cada funcionário, com a consciência que uma boa definição das responsabilidades e tarefas acelera os processos e não permite duplicações nem o abandono (por esquecimento, claro) de tarefas. 

Também deve se perguntar se é melhor ser uma agência que trabalhe com qualquer tipo de setor ou negócio, ou se faz mais sentido se especializar.

Principalmente se tem uma agência com uma equipe pequena, é preferível se focar em certas atividades ou modelos de negócio, aumentando desta maneira a eficácia (e consequentemente o faturamento).

Virando uma referência na indústria cosmética ou em verdadeiros especialistas em Google Ads, só para citar alguns exemplos, vai conseguir poupar tempo que não conseguiria se trabalhasse com todos os setores e ao mesmo tempo vai construindo a sua autoridade.

Briefings de qualidade desde o início

Todos os briefings devem ser sempre o mais completos possível e deve ser a sua agência a estabelecer as regras. A informação que chegue até você repassada pelo cliente responderá às necessidades que ele tenha, mas lembre as vezes que já lhe faltaram dados e que o cliente exigiu que repetisse o trabalho por considerá-lo incompleto.

Aqui deve usar a sua experiência para criar um template e assim conseguir sistematizar a recolha de informação. 

Alinhar estratégias com o cliente é fundamental para estabelecer um processo rápido e de qualidade e evitar “retrabalhos”. 

Você pode até dar risada de algumas correções ou alterações solicitadas pelo cliente à sua agência.

Isso não significa que não possa ser flexível ou que não tenha em consideração as suas opiniões, mas ao estabelecer pautas sólidas e claras desde o princípio, evita que a sua equipe precise gastar mais tempo repetindo tarefas por falta de planejamento. 

“Não gosto dessa logomarca” ou “É preciso fazer alguns ajustes nessa campanha”, passarão a ser somente más lembranças.   

Aumente a produtividade da sua equipe

Produtividade não é sinônimo de faturamento, mas não há dúvidas que trabalhar de maneira mais eficiente e com uma boa gestão vai gerar mais vendas.

Todos na equipe devem saber exatamente o que se espera do seu trabalho. Ao definir de forma clara os passos a dar em qualquer processo, facilitamos a sua execução.

Usar uma ferramenta de gestão

Contar com uma plataforma de comunicação interna também é um ponto a considerar se quer aumentar a sua produtividade.

Com a ferramenta adequada, você pode integrar as diferentes áreas da sua empresa, construir o seu próprio fluxo de trabalho ou atribuir tarefas a determinados funcionários. Em alguns casos, o atraso na entrega das tarefas acaba travando a produtividade. 

Processos replicáveis 

Imagine que um restaurante pede à sua agência a criação de toda a sua estratégia de email marketing. Na agência você trata a informação, os segmentos e desenvolve o conteúdo dos emails a disparar, além dos relatórios para apresentar resultados.

O ponto dos processos replicáveis é que pode usar esse trabalho para outro negócio do mesmo setor (com as devidas variações, obviamente). Usar um processo sistematizado permite replicar campanhas com bons resultados, e acaba lhe poupando um tempo precioso que pode ser usado em outras tarefas que gerem vendas.

Delegar tarefas

Assim que tiver a estrutura da empresa e as funções de cada funcionário bem definidas, deve se perguntar se não faz sentido delegar algumas tarefas. Tem situações em que você pode perder muito tempo em tarefas que poderiam até ficar mais baratas se terceirizar o trabalho.

É o caso da criação de conteúdo ou de traduções, só para citar alguns exemplos, mas é claro que só você sabe, dentro de tudo o que é feito na sua agência, o que pode ser mais rentável se for realizado fora. 

Medir

Se temos provas que algo funciona, por que repetir? Parece loucura, mas não há melhor forma de aumentar o seu faturamento do que fazer aquilo que já sabe que funciona. Mensurando resultados saberá o retorno que tem cada uma de suas ações.

É verdade que muitas agências esquecem deste ponto: assim que a campanha foi lançada consideram que o seu trabalho terminou. Nada mais errado!

Acompanhar as métricas das suas estratégias e ações não é somente crucial na hora de apresentá-las aos seus clientes, é também extremamente útil para orientar o seu planejamento, investindo mais no que funciona e excluindo aquilo que não funciona. 

Programas de Agências

Os programas de agências são uma excelente oportunidade para aumentar a faturação. Colaborando com diferentes plataformas é possível diversificar os rendimentos virando embaixador de produtos ou serviços.

Além disso, regra geral, é comum oferecem produtos grátis ou com vantagens corporativas, o que por um lado, reduz custos e por outro, acaba gerando novos clientes. São possibilidades de negócio bem interessantes. 

Definição de preços

Estabelecer os preços dos seus serviços é essencial para poder aumentar o faturamento. Se não sabe o valor que cobra por cada produto, será difícil definir os objetivos de sua equipe.

A definição de preços é importante a muitos níveis e é um dos calcanhares de Aquiles dos profissionais de marketing, talvez por causa da novidade de algumas funções específicas nessa área ou por ter cada vez mais profissionais no mercado. 

A margem de lucro alcançada é apenas um das vantagens de valorizar o seu trabalho, mas a definição de preços tem um papel também muito importante, pois posiciona a agência com relação à concorrência e pode ser uma estratégia de marketing bem poderosa a se ter em consideração. 

Não trabalhar por projetos

Bem relacionado com o ponto anterior, não trabalhar por projetos reflete num melhor controle sobre o faturamento. Tente, sempre que for possível, fechar com o cliente um pagamento mensal. 

Essa mudança, que pode parecer insignificante, tem duas consequências muito importante na hora de faturar. Por um lado, fica com mais segurança, sobre quantas vendas terá a sua agência, o que não acontece quando tem projetos pontuais.

Por outro lado, serve como uma barreira com o cliente. Explicando: se trabalhar por projetos, o cliente nunca dará o trabalho como fechado até que tudo esteja de acordo com o que pediu.

O que acontece nesse caso é que gera muitas alterações não programadas e isso acaba atrasando todo o processo e outros trabalhos da agência. Mas se trabalhar com uma avença mensal, o cliente vai querer enviar as campanhas o quando antes, acelerando assim os contatos com a agência e fechando todos os detalhes bem mais rápido. 

Qualificação de leads

Deve usar estratégias de Marketing Digital em proveito próprio para conseguir aumentar o seu faturamento. Diversas estratégias podem servir para a atração e captação de leads, mas se realmente procura uma forma de atuar mais eficaz, então precisa otimizar a qualificação da suas leads.

A qualificação de leads é o processo por meio do qual uma empresa pontua um contato com base em algumas características com maior potencial de conversão. Está parecendo muito complexo? Sem problema!

Confira este exemplo:

O lead X se cadastra na newsletter da sua agência. Em primeiro lugar, você verifica que tem um email corporativo, e soma 10 pontos. Cada vez que envia uma campanha de email marketing e o email é aberto, soma mais 5 pontos. Se também clica nos links e visita o seu blog soma mais 10 pontos.

Esse mesmo lead baixou um ebook sobre “Como criar uma estratégia de marketing para PME” então soma mais 20 pontos. Considerando todas essas ações você acha que esse lead tem potencial para repassar a um vendedor para ele entrar em contato?

Como não pode manter um relacionamento com todos os contatos, o que a qualificação de leads lhe permite é a redução de custos focando os seus recursos nos leads que realmente têm uma maior probabilidade de converter em clientes. Se, além do mais, automatizar todo este fluxo, a poupança de tempo e as chances de chegar em potenciais clientes é enorme.  

Implementar um processo de pós-Venda

O pós-venda é uma parte importante do funil de vendas, mesmo que por vezes fique para segundo plano. Captar um novo cliente pode ter um custo de até 7 vezes mais do que fidelizar e já se sabe que clientes satisfeitos geram mais de 80% das vendas de qualquer negócio.

Quando um cliente sente que as suas necessidades são atendidas, além de voltar, pode virar embaixador de marca, o que aumenta a visibilidade da sua agência. 

Perante este cenário, o reflexo de uma boa estratégia de pós-venda será visível na retenção dos clientes e diretamente no aumento do faturamento da sua agência. 

Gostaria de concluir esse post como mandam as boas práticas, resumindo e terminando o ciclo aberto no início, mas não consigo. Talvez porque mais do que um círculo, o que iniciamos é uma jornada cuja meta eu espero que seja o êxito de sua agência. Um caminho que só depende de você.  

Conteúdo produzido por E-goi.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *