Como calcular metas de vendas? 7 passos para facilitar

Saber calcular metas de vendas é fundamental para o planejamento e prosperidade da sua empresa. Entenda como fazer isso agora mesmo!

Como calcular metas de vendas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Como calcular metas de vendas? Nem sempre as empresas dão o devido valor a essa pergunta.

Algumas querem subir todos os patamares de uma só vez. Isso faz com que a frustração seja grande tanto para a diretoria quanto para o setor de vendas.

Por outro lado, muitas instituições já entenderam o valor das metas, porém não sabem como defini-las. Caso algumas questões não sejam observadas, os principais objetivos não serão cumpridos e também levará toda a empresa a frustração.

Se você quer evitar esse sentimento para a sua empresa, está na hora de sentar e tomar alguns cuidados. No post de hoje, você verá 7 medidas essenciais para ver se suas metas estão no caminho certo.

Está ansioso para colocá-las em prática? Então continue conosco!

1. Tenha metas individuais alinhadas com os objetivos da empresa

As metas individuais devem estar ligadas aos objetivos centrais da empresa. O principal motivo para isso é bem claro: evitar que cada integrante toque uma música diferente na mesma apresentação musical.

O que adianta a empresa ter metas bem definidas se cada setor e funcionário estão operando a partir de objetivos que nada tem em comum com o planejamento empresarial?

Por isso, cada setor deve efetuar suas metas a partir daquilo que é estabelecido como os objetivos centrais da empresa. Dessa forma, todas as áreas precisarão adequar suas metas ao que foi definido e não o contrário.

2. Leve em consideração a comissão obtida pelos vendedores

As metas da empresa devem levar em consideração o quanto será gasto em comissões. Dessa forma, a empresa entenderá, realmente, se o que foi faturado será revestido em lucro.

Outro problema relacionado às metas está em utilizar comissões curtas, que não incentivam os vendedores a conseguirem aumentar suas vendas.

3. Faça uma avaliação do mercado em que a empresa está inserida

Todas as metas devem considerar mercado e o local em que estão inseridas. Enquanto uma meta pode ser considerada muito conservadora em determinado local e tipo de negócio a mesma proposta pode ser considerada muito ousada em outros contextos.

Isso quer dizer que nenhum número de outras empresas ou locais deve ser absoluto ou considerados ideais para todos os contextos.

Cada empresa deve descobrir quais metas são ideais para sua situação naquele lugar. Além disso, as metas possuem validade.

Com isso, queremos dizer que a mesma empresa deve reavaliar suas metas a partir de mudanças na economia local, regional, nacional ou global. Outro possibilidade para mudança está em períodos festivos ou já conhecidos como de melhor ou menor poder aquisitivo da população.

Sendo assim, cada objetivo da empresa deve estar conectado ao mundo em sua volta. Não desconsidere cada variável existente!

4. Verifique a quantidade e qualidade das oportunidades geradas para cada vendedor

Outro ponto que pode facilitar suas metas de vendas está em verificar a quantidade e a qualidade que cada vendedor possui.

Caso a equipe de vendas não esteja recebendo muitas oportunidades para converter os clientes, é sinal de que a empresa necessita investir mais na atração dos clientes.

Se tratando das metas, a empresa deve considerar qual é a realidade de cada vendedor ao propô-las. Caso um determinado vendedor não receba constantes oportunidades e tenha uma meta mais altas para o que seja considerado como possível para o momento, ele se desinteressará pela meta.

Por outro lado, não é útil ter muitas oportunidades em que os interessados não possuam o perfil da empresa ou não estejam dispostos a realmente adquirir os produtos ou serviços.

Caso esse seja o caso, a instituição deverá analisar quais são as principais formas usadas para atrair os interessados. Possíveis mudanças nas estratégias devem ser seriamente consideradas.

Porém, as metas devem considerar esse fator da mesma forma que o anterior. Os vendedores que possuem dificuldades para encontrar possíveis compradores, devem ter suas metas ajustadas.

5. Evite metas não realistas

No momento de calcular as metas, evite ao máximo criar metas que naturalmente não serão cumpridas.

Os vendedores sabem quais são aquelas que eles poderão atingir ou chegar perto. Então, se você colocá-la em um patamar muito alto, terá a grande chance de que eles se desanimem desde o início. Caso isso aconteça, suas metas não sairão do papel.

Se a sua empresa não trabalha com metas, comece com pouca ousadia, para que os funcionários se sintam capazes de atingi-las. Aumente, aos poucos, a dificuldade.

6. Evite metas pouco desafiadoras

Tente, porém, não cair no erro oposto! Empresas que criam metas que são atingidas facilmente, não saem do lugar.

Se seus funcionários acreditarem que conseguirão os índices propostos sem maiores esforços, nenhuma mudança prática haverá no funcionamento da empresa.

Dessa forma, a dica é que as metas devem deixá-los desconfortáveis para que sempre estejam se movendo em direção às mudanças para que possam vender mais.

Vendedores estimulados desejarão melhorar seu conhecimento para que estejam mais habilitados na arte das vendas.

7. Considere a motivação

Por fim, considere o quanto a equipe está motivada. Em muitas casos, os vendedores estão tão desmotivados que não acreditariam ser capazes de cumprirem meta alguma.

Por outro lado, em outros casos, os objetivos são aquilo que os funcionários precisavam para saírem da zona de conforto.

Então, ao inserir o plano de metas, pense em que equipe você tem. Se estão sem moral, forneça as ferramentas necessárias para isso. Contrate palestrantes especialistas no assunto, faça reuniões para motivá-los e forneça treinamento para eles.

Caso a equipe já esteja motivada, aja conforme isso e já comece em outro patamar. Conhecer a própria equipe é a informações essenciais para decidir o quanto as metas serão ousadas. Lembre-se de sempre considerar todas as variáveis destacadas.

Pense no momento em que a empresa vive, una a mente da empresa e dos funcionários e trabalhe para motivá-los. Metas só são cumpridas com eficiência quando toda a empresa está unida em prol dos mesmos objetivos.

Então, cuide da saúde da empresa como um conjunto. No artigo de hoje nos mostramos como calcular metas de vendas e alguns dos principais cuidados que você deve ter ao defini-las.

Você quer se tornar um expert no assunto? Leia agora mesmo nosso artigo: “Como definir metas: aprenda 11 passos para concretizar seus objetivos!“.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.